Síndrome do Camaleão

A síndrome do camaleão é o conjunto de sintomas manifestados patologicamente pela conscin anticosmoética, homem ou mulher, mudando constantemente de escolhas ou atitudes por interesse ou conveniência, mantendo-se no acobertamento interconsciencial.

Você, leitor ou leitora, já passou por situações sintomáticas da síndrome do camaleão? Em caso positivo, como reagiu? Buscou fazer as autorreciclagens necessárias?

      SÍNDROME DO CAMALEÃO
                                 (PSICOSSOMATOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A síndrome do camaleão é o conjunto de sintomas manifestados patologicamente pela conscin anticosmoética, homem ou mulher, mudando constantemente de escolhas ou atitudes por interesse ou conveniência, mantendo-se no acobertamento interconsciencial.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo síndrome procede do idioma Grego, syndromé, “concurso; ação de reunir tumultuosamente”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo camaleão vem do idioma Latim, chamaeleon, “camaleão”, e este do idioma Grego, chamailéón, “leão anão; camaleão”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Síndrome do cambaleão. 2. Sintomatologia do troca-troca de caráter. 3. Quadro sindrômico de camuflagem consciencial.
          Neologia. As duas expressões compostas síndrome do camaleão amena e síndrome do camaleão aguda são neologismos técnicos da Psicossomatologia.
          Antonimologia: 1. Síndrome do bonzinho. 2. Síndrome de Poliana. 3. Síndrome da ribalta. 4. Síndrome de Zelig. 5. Comportamento de autenticidade.
          Estrangeirismologia: o stand up cronicificado; o designer da falsa autoimagem; o borderline chameleon; a predominância de loc externo; o show of clowns; a performance das drag queens ou dos drag kings.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à fidedignidade intra e interconsciencial.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Camaleonismo humano: oportunismo.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da psicossomaticidade; o holopensene da imaturidade consciencial; os patopensenes; a patopensenidade; a desfocalização pensênica; os dubiopensenes; a instabilidade pensênica; os pensenes antievolutivos; a autocorruptibilidade pensênica.
          Fatologia: o camaleonismo humano; a camuflagem anticosmoética; o mimetismo patológico; a condição de vivência alusiva de luz, câmera e ação; o ato da conduta primitiva; as ações prevalecentes de busca por feedback egoico; o fotorrealismo do desfalque emocional; o casamento; a religião; as máscaras sociais; a politicagem; o charlatanismo; as práticas pseudocientíficas; a autocorrupção nas amizades; as pseudodefesas do subcérebro abdominal; a inveja sutil; a automotivação frágil; a mágoa enrustida; o orgulho; a dissimulação da gratidão; a autossabotagem; o subterfúgio das neoideias; o plágio comportamental sendo via de autafirmação pelo grupo da Socin; o fato de a conscin se perder no contexto e ao mesmo tempo se ajustar ao cenário e ocasião; a necessidade de fazer a “muda”; as decisões anticosmoéticas; o anseio por elogios de autaprovação; o uso de trafores para preservação da autoimagem; as expressões fisionômicas utilizadas afim de agradar; a facilidade de se deixar influenciar pelo meio; a maquiagem da baixa autestima; a falácia; a condição da conscin sendo “embalagem” para a exposição do egão; o vislumbramento inócuo de aceitação; as manifestações do murismo; a perda da identidade; a desconstrução de vínculos evolutivos; a responsabilidade grupocármica negligenciada; a interprisão grupocármica; as atitudes autodestrutivas do caráter; os miniacidentes de percurso; a manifestação de doenças psicossomáticas; a quebra da cosmovisão paradigmática; o autenfrentamento; a autorreflexão constante sobre a autenticidade comportamental; o discernimento das ações diárias; o exercício da empatia; o abertismo consciencial; os insights durante a participação no Programa Verbetografia; o amparo intrafísico de função; a interassistência oferecida gratuitamente nas tertúlias diárias.
           Parafatologia: a necessidade da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as transfigurações projetivas; a companhia dos guias extrafísicos amauróticos; o acoplamento energético autodestrutivo; a retenção energética nociva; o disfarce holossomático comprometedor da emissão de energias hígidas; a labilidade parapsíquica; as mensagens energéticas subliminares suscitadas pelas músicas baratrosféricas; as propagandas audiovisuais condicionando o autassédio; a remissão do Curso Intermissivo (CI); o mapeamento da sinalética energética pessoal; a autopercepção das manifestações holochacrais; as decisões cosmoéticas conectando ao amparo extrafísico.


                                           III. Detalhismo

           Sinergismologia: o sinergismo patológico disfarces holossomáticos–comportamento camaleônico; o sinergismo patológico influenciabilidade holopensênica fantasiosa–vulnerabilidade a mudanças; o sinergismo patológico autassédio-heterassédio; o sinergismo nosológico autointeresse–homocromia interconsciencial–pseudoidentidade.
           Principiologia: o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio de “quem não agrada a si mesmo, não pode agradar ninguém”.
           Codigologia: a falta do código pessoal de Cosmoética (CPC); a distorção do código grupal de Cosmoética (CGC).
           Teoriologia: a teoria psicossomática; a teoria do subcérebro abdominal; a teoria da aparência; a teoria do porão consciencial; a teoria das interprisões grupocármicas envolvendo as pseudorresponsabilidades; a teoria das conspirações; a teoria do autengano.
           Voluntariologia: o pseudovoluntariado.
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia.
           Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
           Efeitologia: o efeito camaleônico; o efeito buscador borboleta; o efeito da despriorização evolutiva; a viravolta evolutiva enquanto efeito da autorretratação.
           Neossinapsologia: os mascaramentos autopensênicos bloqueando as conexões de neossinapses.
           Ciclologia: o ciclo intermitente de mudanças ocultadas por posicionamentos anticosmoéticos; o ciclo do vai e vem da insegurança gerada pelas comorbidades de aparências na Socin; a relutância na manutenção do ciclo do infantilismo; o ciclo diminuição da autoimagem perceptível–aumento da infiltração interesseira.
           Enumerologia: o camaleonismo interesseiro; o camaleonismo emocional; o camaleonismo omissivo deficitário; o camaleonismo politiqueiro; o camaleonismo religioso; o camaleonismo social; o camaleonismo demagógico.
           Binomiologia: o binômio encenação constante–inautenticidade presente; o binômio progressivo mascaração-autocorrupção; a ausência do binômio admiração-discordância; o binômio patológico indecisão-embromação.
           Interaciologia: a interação intransparência consciencial–autenticidade distorcida; a interação manifestações de comportamentos repressivos–acobertamento de trafares a serem reciclados.
           Trinomiologia: o trinômio pseudônimos-eufemismo-hipocrisia; o trinômio falsa identidade–impostura–ocultação; o trinômio desorganização-improvisação-compilação; o trinômio medo da rejeição–baixa autestima–mudança de visual; o trinômio artimanha-dissimulação-enganação; o trinômio esponja-assimilação-modelação; o trinômio autenfrentamento–tomada de consciência–redirecionamento cosmoético.
           Polinomiologia: o polinômio dramatização–simulação desejada–autengodo–frustração; o polinômio camuflagem–mau hábito–impulsividade–pseudodefesa; o polinômio autocomiseração-comutação-ofuscação-apriorismose.
           Antagonismologia: o antagonismo confiança / desconfiança; o antagonismo vitória / derrota; o antagonismo decisão / indecisão; o antagonismo coragem / covardia; o antagonismo satisfação / insatisfação; o antagonismo conformidade / inconformidade; o antagonismo paciência / ansiedade; o antagonismo linearidade / distorção; o antagonismo empregado / desempregado.
          Paradoxologia: o paradoxo da autossabotagem; o paradoxo hipercompreensão-alienação.
          Legislogia: a lei da falsidade ideológica; a lei da interprisão grupocármica; a lei da causa e efeito.
          Filiologia: a mimeticofilia patológica; a exarcebação da neofilia; a falta de decidofilia; a falta de autocriticofilia; a conviviofilia distorcida; a somatofilia; a egofilia; a fantasiofilia; a palcofilia.
          Fobiologia: o medo da transparência interconsciencial; a decidofobia; a cosmoeticofobia; a autocríticofobia; a enissofobia; autorreflexofobia; a discernimentofobia; a cacorrafiofobia; a dismorfofobia.
          Sindromologia: a síndrome do camaleão; a síndrome da insegurança; a síndrome do infantilismo; a síndrome da distorção da realidade; a síndrome da mentira; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a síndrome da mediocrização.
          Maniologia: a mania do camaleonismo social; a falaciomania; a religiomania; a politicomania; a apriorismomania; a egomania; a subcerebromania; a robexomania.
          Mitologia: a mitificação da própria personalidade; o mito da aparência ser tudo.
          Holotecologia: a psicossomatoteca; a nosoteca; a psicopatoteca; a antissomatoteca;
 a apriorismoteca; a patopensenoteca; a convivioteca; a biblioteca; a mitoteca; a pseudoteca.
          Interdisciplinologia: a Psicossomatologia; a Parapatologia; a Antievoluciologia; a Nosologia; a Psicologia; a Subcerebrologia; a Anticosmoeticologia; a Automimeticologia; a Imagisticologia; a Imaturologia; a Autopesquisologia; a Conviviologia; a Holomaturologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a consréu ressomada; a consréu demagoga; a consener; a conscin dramática; a conscin psicopatológica; a conscin baratrosférica; a conscin sem megafoco; a conscin pusilânime; a conscin murista; a conscin autocorrupta; o casal incompleto; a personalidade fraca; a personalidade pública; a conscin-camaleão.
          Masculinologia: o homem fantasioso; o dissimulado; o mascarado; o impostor; o comparsa; o vigarista; o politiqueiro; o religioso; o cartomante; o charlatão; o murista intelectual; o pseudocarismático; o líder; o subordinado; o indeciso; o inseguro; o militar; o investigador; o espião; o fugitivo; o refugiado; o viciado; o hipocondríaco; o vitimizador; o humorista; o palhaço; o ator; o artista; o cortesão; o prostituto; o amante; o transformista; o transexual; o empregado; o vendedor; o balconista; o modelo; o internauta; o blogueiro; o empreendedor; o estrategista; o intermissivista desfocado; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o escritor; o reciclante existencial; o inversor existencial; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário.
          Femininologia: a mulher fantasiosa; a dissimulada; a mascarada; a impostora; a comparsa; a vigarista; a politiqueira; a religiosa; a cartomante; a charlatã; a murista intelectual; a pseudocarismática; a líder; a subordinada; a indecisa; a insegura; a militar; a investigadora; a espiã; a fugitiva; a refugiada; a viciada; a hipocondríaca; a vitimizadora; a humorista; a palhaça; a atriz; a artista; a cortesã; a prostituta; a amante; a transformista; a transexual; a empregada; a vendedora; a balconista; a modelo; a internauta; a blogueira; a empreendedora; a estrategista; a intermissivista desfocada; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a escritora; a reciclante existencial; a inversora existencial; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária.
          Hominologia: o Homo sapiens multifacies; o Homo sapiens corruptibilis; o Homo sapiens demagogus; o Homo sapiens manipulator; o Homo sapiens publicola; o Homo sapiens inauthenticus; o Homo sapiens anticosmoethicus; o Homo sapiens subcerebralis; o Homo sapiens insecurus; o Homo sapiens reeducator.


                                       V. Argumentologia

          Exemplologia: síndrome do camaleão amena = a da conscin ao camuflar a verdadeira identidade, devido a trafares de insegurança; síndrome do camaleão aguda = a da conscin ao camuflar a verdadeira identidade, devido à trafares de auto e heterocorrupção.
          Culturologia: a cultura do acobertamento anticosmoético; a cultura da autocorrupção; a cultura da beleza manipuladora; a cultura do faz de conta; a cultura da alienação; a cultura do medo; a cultura do capitalismo selvagem; a cultura circense; a cultura monárquica; a falta da cultura da Cosmoeticologia.
          Sintomatologia. Sob a ótica da Psicossomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 25 sintomas pessoais passíveis de serem encontrados no universo da síndrome do camaleão:
          01. Acriticidade.
          02. Ambiguidade.
          03. Autocorrupção.
          04. Automimese.
          05. Baixa autestima.
          06. Bifrontismo.
          07. Covardia.
          08. Disfarce.
          09. Fantasia.
          10. Imaturidade.
          11. Impulsividade.
          12. Inexperiência
          13. Insegurança.
          14. Leviandade.
          15. Medo.
          16. Mentira.
          17. Melindragem.
          18. Ocultação.
          19. Orgulho.
          20. Perfeccionismo.
          21. Sensação de incompléxis.
          22. Taconismo.
          23. Trafores ociosos.
          24. Vaidade doentia.
          25. Vergonha.
          Terapeuticologia. Pela ótica da Holomaturologia, eis, em ordem alfabética, 7 práticas auxiliares na autocura da síndrome do camaleão:
          1. Autenfrentamento: buscar mediações, mantendo abertura às heterocríticas saudáveis, contundentes à própria identidade.
          2. Comprometimento: assumir a responsabilidade do Curso Intermissivo (CI), valorizando os aportes oferecidos, evitando procrastinações e organizando rotinas úteis.
          3. Linearidade: manter o prumo pessoal, controlando as energias conscienciais (ECs), sustentando a qualificação das intenções.
           4. Megafocagem: priorizar com determinação o objetivo central, limpando os bloqueadores dos pensenes patológicos e acomodativos antievolutivos.
           5. Posicionamento: ter nas atividades diárias decisões cosmoéticas. Elaborar e realizar o código pessoal de Cosmoética.
           6. Reciclagem: estar em constante processo de autavaliações dos comportamentos e atitudes benevolentes, preenchendo os trafais, elevando os trafores e eliminando os trafares.
           7. Tares: praticar a interassistência, intermediando ações de esclarecimento e autorreflexão, através, por exemplo, da escrita conscienciológica.


                                                   VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a síndrome do camaleão, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Artimanha: Cosmoeticologia; Nosográfico.
           02. Ator de teatrão: Elencologia; Nosográfico.
           03. Autenticidade consciencial: Comunicologia; Neutro.
           04. Binômio doença-fuga: Parapatologia; Nosográfico.
           05. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
           06. Convivialidade libertadora: Holomaturologia; Homeostático.
           07. Demagogia: Demagogiologia; Nosográfico.
           08. Dubiopensenidade: Autopensenologia; Neutro.
           09. Ego político cosmoético: Parapoliticologia; Homeostático.
           10. Eufemismo: Linguisticologia; Neutro.
           11. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático.
           12. Máscara social: Parapatologia; Neutro.
           13. Murismo: Murismologia; Nosográfico.
           14. Normose consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
           15. Saúde emocional: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
 A SÍNDROME DO CAMALEÃO ACOMETE CONSCINS MOVIDAS PELAS AÇÕES DO SUBCÉREBRO ABDOMINAL, SOMATIZANDO PROCESSOS AUTODESTRUTIVOS, POR MEIO
  DA CAMUFLAGEM, EM PSEUDODEFESA ANTIEVOLUTIVA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já passou por situações sintomáticas da síndrome do camaleão? Em caso positivo, como reagiu? Buscou fazer as autorreciclagens necessárias?
           Filmografia Específica:
           1. Rango. Título Original: Rango. País: EUA. Data: 11 de março de 2011. Duração: 111 min. Gênero: Comédia, Animação e Faroeste. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Espanhol; & Português (DVD). Direção: Gore Verbinski. Sinopse: Rango é camaleão com crise de identidade. Ao se ver em cidade do Velho Oeste infestada de bandidos, transforma-se sem querer em herói e é forçado a protegê-la. Naturalmente, acaba enfrentando dificuldades além do imaginado. Johnny Depp empresta a voz ao personagem.
           Bibliografia Específica:
           1. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; apres. Daniel Muniz; pref. Cristina Arakaki; revisores Alexander Steiner ; et al.; 354 p.; 2 seções; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 3 esquemas; 125 expressões e ditos populares; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 15 websites; posf.; glos. 86 termos; 25 infografias; 20 cenografias; 72 filmes; 324 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm.; br.; 3ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 61 a 66, 73, 110, 114, 122, 148, 190, 192, 202 e 202.
           2. Luz, Marcelo da; Onde a Religião Termina?; pref. Waldo Vieira; revisores: Erotildes Louly; et al.; 486 p.; 17 caps.; 2 apênds.; 32 enus.; 34 filmografia; 79 infografia; 2 tabs.; 571 refs.; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 48 e 49, 74 a 78, 99 a 105 e 212.
           3. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 238 e 239.
           3. Idem; Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo Físico; revisoras Erotides Louly; & Helena Araújo; 268 p.; 60 caps.; 60 cronologias; 1 blog; 20 E-mails; 5 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 questionário projetivo; 20 websites; glos. 24 termos; alf.; 21 x 14 cm; br.; 9ª Ed. rev.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 17 a 19.
           4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 604, 704 e 706 a 708.
                                                                                                                    F. C. E.