Cronoevoluciologia

A Cronoevoluciologia é a Ciência aplicada aos estudos específicos, sistemáticos, técnicos, teáticos ou pesquisas abrangentes da qualidade, condição ou estado dos diferentes patamares evolutivos da consciência de acordo com a variável tempo cronológico incidente sobre cada microuniverso consciencial.

Qual a qualidade do aproveitamento do tempo cronológico por você, leitor ou leitora? Qual o exato valor dado por você ao tempo pessoal?

      CRONOEVOLUCIOLOGIA
                                  (AUTEVOLUCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A Cronoevoluciologia é a Ciência aplicada aos estudos específicos, sistemáticos, técnicos, teáticos ou pesquisas abrangentes da qualidade, condição ou estado dos diferentes patamares evolutivos da consciência de acordo com a variável tempo cronológico incidente sobre cada microuniverso consciencial.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O elemento de composição crono vem do idioma Grego, khrónos, “tempo”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. O vocábulo evolução deriva do idioma Francês, évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima; despenhar; precipitar; desdobrar; fazer sair; desenvolver; explicar; esclarecer”. Surgiu no Século XVIII. O elemento de composição logia procede do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado, exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 01. Cronoevolucionismo. 02. Cronêmica Evolutiva. 03. Tempo pessoal de evolução. 04. Análise cronológica evolutiva. 05. Análise cronográfica evolutiva. 06. Análise temporal evolutiva. 07. Análise evolutiva contemporânea. 08. Autorganização evolutiva. 09. Autorretilinearidade evolutiva. 10. Ponteiro consciencial acertado com o tempo.
          Neologia. O vocábulo Cronoevoluciologia e as duas expressões compostas Cronoevoluciologia Inconsciente e Cronoevoluciologia Autoconsciente são neologismos técnicos da Autevoluciologia.
          Antonimologia: 01. Cronologia. 02. Evoluciologia. 03. Contratempo antievolutivo. 04. Análise espacial. 05. Análise proxêmica. 06. Autodesorganização. 07. Autocorrupcionismo. 08. Perdologia. 09. Desviologia. 10. Enganologia.
          Estrangeirismologia: o momentum; o valor do lifetime; o right timing evolutivo; as tentações do Zeitgeist; a doença do workaholism; o full time interassistencial; o sic transit gloria mundi.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à aplicação evolutiva do tempo.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Tempo: megafortuna evolutiva. Inexiste tempo parado.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal quanto ao tempo; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o momento e o holopensene apropriado para cada atividade; o saber refletir para se recompor autopensenicamente.
          Fatologia: a Cronoevoluciologia; o tempo evolutivo de cada consciência; o conteúdo e a qualidade da duração de cada minuto; a autovalorização da vida intrafísica; o peso maior de cada segundo na atual Era de Aceleração da História Humana; a autolucidez antecipada permitindo o bom emprego do tempo desde a tenra infância; a vida intrafísica planejada; o valor específico do minuto pessoal; a autoconscientização quanto ao uso do tempo; o valor do minuto conforme a evolução pessoal; a noção do preço evolutivo de cada minuto vivido; a otimização ideal do tempo prioritário; a sucessão das horas-dias-anos-décadas; o período contínuo e indefinido no qual os eventos se sucedem; o período de vida distinto do outro de acordo com a autovivência; o andamento das experiências pessoais; o ato de saber delimitar os períodos de trabalho e de descanso; a gestão do tempo; a atenção ao ritmo encadeado do fluxo das atividades pessoais; a manutenção do pique de produtividade; a idade física e o tempo; as estratégias para o aumento gradativo do fôlego pessoal; a dieta alimentar; as atividades físicas; o ritmo do relógio biológico; a vontade plugada no megafoco dos objetivos magnos; o maior peso de cada minuto na fase executiva da autoproéxis; a não recuperação do tempo perdido; o patrimônio individual do tempo intrafísico; a autolucidez e a variável tempo; a qualidade da autoconsciência quanto ao tempo experiencial; a bagagem experimental pessoal e o valor do tempo; o crédito diário de milhares de segundos; a impossibilidade de acumular o saldo de segundos para o dia seguinte; os acontecimentos inseridos no período específico do tempo; o tempo limitado para o cumprimento da autoproéxis; o tempo disponível para a convivência com as companhias evolutivas; o valor do tempo na sociabilidade; o momento atual pessoal sendo o mais relevante de todos; a perspectiva do resto do tempo de sobrevida pessoal; a época intrafísica mais propícia para certos experimentos e atividades; o momento próprio; a oportunidade para a realização de alguma coisa; o tempo hábil; a boa hora; a ocasião oportuna; o cronograma diário; o planejamento da agenda pessoal; o fato de cada minuto ser oportunidade de realização; a autovigilância quanto aos ladrões de tempo; a transformação do dia em cadeia de momentos propícios para a autevolução; o aumento da eficácia evolutiva pessoal; o curso do tempo compartilhado na consecução da maxiproéxis; o cronômetro dos batimentos cardíacos acertado com as realizações pessoais; a consecução eficaz das funções em menor tempo possível; o ato de saber ocupar o tempo entre tarefas em andamento; o aproveitamento do meio tempo, do ínterim e do entrementes; o tempo da crise de crescimento bem aplicada; a inexistência de aposentadoria por tempo evolutivo.
          Parafatologia: o minuto do Serenão mais valioso se comparado ao minuto do pré-serenão; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os minutos preciosos das práticas da tenepes junto ao amparador de função.


                                          III. Detalhismo

          Principiologia: os princípios da sanidade física e mental; o princípio da prioridade compulsória.
          Codigologia: o código do exemplarismo pessoal (CEP) quanto ao tempo em relação ao tempo alheio.
          Tecnologia: as técnicas de aproveitamento do tempo pessoal; a técnica de mais 1 ano de vida; a técnica do crescendo proexológico.
          Voluntariologia: o fator tempo incidente no voluntariado interassistencial pessoal.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Paracronologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: os efeitos do tempo na qualidade das realizações pessoais.
          Ciclologia: o ciclo biológico infância–adolescência–meia-idade–maturidade; o ciclo evolutivo pessoal.
          Enumerologia: o tempo sentido; o tempo imprevisto; o tempo aproveitado; o tempo perdido; o tempo vagaroso; o tempo recorde; o tempo útil.
          Binomiologia: o binômio Cronologia-Evoluciologia; o binômio Economia-Cronologia; o binômio da eficácia qualidade-quantidade; o binômio custo-benefício aplicado ao uso do tempo pessoal; o binômio patológico pressa-autodesorganização.
          Interaciologia: a interação patológica prazo fatal–ansiosismo.
          Crescendologia: o crescendo sadio do autorrendimento evolutivo inserido ponderadamente na grade de horário pessoal; o crescendo tempo de semear–tempo de colher; o crescendo completismo diário–completismo existencial (compléxis); o crescendo evolutivo cronológico.
          Trinomiologia: o trinômio segundos-minutos-horas; o trinômio passado-presente-futuro; o trinômio autodisponibilidade-ensejo-conjuntura; o trinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo; o descarte do trinômio futilidade-trivialidade-banalidade; o trinômio prioridade-objetividade-produtividade; o trinômio automotivação-trabalho-lazer.
          Polinomiologia: o polinômio temporal manhã-tarde-noite-madrugada; o polinômio sazonal primavera-verão-outono-inverno; o polinômio das fases do autodesenvolvimento primeiro tempo–segundo tempo–terceiro tempo–quarto tempo.
          Antagonismologia: o antagonismo pessoa lúcida / pessoa alienada; o antagonismo tempo de prosperidade (vacas gordas) / tempo de escassez (vacas magras); o antagonismo tempo integral / tempo livre; o antagonismo tempo real / tempo imagístico; o antagonismo dia matemático / dia perdido; o antagonismo dia luminoso / dia apagado; o antagonismo dia cultural / dia vegetativo.
          Paradoxologia: o paradoxo entre o viço da idade física e a passagem inexorável do tempo pessoal; o paradoxo autoconsciência máxima–tempo existencial mínimo.
          Politicologia: a democracia direta.
          Legislogia: a lei do maior esforço.
          Filiologia: a evoluciofilia; a proexofilia.
          Fobiologia: a decidofobia ante o tempo somático.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da autodesorganização cronicificada.
          Maniologia: a mania da postergação; a mania da impontualidade.
          Holotecologia: a cronoteca; a evolucioteca; a metodoteca; a recexoteca; a cosmoeticoteca; proexoteca; a consciencioteca.
          Interdisciplinologia: a Autevoluciologia; a Paracronologia; a Seriexologia; a Experimentologia; a Economiologia; a Autodiscernimentologia; a Autodecidologia; a Autodeterminologia; a Autopriorologia; a Perdologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; o ser evoluciente em tempo integral; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens chronoevolutiologus; o Homo sapiens temporalis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens ordinatus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens proexologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: Cronoevoluciologia Inconsciente = a condição da pessoa indiferente e imprevidente quanto à passagem do tempo da vida humana; Cronoevoluciologia Autoconsciente
= a condição da pessoa atenta e previdente quanto à passagem do tempo da vida humana.
          Culturologia: a cultura da evolução da consciência; a cultura da aplicação inteligente da valorização do tempo; as influências culturais no valor dado ao tempo pessoal e alheio.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Cronoevoluciologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Agenda de autopensenização: Pensenologia; Homeostático.
          02. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
          03. Autorganização livre: Intrafisicologia; Homeostático.
          04. Década: Paracronologia; Neutro.
          05. Dia matemático: Homeostaticologia; Homeostático.
          06. Momento evolutivo: Paracronologia; Neutro.
          07. Primeiro tempo evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
          08. Rotina útil: Intrafisicologia; Homeostático.
          09. Segundo tempo evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
          10. Turno intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático. A PERCUCIÊNCIA TEÁTICA DA AUTOCONSCIENCIALIDADE
   QUANTO AO VALOR DO TEMPO EVOLUI NA RAZÃO DIRETA DA ESCALA DA IDADE BIOLÓGICA DO SER HUMANO, DESDE A INFÂNCIA À MATURIDADE SOMÁTICA.
          Questionologia. Qual a qualidade do aproveitamento do tempo cronológico por você, leitor ou leitora? Qual o exato valor dado por você ao tempo pessoal?