Síndrome do Canguru

A síndrome do canguru é a condição de a conscin, homem ou mulher, durante a fase de pós-adolescência ou adultidade permanecer na casa dos pais, de maneira voluntária, mesmo tendo condições de exercer a autonomia consciencial.

Você, leitor ou leitora, admite viver no “paramarsúpio” do amparador extrafísico aguardando dias melhores para fazer assistência? Ainda depende de outros?

      SÍNDROME DO CANGURU
                                      (PARAPATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A síndrome do canguru é a condição de a conscin, homem ou mulher, durante a fase de pós-adolescência ou adultidade permanecer na casa dos pais, de maneira voluntária, mesmo tendo condições de exercer a autonomia consciencial.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo síndrome vem do idioma Grego, syndromé, “concurso; ação de reunir tumultuosamente”. Surgiu no Século XIX. A palavra canguru procede do idioma Inglês, kangaroo, “canguru”. Apareceu no mesmo Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Síndrome da dependência familiar. 2. Síndrome do filhote de canguru no marsúpio.
          Antonimologia: 1. Autonomia interassistencial familiar. 2. Interdependência familiar.
          Estrangeirismologia: o bamboccioni; o kidults.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente da falta de autodiscernimento quanto à holomaturidade evolutiva.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Dependência: doença consciencial. Dependência: recaída contínua.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
          1. “Dependência. Toda dependência, em tese, patológica para quem é adulto, não importando se é dependência à pessoa, família, ideia, quimismo ou holopensene. Todos devemos ser, cosmoética e evolutivamente, interdependentes”.
          2. “Síndromes. A síndrome do canguru expressa nostalgia do cordão umbilical e da vida fetal da consciência ressomada”. “No caracol, a síndrome do canguru é inata”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da dependência; o holopensene pessoal da imaturidade; o holopensene pessoal da carência afetiva; o holopensene da estagnação evolutiva; o aumento da ansiedade em decorrência de pensenizar em sair de casa.
          Fatologia: o conforto e o comodismo de morar na casa dos pais; a falta de condições financeiras; os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativos à geração canguru; as condições sociais do país favorecendo a permanência dos filhos na casa dos pais; a melhoria das condições alimentares antecipando o amadurecimento físico; o prolongamento da formação profissional nas classes sociais mais altas; a procrastinação à formação de nova família; o ato de levar o(a) namorado(a) para casa; o ato de trancar-se no próprio quarto sem desejar falar com ninguém; a exigência de continuar na casa dos pais para cuidar dos mesmos e dar apoio; a geração nem-nem; a geração bumerangue; a adultescência; a dependência afetiva; a falta de inteligência evolutiva (IE); o infantilismo; a imaturidade; a falta de priorização evolutiva; a prevalência do ego; a necessidade em atender o ego; a insegurança natural da adolescência; a carência afetiva; a falta de empatia; a baixa inteligência emocional; o predomínio das emoções na tomada das decisões; o autismo social; os mecanismos de defesa do ego (MDEs); o ato de responder agressivamente aos pais; a falta de diálogo com os pais; a condição dos pais enquanto corresponsáveis na instalação da patologia; o desequilíbrio emocional dos pais; as atividades de fuga das responsabilidades; o padrão religioso ao transferir a clausura do monastério para a casa dos pais; as interprisões grupocármicas; a reeducação das consciências.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as retrocognições evidenciando automimeses dispensáveis; a falta de inteligência evolutiva quanto à multidimensionalidade, à multiexistencialidade, às bioenergias e ao holossoma; a omissão da assistência ombro a ombro com os amparadores extrafísicos.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo infantilismo-carência-dependência.
          Principiologia: o princípio do autocomodismo; a carência do princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Tecnologia: a técnica da invéxis.
          Voluntariologia: o voluntariado tarístico em prol da antecipação da maturidade holossomática.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Autoconsciencioterapia.
          Efeitologia: os efeitos holossomáticos sentidos pela conscin posicionada em sair da casa dos pais; o efeito autossabotador da dependência familiar.
          Neossinapsologia: a necessidade de desenvolver e reforçar as neossinapses da inteligência evolutiva para superar a mesologia e as automimeses.
          Enumerologia: a imaturidade; a submissão; a insegurança; o comodismo; a dependência; o acriticismo; o egoísmo.
          Binomiologia: o binômio apego-tacon; o binômio introversão-dependência; o binômio admiração-discordância.
          Polinomiologia: o polinômio (maturidade consciencial) intrafísica-extrafísica-parapsíquica-bioenergética.
          Paradoxologia: o paradoxo de os filhos terem menos tarefas e obrigações conforme o aumento do nível econômico; o paradoxo de as mulheres mais jovens deixarem a casa paterna mais cedo em relação aos homens mais jovens.
          Legislogia: a lei do menor esforço.
          Fobiologia: a domatofobia; a oteriofobia; a paralipofobia; a misopedia; o medo em assumir responsabilidades; o medo dos pais em deixar os filhos crescerem.
          Sindromologia: a síndrome do canguru; a síndrome do ninho vazio; a síndrome da porta giratória; a síndrome da insegurança; a síndrome da carência cronicificada familiar; a síndrome da adultecência.
          Maniologia: a mania de empurrar com a barriga.
          Holotecologia: a egoteca; a proexoteca; a invexoteca; a evolucioteca; a prioroteca; a discernimentoteca; a regressoteca.
          Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Interprisiologia; a Consciencioterapeuticologia; a Holomaturologia; a Religiologia; a Nosologia; a Fantasiologia; a Autorregressiologia; a Invexologia; a Proexologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência perfeccionista; a consciência egoica.
          Masculinologia: o eterno estudante; o empresário; o trabalhador; o profissional liberal; o pesquisador; o escritor; o voluntário; o intelectual; o filhinho do papai.
          Femininologia: a eterna estudante; a empresária; a trabalhadora; a profissional liberal; a pesquisadora; a escritora; a voluntária; a intelectual; a filhinha da mamãe.
          Hominologia: o Homo sapiens negligens; o Homo sapiens infantilis; o Homo sapiens dependens; o Homo sapiens insecurus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens liberator.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: síndrome do canguru amena = a da conscin na condição de dependência familiar, porém buscando alternativas para sair da casa dos pais; síndrome do canguru cronicificada = a da conscin autocorrupta obnubilada por mesologia patológica na casa dos pais, criando interprisão grupocármica, mesmo tendo autonomia financeira.
          Culturologia: a cultura de alcançar a independência financeira antes dos 20 anos; a cultura de sair da casa dos pais quando atingir a máxima qualificação profissional.
          Curiosologia. Em pleno Século XXI, a justiça da cidade de Bergamo, Itália, obrigou o pai a pagar pensão de 350 euros à própria filha de 32 anos, pois ainda morava com a família, mesmo tendo concluído o curso universitário há 8 anos.
          Caracterologia. Sob a ótica da Intrafisicologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 4 eventos de transição para a vida adulta da conscin, homem ou mulher, observáveis após a adolescência:
          1. Dupla: a constituição de dupla evolutiva (DE).
          2. Escola: a conclusão do curso superior.
          3. Família: a saída da família nuclear de origem.
          4. Trabalho: a entrada na força de trabalho.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a síndrome do canguru, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Adulto-criança: Consciencioterapia; Nosográfico.
          02. Autoinsegurança: Psicossomatologia; Nosográfico.
          03. Autolucidez antecipada: Autolucidologia; Homeostático.
          04. Comodismo piegas: Psicossomatologia; Nosográfico.
          05. Concessão antievolutiva: Parapatologia; Nosográfico.
          06. Dependência: Psicossomatologia; Nosográfico.
          07. Educação despertológica: Reeducaciologia; Homeostático.
          08. Infantilismo ginossomático: Imaturologia; Nosográfico.
          09. Infantilização social: Sociologia; Nosográfico.
          10. Porão consciencial: Intrafisicologia; Nosográfico.
          11. Posicionamento invexológico: Invexologia; Homeostático.
          12. Síndrome da exaltação da juventude: Parapatologia; Nosográfico.
          13. Subadultidade: Parapatologia; Nosográfico.
          14. Whole pack conscienciológico: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          15. Zona de conforto: Autorrecexologia; Neutro.
   A SÍNDROME DO CANGURU EXPÕE A CONDIÇÃO EGOCÊNTRICA E DE NEGLIGENCIAMENTO QUANTO AO COMPROMISSO DO INTERMISSIVISTA NA CONSECUÇÃO
   DA PROÉXIS, EVIDENCIANDO MEDOS E IMATURIDADES.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite viver no “paramarsúpio” do amparador extrafísico aguardando dias melhores para fazer assistência? Ainda depende de outros?
            Bibliografia Específica:
            1. Borges, Olegário; Superação da Síndrome do Canguru através da Autonomia Interassistencial; Artigo; Journal of Conscientiology; Revista; Trimestral; Vol. 9, N. 36; 1-S; 4 enus.; 1 tab.; 11 refs.; International Academy of Consciousness (IAC); Evoramonte; Portugal; Julho, 2007; páginas 55 a 67.
            2. Cobo, Bárbara; & Saboia, Ana Lucia; A “Geração Canguru” no Brasil; Artigo; Anais XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais ABEP; Caxambú, MG; 21-23.09.10; 5 ilus.; 2 tabs.; 2 notas; 6 refs.; Caxambú, MG; 2010; páginas 1 a 11.
            3. Figueiredo, Mariana; Geração Canguru: Ninho Cheio: Filhos Adultos morando na Casa dos Pais; pref. Ceneide Maria de Oliveira Cerveny; revisoras Eleonora Ducerisier; Glessia Veras; & Norma Suematsu; 190 p.; 15 caps.; 1 E-mail; 7 enus.; 161 ilus.; 1 microbiografia; 4 tabs.; 2 websites; 8 notas; 97 refs.; 21 x 13,5 cm; br.; Editora nVersos; São Paulo, SP; 2013; páginas 20 a 102.
            4. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 482 e 1.546.
            5. Idem, Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 158.
            6. Zagury, Tania; Encurtando a Adolescência; 318 p.; 4 caps.; 9 enus.; 1 ilus.; 1 microbiografia; 16 refs.; 21 x 13,5 cm; br.; Record; Rio de Janeiro, RJ; 2008; páginas 19 a 38.
            Webgrafia Específica:
            1. Anauate, Gisela; Os "Bamboccioni" Italianos: Preguiça ou Crise?; Seção Mulheres pelo mundo; 04, fevereiro, 2012; 09h00; 1 foto; disponível em: <http://colunas.revistaepoca.globo.com/mulher7por7/2012/02/04/os%E2%80%9Cbamboccioni%E2%80%9D-italianos-preguica-ou-crise/>; acesso em 07/02/2016.
            2. A Geração Nem-Nem; Coluna Opinião; Estadão On-line; 26, setembro, 2012; 03h22; disponível em:
<http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,a-geracao-nem-nem-imp-,935944>; acesso em: 07/02/2016.
            3. Igreja anulará Casamento que houver "Dependência Obsessiva" de Pais por Cônjuge; Reportagem; Seção Europa; Site Terra; 1 foto; 16, fevereiro, 2014; 11h56; atualizado às 12h52; disponível em: <http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/renuncia-do-papa/igreja-anulara-casamento-que-houver-dependencia-bsessiva-de-pais-por-conjuge,98e01759be134410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html>; acesso em: 07/02/2016.
            4. Segala, Mariana; Crise Econômica Americana traz Jovens de volta a Casa dos Pais; Reportagem; seção Negócios Globais; Revista Exame; Edição 1015; 02, Maio, 2012; 08h00; 1 foto; disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1015/noticias/crise-economica-americana-traz-jovens-de-volta-a-casa-dos-pais>; acesso em: 08/02/2016.
            5. Voltolina, Eleonora; Mantenere i Figli è un Obbligo per i Genitori, anche se sono Adulti e Vaccinati. Ma Chi ci perde di Più sono Proprio i Giovani; Editorial; Revista on line Repubblica degli stagisti; 03, março, 2010; 1 foto; disponível em: <http://www.repubblicadeglistagisti.it/article/altra-sentenza-obbligo-genitori-di-mantenere-figli-adulti-bamboccioni-undanno-per-gli-stessi-giovani>; acesso em: 07/02/2016.
                                                                                                                     P. S. C.