Recepciologia Comunicacional

A Recepciologia Comunicacional é a especialidade da Conscienciologia, subcampo da Comunicologia, dedicada ao estudo da recepção, decodificação e processamento das mensagens, informações, estímulos e energias recebidas pela conscin, homem ou mulher, durante as interlocuções multidimensionais com outras consciências, com foco no papel de receptor na intercomunicação.

Você, leitor ou leitora, preocupa-se em analisar as formas de recepção pessoal manifestada nas interações conscienciais? Quais as recins já empreendidas no campo da Recepciologia Comunicacional?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                             1
                           RECEPCIOLOGIA COMUNICACIONAL
                                              (COMUNICOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A Recepciologia Comunicacional é a especialidade da Conscienciologia, subcampo da Comunicologia, dedicada ao estudo da recepção, decodificação e processamento das mensagens, informações, estímulos e energias recebidas pela conscin, homem ou mulher, durante as interlocuções multidimensionais com outras consciências, com foco no papel de receptor na intercomunicação.
             Tematologia. Tema central neutro.
             Etimologia. O vocábulo recepção vem do idioma Latim, receptio, “ação de receber”. Surgiu no Século XV. O elemento de composição logia deriva do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. O termo comunicação procede do idioma Latim, communicatio, “ação de comunicar, de partilhar, de dividir”, de communicare, “comunicar; por em comum; reunir; conversar; misturar; partilhar; ter quinhão em”. Apareceu no Século XV.
             Sinonimologia: 1. Ciência da recepção das mensagens. 2. Estudo do modo de receber informações. 3. Sistematização das formas de receber na comunicação. 4. Taxologia da recepção comunicacional.
             Neologia. As 3 expressões compostas Recepciolologia Comunicacional, Recepciologia Comunicacional Patológica e Recepciologia Comunicacional Sadia são neologismos técnicos da Comunicologia.
             Antonimologia: 1. Intercomunicologia. 2. Emissiologia. 3. Autexpressiologia. 4. Refutaciologia.
             Estrangeirismologia: a expertise de saber receber críticas; o uso de técnicas mindfulness; o savoir-recevoir; as diferentes formas de recepção conforme o Zeitgeist; o déjà-écouté das falas impactantes; o autodesenvolvimento do modus operandi de recepcionar as energias alheias; o feedback técnico facilitando a recepção da mensagem; o saber interagir nas colocações paraterapêuticas no setting consciencioterápico; o Serenarium enquanto receptáculo heurístico; o to be in the mood para a captação da mensagem.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da autocognição evolutiva comunicológica.
             Citaciologia: – En toute chose, l’on ne reçoit qu’en raison de ce que l’on donne (Em qualquer área da vida, receber depende do que se doa; Honoré de Balzac, 1799–1850).
             Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, listadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Comunicabilidade. O mais perspicaz não é entender o que a pessoa fala, mas o modus operandi de como se expõe o pensamento. Por mais explícita que seja a exposição da conscin, a comunicação nem sempre é fácil. O fator principal da comunicação, logicamente, é o discernimento. Quando há a incidência de comocionalismo, a mensagem pode ser prejudicada”.
             2. “Receptividade. Nas vivências da tarefa do esclarecimento (tares), devemos permanecer alertas, a fim de não perdermos os autesforços, quanto ao limite de comunicação perante uma consciência e a sua receptividade opaca às neoverpons. É rematada tolice espremer o aço”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da recepção pensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; os criticopensenes; a criticopensenidade; o primeiro pensene após heterocrítica recebida; a recepção dos conteúdos dos bolsões holopensênicos; a desorganização pensênica do receptor imaturo; o parapsiquismo atrelado à holopensenidade; as barreiras da compreensão dos pensenes alheios; a forma precária de reagir aos holopensenes antagônicos; o pensene da emissão e da re2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a cepção telepática; a recepção por serendipitia grafopensênica de ideias originais; a gestão do pensenoduto.
         Fatologia: os estudos da forma de recepcionar as mensagens, as falas e os estímulos externos; as pesquisas do universo amplo das possibilidades de recepção; a recepção da informação com lucidez; o heterodiscurso proferido e recepcionado com discernimento; a força de vontade dominando a recepção consciente de energias antagônicas; a receptividade natural das crianças; o recepcionamento somático; a arte de saber traduzir o conteúdo recepcionado; o fato de o recebimento exigir maior discernimento; a linguagem das plantas; a linguagem dos animais; o aprendizado da língua materna; a linguagem humana enquanto primeiro modo de recepção entre consciências; o nível de exigência do receptor erudito ou polímata; a criticidade permanente na recepção das mensagens; a transformação da energia em mensagem; os sinais semióticos orientando a consciência; o estudo do confor da Recepciologia; o ato de assinalar ou anotar em página de livro durante a leitura; a agressividade manifesta no ato de escrever em tronco de árvore; a desconfiança do receptor inseguro; a ignorância prejudicando a compreensão da mensagem; a recepção da imagem pelos olhos; a decodificação enquanto etapa necessária da receptividade; o autodomínio emocional perante o recebimento de más notícias; a reação impulsiva nos conflitos de opiniões; a vontade do revide à manifestação alheia; a raiva crescente durante a interlocução divergente; o autesforço da escuta atenta e educada; a pacificação do ambiente pelas energias; a concordância com os pontos positivos e corretos; a discordância expressa de modo tranquilo e racional; a recepção serena dos pensamentos ilógicos; a devolutiva elegante após recepção de palavras duras e agressivas; o inimaginável mundo emaranhado do interlocutor violento; a intraconsciencialidade conflituosa distorcendo a recepção da mensagem; o erro crasso do emissor; o acerto calculado do receptor de se manter em silêncio; o saber receber a heterocrítica com autocrítica e discernimento; as sutilezas dos sinais faciais e dos olhares durante a interlocução; a sabedoria de não responder sem antes pensar; a inteligência de saber receber do outro apenas o possível e não o esperado; o preparo da possível entrevista com o ser Serenão ou ser Serenona; o serenismo significando paz interior e vida intraconsciencial sadia; o acolhimento fraterno pelos evoluciólogos e Serenões das imaturidades das conscins pré-serenonas.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a doação e a recepção de energias interconscienciais durante qualquer interlocução cotidiana; a recepção lúcida de acréscimos energéticos ou banhos de energias conscienciais (ECs) reforçadores inesperados; os chacras abertos até os 7 anos de idade intrafísica; a criticidade constante na avaliação do paradiscurso; o fenômeno autêntico da recepção psicofônica da consciex comunicante; a intrusão volitiva de consciex malintencionada não parapercebida pela conscin suscetível e inconsciente; a autogestão inteligente das paracaptações extrafísicas; a compreensão da percepção das parassinaléticas energéticas pessoais; a demora na realização da segunda dessoma; a absorção das energias imanentes (EIs); a recepção diária do acoplamento com o amparador de função da tenepes; o parapsiquismo intelectual auxiliando na paracaptação de ideias originais; o recebimento de banhos de energias durante a tenepes; a recepção de insights extrafísicos para aprofundamento da autopesquisa; a sensibilidade parapsíquica; o recebimento de esbregue extrafísico pós-dessoma; a impertinência da consciex baratrosférica quanto às leis cósmicas; a imperturbabilidade da consciex assistente perante a revolta da consréu transmigrada; a compreensão madura manifesta pelo evoluciólogo perante a livre escolha das conscins do grupo evolutivo; o comitê de pararrecepção pós-dessomática; a capacidade de recepcionar as energias das Centrais Extrafísicas.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo receptor-emissor; o sinergismo Extraconscienciologia-Intraconscienciologia; o sinergismo cardiochacra-laringochacra; o sinergismo Cuidadologia-Assistenciologia; o sinergismo escritor‒amparador de função; o sinergismo retropensene-autopensenidade; o sinergismo ouvintes-orador. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 3
             Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da autenticidade na manifestação; o princípio da interação interassistencial; o princípio de escutar o interlocutor até o fim; o princípio da megarretribuição; o princípio comunicacional do Cosmos; o princípio de processar a informação até entendê-la; o princípio da compreensão interassistencial.
             Codigologia: o código de sinais; o código de fala; o código de ética informacional; os códigos linguísticos; o código encriptografado; o código transmitido pelas energias imanentes.
             Teoriologia: a teoria do pensene; a teoria da recepção; a teoria de comunicação de massas; a teoria exigindo a prática comunicacional; as teorias de comunicação; a teoria das dificuldades recíprocas.
             Tecnologia: a técnica do arco voltaico; a técnica do feedback; a técnica da escuta terapêutica; a técnica da invéxis; a técnica da recéxis; a técnica da exaustividade; a técnica de ampliação da cosmovisão.
             Voluntariologia: a recepção de boas vindas ao novo voluntário; a repercussão no grupo pelo cumprimento das atividades de voluntariado; a disponibilidade do voluntário ao receber novas tarefas; a importância de os voluntários receberem treinamento para autoqualificação.
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia.
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Reeducaciologia; o Colégio Invisível da Parapoliticologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Autopesquisologia.
             Efeitologia: o efeito autassistencial da recepção empática de heterocríticas; o efeito antiassistencial das falas agressivas durante conversação; o efeito da reciclagem de traço emocional; o efeito assistencial da evitação de heterexigência excessiva; o efeito do completismo no balanço existencial pós-dessomático; o efeito do acolhimento do assistido na tares; o efeito da projeção consciente na autopesquisa; o efeito dos cuidados maternos na formação da criança.
             Neossinapsologia: as neossinapses geradas a partir de pangrafia.
             Ciclologia: o ciclo homeostático receber-agradecer-doar; o ciclo nosográfico receber–magoar–queixar-se; o ciclo autocurativo doar-receber.
             Enumerologia: o saber receber intervenções de amigos; o saber receber mensagens agressivas; o saber receber opinião divergente; o saber receber gentilezas; o saber receber neoideias; o saber receber presentes e mimos; o saber receber visita de consciexes evoluídas.
             Binomiologia: o binômio receptividade-perplexidade; o binômio comunicação evolutiva‒desperticidade; o binômio doação-recepção; o binômio input-output; o binômio letra grafada‒papel; o binômio conceptáculo-receptáculo; o binômio retropensene-autopensene.
             Interaciologia: a interação saudável emissor-receptor; a interação de gêmeos; a interação laringochacra-cardiochacra; a interação voz-timbre; a interação abelha-flor; a interação água-terra; a interação tenepessista‒amparador de função.
             Crescendologia: o crescendo abertismo-escuta-acolhimento-autocrítica; o crescendo medo de crítica‒autenfrentamento‒autossuperação‒megassistência.
             Trinomiologia: o trinômio ouvir-refletir-falar; o trinômio código-sinal-símbolo; o trinômio tenepessista‒amparador de função‒assistidos; o trinômio interesse-respeito-autenticidade; o trinômio mentira-infâmia-despautério; o trinômio observação-análise-compreensão; o trinômio estímulo-impacto-reação; o trinômio escuta-paraescuta-poliescuta.
             Polinomiologia: o polinômio escuta-decodificação-processamento-resposta; o polinômio linearidade-emissor-mensagem-receptor; o polinômio acolhimento-esclarecimento-encaminhamento-acompanhamento.
             Antagonismologia: o antagonismo bloqueio do emissor / falha na recepção; o antagonismo fazer crítica / receber crítica.
             Paradoxologia: o paradoxo de ser necessário dominar plenamente os signos, símbolos e sinais para alcançar a compreensão do conscienciês; o paradoxo de quanto mais se praticar 4                                                            En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a a escuta mais se dominar a recepção das mensagens; o paradoxo de quanto mais doar mais receber.
         Politicologia: as políticas públicas favorecendo a recepção das decisões governamentais pela população; a democracia pura aplicada à Recepciologia.
         Legislogia: a lei do maior esforço; a lei de imprensa; a lei de ação e reação; a lei do recebimento demandar retribuição.
         Filiologia: a comunicofilia; a interconscienciofilia; a conviviofilia; a heterocriticofilia; a impactofilia; a sofofilia; a raciocinofilia.
         Fobiologia: a comunicofobia; a doxofobia; as fobias sociais; a agorafobia; a heterofobia; a autocriticofobia; a fobia de receber críticas.
         Sindromologia: a síndrome da dispersão; a síndrome da tagarelice.
         Maniologia: a mania de praticar a política do “toma lá dá cá”; a mania de só querer receber e não doar; a mania de interpretar as críticas recebidas sob o ponto de vista pessoal.
         Mitologia: o mito das aparências; o mito de o corruptor doar sem a intenção de querer algo em troca; o mito da veracidade da retórica do megassediador; a crença no mito de receber o beijo do príncipe encantado; a crença mítica de sempre receber a graça divina.
         Holotecologia: a comunicoteca; a psicoteca; a parapsicoteca; a comoeticoteca; a analiticoteca; a despertoteca; a controversoteca.
         Interdisciplinologia: a Recepciologia Comunicacional; a Comunicologia; a Recepciologia; a Parapercepciologia; a Interassistenciologia; a Verbaciologia; a Cosmoeticologia; a Pensenologia; a Autodiscernimentologia; a Interlocuciologia.


                                            IV. Perfilologia

         Elencologia: a conscin interlocutora; a conscin lúcida; a conscin parapsíquica; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; o ser evoluciólogo.
         Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o doador universal; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o receptor universal; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o Serenão.
         Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a doadora universal; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a receptora universal; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a Serenona.
         Hominologia: o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens receptiossomaticus; o Homo sapiens reciprocus; o Homo sapiens sellector; o Homo sapiens semiconsciex; o Homo sapiens tachypensenicus; o Homo sapiens teleguiatocriticus. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                5


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: Recepciologia Comunicacional Patológica = o campo de estudo dos processos receptivos relativos às formas, comportamentos e holopensenes antiuniversalistas, aprioristas, autassediados pelos conflitos íntimos e distorções cognitivas de conscins suscetíveis aos pertúrbios emocionais e egocêntricos; Recepciologia Comunicacional Sadia = o campo de estudo dos processos receptivos relativos às formas, comportamentos e holopensenes universalistas, cosmoéticos, megaassistenciais, lúcidos, caracterizados pelas interlocuções otimizadoras fundamentadas no respeito ao paradireito e paradever de todos.
             Culturologia: a cultura do saber ouvir; a cultura da Holoconviviologia; a cultura do saber receber; a multiculturalidade das formas de receber e doar; a cultura do Universalismo.
             Interlocuciologia. Do ponto de vista da Comunicologia, o ato de recepcionar exige interação entre 2 ou mais interlocutores, estabelecendo-se intercomunicação em ordem lógica entre as consciências envolvidas de acordo com pelo menos 6 possibilidades, a partir da dimensão intrafísica:
             1. Conscin-conscin.
             2. Conscin-consciex.
             3. Conscin projetada–conscin.
             4. Conscin projetada–conscin projetada.
             5. Conscin projetada–consciex.
             6. Consciex-consciex.
             Dimensiologia. Do ponto de vista da intrafisicalidade, pode-se classificar a recepção comunicacional em duas dimensões, considerando o ambiente, local ou relação espaço-tempo e a existência de várias dimensões conscienciais com as quais a conscin interage:
             1. Intrafísica: os interlocutores (emissores e receptores) estão se manifestando na dimensão intrafísica ou dimensão humana.
             2. Extrafísica: os interlocutores (emissores e / ou receptores) estão se manifestando na dimensão extrafísica.
             Multidisciplinaridade. Eis, por exemplo, 20 aproximações simples e / ou complexas, em ordem alfabética, passíveis de serem estabelecidas quanto à variável recepção, associada direta ou indiretamente com o ato de recepcionar ou receber no âmbito da Comunicologia:
             01. Assediologia: o recebimento de paraataque de assediador.
             02. Assistenciologia: o recebimento da ajuda providencial do amparo.
             03. Autossacrificiologia: o recebimento de ampliação do amparo pela abnegação cosmoética praticada.
             04. Cosmoeticologia: o recebimento de pagamento no valor correto e contratado.
             05. Dessomatologia: o recebimento pela equipex da conscin recém-dessomada.
             06. Diplomologia: o recebimento do diploma pelo término de curso superior.
             07. Direitologia: o recebimento do veredicto no tribunal.
             08. Fraternologia: o recebimento de sorriso e olhar fraterno de amigo evolutivo.
             09. Heterocriticologia: o recebimento de heterocríticas.
             10. Holomaturologia: o recebimento sincero da gratidão alheia.
             11. Homeostaticologia: o recebimento de banhos de energia restauradora.
             12. Intermissiologia: o recebimento da clásula pétrea da proéxis a ser realizada.
             13. Megafraternologia: o recebimento das energias captadas pelas Centrais Extrafísicas.
             14. Psicofonologia: o recebimento da comunicação de consciex.
             15. Psicografologia: o recebimento da mensagem escrita de consciex.
             16. Psicossomatologia: o recebimento de notícia dramática sem se alterar.
             17. Questionologia: o recebimento de perguntas on-line feitas pelos teletertulianos. 6                                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
            18. Sinaleticologia: o recebimento de parassinal da presença de amparador extrafísico.
            19. Taristicologia: o recebimento de mensagem tarística.
            20. Terapeuticologia: o recebimento de intervenções assistenciais dos terapeutas.


                                                        VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Recepciologia Comunicacional, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Autocaptação de ideias: Pensenologia; Neutro.
            02. Binômio admiração-discordância: Conviviologia; Neutro.
            03. Binômio reconhecimento-gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
            04. Coleta seletiva: Autexperimentologia; Homeostático.
            05. Comitê de pararrecepção: Intermissiologia; Neutro.
            06. Empatia receptiva: Interassistenciologia; Homeostático.
            07. Heterorreação autodiagnóstica: Autopesquisologia; Neutro.
            08. Imaturidade na comunicação: Comunicologia; Nosográfico.
            09. Paracérebro receptivo: Paracerebrologia; Homeostático.
            10. Pseudoimperturbabilidade: Autoconscienciometrologia; Nosográfico.
            11. Reação equilibrada: Psicossomatologia; Homeostático.
            12. Reação exagerada: Psicossomatologia; Nosográfico.
            13. Recepção pós-dessomática: Intermissiologia; Homeostático.
            14. Receptividade à heterocrítica: Autocriticologia; Homeostático.
            15. Saberes comunicativos: Comunicologia; Neutro.
  ESTUDAR A RECEPCIOLOGIA COMUNICACIONAL EXPANDE POSITIVAMENTE AS MANIFESTAÇÕES CONSCIENCIAIS
       QUALIFICADAS, MADURAS, FRATERNAS, TORNANDO
     AS INTERAÇÕES GRUPAIS PACÍFICAS E EVOLUTIVAS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, preocupa-se em analisar as formas de recepção pessoal manifestada nas interações conscienciais? Quais as recins já empreendidas no campo da Recepciologia Comunicacional?
            Bibliografia Específica:
            1. Costa, João Paulo; & Rossa, Dayane; Manual da Conscin Cobaia; pref. João Aurélio Bonassi; revisores Roberto Otuzi; Helena Alves Araújo; & Erotides Louly; 200 p.; 5 seções; 26 caps.; 1 cronologia; 22 E-mails; 69 enus.; 2 fotos; 2 gráfs.; 3 ilus.; 2 minicurrículos; 4 tabs.; 20 websites; glos. 183 termos; 45 refs.; 1 apênd.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 43, 83 a 86, 95 a 115 e 142 a 150.
            2. Demo, Pedro; Saber Pensar é Questionar; 196 p.; 9 caps.; 235 refs.; 2 enus; br.; alf.; 18 x 13 cm; Liber Livro; Brasília, DF; 2010; páginas 88 a 100.
            3. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.; 11 enus.; 100 folhas de avaliacao; 4 índices; 2.000 itens; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 132 a 133, 166 a 167, 190 a 191, 200 a 201, 206 a 209 e 240 a 241.
            4. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 425 a 428, 720 a 721, 1.147 a 1.149, 1.163, 1.188, 1.221 e 1.418 a 1.419.
            5. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websiEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                          7 tes; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 462 e 1.701.
             6. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 indices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 249, 263, 326, 328, 338, 352, 366, 376, 389, 397, 432, 453 e 625.
                                                                                                                           A. S.