Parcimônia Antievolutiva

A parcimônia antievolutiva é a característica, condição, qualidade, traço ou circunstância de caráter pessoal da conscin, homem ou mulher, cujas ações ou rotinas autevolutivas são habitualmente contidas, comedidas, econômicas, inibidas, moderadas ou refreadas, tendo em vista as potencialidades pessoais e as demandas proexológicas.

Você, leitor ou leitora, ainda demonstra parcimônia antievolutiva nas atuações cotidianas pessoais? Quais esforços tem feito para reciclar esse comportamento?

      PARCIMÔNIA ANTIEVOLUTIVA
                                 (ANTIEVOLUCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A parcimônia antievolutiva é a característica, condição, qualidade, traço ou circunstância de caráter pessoal da conscin, homem ou mulher, cujas ações ou rotinas autevolutivas são habitualmente contidas, comedidas, econômicas, inibidas, moderadas ou refreadas, tendo em vista as potencialidades pessoais e as demandas proexológicas.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo parcimônia vem do idioma Latim, parcimonia, “economia”, de parcus, particípio passado de parcere, “poupar”. Surgiu no Século XVII. O vocábulo evolutivo provém do idioma Francês, evolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Acomodação antievolutiva. 2. Baixo aproveitamento evolutivo. 3. Comedimento antievolutivo. 4. Desperdício antievolutivo. 5. Economia antievolutiva. 6. Moderação antievolutiva. 7. Pacatez antievolutiva. 8. Relaxamento proexológico.
          Neologia. As 3 expressões compostas parcimônia antievolutiva, parcimônia antievolutiva consciente e parcimônia antievolutiva inconsciente são neologismos técnicos da Antievoluciologia.
          Antonimologia: 01. Aceleração evolutiva. 02. Catalisação proexológica. 03. Comprometimento evolutivo. 04. Dedicação integral à proéxis. 05. Propulsão proexológica. 06. Priorização proexológica. 07. Prodigalidade evolutiva. 08. Profusão evolutiva. 09. Antipostergação evolutiva. 10. Prontidão consciencial para evoluir.
          Estrangeirismologia: o modus vivendi errôneo; o wrong way of life; a falta de upgrade nas realizações; a repetição ad nauseam da mesméxis; a sedução do Zeitgeist; o workaholism; a navegação sem critério pela Internet; o know-how desperdiçado; a necessidade de put out of the consciential way as posturas conscienciais anacrônicas; o checklist proexológico esquecido; o carpe diem mal administrado.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autopriorização evolutiva.
          Megapensenologia. Eis 10 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Ajustemo-nos à evolução. Autodisciplina exige coragem. Automimese: antirreciclagem existencial. Evolução: autocorrreção contínua. Evolução: constante renovação. Evolução: desordem reordenada. Evolução exige constrangimentos. Evolução exige estressamentos. Evolução exige inquietação. Intencionalidade: megaforça mental.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da despriorização evolutiva; o holopensene automimético; os atos pessoais de pensenisar pequeno; os laxopensenes; a laxopensenidade; os ectopensenes; a ectopensenidade; os entropopensenes; a entropopensenidade; os subpensenes; a subpensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os circumpensenes; a circumpensenidade; os intrusopensenes; a intrusopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os esquizopensenes; a esquizopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os dubiopensenes; a dubiopensenidade; os poluciopensenes; a poluciopensenidade; os baratropensenes; a baratropensenidade; a falta de retilinearidade autopensênica; a autopensenidade corrupta; as fixações holopensênicas; a pressão holopensênica.
          Fatologia: a parcimônia antievolutiva; a volição enfraquecida; a artimanha; a autenganação; a autodesorganização; o autassédio; a autofuga; o autodesrespeito gerando a autocorrupção; o autembuste; o autovegetalismo consciencial; as automanobras dilatórias; as automimeses atávicas aplastantes; a autovitimização; a autoinsegurança; a autoindisponibilidade; a falta de autocrítica; a monovisão restringida da vida humana; a inconsciência evolutiva; o trancamento intrafísico da conscin; os travões pendentes; o ato de não ver o prioritário; a despriorização da intencionalidade; a ausência de megafoco pessoal; a necessidade de fixação no megafoco interassistencial; a falta de vontade discernidora; a imposição dos autenfrentamentos; a inadiável superação das imaturidades; a displicência; os devaneios; as coleiras sociais do ego; o critério pessoal para se viver melhor; a conduta imprópria; o conforto pessoal a todo custo; a desatenção às crises de crescimento úteis; a zona de conforto traiçoeira; a comatose intelectiva; o caminho aberto à melin; a defasagem evolutiva; o descompasso evolutivo; a desarmonia dos objetivos pessoais; o atraso de vida; os valores ultrapassados; as práticas retrógradas; a timidez; a falta de coragem; o medo; o melindre; a atenção saltuária; as atividades caóticas; o diletantismo evolutivo; a atitude imatura perante a vida; o descomprometimento intelectual; a preguiça mental; a busca de facilidades; os caprichos antievolutivos; a fuga da vida racional; as quimeras mentais; o subcérebro abdominal; a vida aceita ao modo de passatempo; as ambiguidades dos passatempos; os passeios vãos; as viagens inúteis; as amizades ociosas; o ato de levar a vida na flauta; o ludismo; a indiferença perante a verdade; a falta de desconfiômetro; o desperdício das oportunidades evolutivas; a ectopia consciencial; os descuidos; os deslizes; as más interpretações; a perda de rumo; o desvio da rota evolutiva; os passos na direção errada; a vida intrafísica desorientada; a bússola consciencial desnorteada; a programação existencial extraviada; o distanciamento do grupo evolutivo; a perda das companhias evolutivas; a urgência na profilaxia do desviacionismo; os esforços inócuos; a esquiva às tarefas prioritárias; o emprego dos talentos pessoais em atividades não prioritárias; a acídia; a apagogia; a sedução eletronótica; a atração da fama; as justificativas espúrias; a fuga da raia das responsabilidades pessoais; a defesa do indefensável; o escapismo; o predomínio do porão consciencial; a atenção voltada ao secundário; a insociabilidade; a evitação do enfrentamento da realidade; a válvula de escape; o acostamento evolutivo; as omissões deficitárias; os bloqueios mentais; o torpor consciencial; a tergiversação evolutiva crônica; a inautenticidade pessoal; a desídia proexológica; o preenchimento do tempo pessoal com o dispensável; a recuperação do tempo intrafísico desperdiçado; a hermenêutica da cronêmica; o cronograma; o proexograma.
          Parafatologia: a falta de autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a falta de atenção quanto às autoparaperceptibilidades; a ausência de sinalética energética e parapsíquica pessoal; o desperdício das energias conscienciais; a imperícia parapsíquica; a irresponsabilidade grupocármica; os heterassédios extrafísicos; os acidentes de percurso parapsíquicos; as induções ao erro pelas intrusões assediadoras; a perda de conexão com os amparadores extrafísicos; o alheamento da pararrealidade; o autencapsulamento patológico; o banzo baratrosférico; a inércia frente às ideias inatas intermissivistas.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo patológico imaturidade consciencial–estagnação evolutiva; o sinergismo nosológico patopensenidade-Baratrosfera; o sinergismo doentio interiorose-apriorismose; o sinergismo autocorrupto hipertrofia do trafar–atrofia do trafor; o sinergismo nosológico acídia-desídia; a inobservância quanto ao sinergismo hábitos sadios–rotinas úteis.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio baratrosférico da frivolidade; o princípio do prazer; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) ainda negligenciado; o princípio do “se algo não é bom não adianta fazer maquiagem”; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da prioridade compulsória.
          Codigologia: a ausência do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da dissonância cognitiva; a teoria da Mimeticologia; a teoria da robéxis.
          Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica da evitação da cultura inútil; a técnica da evitação das automimeses dispensáveis; a técnica da exaustividade; a técnica das 50 vezes mais; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Paracronologia; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo (CI); o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio invisível dos Cosmoeticistas; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Intrafisicologia; o Colégio Invisível da Proexologia.
         Efeitologia: os efeitos nocivos da dispersão consciencial; os efeitos negativos da procrastinação; os efeitos perversos da desatenção evolutiva; o efeito patológico acumulativo das ações negligentes; os efeitos regressivos da ectopia consciencial; o efeito halo negativo das indecisões crônicas; o efeito dominó da desorganização consciencial; os efeitos nosográficos da autoindulgência habitual; os efeitos assediadores das autovitimizações.
         Neossinapsologia: a ausência de neossinapses evolutivas; a não recuperação das neossinapses intermissivas; a autoprostração impossibilitando a aquisição de neossinapses; os travões mentais às neossinapses e parassinapses.
         Ciclologia: o ciclo do tempo; o ciclo evolutivo pessoal; o ciclo incúria no verão–carência no inverno; o ciclo vicioso apatia-alienação; o ciclo das retroideias estagnadoras.
         Enumerologia: o murismo; o comodismo; as ações incoerentes; os atos deslocados; as posturas inadequadas; o apego às automimeses; a sucumbência à subcerebralidade.
         Binomiologia: o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio autabnegação-moréxis; o binômio estagnação-regressismo; o binômio desencaminhamento existencial–ignorância evolutiva; o binômio displicência-dispersividade; o binômio indiferença consciencial–esterilidade assistencial; o binômio acrasia–anemia volitiva; o binômio inépcia-inércia.
         Interaciologia: a interação negligência evolutiva–hibernação consciencial; a interação autassédio-heterassédio; a interação pusilanimidade-antiteaticidade; a interação autoinsegurança-heterassédio.
         Crescendologia: o crescendo erro-correção; o crescendo exigência mínima–excelência máxima; o crescendo amador-profissional; o crescendo aprendiz-perito; o crescendo calouro-veterano; o crescendo prático-teático; o crescendo pessoa sensível–pessoa racional; o crescendo patológico ectopia consciencial–melin–melex; o crescendo atraso-adiantamento; o crescendo ansiedade-erro; o crescendo erro sustentado–erro agravado.
         Trinomiologia: o trinômio erro–engano–omissão deficitária; o trinômio recorrência-recrudescimento-cronicificação; o trinômio atonia-apatia-covardia; o trinômio apriorismose-interiorose-idiossincrasia; o trinômio patológico desmotivação-boavidismo-lazer; o trinômio crise-reação-reerguimento; o trinômio autocorrupção-autoficção-autoinércia; o trinômio voliciopatia-dubiopensenidade-decidofobia; o trinômio sexo-dinheiro-poder; o trinômio aqui-agora-já.
         Polinomiologia: o polinômio interiorose-apriorismose-neofobia-decidofobia; o polinômio distorção perceptiva–distorção parapsíquica–distorção cognitiva–distorção mnemônica.
         Antagonismologia: o antagonismo evolução / regressão; o antagonismo robéxis / lucidez; o antagonismo contornar / autenfrentar; o antagonismo retilinearidade pensênica / ectopia consciencial; o antagonismo maxiproexista lúcido / intermissivista inadaptado; o antagonismo inibição intelectual / extroversão parapolimática; o antagonismo autoinsegurança emocional / autoconfiança mentalsomática; o antagonismo filosofear / realizar; o antagonismo neopensenidade / retropensenidade; o antagonismo ortopensenidade / patopensenidade; o antagonismo razão / irrazão; o antagonismo paracerebralidade / subcerebralidade; o antagonismo razão / emoção.
         Paradoxologia: o paradoxo de as verdades captadas por poucos estarem disponíveis para muitos; o paradoxo da consciência humana em demonstração subumana; o paradoxo metafórico da conscin sentada em baú repleto de moedas de ouro pedindo esmola.
         Politicologia: a vulgocracia; a asnocracia; a burocracia; a cleptocracia; a ludocracia; a corruptocracia; a falaciocracia; a manipulocracia; a política do meiocerto; a anarquia.
          Legislogia: a lei do menor esforço; as leis não cumpridas; as leis não aceitas; a lei de causa e efeito.
          Filiologia: a retrofilia inconveniente; a hedonofilia; a gurufilia; a fantasiofilia; a biofilia monopolizadora; a corrupciofilia; a mimeticofilia.
          Fobiologia: a autopesquisofobia; a evoluciofobia; a priorofobia; a proexofobia; a bibliofobia; a autocriticofobia; a intelectofobia; a teaticofobia; a logicofobia; a autorracionofobia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da mesmice; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da apriorismose; a síndrome da despriorização existencial; a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a síndrome da robotização existencial; a síndrome da mediocrização; a síndrome do estrangeiro (SEST); a síndrome do infantilismo; a síndrome da distorção da realidade; as síndromes depressivas; as síndromes delirantes; a síndrome de Swedenborg.
          Maniologia: a megalomania; a idolomania; a melomania; a riscomania; a fracassomania; a derrotismomania; a hedonomania; a egomania; a nostomania; a mania de deixar para depois.
          Holotecologia: a apriorismoteca; a experimentoteca; a idiotismoteca; a evolucioteca; a consciencioteca; a cognoteca; a criticoteca; a convivioteca; a laboroteca; a sinergeticoteca; a energeticoteca; a mentalsomatoteca; a cosmoeticoteca; a pseudoteca; a assistencioteca; a dissidencioteca; a regressoteca.
          Interdisciplinologia: a Antievoluciologia; a Despriorologia; a Passadologia; a Mimeticologia; a Subcerebrologia; a Contradiciologia; a Marasmologia; a Indefinologia; a Autenganologia; a Psicossomatologia; a Desviologia; a Autassediologia; a Sociopatologia; a Incoerenciologia; a Autocorrupciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin trancada; a conscin displicente; a conscin sem megafoco; a conscin desatualizada; a conscin desencaminhada; a conscin indisponível; a isca humana inconsciente.
          Masculinologia: o alienado; o antepassado de si mesmo; o comodista; o acoplamentista; o duplista; o escritor; o evoluciente; o intelectual; o pré-serenão vulgar; o tenepessista; o voluntário; o pesquisador; o tertuliano; o teletertuliano; o macrossômata; o retomador de tarefa; o sistemata.
          Femininologia: a alienada; a antepassada de si mesma; a comodista; a acoplamentista; a duplista; a escritora; a evoluciente; a intelectual; a pré-serenona vulgar; a tenepessista; a voluntária; a pesquisadora; a tertuliana; a teletertuliana; a macrossômata; a retomadora de tarefa; a sistemata.
          Hominologia: o Homo sapiens acediosus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens incautus; o Homo sapiens inorganisatus; o Homo sapiens negligens; o Homo sapiens vulgaris; o Homo sapiens alienatus; o Homo sapiens infantilis; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens ectopicus; o Homo sapiens deviatus; o Homo sapiens ilogicus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: parcimônia antievolutiva consciente = a atitude do intermissivista acomodado, pusilânime e descomprometido com a autoproéxis; parcimônia antievolutiva inconsciente = a atitude da pessoa alienada, ignorante quanto à própria condição de intermissivista.
          Culturologia: a cultura da banalização; a cultura inútil; a cultura da irracionalidade; a cultura da irreflexão; a sujeição cultural degradante; os idiotismos culturais.
         Taxologia: Sob a ótica da Evoluciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 60 condições ou condutas concernentes à parcimônia antievolutiva, a serem evitadas pela conscin intermissivista:
         01. Acomodação.
         02. Acriticismo.
         03. Alienismo.
         04. Amizade ociosa.
         05. Amor platônico.
         06. Antissociabilidade.
         07. Apego.
         08. Apriorismo.
         09. Autassédio.
         10. Autocorrupção.
         11. Autodesorganização.
         12. Autodesvalorização.
         13. Autodispersividade.
         14. Automatismo.
         15. Automimese dispensável.
         16. Autovitimização.
         17. Avareza.
         18. Bagulhismo.
         19. Consumismo.
         20. Crendices.
         21. Desânimo.
         22. Desatenção.
         23. Diletantismo.
         24. Futebolismo.
         25. Hedonismo.
         26. Idolatria.
         27. Impontualidade.
         28. Indisciplina.
         29. Jogatina.
         30. Leniência.
         31. Literatice.
         32. Materialismo.
         33. Mau hábito.
         34. Modismo.
         35. Monoglotismo.
         36. Monovisão.
         37. Narcisismo.
         38. Neofobia.
         39. Nosopensenidade.
         40. Nostalgia.
         41. Novelismo.
         42. Ócio.
         43. Orgulho.
         44. Passatempo.
         45. Perfeccionismo.
         46. Permissividade.
         47. Plágio interneteiro.
         48. Pornografia.
         49. Preconceito.
         50. Procrastinação.
          51. Pusilanimidade.
          52. Retraimento.
          53. Sedentarismo.
          54. Sono excessivo.
          55. Supersticiosidade.
          56. Tabu.
          57. Telemania.
          58. Tibieza.
          59. Varejismo.
          60. Vícios.
          Terapeuticologia: a escrita de verbetes; o estudo e as leituras conscienciológicas; a prática de 20 EVs diariamente; a aplicação da técnica da desassedialidade direta; a vivência da técnica da imobilidade física vígil (IFV); a participação nos cursos de campo da Conscienciologia; a frequência aos laboratórios das Cognópolis; a participação nas dinâmicas parapsíquicas; o voluntariado conscienciológico; a autoimpactoterapia.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a parcimônia antievolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
          02. Atraso de vida: Etologia; Nosográfico.
          03. Autodesorganização: Parapatologia; Nosográfico.
          04. Autodespriorização: Autodiscernimentologia; Nosográfico.
          05. Autodispersividade: Autexperimentologia; Nosográfico.
          06. Comodismo piegas: Psicossomatologia; Nosográfico.
          07. Decidofobia: Parapatologia; Nosográfico.
          08. Defasagem evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
          09. Diletantismo antievolutivo: Antievoluciologia; Nosográfico.
          10. Ectopia consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
          11. Escapismo: Experimentologia; Neutro.
          12. Gap teático: Incoerenciologia; Nosográfico.
          13. Holopensene automimético: Holopensenologia; Nosográfico.
          14. Indisciplina: Parapatologia; Nosográfico.
          15. Irrazão: Autorraciocinologia; Nosográfico.
 À CONSCIÊNCIA LÚCIDA, A PARCIMÔNIA ANTIEVOLUTIVA É CONDUTA EVITÁVEL, SENDO CAUSA E CONSEQUÊNCIA
    DE AUTASSÉDIOS RESPONSÁVEIS PELA INIBIÇÃO DAS
       REALIZAÇÕES PROEXOLÓGICAS COMPROMISSADAS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, ainda demonstra parcimônia antievolutiva nas atuações cotidianas pessoais? Quais esforços tem feito para reciclar esse comportamento?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas, 119; 183 e 221.
                                                                                                                F. R. C.