Retrospectiva Decenal

A retrospectiva decenal é a técnica de avaliação pormenorizada das ações pessoais, por parte da conscin lúcida, a cada década de autovivência intrafísica, cotejando realisticamente a planificação anterior com a realização efetiva, atual, da autoproéxis, a fim de melhorar o autodesempenho no rumo do compléxis.

Você, leitor ou leitora, já emprega a técnica da retrospectiva existencial decenal? Desde quando?

      RETROSPECTIVA DECENAL
                                   (AUTOPROEXOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A retrospectiva decenal é a técnica de avaliação pormenorizada das ações pessoais, por parte da conscin lúcida, a cada década de autovivência intrafísica, cotejando realisticamente a planificação anterior com a realização efetiva, atual, da autoproéxis, a fim de melhorar o autodesempenho no rumo do compléxis.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo retrospecto vem do idioma Latim, retrospectus, e este do verbo retrospicere, “olhar para trás”. O sufixo ivo procede também do idioma Latim, ivu, formador de adjetivos a partir de radicais verbais. A palavra retrospectiva surgiu no Século XIX. O termo decenal provém do mesmo idioma Latim, decenalis, “de 10 anos”, e este de decenium, “espaço de 10 anos”, derivado de decem, “10” e annus, “ano”. Apareceu igualmente no Século XIX.
         Sinonimologia: 01. Retrospecção decenal. 02. Retroscopia decenal; retrospectividade decenal. 03. Autoditagem existencial decenal. 04. Autanálise retrospectiva decenal; levantamento existencial decenário. 05. Retrospectiva proexológica. 06. Retrospectiva intrafísica. 07. Técnica do balanço existencial decenal. 08. Inventário existencial decenal. 09. Retrospectiva evolutiva humana. 10. Retrospectiva pré-dessomática.
         Neologia. As 3 expressões compostas retrospectiva decenal, primeira retrospectiva decenal e última retrospectiva decenal são neologismos técnicos da Autoproexologia.
         Antonimologia: 01. Retrospectiva evolutiva intermissiva. 02. Retrospectiva pós-dessomática. 03. Retrospecção pós-dessomática. 04. Retrospectiva existencial. 05. Balanço existencial. 06. Inventário existencial. 07. Parauditagem existencial extrafísica. 08. Pararretroscopia existencial intermissiva. 09. Paralevantamento existencial extrafísico. 10. Retrospectiva seriexológica.
         Estrangeirismologia: o right timing evolutivo; o full time interassistencial; o Proexarium; o checkup autobiográfico decenal; a profilaxia do existentiale vacuum.
         Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autoproexologia.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal proexológico; os ortopensenes; a ortopensenidade.
         Fatologia: a retrospectiva decenal; a autorretrospectiva a cada década; o levantamento dos dados autobiográficos a cada 2 lustros; as atividades em cada exercício decenal; as 7 décadas da vida humana média; o realizado de década em década; a década psicossomática; a década mentalsomática; a retrodécada; a neodécada; as autorreflexões proexológicas; o tempo útil; a administração do tempo; a análise cronográfica; o cumprimento dos prazos a tempo; o proexograma; as encruzilhadas da existência humana; a fase preparatória da vida humana; a fase executiva da vida humana; a avaliação proexológica do inversor existencial; a avaliação proexológica do reciclante intraconsciencial; o fato de quanto mais cedo melhor na avaliação proexológica pessoal; a primeira avaliação proexológica aos 20 anos de idade; a segunda avaliação proexológica aos 30 anos de idade; a fase humana da maturidade consciencial; a Inventariologia egoica; as conquistas da década anterior; o balanço de cada período humano; a comparação com as primeiras décadas; as emoções; a condição real da dupla evolutiva; os trabalhos intelectuais; as interassistências; as leituras; a biblioteca pessoal; a autoconscienciometria; a megagescon; as perspectivas realistas para a próxima década; as 5 décadas do jubileu evolutivo; a APEX; a Prospectiva Pessoal; a Cronobiologia. 2                                                           Enciclopédia da Conscienciologi a
          Parafatologia: o desenvolvimento da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o balanço decenal do autoparapsiquismo; as práticas da tenepes no período; os extrapolacionismos da década passada; as euforins; as primeneres; os ciprienes; os parafenômenos vivenciados; a década parapsíquica pessoal; a ofiex pessoal aos 46 anos de idade; a conquista da condição da autodesperticidade.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autanálise retrospectiva-autodiscernimento.
          Principiologia: o princípio da prioridade compulsória.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da personalidade autoconsciente; a teoria das cláusulas pétreas.
          Tecnologia: a técnica evolutiva avançada pró-proéxis; a técnica evoluída da autavaliação proexológica; a técnica do crescendo proexológico.
          Voluntariologia: a avaliação, década a década, do desempenho pessoal no voluntariado proexológico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da proéxis.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Proexologia.
          Efeitologia: os efeitos evolutivos da autorganização consciencial.
          Ciclologia: o ciclo planilha evolutiva–proexograma pessoal–manual de prioridades–retrospectiva decenal; o ciclo decenal de atualização das macroperspectivas; o ciclo decenal de avaliação-reperspectivação da vida humana.
          Binomiologia: o binômio tempo-esforço.
          Interaciologia: a interação retropensenes-neopensenes; a interação look back–look forward; a interação autenfrentamento–autorreciclagem existencial.
          Crescendologia: o crescendo proexológico planificação-realização; o crescendo evolutivo sementeira-colheita.
          Trinomiologia: o trinômio proexológico curto prazo–médio prazo–longo prazo.
          Polinomiologia: o polinômio etário infância–adolescência–meia-idade–maturidade.
          Antagonismologia: o antagonismo visão retrospectiva / visão prospectiva; o antagonismo década perdida / década prolífica.
          Paradoxologia: o paradoxo das retroperspectivas gerando as neoperspectivas.
          Politicologia: a proexocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço.
          Filiologia: a autocriticofilia; a priorofilia; a mnemofilia; a proexofilia; a evoluciofilia; a cronofilia; a decidofilia.
          Fobiologia: a proexofobia; a recexofobia.
          Sindromologia: a síndrome de Amiel; a síndrome da despriorização existencial; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da mesmice.
          Mitologia: a identificação dos mitos pessoais milenares por meio das autopesquisas retroativas.
          Holotecologia: a proexoteca; a cronoteca; a experimentoteca; a metodoteca; a recexoteca; a evolucioteca; a consciencioteca.
          Interdisciplinologia: a Autoproexologia; a Autoconscienciometrologia; a Autoconsciencioterapia; a Intrafisicologia; a Paracronologia; a Inventariologia; a Retrospectivologia; a Autorganizaciologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Historiografia Pessoal.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens retrospectus; o Homo sapiens accumulator; o Homo sapiens temporalis; o Homo sapiens ordinatus; o Homo sapiens determinator.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: primeira retrospectiva decenal = a auditagem existencial da conscin lúcida ao completar duas décadas de vida humana; última retrospectiva decenal = a auditagem existencial da conscin lúcida ao executar satisfatoriamente a megagescon ou o compléxis.
          Culturologia: a cultura da Proexologia; a cultura da Cronêmica Cosmoética.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a retrospectiva decenal, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aceleração da História pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Alavancagem da proéxis: Proexologia; Homeostático.
          03. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
          04. Autodesempenho proexológico: Proexologia; Homeostático.
          05. Década: Paracronologia; Neutro.
          06. Desafio da proéxis: Proexologia; Homeostático.
          07. Jubileu evolutivo: Intrafisicologia; Homeostático.
          08. Megadesafio do intermissivista: Maxiproexologia; Homeostático.
          09. Primeiro tempo evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
          10. Rotina útil: Intrafisicologia; Homeostático.
  A TÉCNICA DA RETROSPECTIVA EXISTENCIAL DECENAL
   FUNCIONA, COM SIGNIFICATIVA EFICÁCIA, PARA TODA
     CONSCIN, HOMEM OU MULHER, QUANDO AUTOMOTIVADA, A PARTIR DE QUALQUER IDADE INTRAFÍSICA. 4                                                       Enciclopédia da Conscienciologi a
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, já emprega a técnica da retrospectiva existencial decenal? Desde quando?