Conscin Bem Resolvida

A conscin bem resolvida é a pessoa, homem ou mulher, emocionalmente equilibrada, lucidamente empenhada no autoconhecimento evolutivo teático, capaz de enfrentar e superar limites, medos e conflitos, em busca da pacificação intra e interconsciencial.

Você, leitor ou leitora, já identificou alguém bem resolvido? Considerase como tal? Quais atitudes toma para estar em paz consigo e com o Cosmos?

      CONSCIN BEM RESOLVIDA
                                    (EQUILIBRIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A conscin bem resolvida é a pessoa, homem ou mulher, emocionalmente equilibrada, lucidamente empenhada no autoconhecimento evolutivo teático, capaz de enfrentar e superar limites, medos e conflitos, em busca da pacificação intra e interconsciencial.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O prefixo intra deriva também do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O termo físico procede do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Apareceu no Século XIII. A palavra bem, aplicado ao modo de advérbio, provém igualmente do idioma Latim, bene, “bem; vantajosamente; felizmente; de modo agradável; com largueza; de modo sensato; eficazmente”. Quando aplicado enquanto substantivo deriva também do idioma Latim, bonus, “bom; tem as necessárias qualidades; conveniente; apto; útil; rico; opulento; excelente; delicado; hábil; virtuoso; corajoso; valoroso; denodado; formoso”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo resolvida deriva também do idioma Latim, resolvere, “desligar; desatar; deslindar”. Apareceu no Século XIV.
          Sinonimologia: 1. Consciência intrafísica bem resolvida. 2. Pessoa bem articulada. 3. Pessoa cosmoeticamente autossuficiente.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 9 cognatos derivados do vocábulo resolvida: irresolvida; irresolvido; irresolvível; resolubilidade; resolução; resolvente; resolver; resolvido; resolvível.
          Neologia. As 3 expressões compostas conscin bem resolvida, conscin bem resolvida amadora e conscin bem resolvida veterana são neologismos técnicos da Equilibriologia.
          Antonimologia: 1. Conscin mal resolvida. 2. Pessoa maladaptada. 3. Conscin masoquista. 4. Consciex mal resolvida.
          Estrangeirismologia: a selfperformance equilibrada.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência do equilíbrio pessoal.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Sejamos bem resolvidos.
          Coloquiologia: a superação de não puxar o próprio tapete; a evitação de bater na mesma tecla; a eliminação das forçações de barra; a oportunidade de largar do pé dos outros; o direito de virar a página; o dito não estou para isso; o ato de ter confiança no próprio taco; o jeitão desencanado; o porto seguro; o ato de colocar na mesa as próprias expectativas.
          Citaciologia: – Tenha sempre em mente que a resolução de ser bem sucedido é mais importante do que outra coisa (Abraham Lincoln, 1809–1865).
          Proverbiologia. Eis 2 provérbios referentes ao tema: – Se um problema tem solução, está resolvido, e se não tem, resolvido está. Não tenho tudo o que amo, mas amo tudo o que tenho.
          Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Doença. Toda doença significa algo intraconsciencial mal resolvido, seja nesta existência ou em vidas humanas pregressas”.
          2. “Exemplologia. Quando se admite a realidade do Ser Serenão, a Holoteca é vista com outros olhos. A maneira mais prática de transmitir a lição de vida é pelo exemplo, silenciosamente, segundo o princípio do exemplarismo pessoal, ou PEP. Eis aí uma pessoa bem articulada, exemplo da personalidade correta e organizada. Ela é uma locomotiva, exemplo de conscin intermissivista bem-sucedida. Ele vive fazendo esforços hercúleos com os atos de suar sangue. Fulano está hoje com a corda toda porque vive em plena primener ou no cipriene”.
         Filosofia. O respeito às filosofias de vida de cada pessoa.
         Unidade. A unidade de medida da conscin bem resolvida é o autequilíbrio.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal equilibrado; a diferenciação pensênica; a antimanipulação pensênica; a evitação do revide pensênico; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
         Fatologia: a condição de segurança pessoal; o abertismo consciencial às heterocríticas; a faxina para eliminação dos bagulhos energéticos; o descarte de submissões antievolutivas; a superação das birras e malcriações; a evitação das auto e heteromanipulações espúrias de controle no grupo; o empenho na resolução de pendências; a percepção íntima da capacidade de solucionar problemas, intra e interconscienciais; a antecipação da solução de questões mal resolvidas do passado; o convívio saudável com as autoprioridades; a liderança exemplarista estimulando autossuperações no grupo; o autocomprometimento lúcido com o grupocarma; a liberdade de autodecisão cosmoeticamente utilizada; a força presencial da conscin bem resolvida; a comemoração das pequenas vitórias; a busca por maiores desafios existenciais, alinhados à proéxis pessoal e grupal; a crença ingênua de o político sozinho ser capaz de resolver todo o destino da nação; o respeito às opiniões alheias; a capacidade de discernir o melhor para si; o fato de reclamar não resolver problemas; o diálogo franco, sem indiretas ou recados; o reconhecimento do mérito alheio; o bom humor profilático; o epicentrismo consciencial; a vontade de melhorar a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o enfrentamento das dificuldades com bom ânimo e disposição; a opção cosmoética de ser feliz.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as energias conscienciais (ECs) pacificadoras; a acalmia energética; a autopreservação energética no convívio com pessoas e ambientes degradados; as exteriorizações energéticas buscando sanar a situação-problema; a autoconscientização multidimensional (AM); a assimilação simpática (assim); a desassimilação simpática (desassim) sustentando a resolutividade pessoal; a intuição da melhor atitude a adotar; a autaceitação parapsíquica; a discrição parapsíquica; os desbloqueios chacrais em consequência de situações bem resolvidas; a conexão com a Central Extrafísica da Verdade (CEV).


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo autoconhecimento parapsíquico–autestima revigorada; o sinergismo priorização do melhor–senso de gratidão; o sinergismo empatia-heteroperdoamento; o sinergismo antivitimização–autorresponsabilização–busca da solução; o sinergismo autoconfiança–altruísmo–senso de utilidade evolutiva.
         Principiologia: o princípio da descrença (PD) eliminando as verdades absolutas; o princípio do posicionamento pessoal (PPP) ao agir de acordo com os próprios interesses evolutivos, sem ofender outrem; o princípio “isso não é para mim”.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) priorizando a sustentação dos valores evolutivos pessoais, livre de heteroaprovações; o código grupal de Cosmoética (CGC) priorizando sempre o melhor para todos os envolvidos.
         Teoriologia: o autesforço pela compreensão da teoria da interprisão grupocármica; a teoria da interdependência evolutiva; a teoria da inteligência evolutiva (IE).
         Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas; a autexperimentação da técnica da tábula rasa.
         Voluntariologia: o voluntariado da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) impulsionando a intercomunicação sincera.
          Laboratoriologia: os laboratórios conscienciológicos do desassédio mentalsomático (Tertuliarium, Holociclo e Holoteca).
          Colegiologia: os Colégios Invisíveis da Conscienciologia (CICs).
          Efeitologia: a evitação do efeito bola de neve das situações mal resolvidas; os efeitos positivos das crises existenciais bem resolvidas; o efeito homeostático da capacidade pessoal de solucionar problemas; o efeito benéfico do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático.
          Neossinapsologia: as neossinapses estabelecidas em função das recéxis e recins aplicadas às crises existenciais.
          Ciclologia: a aceitação do ciclo evolutivo pessoal (CEP).
          Enumerologia: o equilíbrio íntimo; o equilíbrio alimentar; o equilíbrio financeiro; o equilíbrio afetivo; o equilíbrio comunicativo; o equilíbrio convivencial; o equilíbrio energético.
          Binomiologia: o binômio reconhecimento de incapacidade–pedido de ajuda; a eliminação do binômio autocompaixão-autovitimização; a superação do binômio autossofrimento-heterorreprovação; o binômio autaceitação–valorização dos autobenefícios; o binômio admiração-discordância; o binômio coesão interna–coerência externa; o binômio alegria de viver–retribuição dos aportes.
          Interaciologia: a interação conhecimento dos autolimites–percepção das autofobias–autenfrentamento dos autotrafares; a interação superação do mau humor–autocontrole emocional–motivação para viver; a interação definição de prioridades–otimismo cosmoético; a interação empatia–harmonização–respeito às diferenças; a interação senso de sociabilidade–trabalho em equipe–policarmalidade.
          Trinomiologia: o trinômio autequilíbrio–felicidade específica–bem-estar íntimo.
          Polinomiologia: o polinômio confiança-respeito-admiração-credibilidade; o polinômio ouvir-avaliar-informar-resolver; o polinômio conhecer-reestruturar-mudar-reciclar; o polinômio identificar-aceitar-enfrentar-solucionar; o polinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento.
          Antagonismologia: o antagonismo estupro evolutivo / esclarecimento interpares; o antagonismo conscin voluntariosa e inconsequente / conscin empática e assistencial; o antagonismo competências comportamentais inatas / habilidades aprendidas na escola.
          Paradoxologia: o paradoxo de ser preferível a mais dura realidade à mais doce ilusão; o paradoxo de a conscin poder ser bem resolvida antes da maturidade cronológica, frente ao longevo ainda sofrendo por questões banais.
          Politicologia: a proexocracia.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a equilibriofilia; a neofilia; a conscienciofilia; a recexofilia.
          Fobiologia: a decidofobia do caminho a seguir; os autopotenciais contribuindo para ultrapassar as barreiras das fobias.
          Sindromologia: a superação da síndrome do hiperconsumismo; a eliminação da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB).
          Maniologia: a mania de procrastinação, deixando para resolver na última hora; a superação da mania de querer agradar a todos.
          Mitologia: o mito de o dinheiro resolver todos os dilemas da conscin; o mito de viajar resolver todos os problemas; o mito de ser capaz de resolver os problemas do mundo.
          Holotecologia: a assistencioteca; a consciencioteca; a convivioteca; a diplomacioteca; a discernimentoteca; a proexoteca; a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Equilibriologia; a Autevoluciologia; a Autodecidologia; a Autodeterminologia; a Autodiscernimentologia; a Autossatisfaciologia; a Holomaturologia; a Interassistenciologia; a Holossomatologia; a Proexologia; a Recexologia; a Traforologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin bem resolvida; a conscin mal resolvida; a conscin do bem; a conscin large; a conscin resoluta; a conscin-solução; a conscin autoimperdoadora; a conscin gentil; a conscin lúcida; a conscin colaborativa; a conscin pré-desperta; a conscin bem resolvida profissionalmente; a conscin madura; a conscin sexualmente bem resolvida; a conscin resiliente; a conscin inabalável; a conscin bem sucedida; a isca humana lúcida; a conscin cética-otimista-cosmoética (COC); o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o pai emocionalmente bem resolvido; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor conscienciológico; o evoluciente; o exemplarista evolutivo; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a mãe emocionalmente bem resolvida; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora conscienciológica; a evoluciente; a exemplarista evolutiva; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens autoconscientialis; o Homo sapiens aequilibratus; o Homo sapiens affectuosus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens maturus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens proexologicus; o Homo sapiens recexologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: conscin bem resolvida amadora = aquela pessoa segura, com autocontrole emocional básico, ainda com eventuais recaídas de surtos de imaturidade; conscin bem resolvida veterana = aquela pessoa segura, com estabilidade psicossomática assentada, lidando com paciência, facilidade de compreensão e adaptação frente aos problemas diuturnos.
          Culturologia: o respeito ao multiculturalismo; a cultura de paz.
          Caracterologia. Sob a ótica da Perfilologia, eis por exemplo, em ordem alfabética, 33 características traforistas da conscin bem resolvida:
          01. Anticonflitividade.
          02. Antivitimização.
          03. Assertividade.
          04. Assistencialidade incondicional.
          05. Autenticidade crítica.
          06. Autoconfiança.
          07. Autocriticidade.
          08. Autodomínio emocional.
          09. Autogestão financeira.
          10. Autoliderança.
          11. Automotivação sem recompensa.
          12. Autorresponsabilidade parapsíquica.
          13. Cordialidade.
          14. Decidofilia.
          15. Desdramatização.
          16. Discrição.
          17. Facilidade de adaptação.
          18. Habilidade avaliativa.
          19. Histrionismo assistencial.
          20. Intrepidez.
          21. Libertarismo.
          22. Pacificação.
          23. Polidez consciencial.
          24. Postura antiqueixa.
          25. Postura descrenciológica.
          26. Proatividade.
          27. Racionalidade sobrepairadora.
          28. Refratariedade a frustrações.
          29. Resiliência.
          30. Retilinariedade pensênica.
          31. Satisfação benévola.
          32. Serenidade.
          33. Sinceridade.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin bem resolvida, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Audácia prudente: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          02. Autenfrentamento do incômodo: Consciencioterapia; Homeostático.
          03. Autoconfiança parapsíquica: Parapercepciologia; Homeostático.
          04. Autodeterminação: Autodeterminologia; Neutro.
          05. Autossustentação afetiva: Recinologia; Homeostático.
          06. Conscin do bem: Pacifismologia; Neutro.
          07. Conscin large: Intrafisicologia; Homeostático.
          08. Conscin mal resolvida: Parapatologia; Nosográfico.
          09. Conscin resoluta: Autodecidologia; Neutro.
          10. Conscin-solução: Interassistenciologia; Homeostático.
          11. Equilibriologia: Homeostaticologia; Homeostático.
          12. Leveza consciencial: Traforologia; Homeostático.
          13. Personalidade bem formada: Autevoluciologia; Homeostático.
          14. Reação equilibrada: Psicossomatologia; Homeostático.
          15. Senso de gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
 A ORTOINTENCIONALIDADE INTERASSISTENCIAL, LÚCIDA,
  É A CHAVE-MESTRA DA CONSCIÊNCIA BEM RESOLVIDA,
  QUANDO DEIXA DE PEDIR APENAS PARA SI, EMPENHADA EM AUXILIAR O MAIOR NÚMERO DE CONSCIÊNCIAS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou alguém bem resolvido? Considerase como tal? Quais atitudes toma para estar em paz consigo e com o Cosmos?
            Filmografia Específica:
            1. Chocolate. Título Original: Chocolat. País: EUA. Data: 2000; Duração: 121min. Gênero: Comédia; Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês & Francês. Cor: colorido. Legendado: Português & Inglês. Direção: Lasse Hallström; Elenco: Lena Olin, Juliette Binoche, Johnny Depp; Produção: David Brown, Kit Golden e Leslie Holleran. Direção de Arte: John Frankish, Louise Mazaroli e Lucy Richardson. Roteiro: Robert Nelson Jacobs, baseado em livro de Joanne Harris. Fotografia: Roger Pratt. Música: Rachel Portman. Figurino: Renee Ehrlich Kalfus. Edição: Andrew Mondshein. Companhia: Imagem Filmes. Sinopse: Vianne Rocher (Juliette Binoche), jovem mãe solteira, e a filha (Victorie Thivisol) com 6 anos de idade, resolvem se mudar para cidade rural da França. Lá, decidem abrir loja de chocolates bem em frente à igreja local, funcionando todos os dias da semana. A população local tem certeza da pouca duração do negócio. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade a desfrutarem os deliciosos produtos produzidos por ela, transformando o ceticismo inicial em calorosa recepção.
            2. Good Witch. País: EUA. Data: 2015. Série nº de temporadas: 4. Emissora original: Hallmark Channel. Duração: 585 min. (1ª temporada). Gênero: Comédia dramática. Idade (censura): 10 anos. Idioma: Inglês. Cor: colorido. Legendado: Inglês & Português. Direção: Craig Pryce; Don McBrearty & Laurie Lynd. Elenco: Catherine Bell; James Denton; Baille Madison; Catherine Disher; Dan Jeannotte; Kylee Evans; Noah Cappe & Rhys Matthew Bond. Produção: Jonathan Eskenas. Roteiro: James Battiston & Sue Tenney. Sinopse: A série surgiu do telefilme produzido em 2008 e já exibido no Brasil na Sessão da Tarde da Globo com o título de A Bruxa do Bem. A história acompanha Cassandra Nightingale (Catherine Bell, de JAG, Army Wives), proprietária da loja de produtos sobre ocultismo na pequena cidade do interior dos EUA. Quando situações de magia começam aconter, Cassie passa a ser vista feito bruxa. O ator James Denton (Desperate Housewives) médico divorciado e pai solteiro. entra no elenco regular interpretando o novo vizinho de Cassie.
            Bibliografia Específica:
            1. Balona, Malu; Autocura através da Reconciliação: Estudo Prático sobre Afetividade; pref. 1ª edição Marina Thomaz; pref. 2ª edição Daniel Muniz; pref. 3ª edição Cristina Arakaki; pref. 4ª edição Allan Gurgel; revisor Marcelo Bellini; 368 p.; 2 seções; 11 caps.; 124 adágios; 23 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 1 esquema; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 3 séries harmônicas; 2 tabs.; 18 técnicas; 5 teorias; 21 websites; glos. 86 termos; 25 infográficos; 20 cenografias; 84 filmes; posf.; 338 refs.; 28 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; enc.; sob.; 4ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 82, 92 e 125.
            2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 202, 287 e 1.220.
            3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 546 e 675.
            4. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 366.
            5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. rev. e amp.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 119, 257, 258, 350, 384, 463, 505 e 593.
                                                                                                                       C. N.