Erro de Abordagem

O erro de abordagem é o ato ou efeito de a consciência imperspicaz, acrítica, obnubilada empregar maneira ou método de enfoque limitado na tentativa de tratar determinado assunto ou realidade ocasionando engano, desvio ou omissão deficitária.

Você, leitor ou leitora, já avaliou qual o índice pessoal de erros e acertos de abordagens na atual existência intrafísica até o momento? Vem empregando os próprios recursos e as potencialidades conscienciais a fim de ampliar o percentual de abordagens racionais corretas?

      ERRO DE ABORDAGEM
                                    (AUTOLUCIDOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. O erro de abordagem é o ato ou efeito de a consciência imperspicaz, acrítica, obnubilada empregar maneira ou método de enfoque limitado na tentativa de tratar determinado assunto ou realidade ocasionando engano, desvio ou omissão deficitária.
         Tematologia. Tema central nosográfico.
         Etimologia. O termo erro vem do idioma Latim, error, “desvio; erro; falta”. Surgiu no Século XIII. O termo abordagem procede do idioma Francês, abordage, “ação ou efeito de abordar”. Apareceu, no idioma Francês, no Século XVI. Surgiu, no idioma Português, no Século XVIII.
         Sinonimologia: 1. Engano de abordagem. 2. Erro de enfoque. 3. Equívoco de abordagem. 4. Erro de avaliação.
         Neologia. As 3 expressões compostas erro de abordagem, minierro de abordagem e maxierro de abordagem são neologismos técnicos da Autolucidologia.
         Antonimologia: 1. Acerto de abordagem. 2. Adequação da abordagem. 3. Abordagem racional correta. 4. Apreensão exata dos fatos.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à veracidade pessoal dos fatos e parafatos.
         Citaciologia: – Não há maior demonstração de insanidade do que fazer a mesma coisa, da mesma forma, dia após dia, e esperar resultados diferentes (Albert Einstein, 1879–1955).


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da holomaturidade; os patopensenes; a patopensenidade; os monopensenes; a monopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
         Fatologia: o erro de abordagem; o desvio na abordagem; o irrealismo na abordagem; a abordagem inadequada no momento e local impróprio; a abordagem infrutífera; os apriorismos de abordagem; a abordagem antievolutiva; a hipoacuidade; a distorção da realidade; o modo ilusório de ver algo; a vista curta; a rigidez de pontos de vista; o embotamento da mente fechada e retrógrada; o erro de juízo; a irreflexão; a inconsciência crítica; a ilogicidade; a antirretilinearidade consciencial; a irracionalidade; o antidiscernimento; a desatenção; o descuido; os malentendidos; o constrangimento; o limite da abordagem; o ângulo estreito da abordagem; a pré-definição de abordagens através da avaliação crítica de cenários e consciências; a abordagem prioritária no atual contexto evolutivo; a eficácia e exatidão da abordagem; a abordagem cosmoética pragmática; o esquema de abordagem; as neoabordagens; o autorrealismo na abordagem; a abordagem correta criativa; o enfoque pertinente; a tática; o exame acurado do assunto; o grau de vivência e conhecimento; a hiperacuidade; a cosmovisão.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a parabordagem errônea; o paraconstrangimento; o erro de abordagem na dimensão extrafísica; a paragafe; a abordagem correta à pararrealidade.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo patológico autassédio–autocorrupção–erro de abordagem; o sinergismo hiperlucidez–visão panorâmica–abordagem estratégica evolutiva. 2                                                          Enciclopédia da Conscien ciologia
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da primazia da realidade sobre qualquer ilusão.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da recuperação das unidades de lucidez (cons); a teoria da inteligência evolutiva (IE).
          Tecnologia: a técnica de esquematizar os temas, contextos ou realidades e as respectivas abordagens; a técnica da abordagem racional às realidades.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomática; o laboratório conscienciológico da Proexologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da Assistenciologia; o laboratório conscienciológico da cosmoconsciência (Cosmoconscientiarium).
          Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas pelo aprendizado com os erros de abordagens; as neossinapses obtidas pelas neoapreensões das pararrealidades; as neossinapses adquiridas pelas neoabordagens.
          Ciclologia: o ciclo reparatório tentativa–erro de abordagem–tentativa–acerto de abordagem; o ciclo ignorância–abordagem errônea; o ciclo experimental sondagem-diagnóstico-abordagem; a apreensão e a abordagem às realidades através do ciclo observar-interpretaranalisar-deduzir.
          Binomiologia: o binômio lucidez-discernimento; o binômio inteligência evolutiva–abordagem correta.
          Interaciologia: a interação senso de realidade–exatidão na abordagem.
          Crescendologia: o crescendo leitura incorreta da realidade–antidiscernimento–equívoco de abordagem; o crescendo erro de abordagem–ajustamento íntimo–abordagem correta.
          Trinomiologia: o trinômio hipoacuidade–obtusidade consciencial–engano de abordagem; o trinômio irreflexão–acriticismo–abordagem ilógica; o trinômio inconsciencialidade–subcérebro abdominal–abordagem belicosa; o trinômio racionalidade–paracérebro–abordagem diplomática; o trinômio conhecimento–competência–abordagem correta.
          Polinomiologia: o polinômio imaturidade–trafar–inteligência subumana–abordagem irracional; o polinômio neocons-neopensenes-neoperspectivas-neoabordagens; o polinômio problema–abordagem errônea–abordagem correta–resolução; o polinômio inteligência intraconsciencial–inteligência interconsciencial–inteligência interassistencial–inteligência evolutiva.
          Antagonismologia: o antagonismo erro de abordagem / acerto de abordagem; o antagonismo enfoque restrito / enfoque abrangente; o antagonismo idealismo / realismo; o antagonismo autengano / retidão; o antagonismo visão cerebral / cosmovisão paracerebral; o antagonismo fechadismo consciencial / abertismo consciencial; o antagonismo credulidade / ominiquestionamento pesquisístico.
          Legislogia: a permanência no erro de abordagem advinda da lei do menor esforço.
          Filiologia: a cogniciofilia; a conscienciofilia.
          Fobiologia: a neofobia.
          Sindromologia: a síndrome da apriorismose; a síndrome da dispersão consciencial.
          Holotecologia: a criticoteca; a metodoteca; a convivioteca; a nosoteca; a oniroteca; a apriorismoteca; a trafaroteca; a problematicoteca; a conflitoteca; a absurdoteca.
          Interdisciplinologia: a Autolucidologia; a Autassediologia; a Autenganologia; a Antidiscernimentologia Pessoal; a Automimeticologia; a Desviologia; a Errologia; a Autocoerenciologia; a Priorologia; a Cosmoeticologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a isca humana inconsciente.
          Masculinologia: o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o escritor; o evoluciente; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o desantenado.
          Femininologia: a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a consciemcióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a escritora; a evoluciente; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a desantenada.
          Hominologia: o Homo sapiens erraticus; o Homo sapiens acriticus; o Homo obtusus; o Homo sapiens deviatus; o Homo sapiens anticosmoethicus; o Homo sapiens conflictuosus; o Homo sapiens illucidus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minierro de abordagem = a manutenção, por curto período de tempo, de modo equivocado ao lidar com tema específico atravancando a realização de incumbências ou projetos pessoais; maxierro de abordagem = a repetição, em várias vidas intrafísicas, de conduta anticosmoética na tratativa às realidades intra e extraconscienciais gerando prejuízos autevolutivos e interprisões grupocármicas.
          Culturologia: a cultura da Errologia.
          Tabelologia. No contexto da Autolucidologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, o cotejo de 10 posturas, estados ou condições conscienciais propulsoras dos erros e acertos de abordagens:
          Tabela – Cotejo Erro de Abordagem / Acerto de Abordagem
     Nos             Erro de Abordagem                          Acerto de Abordagem
     01.    Atecnicidade na lei do menor esforço         Estratégia evolutiva cosmoética
     02.    Autocorruptibilidade                         Autocriticidade sadia
                                                         Emprego de atributos mentaissomá03.    Autovivência pelos traços-fardos
                                                         ticos
     04.    Emocionalidade indomada                      Discernimento avançado
     05.    Enfoque limitado: monovisão                  Enfoque global: omnivisão
     06.    Imaturidade psicológica                      Maturidade consciencial
     07.    Inapreensibilidade subcerebral               Inteligência evolutiva
     08.    Inexperiência e ignorância                   Traquejo e expertise
     09.    Lucidez psicológica convencional             Hiperacuidade consciencial
     10.    Raciocínio apriorístico                      Intelecção elaborada e lógica
          Categoriologia. Segundo a Autopesquisologia, eis, por exemplo, dispostas em ordem alfabética, 10 categorias de erros de abordagens:
          01. Autoria. Erro de abordagem individual ou grupal. 4                                                         Enciclopédia da Conscien ciologia
         02.  Característica. Erro de abordagem comum ou singular.
         03.  Consciencialidade. Erro de abordagem intra ou interconsciencial.
         04.  Dimensão. Erro de abordagem intra ou extrafísico.
         05.  Grau. Erro de abordagem simples ou complexo.
         06.  Importância. Erro de abordagem irrisório ou relevante.
         07.  Intenção. Erro de abordagem pela insciência ou malintenção.
         08.  Lucidez. Erro de abordagem inconsciente ou consciente.
         09.  Periodicidade. Erro de abordagem pontual ou reincidente.
         10.  Reciprocidade. Erro de abordagem uni ou bilateral.
         Hipoacuidade. No âmbito da Monovisiologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 tipos de abordagens errôneas denotando visão estreita ou hipoacuidade:
         01. Abordagem amaurótica.
         02. Abordagem assediadora.
         03. Abordagem eletronótica.
         04. Abordagem mística.
         05. Abordagem ortodoxa.
         06. Abordagem psicossomática.
         07. Abordagem simplista.
         08. Abordagem teórica.
         09. Abordagem trafarista.
         10. Abordagem varejista.
         Hiperacuidade. Sob a ótica da Cosmovisiologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 tipos de abordagens cosmoéticas denotando visão ampla ou hiperacuidade:
         01. Abordagem atacadista.
         02. Abordagem cosmovisiológica.
         03. Abordagem holossomática.
         04. Abordagem interassistencial.
         05. Abordagem mentalsomática.
         06. Abordagem multidimensional.
         07. Abordagem multidisciplinar.
         08. Abordagem multiexistencial.
         09. Abordagem profilática.
         10. Abordagem universalista.
         Indícios. De acordo com a Experimentologia, eis, por exemplo, listados em ordem alfabética, 10 indícios de erro de abordagem na automanifestação:
         01. Assincronia. A ausência de entrosamento interconsciencial (assistido-amparador); a assincronia mentalsomática (cérebro-paracérebro); a desconexão ao fluxo do Cosmos.
         02. Deficit. A inexistência de resultados ou saldos evolutivos; a ineficácia.
         03. Desvio. A desorientação intraconsciencial; o desvio de rota quanto à proéxis.
         04. Estagnação. A ausência de progressão em tarefa, projeto ou empreendimento.
         05. Fracasso. O insucesso na tentativa de mudar situação ou contexto específico.
         06. Inconclusão. O inalcance de metas ou objetivos.
         07. Insociabilidade. A dificuldade na convivência social; a misantropia.
         08. Irresolutividade. O problema perdurável; a indecisão.
         09. Omissão. A persistência de traumas ou bloqueios emocionais e psicológicos.
         10. Prejuízo. A manutenção de trafares, imaturidades e respectivas perdas de oportunidades evolutivas.
          Terapeuticologia. Pela Paraprofilaxiologia, a autocura do erro de abordagem da realidade é alcançada pelo comando das próprias emoções. A investigação detalhada, exaustiva e analítica pela conscin interessada é a primeira ação a ser priorizada.
          Abordagens. No autexame crítico quanto às abordagens, eis, por exemplo, enumeradas em ordem alfabética, 10 perguntas-teste relevantes:
          01. Averiguação. Investiga antes, para depois abordar a questão a ser tratada?
          02. Cons. Promove ações visando a recuperação de cons magnos? A hiperacuidade propicia visão ampla possibilitando o uso de abordagens cosmovisiológicas.
          03. Criticidade. É condescendente à preguiça mental esquivando-se à reflexão e pesquisa dos próprios erros preferindo empregar abordagens embasadas no senso comum e achismos?
          04. Direção. Tem convicção de estar correto na maneira de tratar certo contexto ou realidade, embora os fatos e parafatos apontem estar indo na direção errada?
          05. Efeitos. Periodicamente, reavalia as repercussões ou os efeitos das abordagens pessoais para averiguar erros ou a necessidade de atualização ou readequação à realidade atual?
          06. Estratégia. Identificou quais abordagens utiliza para cada área da vida pessoal? Você investe em único ou múltiplos pontos de vistas?
          07. Fatos. Quais provas embasam estar aplicando a abordagem correta? O êxito no cumprimento da proéxis e a euforin são elementos indicadores.
          08. Lucidez. Após inúmeras tentativas sem sucesso na resolução de algo, você insiste na mesma abordagem esperando resultados diferentes?
          09. Parapercepção. Faz uso do animismo-parapsiquismo sadio na intenção de ampliar a autolucidez em prol da abordagem apropriada?
          10. Reflexão. Você age de modo impulsivo, sem refletir e avaliar a situação, utilizando abordagem psicossomática e anticosmoética? O autodesassédio consciente e eficaz se faz necessário antes de qualquer tomada de decisão.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o erro de abordagem, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abordagem macro-micro: Cosmovisiologia; Homeostático.
          02. Abordagem máxima: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          03. Abordagem relevante: Autopriorologia; Homeostático.
          04. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico.
          05. Apriorismose: Parapatologia; Nosográfico.
          06. Autocognição: Autocogniciologia; Neutro.
          07. Autolucidez consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          08. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          09. Equívoco: Parapatologia; Nosográfico.
          10. Leitura correta: Cosmovisiologia; Homeostático.
          11. Macrossenso: Holomaturologia; Homeostático.
          12. Nível de lucidez: Autolucidologia; Homeostático.
          13. Racionalidade completa: Autodiscernimentologia; Neutro.
          14. Tríade da erronia: Parapatologia; Nosográfico.
          15. Visão: Autodiscernimentologia; Neutro. 6                                                                        Enciclopédia da Conscien ciologia
 O ERRO DE ABORDAGEM, EM GERAL, É FRUTO DA CARÊNCIA DE APRENDIZADOS EVOLUTIVOS OU DA INCOMPETÊNCIA NO EMPREGO DOS CONHECIMENTOS, DAS
      MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS E HABILIDADES INATAS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já avaliou qual o índice pessoal de erros e acertos de abordagens na atual existência intrafísica até o momento? Vem empregando os próprios recursos e as potencialidades conscienciais a fim de ampliar o percentual de abordagens racionais corretas?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584; p. 24; seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 192 e 248.
                                                                                                                    R. D. R.