A síndrome da autossantificação é o estado mórbido caracterizado pelo quadro clínico no qual predomina o distúrbio da conscin imatura, rendida, de modo ingênuo ou melífluo, à defesa permanente e prioritária da própria imagem pública, emoldurada pela auréola da santidade.
Como encara você, leitor ou leitora, os casos da síndrome da autossantificação? Você defende algum fã-clube de pseudossantos?
SÍNDROME DA AU T O SS AN TI FI C AÇ ÃO (PARAPATOLOGIA) I. Conformática Definologia. A síndrome da autossantificação é o estado mórbido caracterizado pelo quadro clínico no qual predomina o distúrbio da conscin imatura, rendida, de modo ingênuo ou melífluo, à defesa permanente e prioritária da própria imagem pública, emoldurada pela auréola da santidade. Tematologia. Tema central nosográfico. Etimologia. O termo síndrome procede do idioma Grego, syndromé, “concurso; ação de reunir tumultuosamente”. Surgiu no Século XIX. O elemento de composição auto provém do mesmo idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. A palavra santificação deriva do idioma Latim, sanctificatio, “santificação”, e esta de sanctificare, “santificar”, constituída de sanctus, “estabelecido; sancionado; confirmado; santo; divino; bem-aventurado; ser mais elevado; nobre”, e facere, “fazer; executar; efetuar; levar a efeito; desempenhar; cumprir; cometer”. Apareceu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Síndrome da beatificação. 2. Síndrome da canonização. 3. Mania religiosa da autossantificação. 4. Pseudossantificação. Neologia. As 3 expressões compostas síndrome da autossantificação, síndrome da autossantificação idealista e síndrome da autossantificação cabotina são neologismos técnicos da Parapatologia. Antonimologia: 1. Excomunhão. 2. Maldição religiosa. 3. Inquisição. Estrangeirismologia: o superlobby da sacristia; a performance profissional, social, santificadora. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da inteligência evolutiva (IE). II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do misticismo fanático; os egopensenes; a egopensenidade; os oniropensenes; a oniropensenidade; os sacropensenes; a sacropensenidade; os estultopensenes; a estultopensenidade; os inculcopensenes; a inculcopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade. Fatologia: o anacronismo; a escolha imatura; o fascínio de grupo; a repressão; a dependência psicológica; a genuflexão; a idolatria; o carolismo; a beataria; a santimônia; os flagícios; a lavagem subcerebral; a acídia; a acrasia; o acriticismo; o passadismo; a extravagância; a superstição; a pseudossantidade; a construção de imagem de santidade pública (ídolo, ícone) de si própria; a adoração consentida pela pessoa; a exaltação paroxística da simpatia pessoal, mesmo contra a verdade dos fatos óbvios; as eminências pardas; os apelos sugestionadores de superstições; as falácias canônicas medievalescas; o controle comocional das massas humanas impensantes; a robéxis; a santidade deliberada profissional; o ideal da santificação; o empenho para a autoinscrição no rol dos santos ou hagiografia; a construção da vida de santidade com água benta; a criação despudorada da aura de veneração; a autexpressão melíflua revestida de sacralidade; as ações histriônicas calculadas; as máscaras de bondade; a incongruência do caráter íntimo com a humildade pública; o falseamento dos hábitos considerados santos; a automaquilagem dos trafares; o autengrandecimento dissimulado do próprio ego; a busca pela aclamação popular; a defesa prioritária e empedernida da autobiografia; a indução da concessão de cidadanias; a tacon; a demagogia religiosa; a edulcoração do homossexualismo; a apologética antibiológica do celibato; a solteirice demagógica; o posicionamento conscienciológico de encarar a tarefa do esclarecimento (tares), mais complexa, difícil e antipática, à frente da tarefa da consolação (tacon), antinorma em face das legiões de pessoas ainda buscando as tapeações da santidade oca e da demagogia do populismo (poujadisme), fugindo da verdade, da autenticidade e da fidedignidade da explicitação dos conteúdos dos fatos e parafatos; o nicho santificador; a fabricação dos “santos”; as religiões incubadoras dos pseudossantos; a capa da santidade. Parafatologia: os desvios patológicos das energias conscienciais (ECs); as evocações doentias inconscientes; as interações autassédios-heterassédios; a ignorância quanto à autoparaperceptibilidade. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo patológico das carências conscienciais retroalimentadas. Principiologia: a luta contra o princípio da descrença; o princípio espúrio dos fins justificarem os meios. Codigologia: a ausência do código pessoal de Cosmoética (CPC); a ausência do código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teoria das interprisões grupocármicas abarcando o incentivo às dependências interconscienciais. Tecnologia: as técnicas de manipulação interconsciencial. Colegiologia: o Colégio Invisível da Consciencioterapia. Efeitologia: os efeitos desequilibradores dos autenganos reiterados. Enumerologia: a pseudocandura; a pseudobenignidade; a pseudofragilidade; a pseudossimplicidade; a pseudopureza; a pseudoimpecabilidade; a pseudobeatitude. Binomiologia: a falta do binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio santidade-pecado; a ausência do binômio admiração-discordância; o excesso do binômio egão-orgulho. Interaciologia: a interação indissociável santos-fiéis. Trinomiologia: o trinômio filáucia-solércia-perfídia; o trinômio astúcia-artimanha-embuste; o trinômio edulcorações-pieguismos-hipocrisias; o trinômio lavagem subcerebral–lavagem cerebral–lavagem paracerebral. Polinomiologia: as apresentações esmeradas pelo polinômio postura-olhar-voz-gesto; os jargões pseudassistenciais do polinômio caridade-piedade-humildade-tolerância. Antagonismologia: o antagonismo liderança suntuosa / liderados indigentes; o antagonismo canonização / excomunhão; o antagonismo exposição / acobertamento. Paradoxologia: o suporte paradoxal extrafísico às pretensões autossantificadoras pelos assediadores e guias amauróticos gerando psicóticos e megalomaníacos religiosos; o paradoxo da humildade orgulhosa. Politicologia: a genuflexocracia; a teocracia; a clerocracia; a idolocracia; a gurucracia; a asnocracia; a cleptocracia. Legislogia: a lei do maior esforço ectopicamente direcionada à autobiografia da personalidade. Filiologia: a egofilia exacerbada. Fobiologia: a neofobia; a evoluciofobia; a criticofobia. Sindromologia: a síndrome da autossantificação; a síndrome da autovitimização; a síndrome da ectopia afetiva (SEA). Maniologia: a religiomania; a beatomania; a misticomania; a toxicomania do incenso. Mitologia: a mitificação técnica profissional; o mito da canonização; a autescravização aos mitos multimilenares; o mito da santidade desbancado pela Autoconscienciometrologia; o mito da perfeição. Holotecologia: a dogmaticoteca; a oniroteca; a idiotismoteca; a absurdoteca; a mitoteca; a mesmexoteca; a psicopatoteca. Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Psiquiatria; a Conviviologia; a Psicossomatologia; a Sexossomatologia; a Soteriologia; a Hagiologia; a Teologia; a Teomitografia; a Teomitologia; a Onirologia; a Acriticologia; a Dogmatologia; a Enganologia; a Subcerebrologia. IV. Perfilologia Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a isca humana inconsciente; a personalidade psicopática; a pessoa fanática. Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o compassageiro evolutivo; o homem considerado santo; o guru; o religioso profissional; o fingidor de santo. Femininologia: a pré-serenona vulgar; a compassageira evolutiva; a mulher considerada santa; a religiosa profissional; a santinha do pau-oco; a santa fingida. Hominologia: o Homo sapiens narcissus; o Homo sapiens sanctificatus; o Homo sapiens anachronicus; o Homo sapiens automimeticus; o Homo sapiens cynicus; o Homo sapiens masochista; o Homo sapiens vulgaris; o Homo sapiens negligens; o Homo sapiens infantilis. V. Argumentologia Exemplologia: síndrome da autossantificação idealista = a evidenciada pelo jovem noviço, ingênuo candidato ao sacerdócio profissional no seminário; síndrome da autossantificação cabotina = a evidenciada pelo idoso bispo católico, veterano cultor da pedofilia na intimidade acobertada da sacristia. Culturologia: os megaidiotismos culturais; os idiotismos culturais históricos; a cultura de crenças, dogmas, sacralizações e santificações; os cultos ao passado; a cultura clerical da tradição-família-propriedade; a cultura medievalesca do Opus Dei; a cultura da celebridade religiosa; a cultura da holomaturidade evolutiva tarística. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a síndrome da autossantificação, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Anacronismo: Paracronologia; Nosográfico. 02. Andaime consciencial: Evoluciologia; Nosográfico. 03. Anticético: Parapatologia; Nosográfico. 04. Antinorma da Conscienciologia: Holomaturologia; Homeostático. 05. Artimanha: Cosmoeticologia; Nosográfico. 06. Assistência inegoica: Interassistenciologia; Homeostático. 07. Ator de teatrão: Elencologia; Nosográfico. 08. Beatice: Psicossomatologia; Neutro. 09. Cabotinismo: Parapatologia; Nosográfico. 10. Credulidade: Psicossomatologia; Nosográfico. 11. Falsidade objetal: Intrafisicologia; Neutro. 12. Gurulatria: Parapatologia; Nosográfico. 13. Jogo da Religião: Holomaturologia; Nosográfico. 14. Mitoclastia: Interassistenciologia; Homeostático. 15. Santificação: Parassociologia; Neutro. O PORTADOR, OU PORTADORA, DA SÍNDROME DA AUTOSSANTIFICAÇÃO EM CERTOS CASOS PODE ATÉ DEMONSTRAR BOA INTENÇÃO, PORÉM, EM NENHUM CASO EVIDENCIA DISCERNIMENTO COSMOÉTICO EVOLUTIVO. Questionologia. Como encara você, leitor ou leitora, os casos da síndrome da autossantificação? Você defende algum fã-clube de pseudossantos?