Senso de Timing

O senso de timing é a capacidade de a conscin lúcida, homem ou mulher, intuir, apreender e discernir o momento exato e oportuno para realizar atividade ou empreendimento evolutivo com o auxílio de autovivências ratificadoras e da hiperacuidade quanto à sincronicidade multidimensional.

      SENSO DE TIMING
                                   (AUTOLUCIDOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O senso de timing é a capacidade de a conscin lúcida, homem ou mulher, intuir, apreender e discernir o momento exato e oportuno para realizar atividade ou empreendimento evolutivo com o auxílio de autovivências ratificadoras e da hiperacuidade quanto à sincronicidade multidimensional.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo senso vem do idioma Latim, sensus, “sentido; órgão sensório; sentimento; juízo; razão; inteligência; significação”. Surgiu no Século XIV. A palavra do idioma Inglês, timing, vem do idioma Inglês, timing, “temporização”. Apareceu no Século XX.
          Sinonimologia: 1. Senso de oportunidade cronêmica. 2. Senso quanto ao momento certo para agir. 3. Tino cronológico.
          Neologia. As 3 expressões compostas senso de timing, microssenso de timing e macrossenso de timing são neologismos técnicos da Autolucidologia.
          Antonimologia: 1. Falta de senso de timing. 2. Autoinconsciência cronêmica. 3. Senso equivocado de timing. 4. Hipolucidez quanto ao tempo evolutivo.
          Estrangeirismologia: o senso de timing; o right timing evolutivo; a postura just in time.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade evolutiva.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da hiperlucidez cronêmica; os cronopensenes; a cronopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: o senso de timing; a autopercuciência quanto ao tempo; o timing exato; o momento certo no lugar correto; o tempo de espera útil; a marcha dos acontecimentos; a Cronologia das automanifestações; a ordem de ocorrência dos fatos; as oportunidades existenciais; a acuidade sensorial; a autorganização; o fluxograma; o cronograma; a paciência; a autorreflexão; a segurança na tomada de decisões; a direção correta; os acertos e resultados positivos; a extemporaneidade; o anacronismo; o acriticismo; o imediatismo; o autassédio; a autocorrupção; a impulsividade; a precipitação; a intempestividade; a assincronicidade; a ânsia de queimar etapas e fazer atalhos; o descompasso; o ato de colocar o carro adiante dos bois; a imprudência; a desorientação humana; o desvio de caminho; os enganos e as respectivas frustrações; o ato de aguardar o momento certo para agir; o senso de prioridade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sequência de parafatos; a antenagem parapsíquica; a parassensopercepção; a confiança em si e nos amparadores extrafísicos; a sincronia interconsciencial conscin amparanda–consciex amparadora; o senso pessoal da multidimensionalidade; o senso intuitivo do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo hiperlucidez-autodiscernimento; o sinergismo holomemória–senso intuitivo; o sinergismo entre as ações do amparador extrafísico e a conscin lúcida; o sinergismo consciência-Cosmos.
         Principiologia: o princípio de os fatos e parafatos corroborarem a tomada de decisão; o princípio da descrença (PD); o princípio da sincronicidade interdimensional.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria do fluxo do Cosmos.
         Tecnologia: a técnica de se viver multidimensionalmente; a técnica da autorganização consciencial.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da sinalética energética parapsíquica; o laboratório conscienciológico da Paracronologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Assistenciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
         Neossinapsologia: as neossinapses e as paraneossinapses evolutivas elevando o nível da autolucidez e respectivamente o senso de timing; as neossinapses paraperceptivas.
         Ciclologia: o ciclo das oportunidades evolutivas.
         Binomiologia: o binômio autolucidez–autojuízo crítico.
         Interaciologia: a interação atos-fatos-parafatos.
         Crescendologia: o crescendo autolucidez-autodiscernimento; o crescendo da inteligência evolutiva; o crescendo evolutivo do senso de timing proexológico; o crescendo da hiperlucidez quanto à compreensão do fluxo cósmico.
         Trinomiologia: o trinômio concentração mental–atenção fixada–hiperacuidade; o trinômio autodisponibilidade–senso de timing–calculismo cosmoético; o trinômio interacionismo-sinergismo-sincronismo; o trinômio autodiscernimento-parafato-interpretação; o trinômio paciência-equilíbrio-serenidade; o trinômio consciência-tempo-dimensões; o trinômio Cosmos-consciência-energia; o trinômio instinto-intuição-cosmovisão.
         Polinomiologia: o polinômio pessoa certa–momento correto–contexto adequado–ação precisa; o polinômio autopercepção-autocognição-autexperimentação-autoconvicção; o polinômio autolucidez-racionalidade-lógica-coerência; o polinômio observar-perscrutar-esperar-agir.
         Antagonismologia: o antagonismo sincronia / assincronia; o antagonismo automatismo cronêmico / calculismo proéxico; o antagonismo cálculo / impulso; o antagonismo comedimento / precipitação; o antagonismo ansiosismo dispersivo / paciência assertiva; o antagonismo paracerebralidade lúcida / subcerebralidade inconsciente; o antagonismo inteligência evolutiva / ignorância crassa; o antagonismo agudez parapsíquica / embotamento parapsíquico; o antagonismo sintonia ao fluxo cósmico / marginalidade evolutiva.
         Politicologia: a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a proexocracia; a evoluciocracia; a cosmocracia.
         Legislogia: a lei da sincronicidade; as leis do fluxo do Cosmos.
         Filiologia: a cronofilia; a fatofilia; a conscienciofilia; a parapsicofilia; a evoluciofilia;
 a proexofilia; a cosmovisiofilia.
         Fobiologia: a autocriticofobia; a disciplinofobia; a priorofobia.
         Sindromologia: a síndrome do ansiosismo; a síndrome da pressa.
         Holotecologia: a cognoteca; a parapsicoteca; a prioroteca; a cronoteca; a cosmoeticoteca; a logicoteca; a proexoteca; a assistencioteca; a maturoteca; a evolucioteca.
         Interdisciplinologia: a Autolucidologia; a Autoconscienciometrologia; a Autexperimentologia; a Parapercepciologia; a Autodiscernimentologia; a Autopriorologia; a Holomaturologia; a Cosmoeticologia; a Paracronologia; a Cosmovisiologia.


                                          IV. Perfilologia

         Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária.
          Hominologia: o Homo sapiens temporalis; o Homo sapiens chronemicus; o Homo sapiens holomnemonicus; o Homo sapiens paraperceptivus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: microssenso de timing = a condição de autojuízo da consciência capaz de discernir e deliberar a ação cosmoética no momento certo para a resolução de determinado problema pessoal; macrossenso de timing = a condição de hipersensatez da consciência capaz de compreender o atual momento evolutivo de modo a identificar e pôr em prática a megaprioridade pessoal.
          Culturologia: a cultura da gestão cosmoética do tempo; a cultura da serenidade.
          Tabelologia. Sob a ótica da Autolucidologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 confrontos entre senso e contrassenso de timing:
          Tabela – Confronto Senso de Timing / Contrassenso de Timing
      Nos              Senso de Timing                         Contrassenso de Timing
            Aproveitamento das circunstâncias
      01.                                               Perda de oportunidades evolutivas
            existenciais oportunas
                                                        Negligência e embotamento
      02.   Atenção e atino parapsíquico
                                                        parapsíquico
      03.   Autorientação existencial                   Dispersão consciencial
      04.   Caminhos abertos                            Propensão a acidentes de percurso
      05.   Dinamização da vida intrafísica             Existência humana atravancada
      06.   Discernimento maduro                        Irreflexão
            Emprego de aportes no momento               Desperdício de aportes
      07.
            proexológico correto                        e desviacionismo
      08.   Entrosamento com o amparador(a)             Autismo interdimensional
      09.   Juízo crítico                               Insensatez
      Nos              Senso de Timing                         Contrassenso de Timing
      10.   Sincronicidade multidimensional              Desconexão ao fluxo do Cosmos
          Taxologia. Segundo a Cronoevoluciologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 12 categorias de timing:
          01. Timing autevolutivo: o tempo evolutivo de cada consciência.
          02. Timing da amortização evolutiva: o tempo quanto à recomposição da condição de interprisão grupocármica; a liquidação de contas.
          03. Timing da autexperiência: a Cronologia ou o andamento das experiências pessoais; a época intrafísica mais propícia para certos experimentos e atividades; o tempo da crise de crescimento.
          04. Timing da dupla evolutiva (DE): o tempo de adaptação experimental no convívio a 2; o tempo de consolidação da condição de evolutividade intercooperativa a 2.
          05. Timing das próprias realizações: a evolução dos resultados; a satisfação pessoal.
          06. Timing dos acontecimentos: o tempo de adaptabilidade às situações; a ordem natural de ocorrência dos fatos e parafatos.
          07. Timing dos convívios interconscienciais: o tempo disponível para a convivência com as companhias evolutivas.
          08. Timing gesconológico: o tempo de gestação de obra tarística; as etapas de desenvolvimento de gescon; o momento propício para a divulgação de verdades relativas de ponta.
          09. Timing interassistencial: o tempo assistencial; o momento de assistir; o estudo do melhor momento para o desassédio; os tempos do resgate extrafísico.
          10. Timing intermissivo: o tempo para despertamento da parapsicose pós-dessomática; a duração do período entre vidas intrafísicas; a extensão do tempo de Curso Intermissivo.
          11. Timing proexológico: o tempo limitado para o cumprimento da autoproéxis; as fases da proéxis; o proexograma.
          12. Timing somático: o tempo do estágio intrafísico; o ritmo do relógio biológico (biorritmos psicofisiológicos).
          Inteligência. De acordo com a Autoconscienciometrologia, eis, por exemplo, em ordem de relevância, 4 tipos de inteligências empregadas pela consciência portadora de senso de timing:
          1. Inteligência evolutiva: a Cosmoética; a holopercuciência; o autopacifismo; o abertismo consciencial.
          2. Inteligência intrapessoal: a intelecção; a autoconsciencialidade; a organização autopensênica; a prospectiva intraconsciencial; a holomaturidade.
          3. Inteligência parapsíquica: o autodiscernimento paraperceptivo; a autoconscientização multidimensional (AM); o parapsiquismo lúcido; a Omnipercepciologia.
          4. Inteligência contextual: o atilamento crítico na análise de circunstâncias para a definição de escolhas corretas; a cosmovisão.
          Variáveis. Conforme a Cosmoeticologia, na análise crítica de situação ou conjuntura específica visando discernir e escolher o momento certo para agir com maturidade consciencial, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 6 variáveis a serem consideradas:
          1. Consciências: a acessibilidade; o clima interconsciencial; o rapport; a composição atual do grupo; o nível de holomaturidade.
          2. Contexto: pessoal; familiar; cultural; histórico; social; planetário; evolutivo.
          3. Fatuística: as ocorrências intrafísicas; o tempo disponível; a saúde física.
          4. Intraconsciencialidade: a intencionalidade; o enfoque pessoal; as prioridades; o nível de autolucidez; o estofo ou fôlego evolutivo; os traços-força imprescindíveis.
          5. Local: o holopensene; a condição ambiental; os residentes extrafísicos.
          6. Parafatos: os acontecimentos extrafísicos; a paraperceptibilidade; o amparo extrafísico de função.
          Autovivências. Segundo a Experimentologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 12 autovivências construtivas, capazes de ratificar o momento exato e oportuno para realizar certa ação, atividade ou empreendimento:
          01. Aporte. Recebimento de aporte existencial.
          02. Encontro. Reunião extrafísica junto a consciência amparadora.
          03. Energias. Banho energético provocado por amparador.
          04. Experiência. Percepção íntima de ter alcançado maturidade e aptidão necessária.
          05. Ocorrência. Acontecimento benéfico, inesperado e atípico.
          06. Paracognição. Captação de ideia ou insight esclarecedor.
          07. Parapsiquismo. Fenômeno anímico-parapsíquico sadio.
          08. Projeção. Experiência extrafísica positiva e marcante.
          09. Recin. Crise de crescimento providencial.
          10. Reencontro. Encontro de destino oportunizando crescimento conjunto.
          11. Sinalética. Sinal energético anímico-parapsíquico.
          12. Sincronia. Confluência de situações ou eventos positivos.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o senso de timing, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antevisão imaginativa: Imagisticologia; Neutro.
          02. Autolucidez consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          03. Cronoevoluciologia: Autevoluciologia; Neutro.
          04. Fluxo cósmico: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          05. Intempestividade: Parapatologia; Nosográfico.
          06. Macrossenso: Holomaturologia; Homeostático.
          07. Ponteiro consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          08. Primeiro tempo evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
          09. Segundo tempo evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
          10. Senso de orientação existencial: Evoluciologia; Homeostático.
          11. Senso de perspectiva: Cosmovisiologia; Neutro.
          12. Senso de urgência: Autevoluciologia; Neutro.
          13. Sincronicidade: Cosmoconscienciologia; Neutro.
          14. Síndrome da pressa: Parapatologia; Nosográfico.
          15. Tempo assistencial: Interassistenciologia; Neutro.
 O SENSO DE TIMING CONSTITUI CONDIÇÃO PROFILÁTICA
   AOS ATROPELOS DE DIVERSAS CATEGORIAS, CONTRIBUINDO NA RELAÇÃO COSMOÉTICA COM OUTRAS CONSCIÊNCIAS EM VARIEGADAS DIMENSÕES EXISTENCIAIS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, quando as circunstâncias exigem, consegue esperar, pacientemente, e adiar ação pretendida, a favor de todos os envolvidos? De modo geral, permite-se agir cosmoeticamente, no momento certo e em local apropriado? De 1 a 5, como avalia você o senso de timing pessoal?
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 396.
                                                                                                                   R. D. R.