O reconhecimento do mérito alheio é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, valorizar as conquistas, vitórias, premiações ou realizações de outrem.
Você, leitor ou leitora, identifica alguém merecedor(a) de reconhecimento? Considera a necessidade de valorizar as capacidades, potencialidades e méritos dos outros?
RECONHECIMENTO DO MÉRITO ALHEIO (RECONHECIMENTOLOGIA) I. Conformática Definologia. O reconhecimento do mérito alheio é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, valorizar as conquistas, vitórias, premiações ou realizações de outrem. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo reconhecimento vem do idioma Latim, recognoscere, “fazer a revista de; inspecionar; examinar; verificar”. Surgiu no Século XIV. O termo mérito deriva também do idioma Latim, meritum, “ganho; lucro; proveito; merecimento”. Apareceu no Século XV. A palavra alheio procede do mesmo idioma Latim, alienus, “pertencente a outrem; de outrem”. Surgiu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Constatação do mérito alheio. 2. Admissão do merecimento alheio. Neologia. As duas expressões compostas reconhecimento do mérito alheio intrafísico e reconhecimento do mérito alheio extrafísico são neologismos técnicos da Reconhecimentologia. Antonimologia: 1. Desconhecimento do mérito alheio. 2. Menosprezo da competência alheia. Estrangeirismologia: a importância dos feedbacks; o upgrade evolutivo meritório; a reconciliação ad infinitum a partir da atribuição aos méritos alheios. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à cosmovisão do mérito interconsciencial. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Respeitemos méritos alheios. Existem falsas destrezas. Há méritos aparentes. Coloquiologia: a postura de não puxar o próprio tapete; o ato de fazer cortesia com o chapéu dos outros (usar o mérito alheio para conseguir algum objetivo); o ato de pagar pau em admiração alheia excessiva; o defunto sem choro (sem valor, sem mérito); o ato de dar “um joinha” no vídeo do youtube; o ato de calçar os sapatos alheios; o vamos dar umas palmadas, vocês são fora de série (reconhecimento dos potenciais alheios). Citaciologia. Eis 4 citações pertinentes ao tema: – A inveja e ciúme do mérito alheio acusam e revelam a mediocridade do próprio (Marquês de Maricá, 1773–1848). Não se preocupe quando não for reconhecido, mas se esforce para ser digno de reconhecimento (Abraham Lincoln, 1809–1865). Aflige-nos a glória alheia contrastada com a nossa insignificância (Marquês de Maricá). Saber encontrar a alegria na alegria dos outros é o segredo da felicidade (Georges Bernanos, 1888–1948). Proverbiologia. Eis 5 provérbios relativos ao tema: – “Quem desdenha quer comprar”. “O sol nasce para todos, a lua para quem merece”. “Antes de apontar os defeitos do outro, conte até dez... dos seus”. “Sofre muito menos quem aprende à custa dos erros alheios”. “Melhor é merecer sem ter, que ter sem merecer”. Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Afeição. O mais lúcido é termos afeição pelas consciências independentemente dos méritos delas”. 2. “Mérito. A avaliação do mérito de cada conscin depende, em primeiro lugar, do nível da Inteligência Evolutiva (IE) do avaliador”. 3. “Recompensa. O melhor reconhecimento do mérito é a doação de recompensa”. Filosofia: o Traforismo. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do respeito ao mérito alheio; a diferenciação pensênica; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade. Fatologia: o reconhecimento do mérito alheio; a dificuldade em aceitar brilhos alheios piorando a desarmonia íntima; o menosprezo dos esforços pessoais e alheios; o cotoveloma diante dos méritos alheios; a eliminação do puxassaquismo; o fato de querer ter o prestígio sem ser merecedor; a imparcialidade na comparação dos méritos alheios; a propaganda alheia enganosa; a heteroimagem supervalorizada; a mídia transformando o desconhecido em celebridade internacional; a cobrança de reconhecimento alheio; a centralização do mérito pelos empresários e líderes de equipe egoicos; o fato de o chefe não elogiar o funcionário, por entender serem as virtudes parte da contratação; o fato de os pais não elogiarem os filhos, por entenderem serem os esforços obrigação; o mérito podendo ser a realidade mais enganosa na Socin Patológica; a eliminação dos bagulhos energéticos; a necessidade e expectativa de reconhecimento; o esforço das consciências de serem reconhecidas e lembradas; o reconhecimento mútuo do mérito; os méritos evolutivos do pré-humano; a atitude de promover o outro; o ato de dar crédito a quem merece; o ato de premiar o mérito alheio; a medalha de honra ao mérito; o diploma, certificado, medalha, ratificando o mérito; os méritos coletivos; os neoméritos; as felicitações de aniversário, desejando sucesso; os pêsames, demonstrando apreço e consideração; a carta de recomendação; a identificação do valor da especialidade evolutiva alheia; a valorização das qualidades dos colegas de trabalho; o incentivo enquanto reconhecimento do esforço do outro à mudança; a contribuição e divulgação da fama alheia; a tendência de enxergar apenas nos outros a fartura existente no próprio interior; a disposição em reconhecer o empenho e as contribuições alheias; a comprovação do sucesso alheio; o sinal de positivo na aprovação de atitude alheia; o reconhecimento do trabalho da mulher; a satisfação do valor evolutivo no contato com neoculturas; o elogio espontâneo em forma de reconhecimento; o prêmio em reconhecimento aos esforços da graduação; o gabarito intelectual reconhecido; os pais sendo reconhecidos pelas qualidades não valorizadas antes da saída de casa; o heteroapreço dos traços-força (trafores); o elogio sincero ao trabalhador invisível; o ato de dar importância ao trabalho alheio; o respeito pela privacidade alheia; a força presencial; as repercussões positivas do reconhecimento do talento alheio; o saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) emquanto indicador do mérito; o abertismo consciencial no preenchimento do Livro de Credores Grupocármicos. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autoconscientização multidimensional (AM) necessária para reconhecer paraméritos; a assimilação simpática (assim) facilitando a empatia com outras consciências; a desassimilação simpática (desassim) das energias conscienciais (ECs) antes, durante e depois da avaliação do mérito; a honestidade da explicitação dos pontos positivos alheios, condizente com a energia exteriorizada; a conexão com a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); a retrocognição patrocinada denotando mérito evolutivo; o reconhecimento do mérito alheio nas projeções conscienciais assistidas; a averiguação da cabeça energética na dupla evolutiva (DE); a incontestabilidade do mérito parapsíquico; a necessidade de ter mérito para ser bem assistido nas dimensões extrafísicas; o reconhecimento do patrocínio pelos amparadores extrafísicos. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo desvalorização-desmotivação; o sinergismo esforço-mérito; o sinergismo dos méritos evolutivos da conscin amparada e da consciex amparadora. Principiologia: os princípios pessoais não negociáveis de caráter e respeito; o princípio da meritocracia evolutiva; a eliminação do princípio de talião; o princípio da descrença (PD); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) propiciando autoridade moral. Codigologia: o código paradireitológico aplicado ao mérito do assistido; o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC) priorizando o melhor para todos os envolvidos. Teoriologia: a teoria da interprisão grupocármica; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria das inteligências múltiplas. Tecnologia: a técnica da listagem de trafores, trafares e trafais; a técnica da autorreflexão de 5 horas. Voluntariologia: o voluntariado oportunizando o reconhecimento e explicitação dos trafores dos compassageiros evolutivos; o voluntário cético-otimista-cosmoético (COC); o voluntariado da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI). Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; os laboratórios conscienciológicos grupais de desassédio mentalsomático (Tertuliarium, Holociclo, Holoteca). Colegiologia: a participação em Colégios Invisíveis da Conscienciologia (CICs). Efeitologia: o efeito do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático gerando gratidão e reconhecimento dos esforços da equipe extrafísica; o efeito positivo de parabenizar no momento certo. Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas com a moratória existencial (moréxis) do mérito holocármico; as neossinapses adquiridas após crítica construtiva e educada. Ciclologia: o ciclo evolutivo pessoal (CEP); o ciclo dessoma meritória–intermissão lúcida–ressoma com maxiproéxis. Enumerologia: o reconhecimento do mérito dos pais; o reconhecimento do mérito dos funcionários; o reconhecimento do mérito do duplista; o reconhecimento do mérito do aluno; o reconhecimento do mérito do autor; o reconhecimento do mérito do(a) amigo(a); o reconhecimento do mérito do(a) concorrente. Binomiologia: o binômio espalhar fofocas–divulgar boas ações; o binômio aperto de mão–aplauso; o binômio privilégio-conquista; o binômio reconhecimento-gratidão; a vivência do binômio admiração-discordância. Interaciologia: a interação autesforços-méritos; a interação senso de autovalor–senso de utilidade pessoal. Crescendologia: o crescendo hostilidade pelo êxito alheio–elogio sincero à excelência alheia; o crescendo título de nobreza–paraidentidade extra. Trinomiologia: o trinômio bom desempenho–premiação do ato–autestima elevada. Polinomiologia: o polinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento. Antagonismologia: o antagonismo autointitulação / heterointitulação; o antagonismo reconhecimento alheio / reconhecimento íntimo; o antagonismo apreciação / depreciação; o antagonismo veneração / reconhecimento. Paradoxologia: o paradoxo de não existir consciência pré-serenona com mérito sem trafares; o paradoxo de a autovalidação poder resultar no heterorreconhecimento; o paradoxo de o completista existencial poder manter-se irreconhecido interpares; o paradoxo de ser preferível a mais dura realidade à mais doce ilusão. Politicologia: a demagogia política do elogio acrítico; o depoimento público para arrecadação de votos do candidato político; a meritocracia; a proexocracia. Legislogia: a lei do mérito evolutivo; a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço evolutivo; a lei de o menos doente assistir ao mais doente. Filiologia: a neofilia; a conscienciofilia. Fobiologia: o medo de não ser reconhecido; a tanatofobia gerando ansiedade de não ter dito o quanto reconhece o esforço da pessoa estimada. Sindromologia: a síndrome do “eu mereço”; a superação da síndrome do ostracismo; a eliminação da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB). Maniologia: a mania de tirar vantagem do sucesso alheio; a mania de dar desculpas para os erros alheios; a mania de reconhecer mais a deficiência ao invés da aptidão; a mania de diminuir as conquistas alheias. Mitologia: o mito do dom adquirido sem esforço. Holotecologia: a consciencioteca; a convivioteca; a grupocarmoteca; a meritoteca; a paradireitoteca; a parapsicoteca; a proexoteca; a recicloteca; a traforoteca. Interdisciplinologia: a Reconhecimentologia; a Meritologia; a Autodiscernimentologia; a Benignologia; a Conviviologia; a Conquistologia; a Fraternismologia; a Holomaturologia; a Paradireitologia; a Recexologia; a Vinculologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin meritória; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor conscienciológico; o evoluciente; o exemplarista evolutivo; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora conscienciológica; a evoluciente; a exemplarista evolutiva; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens traforista; o Homo sapiens avaliator; o Homo sapiens benemeritus; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens polyvalens. V. Argumentologia Exemplologia: reconhecimento do mérito alheio intrafísico = aquele restrito aos aspectos quadridimensionais dos merecimentos de outrem; reconhecimento do mérito alheio extrafísico = aquele abrangendo aspectos multidimensionais dos merecimentos de outrem. Culturologia: a cultura da competição; a cultura da premiação; a cultura da colaboração. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o reconhecimento do mérito alheio, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autodesapego ao heterorreconhecimento: Autossuficienciologia; Homeostático. 02. Binômio reconhecimento-gratidão: Holomaturologia; Homeostático. 03. Caça-talentos interassistencial: Liderologia; Homeostático. 04. Efeito do elogio cosmoético: Traforologia; Neutro. 05. Elogio cosmoético: Traforologia; Homeostático. 06. Esquema de merecimento: Patopensenologia; Nosográfico. 07. Heterotrafor: Traforismologia; Homeostático. 08. Inveja: Parapatologia; Nosográfico. 09. Mérito do assistido: Paradireitologia; Neutro. 10. Reconhecimento: Holomaturologia; Homeostático. 11. Reconhecimento do amparo: Amparologia; Homeostático. 12. Reconhecimento do padrão pensênico amparador: Parapercepciologia; Homeostático. 13. Senso do mérito: Autodiscernimentologia; Neutro. 14. Seriéxis alheia: Seriexologia; Neutro. 15. Sincronicidade meritória: Sincronologia; Homeostático. O RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DO MÉRITO ALHEIO É ESSENCIAL PARA O EGOCÍDIO, DESENVOLVENDO COOPERAÇÃO, ESTABELECENDO EMPATIA E TORNANDO A CONVIVIALIDADE MAIS SAUDÁVEL. Questionologia. Você, leitor ou leitora, identifica alguém merecedor(a) de reconhecimento? Considera a necessidade de valorizar as capacidades, potencialidades e méritos dos outros? Bibliografia Específica: 1. Haymann, Maximiliano; Síndrome do Ostracismo: Mecanismos e Autossuperação; pref. Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; Helena Araujo; & Julieta Mendonça; 218 p.; 5 seções; 24 caps.; 17 E-mails; 134 enus.; 2 fluxogramas; 1 foto; 1 microbiografia; 2 tabs.; 16 websites; glos. 152 termos; 5 filmes; 202 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 58, 59 e 114. 2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 442, 654, 778, 948 e 1.098. 3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 56, 1.078 e 1.428. 4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. rev. e amp.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; página 128. C. N.