Síndrome da Dispersão Consciencial

A síndrome da dispersão consciencial é o estado nosológico caracterizado pelo conjunto de sinais, sintomas ou traços presentes na manifestação da conscin intermissivista, homem ou mulher, tendente à desorganização, desconcentração mental, perdularismo, desviacionismo, escapismo, subterfúgio e dissipação de esforços quanto às priorizações evolutivas.

Você, leitor ou leitora, ainda se permite ser subjugada pela síndrome da dispersão consciencial? Quais ações práticas vem adotando para a superação dessa patologia?

      SÍNDROME           DA      DISPERSÃO CONSCIENCIAL
                                 (ANTIEVOLUCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A síndrome da dispersão consciencial é o estado nosológico caracterizado pelo conjunto de sinais, sintomas ou traços presentes na manifestação da conscin intermissivista, homem ou mulher, tendente à desorganização, desconcentração mental, perdularismo, desviacionismo, escapismo, subterfúgio e dissipação de esforços quanto às priorizações evolutivas.
         Tematologia. Tema central nosográfico.
         Etimologia. O termo síndrome vem do idioma Grego, syndrome, “concurso; ação de reunir tumultuosamente”. Surgiu no Século XIX. A palavra dispersão procede do idioma Latim, dispersio, “dispersão; repartição; distribuição”. Apareceu no Século XVIII. O vocábulo consciência deriva do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII.
         Sinonimologia: 1. Síndrome da dispersividade evolutiva. 2. Síndrome da antiautopriorização evolutiva. 3. Sintomatologia da dispersividade consciencial. 4. Digressão antievolutiva.
         Neologia. As 3 expressões compostas síndrome da dispersão consciencial, síndrome da dispersão consciencial camuflada e síndrome da dispersão consciencial evidente são neologismos técnicos da Antievoluciologia.
         Antonimologia: 1. Autocentragem consciencial. 2. Focagem no prioritário. 3. Circunspecção técnica antidispersiva. 4. Determinação evolutiva. 5. Estratégia evolutiva. 6. Acatalepsia.
         Estrangeirismologia: o modus vivendi desregrado; o embromation proexológico; a falta de upgrade nas realizações; o nonsense evolutivo; o dolce far niente enquanto norma de vida; o modus faciendi desorganizador; o megalocus disperso.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da Megafocologia Evolutiva.
         Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Dispersividade: armadilha antievolutiva. Dispersão consciencial: escapismo. Dispersão: megafoco ausente.
         Coloquiologia: – O ato de correr em círculos; o ato de sonhar acordado; o ato de escrever na água; o ato de dar rasteira no vento; o ato de colocar o carro à frente dos bois; o ato de deixar a vida passar em brancas nuvens; o ato de não ter os pés no chão.
         Citaciologia. Eis o pensamento de George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair (1903–1950): – Ver o que temos diante dos nossos narizes requer um constante esforço.
         Proverbiologia: – “Não deixar para amanhã o realizável hoje” simboliza a evitação da autodispersividade.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da dispersividade; o holopensene da desorganização; a dromomania pensênica; os circumpensenes; a circumpensenidade; os entropopensenes; a entropopensenidade; os lapsopensenes; a lapsopensenidade; os escleropensenes; a escleropensenidade; os xenopensenes; a xenopensenidade; os nosopensenes; a nosopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; o holopensene da reorganização proexológica; o exercício da linearidade autopensênica.
         Fatologia: os indícios de indisciplina mental; os gaps atencionais gerando problemas no dia a dia; a evidente dificuldade de organização nos setores da vida intrafísica e consciencial; a vida submissa às inutilidades omnipresentes; o dispêndio de tempo e energia para a realização de tarefas cotidianas; a autossucumbência aos caprichos da imaginação; a aceleração mental desordenada; a ineficiência do córtex pré-frontal na filtragem de estímulos; o hábito de não manter a suficiente atenção (foco) com o empenho adequado (priorização); a dissonância proexológica; o porão consciencial na adultidade; a irresponsabilidade enquanto norma pessoal; a simpatia improdutiva; a aparente inofensividade das amizades ociosas; as omissões deficitárias; o ato de sair do leito da estrada evolutiva para o acostamento da regressão; os talentos desperdiçados; o ato de girar em torno do próprio eixo sem sair do lugar; a desconsideração evolutiva expressa na autodesorganização; o descompromisso com a realidade; a autopesquisa enquanto ferramenta útil para o entendimento do fator desencadeante da dispersão pessoal; a autoconscienciometria; a autoconsciencioterapia; a recin, prioritária, de hábitos arraigados; a reestruturação intraconsciencial.
          Parafatologia: a dispersividade quanto a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a indiferença quanto à multidimensionalidade; a esnobação à equipex; o menosprezo à assistência dos amparadores de função relegados à condição de lanterna de cego; o incompletismo proexológico ratificando a futura melex; a antiparapercuciência interassistencial enquanto norma diuturna; o autassédio potencializando o paralink com as companhias antievolutivas; o descaso ante os compromissos assumidos no Curso Intermissivo (CI).


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo displicência-irreflexão; o sinergismo indiferença-insensibilidade-alienação; o sinergismo descaso proexológico–melin; o sinergismo indiferença pessoal–negligência assistencial; o sinergismo despriorização-desregramento; o sinergismo autoincompetência-autodesorganização; o sinergismo existencial a partir da priorização evolutiva.
          Principiologia: a inexperiência quanto ao princípio evolutivo de levar tudo de eito cosmoeticamente; o realinhamento do princípio de contra fatos não existirem argumentos; a teática do princípio da descrença (PD); o princípio autossuperador de acrescentar, diariamente, melhorias aos autodesempenhos; o princípio cosmoético de cada qual responder evolutivamente pelos próprios atos; o investimento no princípio do autodiscernimento evolutivo; a aplicação racional do princípio da autodisciplina na reeducação consciencial.
          Codigologia: a premência quanto à teática do código pessoal de Cosmoética (CPC); o respeito às regras preestabelecidas do código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: o desapreço pela teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da reeducação consciencial; a teoria da evolução pelos autesforços; a teoria da holomaturidade consciencial; a teoria da otimização do tempo; a teoria da otimização dos recursos conscienciais; a teoria da racionalidade humana; a teoria do autesforço evolutivo.
          Tecnologia: a autossabotagem perante a técnica de viver evolutivamente; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a aplicação técnica do Conscienciograma; a técnica da Autoconsciencioterapia; a técnica da autodisciplina; a técnica da autorganização evolutiva; a técnica da evitação das automimeses dispensáveis.
          Voluntariologia: a oportunidade de ampliar o trinômio atenção-detalhismo-organização a partir do voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o afastamento do voluntariado conscienciológico vivenciado pelo intermissivista dispersivo, ao sucumbir à pressão nociva da mesologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Proexologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Autodiscernimentologia; o Colégio Invisível da Autopesquisologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Homeostaticologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: o efeito retrógrado do perdularismo; a dispersão consciencial enquanto efeito dos conflitos existenciais; o efeito da Era da Fartura na conscin intermissivista dispersiva; o efeito do autesforço máximo na evolução retilínea (Completismologia); o efeito das recins (Autorrecinologia) na superação do efeito deplorável do antiexemplo da autodispersidade; o marasmo existencial (Marasmologia) enquanto efeito das rotinas inúteis; a pasmaceira enquanto efeito do imobilismo frente às autopriorizações evolutivas; o efeito do autodesassédio na manutenção da linearidade pensênica (Desassediologia).
          Neossinapsologia: as neoinformações não fixadas e nem associadas produtivamente em consequência da ausência de neossinapses atencionais; as neossinapses necessárias para a erradicação da dispersão contumaz; a reconfiguração da rede neossináptica a partir da melhoria da atenção concentrada.
          Ciclologia: o ciclo (vicioso) dispersão-desmotivação retroalimentando a baixa produtividade pessoal; o ciclo (mantenedor) desatenção-divagação-desinformação; o ciclo (autorrevezamentológico) CI-proéxis-compléxis; o ciclo da produtividade evolutiva máxima (qualiquantitatividade) superando o ciclo autodepreciação–autoinsegurança–fuga do prioritário (antiautoprodutividade).
          Enumerologia: o comportamento perdulário; a indiferença proexológica; a desculpa esfarrapada; o subterfúgio emocional; a digressão mental; o alheamento consciencial; o escapismo evolutivo. O investimento na autoconcentração mental; o investimento na autorganização energossomática; o investimento no autorregramento existencial; o investimento na autopriorização recinológica; o investimento na autestruturação cognitiva; o investimento no autogoverno consciencial; o investimento na autocompetência evolutiva.
          Binomiologia: o binômio indissociável atenção-memória; o binômio autocoerência-continuísmo; o binômio ideias brilhantes–resultados pífios; o binômio conscin hiperativa–conscin proativa; a superação do binômio desconcentração cognitiva–dispersão evolutiva; o binômio autoconhecimento–megaautogerenciamento consciencial; o binômio retificação proexológica–ratificação intermissiva corroborando o binômio antidispersividade–lucidez evolutiva.
          Interaciologia: a interação nosográfica dispersão-procrastinação; a interação cérebro ruidoso–corpo inquieto; a interação indisciplina mental–hipomnésia–raciocínio vicioso; a interação acuidade consciencial–desembaraço evolutivo; a interação baixa autestima–desconexão autocognitiva.
          Crescendologia: o crescendo consciencial desvio do rumo–tresmalhamento–dispersão (Dispersiologia); o crescendo organização ideativa–antidispersividade consciencial–priorização evolutiva (Evoluciologia); o crescendo ações instintivas–ações racionais–ações evolutivas (Holomaturologia); o crescendo detalhismo-cosmovisão (Cosmovisiologia).
          Trinomiologia: o trinômio (irreflexibilidade) agir primeiro–pensar depois–lamentar-se com certeza; o trinômio (sintomático) instabilidade atencional–impulsividade–hiperatividade; o trinômio (ansiosismo) boca nervosa–mente veloz–desatenção contumaz; o trinômio (epílogo)
esbanjamento de esforços–performance vazia–rendimento zero; o trinômio (infausto) desorganização-protelação-depressão; o trinômio (Autenganologia) autocomplacência-autoindulgência-autodispersão; o trinômio procrastinação–acumulação de pendências–subnível evolutivo.
          Polinomiologia: o polinômio (aliteração) descomprometimento-despriorização-desorganização-desnivelamento-descontinuísmo enquanto norma da conscin dispersiva; o polinômio distorção auditiva–distorção cognitiva–distorção mnemônica–distorção atencional–distorção perceptiva–distorção paraperceptiva; a aplicabilidade útil do polinômio criatividade-energia-inovação-ousadia.
          Antagonismologia: o antagonismo melin / compléxis; o antagonismo autevolução / autocastração; o antagonismo convite irrecusável (dispersão) / proéxis inadiável (compromisso); o antagonismo conscin produtiva / conscin dispersiva; o antagonismo proficiência / workaholism; o antagonismo iniciativa / acabativa; o antagonismo abstração dispersiva / abstração produtiva; o antagonismo dispersão mental / linearidade pensênica.
          Paradoxologia: o paradoxo da hiperfocagem em temas de interesse pessoal contrapondo a hipoatenção habitual; o paradoxo de a pessoa dispersiva poder ser genial.
          Politicologia: a autopesquisocracia; a conscienciocracia; a conviviocracia; a cosmoeticocracia; a discernimentocracia; a lucidocracia; a recexocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo aplicada à manutenção da autolucidez contra as preguiças multiformes.
          Filiologia: a neofilia; a pesquisofilia; a conscienciofilia; a cogniciofilia; a conviviofilia; a verbofilia; a assistenciofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a acriticofobia; a autopesquisofobia; a disciplinofobia; a decidofobia; a recexofobia; a evoluciofobia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do déficit de atenção; a síndrome da procrastinação; a síndrome da apriorismose; a síndrome da pressa; a síndrome do ansiosismo; a síndrome da robotização consciencial; a síndrome da banalização do autodiagnóstico.
          Maniologia: a mania de empurrar com a barriga o autenfrentamento das necessidades evolutivas.
          Mitologia: o mito de todo intermissivista ser pesquisador nato; o mito de todo cognopolita estar mais atento à autevolução; o mito de a agenda cheia significar manutenção do foco evolutivo; o mito de não ser talhado para a produção gesconológica.
          Holotecologia: a prioroteca; a atencioteca; a terapeuticoteca; a analiticoteca; a comunicoteca; a culturoteca; a coerencioteca; a autocriticoteca; a assistencioteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Antievoluciologia; a Psicossomatologia; a Autopesquisologia; a Reeducaciologia; a Autodiscernimentologia; a Voliciologia; a Desassediologia; a Lucidologia; a Mentalsomatologia; a Recexologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin dispersiva; a conscin desô; a conscin lunática; a conscin desatenta; a conscin sem megafoco; a conscin multívola; a conscin eletronótica; a conscin podálica; a vítima do porão consciencial; a conscin presa aos modismos da época; a conscin eterna criança; a conscin procastinadora; a conscin acrítica; a conscin turista evolutiva.
          Masculinologia: o embromador; o buscador-borboleta; o autoindulgente; o acomodado; o murista; o distraído; o indiferente; o toxicômano; o ansioso; o precipitado; o impulsivo; o desassossegado; o hiperativo; o devaneador; o alienado; o perdulário; o antepassado de si mesmo; o interiorota; o eremita; o cognopolita desligado; o intermissivista inadaptado; o minidissidente ideológico; o retomador de tarefas; o readaptado; o reciclante existencial; o inversor existencial; o reeducador; o tenepessista; o projetor consciente; o autodecisor; o escritor; o leitor; o pesquisador; o voluntário; o verbetólogo; o verbetógrafo; o conviviólogo; o parapercepciologista; o tertuliano; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o desbravador; o homem de ação.
          Femininologia: a embromadora; a buscadora-borboleta; a autoindulgente; a acomodada; a murista; a distraída; a indiferente; a toxicômana; a ansiosa; a precipitada; a impulsiva; a desassossegada; a hiperativa; a devaneadora; a alienada; a perdulária; a antepassado de si mesma; a interiorota; a eremita; a cognopolita desligada; a intermissivista inadaptada; a minidissidente ideológica; a retomadora de tarefas; a readaptada; a reciclante existencial; a inversora existencial; a reeducadora; a tenepessista; a projetora consciente; a autodecisora; a escritora; a leitora; a pesquisadora; a voluntária; a verbetóloga; a verbetógrafa; a convivióloga; a parapercepciologista; a tertuliana; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a desbravadora; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens autoomissus; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens egodefensivus; o Homo sapiens incommunicabilis; o Homo sapiens displicens; o Homo sapiens regressivus; o Homo sapiens alienatus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens recyclans.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: síndrome da dispersão consciencial camuflada = a manifestação sindrômica encoberta nas ações assoberbantes da conscin polivalente, com a agenda sobrecarregada porém sem foco no evolutivamente prioritário; síndrome da dispersão consciencial evidente = a manifestação sindrômica explícita nas atitudes arraigadas da conscin negligente, incapaz de dar continuidade às tarefas assumidas.
          Culturologia: a substituição da cultura do “deixa para depois” pela cultura do “aquiagora-já”.
          Caracterologia. Sob a ótica da Dispersiologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 perfis conscienciais encontradiços na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), (Ano-base: 2014):
          01. Decidofóbico: a hesitação; o titubeio; o vacilo. A autoincerteza cronicificada.
          02. Depressivo: a supervalorização das carências; o desânimo evolutivo. A melin enquanto epílogo.
          03. Desatento: a distorção da realidade; a invigilância. O megalocus disperso.
          04. Excêntrico: a ectopia consciencial; as automimeses dispensáveis. A saída da estrada evolutiva.
          05. Exibicionista: os discursos enfadonhos; o exibicionismo; o cerimonialismo; as exposições imoderadas; o conteúdo estéril. A ida à Buenos Aires via Paris.
          06. Impulsivo: a ausência de continuísmo; a autoconscientização multimensional (AM)
entorpecida; a riscomania; a ludopatia. O descompromisso proexológico contumaz.
          07. Megalomaníaco: a idealização dos autopotenciais; o visionarismo sem os pés no chão. A conscin teoricona: voa, voa mas não pousa.
          08. Saudosista: o apego ao passadismo; a nostalgia; o banzo da infância. O pé na arteriosclerose.
          09. Sonhador: a imaginação exacerbada; o devaneio acordado. O “deixa a vida me levar” enquanto norma.
          10. Verborrágico: a logorréia; a verborragia; a máxima fluência verbal para dizer coisas de conteúdo mínimo. Pródigo no falar e módico em realizar.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a síndrome da dispersão consciencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Adaptabilidade: Adaptaciologia; Neutro.
          02. Adulto-criança: Consciencioterapia; Nosográfico.
          03. Alienação: Intrafisicologia; Nosográfico.
          04. Antidispersão invexológica: Invexologia; Homeostático.
          05. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
          06. Autodecidibilidade: Decidologia; Neutro.
          07. Autodesorganização: Parapatologia; Nosográfico.
          08. Autodispersividade: Autexperimentologia; Nosográfico.
          09. Conscienciocentragem: Parapercucienciologia; Homeostático.
          10. Conscin sem megafoco: Caracterologia; Nosográfico.
          11. Desviacionismo: Proexologia; Nosográfico.
          12. Diletantismo antievolutivo: Antievoluciologia; Nosográfico.
          13. Dispersão intelectual: Dispersologia; Nosográfico.
             14. Escapismo: Experimentologia; Neutro.
             15. Síndrome do autodesperdício: Parapatologia; Nosográfico.
   SUPERAR A AUTODISPERSÃO CONSCIENCIAL É CONDIÇÃO INTRANSFERÍVEL, DETERMINANTE E INARREDÁVEL
   PARA A CONSCIN MAIS LÚCIDA EMPENHADA NO ÊXITO
   DA PROGRAMAÇÃO EXISTENCIAL PESSOAL E GRUPAL.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, ainda se permite ser subjugada pela síndrome da dispersão consciencial? Quais ações práticas vem adotando para a superação dessa patologia?
             Bibliografia Específica:
             1. Razera, Graca; Hiperatividade Eficaz: Uma Escolha Consciente – Um Estudo Conscienciológico sobre o TDAH –Transtorno da Desordem da Atenção e Hiperatividade Infantil; pref. João Bonassi; revisores Cristiane Ferraro; et al.; 258 p.; 2 seções; 23 caps.; 31 citações; 25 E-mails; 1 entrevista; 47 enus; 8 esquemas; 7 estatísticas; 13 fichários; 1 foto; 2 fluxogramas; 2 gráfs.; 8 ilus.; 3 organogramas; 1 microbiografia; 29 siglas; 15 testes; 11 websites; glos. 132 termos; 4 filmes; 215 refs.; 1 anexo; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2001.; páginas 53 a 78.
             2. Silva, Ana Beatriz B.; Mentes Inquietas; pref. Débora Barbosa; & Maria das Graças Soares de Oliveira; 224 p.; 16 caps.; 16 citações; 2 E-mails; 25 enus; 5 fotos; 1 ilus.; 1 tab.; 9 siglas; alf.; 23 x 16 cm; br.; 14ª Ed.; Editora Gente; São Paulo, SP; 2003; páginas 11 a 213.
             3. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 142 e 143.
             4. Idem; Temas da Conscienciologia; revisores Alexander Steiner; Cristiane Ferraro; & Graça Razera; 232 p.; 7 seções; 90 caps.; 10 diagnósticos; 15 E-mails; 115 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 10 pesquisas; 30 testes conscienciométricos; 2 tabs.; 2 websites; 16 refs.; alf.; ono.; 21 x 14 cm.; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 160 e 161.
             Webgrafia Específica:
             1. Christy, Fran; A Síndrome da Dispersividade: Como Manter o Foco num Mundo Cheio de Oportunidades; 14.10.2010; disponível em: <http://www.vivendointensamente.com.br/prioridades/a-sindrome-da-dispersividade-como-manter-o-foco-num-mundo-cheio-de-oportunidades>; acesso em: 20.05.13.
                                                                                                                        N. C.