A verponogenia é a autodisposição da conscin lúcida, intermissivista, para entrar nas faixas pensênicas adequadas, interativas e sincrônicas, a fim de produzir ou conceber verdades relativas de ponta ou neoverpons cosmoéticas.
Você, leitor ou leitora, já integra o quadro dos verponologistas? Quais ideias originais você já concebeu no universo da Conscienciologia?
VERPONOGENIA
(NEOVERPONOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A verponogenia é a autodisposição da conscin lúcida, intermissivista, para entrar nas faixas pensênicas adequadas, interativas e sincrônicas, a fim de produzir ou conceber verdades relativas de ponta ou neoverpons cosmoéticas.
Tematologia. Tema central homeostático.
Etimologia. O termo verdade deriva do idioma Latim, veritas, “verdade; conformidade com o real”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo relativa procede também do idioma Latim, relativus, “relativo a”. Apareceu em 1536. A palavra ponta vem do mesmo idioma Latim, puncta, “estocada; golpe de ponta”, e esta de pungere, “picar; furar; entrar; atormentar; afligir”. Surgiu no Século XIII. O elemento de composição genia provém do idioma Grego, génos, “raça; tronco; família; descendência”.
Sinonimologia: 1. Heuristicogenia. 2. Neoideoduto.
Neologia. O vocábulo verponogenia e as duas expressões compostas verponogenia pessoal e verponogenia grupal são neologismos técnicos da Neoverponologia.
Antonimologia: 1. Verdade comum. 2. Verdade insignificante. 3. Verdade secundária.
Estrangeirismologia: a open mind; o upgrade experimental; o Verponarium; o Heuristicarium; o insight providencial; o finding; a neoperformance.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às neoideias.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal das ideias originais; os neopensenes; a neopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os hiperpensenes; a hiperpensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; o carregamento da autopensenidade no pen.
Fatologia: a organização pessoal; a busca das ideias originais; a demanda da pérola negra; a predisposição para o conceptáculo das neoverpons conscienciológicas; o embasamento cerebral objetivando as neoverpons; a irrupção do neoconstructo; o cultivo e o aprimoramento dos atributos mentais; a bagagem de conhecimentos; o aquecimento neuronal; a autodisposição em pagar o preço pelas novas ideias; a Ciência do procedimento heurístico; o conjunto de regras e métodos conducentes à descoberta, à invenção e à resolução de problemas; o método de investigação educacional de conduzir o aluno a descobrir por si mesmo; a originalidade da neoverpon; o ricochete das neoverpons cosmoéticas; a força das neoideias; as novas ideias movendo o mundo; o futuro pertence às novas ideias; a plantação de novas ideias; o impacto das ideias de vanguarda; as recins decorrentes da apreensão dos neoconceitos; o borbulhar de novas ideias; a chispa discernidora; o I Congresso de Verponologia; o Caminho da Lógica; o Holociclo; o Tertuliarium.
Parafatologia: a verponogenia; a inspiração; a intuição; a integração com o amparador extrafísico de função; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a alcova energeticamente blindada; o alterconsciente; a pangrafia; as paratécnicas heurísticas; a Central Extrafísica da Verdade (CEV).
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo autopesquisa-neocognição.
Principiologia: o princípio da perseverança pesquisística.
Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
Teoriologia: a teoria da verpon.
Tecnologia: a técnica da exaustividade; a técnica do brainstorming.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Serenarium.
Colegiologia: o Colégio Invisível dos Verponologistas.
Efeitologia: os efeitos transcendentes dos Cursos Intermissivos (CIs); o efeito halo das neoideias.
Neossinapsologia: as neoideias geradoras de neossinapses; as neossinapses geradoras de neoideias; o ato de agitar os neurônios para se chegar às neossinapses.
Ciclologia: o ciclo da verponogenia.
Enumerologia: as neoideias-neoconceitos; as neoideias-neoconquistas; as neoideias-neorresultados; as neoideias-neodúvidas; as neoideias-neopráticas; as neoideias-neotendências; as neoideias-neoideais.
Binomiologia: o binômio interocepção-exterocepção; o binômio neoideia-neopráxis.
Interaciologia: a rede interativa das verpons; a interação megatrafor-materpensene.
Crescendologia: o crescendo retroideia-neoideia.
Trinomiologia: o trinômio neoverpons-neoperspectivas-neoteorias.
Polinomiologia: o polinômio inspiração-artigo-palestra-livro.
Antagonismologia: o antagonismo conscin questionadora / conscin crédula.
Paradoxologia: o paradoxo de encontrarem-se disponíveis para muitos as verdades captadas por poucos.
Politicologia: a verponocracia; a tecnocracia; a heuristicocracia.
Legislogia: a lei do maior esforço.
Filiologia: a heuristicofilia; a neofilia; a xenofilia; a evoluciofilia; a gnosiofilia; a criticofilia; a parapsicofilia.
Mitologia: a Antimitologia.
Holotecologia: a heuristicoteca; a experimentoteca; a criativoteca; a neologisticoteca; a mentalsomatoteca; a evolucioteca; a parapsicoteca.
Interdisciplinologia: a Neoverponologia; a Heuristicologia; a Experimentologia; a Evoluciologia; a Autocoerenciologia; a Inventologia; a Intencionologia; a Autopesquisologia; a Autocriteriologia; a Autodiscernimentologia; a Neologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
Hominologia: o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens verponologus; o Homo sapiens verponista; o Homo sapiens verponator; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens holopensenocreator; o Homo sapiens experiens; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens mentalsomaticus.
V. Argumentologia
Exemplologia: verponogenia pessoal = a autopredisposição neoconceptiva da pessoa verponarista; verponogenia grupal = a predisposição neoconceptiva de todo o grupo pesquisístico, verponarista, harmônico e coeso.
Culturologia: a cultura da Experimentologia e da Heuristicologia.
Gênese. No universo da Conscienciologia, a gênese fundamental das neoverpons, em geral, tem base intermissiva.
Caracterologia. Sob a ótica da Verponologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 recursos ou manifestações pessoais capazes de ampliar as potencialidades para se alcançar a geração das verdades relativas de ponta:
01. Arquivologia: o emprego da Arquivística Pessoal; as anotações; o laptop; a Inventariologia.
02. Autexperimentologia: a autovivência do parapsiquismo; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; os pesquisadores da Projeciologia no rumo da autodesperticidade.
03. Autorganizaciologia: a autodisciplina; os métodos teáticos pessoais; o estilo metodológico.
04. Autorreflexologia: o recolhimento íntimo frequente com o aprofundamento das reflexões sobre o momento evolutivo.
05. Interassistenciologia: a assistência interconscins e interconsciexes no rumo da megagescon pessoal.
06. Laboratoriologia: o uso dos Laboratórios da Conscienciologia com a intenção de haurir autorreciclagens.
07. Leiturologia: o hábito do autodidatismo poliglótico, ininterrupto e diversificado; as bibliotecas especializadas; as megastores; a Holoteca do CEAEC.
08. Tecnologia: a aplicação interativa das centenas de técnicas avançadas da Conscienciologia.
09. Tenepessologia: as práticas diárias na condição de minipeça interassistencial, no rumo da aquisição da ofiex pessoal.
10. Tertuliariologia: a busca do proveito nos debates das neoideias do Argumentarium; os brainstormings.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a verponogenia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Autocriatividade: Verponologia; Neutro.
02. Megaverpon: Verponologia; Homeostático.
03. Neoverpon: Heuristicologia; Homeostático.
04. Neoverponidade: Neoverponologia; Homeostático.
05. Nicho da neoideia: Verponologia; Neutro.
06. Preço da verpon: Verponologia; Homeostático.
07. Rede interativa de verpons: Verponologia; Homeostático.
08. Transverpon: Transverponologia; Homeostático.
09. Veracidade autoverificável: Verponologia; Homeostático.
10. Verdade prioritária: Verponologia; Homeostático.
11. Verponarium: Verponologia; Homeostático.
12. Verpon motivadora: Mentalsomatologia; Homeostático.
A VERPONOGENIA SE INSERE ENTRE OS DESAFIOS
MAIS AVANÇADOS, NAS ÁREAS DE EXPERIMENTOS
DA CONSCIENCIOLOGIA, PARA TODAS AS CONSCINS
PESQUISADORAS, INTERMISSIVISTAS E PROEXISTAS.
Questionologia. Você, leitor ou leitora, já integra o quadro dos verponologistas? Quais ideias originais você já concebeu no universo da Conscienciologia?