A sábia é o acróstico metafórico no idioma Português, atinente à Conscienciologia, utilizada para designar a condição da consciência ressomada em ginossoma, vivenciando, cosmoeticamente, estes 5 desafios avançados, potencializadores da expressão da inteligência evolutiva (IE) na dimensão intrafísica:
SÁBIA (AUTEVOLUCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A sábia é o acróstico metafórico no idioma Português, atinente à Conscienciologia, utilizada para designar a condição da consciência ressomada em ginossoma, vivenciando, cosmoeticamente, estes 5 desafios avançados, potencializadores da expressão da inteligência evolutiva (IE) na dimensão intrafísica: S ustentabilidade econômico-financeira. Á dito da antimaternidade sadia. B inômio autossegurança afetivo-sexual–duplismo libertário. I ntelectualidade verponológica prolífica. A utoparapsiquismo interassistencial tarístico. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo sábio vem do idioma Latim, sapìdus, “que tem sabor, saboroso; sábio, virtuoso”. Surgiu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Acróstico evolutivo potencializador ginossomático. 2. Polinômio potencializador ginossomático. 3. Megadesafio autevolutivo ginossomático. 4. Erudição ginossomática. Neologia. As duas expressões compostas sábia esforçada e sábia avançada são neologismos técnicos da Autevoluciologia. Antonimologia: 1. Vida ginossomática vulgar. 2. Priorização da gessom. 3. Monovisão ginossomática. Estrangeirismologia: o movimento childless by choice; o exemplarismo cosmoético do strong profile feminino; a substituição do perfil femme fatale pelo perfil femme de tête; a conquista paulatina do breakthrough mentalsomático; o banimento da vivência do much ado about nothing; a aplicação inteligente e interassistencial do mundus mulieris; a priorização do estilo mentalsomático multa paucis; o upgrade evolutivo através da manifestação ginossomática sábia. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autevoluciologia através da manifestação ginossomática. Coloquiologia: a máxima menos é mais aplicada às superficialidades cotidianas. Proverbiologia. Eis 3 provérbios latinos relacionados aos autesforços da conscin ginossomática rumo à condição de sábia: – Verbum emissum non redit. Verba movent, exempla trahunt. Verba volant, scripta manent. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da autolucidez ginossomática; o materpensene pessoal invexológico; os ginopensenes; a qualificação da ginopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; a permuta dos subpensenes pelos superpensenes; a priorização da evoluciopensenidade. Fatologia: a sábia; a autoidentificação ginossomática; a autossuperação das agruras dos ciclos hormonais; a evitação da tagarelice energeticamente dispersiva; a expertise da jovem ou da mulher inteligente, com força presencial sadia, na faina com os assédios sexuais omnipresentes; a opção lúcida pela antimaternidade sadia; a opção perspicaz pela consciencialidade reprodutora intelectual; a importância da pesagem diária para a manutenção do panículo adiposo em níveis sadios; a tesaurização cosmoética; a expansão da liberdade de expressão haurida a partir da autossuficiência financeira; a evitação da defesa apaixonada do gênero; a opção inteligente pelo autodiscernimento avançado nas abordagens de gênero; a vivência do duplismo libertário na potencialização interassistenciológica; o cultivo das amizades raríssimas; a maturidade do autodiscernimento aplicada ao processo de envelhecimento pessoal; o saldo positivo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) viabilizando a priorização mentalsomática profícua; as autogescons mentaissomáticas catalisando as recuperações de cons; a evitação da sedução da simplificação; a autexpressão dos cons magnos recuperados; a assunção da autorreflexão na condição de rotina útil indispensável; as omissões superavitárias argutas; a convivência pacífica com as contingências da vida humana; a relevância ímpar do sobrepairamento cosmoético-evolutivo-prioritário urbi et orbi. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a valorização teática da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a maturidade na lida com o afloramento parapsíquico na infância; o repúdio às manipulações parapsíquicas ginossomáticas milenares; o domínio gradativo e persistente das energias conscienciais (ECs); a predominância do corono e do frontochacra sobre o laringo e o cardiochacra; o comedimento no emprego do macroginossoma; o cultivo das paramizades; o auxílio providencial dos amparadores de função; a priorização conteudística do fenômeno parapsíquico em detrimento da exacerbação da forma; os autesforços disciplinados para a conquista da autodesperticidade; a primazia da qualificação da Cosmoética e do megadiscernimento nas manifestações ginossomáticas multidimensionais. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo antimaternidade sadia–produtividade gesconológica na potencialização da proéxis; o sinergismo invéxis–duplismo evolutivo na qualificação da afetividade doadora; o sinergismo megatrafor-materpensene no desenvolvimento interassistencial; o sinergismo bibliofilia-estudiosidade no rendimento mentalsomático; o sinergismo temperamento sensato–escolhas lúcidas na autocondução evolutiva; o sinergismo atilamento-hiperacuidade no trato interconsciencial cooperativo; o sinergismo parapsiquismo interassistencial–autocrítica cosmoética no acesso a neoverpons. Principiologia: o princípio da consciência não ter sexo; o princípio evolutivo fundamental do domínio das ECs; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio antidispersivo da economia de bens; o princípio do “se não presta, não adianta fazer maquilagem; o princípio da evolução não dar saltos; o princípio javalínico do devagar e sempre. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código duplista de Cosmoética (CDC); o código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teoria do estado vibracional; a teoria do megafoco evolutivo. Tecnologia: a técnica da invéxis; a técnica da dupla evolutiva; a técnica do sobrepairamento cosmoético; a técnica da tenepes; a técnica do objetivo; a técnica etológica da substituição do salto alto pela sandália rasteira, nas abordagens interconscienciais; a técnica dos 100 procedimentos. Voluntariologia: o voluntariado ginossomático expressivo na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI). Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo (CI); o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da dupla evolutiva; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico da desperticidade. Colegiologia: o Colégio Invisível da Invexologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia. Efeitologia: os efeitos conviviológicos positivos do recebimento da preceptoria infantil exitosa; os efeitos psicossomáticos apaziguadores da vivência do duplismo libertário; os efeitos desassediológicos do pé-de-meia consolidado; os efeitos extrafísicos sadios da qualificação tenepessológica diária; os efeitos mediatos da priorização mentalsomática na anticonflitividade consciencial. Neossinapsologia: a consolidação das neossinapses intermissivas por meio das manifestações evoluciopensênicas na intrafisicalidade; a formação de neossinapses evolutivas a partir da priorização da intelectualidade verponológica prolífica. Ciclologia: o ciclo estado vibracional–tenepes–ofiex–desperticidade; o ciclo ressoma–recuperação de cons–autodiscernimento; o ciclo Curso Intermissivo–autovivência das condições do acróstico sábia–Neocurso Intermissivo avançado. Enumerologia: o aprofundamento das autorreflexões; a reciclagem das autopensenizações; a redefinição das autopriorizações; a reeducação do autoparapsiquismo; a reperspectivação do autoplanejamento megagesconológico; a autovivência do polinômio potencializador ginossomático; a expansão da autocosmovisão. Binomiologia: a priorização diuturna do binômio autorreflexão-autodiscernimento. Interaciologia: a interação perdulária tagarelice inapropriada–acoplamentos desnecessários. Crescendologia: a qualificação da manifestação tarística oral ginossomática no crescendo professora iniciante–professora palestrante–professora itinerante; a qualificação da manifestação parapsíquica ginossomática no crescendo pítia-epicon-desperta; a qualificação da manifestação autoral ginossomática no crescendo articulista conscienciológica–verbetógrafa conscienciológica–autora conscienciológica. Trinomiologia: a evitação inteligente do trinômio priorização da aparência–hábito da maledicência–preocupação com a concorrência; a aplicação exitosa do trinômio da sinalética parapsíquica identificação-decodificação-aplicação. Polinomiologia: o polinômio autorganização–disciplina pessoal–ginossoma enxuto–duplismo exitoso–intelectualidade gesconogênica–parapsiquismo interassistencial. Antagonismologia: o antagonismo sapiência / tolice; o antagonismo gessom / gescon; o antagonismo maternagem emociogênica / maternagem ideativa; o antagonismo autogestação consciencial / heterogestação humana; o antagonismo satisfação malévola / satisfação benévola; o antagonismo ações refletidas / reações impulsivas; o antagonismo autovitimização / autodesperticidade. Politicologia: a democracia; a proexocracia; a cosmoeticocracia; a cognocracia; a assistenciocracia; a política editorial da EDITARES; a política do autorado conscienciológico. Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo. Filiologia: a bibliofilia; a debatofilia; a criticofilia; a autocognofilia; a recexofilia; a conscienciofilia; a assistenciofilia. Fobiologia: a gerontofobia; a criticofobia; a autodecidofobia; a exitofobia; a liderofobia; a neofobia; a autocognofobia. Sindromologia: a síndrome da passarela; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome do ninho vazio; a síndrome da autossantificação; a síndrome da mediocrização. Maniologia: a mania fatigante da perfeição (idealização); a mania dispersante do megafoco multívolo (capricheira); a mania inquietante do açodamento (ansiosismo); a mania intoxicante de pensar mal (patopensenidade); a mania causticante de falar mal (fofocaria); a mania estagnante de deixar a proéxis para depois (automanobra dilatória); a mania desequilibrante da reação exagerada (comocionalismo). Mitologia: o mito preconceituoso da incompletude da mulher sem filhos; o mito sexista da mulher perfeita; o mito infantil do príncipe encantado. Holotecologia: a ginoteca; a lexicoteca; a cognoteca; a mentalsomatoteca; a parapsicoteca; a lucidoteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Autevoluciologia; a Ginossomatologia; a Autopesquisologia; a Psicossomatologia; a Autodiscernimentologia; a Autoconscienciometrologia; a Lucidologia; a Mentalsomatologia; a Despertologia; a Cosmoeticologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a conscin intermissivista; a conscin interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin tenepessista; a conscin desperta; a conscin ofiexista. Masculinologia: o homem sábio; o sábio-idiota; o pseudossábio; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o autor publicado; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a mulher sábia; a sábia-idiota; a pseudossábia; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a autora publicada; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens teaticologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens interassistentialis. V. Argumentologia Exemplologia: sábia esforçada = a vivência do acróstico pela conscin laboriosa, na fase executiva (após os 35 anos de idade física); sábia avançada = a vivência do acróstico pela conscin evolutivamente madura, ainda na fase preparatória (antes dos 35 anos de idade física). Culturologia: a evitação da cultura do comprismo; a evitação da cultura do superficialismo; a evitação da cultura do sociosismo; a evitação da cultura da frivolidade; a evitação da cultura do cascagrossismo; a evitação da cultura do ansiosismo; a evitação da cultura do desviacionismo proexológico. Conformismo. Atinente à Antievoluciologia, eis, na ordem alfabética, 7 tipos de acomodações dispensáveis, exemplificativas da postura conformista ou do ato de tirar o corpo fora, impedidoras da conquista da condição de sábia na dimensão intrafísica: 1. Adiposa: a acomodação relativa ao excesso de panículo adiposo; a alimentação desregrada; o enfarto ginossomático. 2. Afetivo-sexual: a acomodação relativa à insatisfação afetivo-sexual crônica; a anorgasmia. 3. Antiproexológica: a acomodação relativa à antipriorização; a síndrome da dispersão consciencial (SDC). 4. Econômico-financeira: a acomodação relativa à antitesaurização inviabilizadora da proéxis. 5. Intelectiva: a acomodação relativa aos dicionários cerebrais pessoais restritos ou insuficientes. 6. Mundividenciológica: a acomodação relativa à apriorismose longeva, geradora da interiorose. 7. Muscular: a acomodação relativa à preguiça ou ao descaso com a atividade física regular. Frustração. A acomodação pode sobrevir a partir da frustração perante autodecisões pretéritas equivocadas e irreversíveis. Importam mais à conscin atilada as retratações cosmoéticas, as autorrestaurações imediatas, as correções de rumo e os omniperdoamentos, a fim de alcançar nível satisfatório de soerguimento evolutivo. Priorizações. Urge à conscin ginossomática qualificar cosmoeticamente a manifestação laringochacral, na condição de canal bioenergético multiuso para a explicitação autopensênica. O laringochacra é, frequentemente, o primeiro e mais potente vórtice energético aplicado pela conscin mulher nas interrelações cotidianas. Evitações. À luz da Paraprofilaxia, eis, na ordem alfabética, para autorreflexão aprofundada, 7 evitações de manifestações laringochacrais ginossomáticas espúrias e antiassistenciais: 1. Insegurança. A evitação de falar para competir. 2. Insinceridade. A evitação de falar para dissimular. 3. Irreflexão. A evitação de falar sem pensar. 4. Leviandade. A evitação de falar por falar. 5. Má intenção. A evitação de falar para manipular. 6. Schadenfreude. A evitação de falar para denegrir. 7. Sociosidade. A evitação de falar para agradar. Tabelologia. Sob o enfoque da Experimentologia, eis, na ordem alfabética, para estudo e autorreflexão, 7 aspectos do cotejo entre produções ginossomáticas avançadas, próprias da conscin sábia, e produções ginossomáticas vulgares: Tabela – Cotejos Produções Avançadas / Produções Vulgares Nos Produções Avançadas Produções Vulgares 1. Duplismo evolutivo libertário Relacionamento convencional a 2 2. Esclarecimentos tarísticos diuturnos Conversas jogadas fora diuturnas Exteriorização energética diária Exteriorização fisiológica mensal da 3. tenepessológica menstruação Força presencial acolhedora Lágrimas: de tristeza, de 4. promotora da interassistencialidade preocupação ou de contentamento cosmoética Gescons publicadas, geradoras da Gessons, geradoras da prole 5. prole mentalsomática somática Residência proexogênica a 2, com Residência comum a 2, com alcova 6. alcova blindada contaminada Verponogenia avançada, para 7. Leite, para nutrição somática nutrição mentalsomática Intelectologia. Atinente às autovivências da condição de sábia, são especialmente relevantes a autorreflexão, a autorganização e a autopriorização do tempo intrafísico para a autoconquista da intelectualidade verponológica produtiva, devido ao poder de permanência máximo da megagescon publicada na vida humana e consequentes implicações na Autorrevezamentologia. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a condição de sábia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático. 02. Autorado holocármico: Mentalsomatologia; Homeostático. 03. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático. 04. Estudiosidade: Autodiscernimentologia; Neutro. 05. Feminino evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático. 06. Gescon: Proexologia; Homeostático. 07. Inautenticidade: Parapatologia; Nosográfico. 08. Megarresponsabilidade: Paradireitologia; Homeostático. 09. Poder de permanência: Intrafisicologia; Neutro. 10. Produção do esclarecimento: Interassistenciologia; Homeostático. 11. Prole mentalsomática: Cogniciologia; Homeostático. 12. Radicalidade evolutiva: Evoluciologia; Homeostático. 13. Saber: Serenologia; Neutro. 14. Taxologia das megagestações: Autoproexologia; Homeostático. 15. TGV evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático. A INTEGRAÇÃO AUTOVIVENCIAL DO POLINÔMIO POTENCIALIZADOR GINOSSOMÁTICO É DEMONSTRAÇÃO INCONTESTE DE MATURIDADE DA AUTORGANIZAÇÃO, ANTIDISPERSÃO E PRIORIZAÇÃO AUTEVOLUTIVAS. Questionologia. Você, leitora, consciência ressomada em ginossoma, admite a possibilidade da conquista da condição de sábia? Em qual tempo intrafísico? Com qual nível de seriedade encara, de fato, a aceleração da própria História Pessoal? Bibliografia Específica: 1. Daou, Dulce; A Condição Feminina em uma Abordagem Conscienciológica; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 4; N. 4; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro; 2000; páginas 235 a 242. A. L. D.