A síndrome do autodesperdício é a condição patológica da conscin intermissivista, homem ou mulher, caracterizada pela atitude pessoal cronificada, recorrente, de esbanjar e banalizar oportunidades, trafores, aportes, polivalências, ideias inatas, ambientes otimizados e, notadamente, o primeiro Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático.
Você, leitor ou leitora intermissivista, ainda desperdiça o Curso Intermissivo banalizando os aportes e as oportunidades evolutivas? Ou já valoriza cada minuto da atual ressoma crítica?
S Í ND R OM E D O AU T O DE SP E RD ÍC IO (PARAPATOLOGIA) I. Conformática Definologia. A síndrome do autodesperdício é a condição patológica da conscin intermissivista, homem ou mulher, caracterizada pela atitude pessoal cronificada, recorrente, de esbanjar e banalizar oportunidades, trafores, aportes, polivalências, ideias inatas, ambientes otimizados e, notadamente, o primeiro Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático. Tematologia. Tema central nosográfico. Etimologia. O termo síndrome provém do idioma Grego, syndrome, “concurso; ação de reunir tumultuosamente”. Surgiu no Século XIX. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autos, “eu mesmo; por si próprio”. O prefixo des vem do idioma Latim, dis ou de ex, “negação; oposição; falta; separação; divisão; afastamento; supressão”. A palavra desperdício procede do idioma Espanhol, desperdicio, e esta do idioma Latim, desperditio, “perdição; destruição; ruina”, radical de desperditum, supino de disperdere, “perder de todo; deitar a perder; destruir; arruinar; desaparecer”. Apareceu no Século XVII. Sinonimologia: 1. Síndrome do autoperdularismo. 2. Síndrome do autesbanjamento. 3. Síndrome do autodesproveito antievolutivo. 4. Síndrome da Autoperdologia. 5. Síndrome da autobanalização. Neologia. As 3 expressões compostas síndrome do autodesperdício, síndrome do autodesperdício aguda e síndrome do autodesperdício crônica são neologismos técnicos da Parapatologia. Antonimologia: 1. Aproveitamento dos aportes existenciais. 2. Autaproveitamento dos trafores. 3. Indesperdício evolutivo. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Priorologia Evolutiva. Coloquiologia. A metáfora de jogar fora o bebê junto com a água do banho. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da autossabotagem; a autopensenidade derrotista; os entropopensenes; a entropopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade. Fatologia: a dilapidação do patrimônio paragenético, desaproveitando os trafores; o ato de malbaratar os talentos pessoais; as sucessivas decisões antievolutivas; o ato de esbanjar os aportes existenciais; o ato de esbanjar o tempo livre; o ato de esbanjar os próprios recursos financeiros; o ato de esbanjar a saúde somática pelo sedentarismo; o ato de esbanjar o mentalsoma ao não produzir gescons; o ato de esbanjar a radicação nas Cognópolis, ao não exercer voluntariado conscienciológico; o ato de esbanjar o Curso Intermissivo por meio da minidissidência; a priorização do secundário; a despriorização do essencial em termos evolutivos; o ato de deixar passar ao largo a oportunidade evolutiva; a desinteligência antievolutiva; o rolo compressor da multiplicidade de tolicionários da Socin Patológica; o desperdício dos valores evolutivos; o ato de levar-se a sério; o megafoco no essencial; o discernimento aplicado na correção das próprias condutas; o protagonismo proexológico enquanto remissão da síndrome do autodesperdício. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o autodesperdício do manancial de energias qualificadas pelos intermissivistas residentes nas Cognópolis, ao esnobarem os laboratórios de autopesquisa; a banalização da Paraelencologia assídua na Cognópolis Foz do Iguaçu; o heterodesperdício dos amparadores de função, ao esperarem o descruzar de braços do intermissivista ocioso; o auto e heterassédio cronificado do autodesperdiçador. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo Manual de Prioridades Pessoais (MPP)–listagem de autotrafores. Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PPP). Codigologia: a cláusula antiautodesperdício do código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria da proéxis. Tecnologia: as técnicas evolutivas da Conscienciologia. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico enquanto antipodia do autodesperdício. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Intermissivistas. Efeitologia: o efeito ralo dos desperdícios. Ciclologia: o ciclo dos desperdícios das próprias genialidades. Enumerologia: o autopensene antidesperdício; a autopesquisa antidesperdício; a autorreflexão antidesperdício; a autorreciclagem antidesperdício; a autopriorização antidesperdício; a autoverbação antidesperdício; o autodiscernimento antidesperdício. A evitação da riscomania; a evitação da bibliofobia; a evitação do hedonismo; a evitação do superficialismo; a evitação da minidissidência; a evitação da autopesquisofobia; a evitação da evoluciofobia. A opção pelo autodesassédio; a opção pela correção; a opção pela maturidade; a opção pela autorreciclagem; a opção pela incorruptibilidade; a opção pela interassistência; a opção pela ortopensenidade. Binomiologia: o binômio ócio-desperdício. Interaciologia: a interação nosológica autodesperdício-autossabotagem. Crescendologia: o crescendo das autoprioridades evolutivas. Trinomiologia: o trinômio autodiscernimentológico julgar-distinguir-decidir. Polinomiologia: o polinômio autodesperdício-incompléxis-melin-melex. Antagonismologia: o antagonismo mundinho umbilicocêntrico / Cosmos. Paradoxologia: o paradoxo do intermissivista evolutivamente autodesperdiçado. Politicologia: a estruturação da política pessoal de saída da Automarasmologia. Legislogia: a lei do menor esforço do autodesperdiçador. Filiologia: a intrafisicofilia. Fobiologia: a autocriticofobia. Sindromologia: a síndrome do autodesperdício. Maniologia: a mania de autodenegrir-se. Mitologia: o mito da evolução light. Holotecologia: a Holoteca. Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Desperdiciologia; a Perdologia; a Autenganologia; a Antipriorologia; a Recinologia; a Consciencioterapia; a Conscienciometria; a Traforologia; a Proexologia; a Evoluciologia; a Interassistenciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin multívola; a conscin autodesperdiçada; a isca humana inconsciente; a conscin apriorista; a conscin imatura. Masculinologia: o perdulário; o esbanjador; o esperdiçador; o procrastinador; o incauto; o minidissidente; o intermissivista inadaptado; o audacioso imprudente; o riscomaníaco; o retomador de tarefa; o pré-intermissivista; o eterno discente da Conscienciologia. Femininologia: a perdulária; a esbanjadora; a esperdiçadora; a procrastinadora; a incauta; a minidissidente; a intermissivista inadaptada; a audaciosa imprudente; a riscomaníaca; a retomadora de tarefa; a pré-intermissivista; a eterna discente da Conscienciologia. Hominologia: o Homo sapiens disperditius; o Homo sapiens incautus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens deviatus; o Homo sapiens dilapidator; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens vigilans. V. Argumentologia Exemplologia: síndrome do autodesperdício aguda = a do intermissivista temporariamente afastado da docência conscienciológica por incompatibilidade com os colegas de voluntariado; síndrome do autodesperdício crônica = a do intermissivista apartado definitivamente do voluntariado conscienciológico para dedicar-se apenas à família nuclear. Culturologia: a cultura do hiperconsumismo; a cultura da superficialidade; a cultura da banalização. Sintomatologia. Considerando as relações de comorbidade entre as parapatologias conscienciais, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 25 síndromes associadas ao transtorno da autobanalização, reforçadoras do quadro sintomatológico da conscin autodesperdiçada: 01. Síndrome da apriorismose: os preconceitos; as acepções de pessoas e ideias. 02. Síndrome da autossantificação: a defesa da autoimagem; o ego siderado. 03. Síndrome da autovitimização: a autocomiseração; a autoflagelação. 04. Síndrome da despriorização: o foco no supérfluo; a postura superficial. 05. Síndrome da dispersão consciencial: a autodesorganização; a agenda superlotada. 06. Síndrome da distorção da realidade: os autenganos; a ausência de autorrealismo. 07. Síndrome da ectopia afetiva (SEA): os afetos deslocados; a imaturidade afetiva. 08. Síndrome da inércia grafopensênica: o travão da escrita; o medo da autexposição. 09. Síndrome da manutenção do anacronismo: a postura de antepassado de si mesmo. 10. Síndrome da mediocrização: o autonivelamento pela massa impensante e medíocre. 11. Síndrome da pré-derrota: a desistência antes da tentativa; a covardia evolutiva. 12. Síndrome da pressa: a superficialidade nas abordagens; a voracidade rasteira. 13. Síndrome da procrastinação: o ato de empurrar com o umbilicochacra as tarefas. 14. Síndrome da robotização existencial: o automatismo subcerebral; a existência mediocrizada. 15. Síndrome da subestimação: o erro de avaliação; o ato de pensar pequeno. 16. Síndrome do ansiosismo: a ansiedade existencial; a afobação. 17. Síndrome do buscador-borboleta: o fato de estar sem eira, nem beira; a superficialidade nas abordagens. 18. Síndrome do estrangeiro (SEST): a inadaptação; o autestranhamento. 19. Síndrome do hiperconsumismo: o acúmulo de bagulhos pelo colecionismo inútil. 20. Síndrome do impostor: o autodesmerecimento; a autossubestimação. 21. Síndrome do infantilismo: a neotenia; as birras infantis do adulto e do geronte. 22. Síndrome do justiceiro: as ações intempestivas; os pré-julgamentos. 23. Síndrome do narcisismo: o egão siderado; o egoísmo cronificado. 24. Síndrome do ostracismo: a autexclusão; o temperamento monárquico. 25. Síndrome do perfeccionismo: as autojustificativas; as exigências extremas. Decidologia. Sob a ótica da Autodiscernimentologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 12 aspectos a serem considerados pela conscin atilada, antiperdularista, ao fazer escolhas e realizar decisões existenciais, objetivando o aproveitamento máximo da Era da Fartura de oportunidades evolutivas: 01. Autodiscernibilidade. 02. Autorrevezamento. 03. Cosmoeticidade. 04. Cosmovisão. 05. Descrencialidade. 06. Exemplaridade. 07. Interassistencialidade. 08. Prioridade. 09. Proexibilidade. 10. Relevância. 11. Universalidade. 12. Utilidade. Terapeuticologia. Segundo a Autodeterminologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 autoinvestimentos da conscin intermissivista autodeterminada na profilaxia e na superação da síndrome do autodesperdício, iniciando o deslanche evolutivo autoprogramado: 01. Autocogniciologia: continuada. 02. Autoconscienciometrologia: priorizada. 03. Autoconsciencioterapia: sistematizada. 04. Autodesassediologia: diuturna. 05. Autodescrenciologia: onipresente. 06. Autodiscernimentologia: conquistada. 07. Autoinventariologia: registrada. 08. Autopesquisologia: ratificada. 09. Autorreflexologia: praticada. 10. Autorretrocogniciologia: cultivada. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a síndrome do autodesperdício, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático. 02. Capacidade ociosa proexológica: Proexometrologia; Nosográfico. 03. Desperdício: Ecologia; Nosográfico. 04. Desviacionismo: Proexologia; Nosográfico. 05. Esbanjamento consciencial: Intrafisicologia; Nosográfico. 06. Evitação do autodesperdício: Autoproexologia; Homeostático. 07. Interação Farturologia-Desperdiciologia: Discernimentologia; Nosográfico. 08. Janela de oportunidade: Evoluciologia; Homeostático. 09. Longevidade desaproveitada: Perdologia; Nosográfico. 10. Ônus da diferença: Invulgarologia; Neutro. 11. Precocidade desperdiçada: Perdologia; Nosográfico. 12. Protagonismo proexológico: Proexologia; Homeostático. 13. Valor existencial: Paraxiologia; Neutro. 14. Vida matemática: Holomaturologia; Neutro. 15. Zona de desconforto: Autocoerenciologia; Neutro. O MAIS DANOSO DOS PERDULARISMOS DA CONSCIN INTERMISSIVISTA É O AUTODESPERDÍCIO. URGE REDOBRAR AUTESFORÇOS NA CONQUISTA DO AUTODISCERNIMENTO QUANTO ÀS DECISÕES EVOLUTIVAS MAGNAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora intermissivista, ainda desperdiça o Curso Intermissivo banalizando os aportes e as oportunidades evolutivas? Ou já valoriza cada minuto da atual ressoma crítica? Bibliografia Específica: 1. Couto, Cirleine; Inteligência Evolutiva Cotidiana; pref. Cristiane Ferraro; revisores Equipe de Revisores da Editares; 190 p.; 30 caps.; 22 E-mails; 41 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 3 tabs.; 20 websites; 8 infográficos; 4 filmes; 129 refs.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 28 a 30. E. M. M.