Reatividade à Heterocrítica

A reatividade à heterocrítica é a condição de a conscin, homem ou mulher, devido à baixa lucidez, quanto ao entendimento evolutivo consciencial sadio, ser incapaz de compreender, analisar e discernir a orientação, o ensinamento e / ou a observação cosmoética recebida de terceiros.

Você, leitor ou leitora, já vivenciou os benefícios da superação à heterocrítica? Quais métodos vem empregando para vencer tal gargalo patológico e atravancador da evolução?

      REATIVIDADE À HETEROCRÍTICA
                              (ANTIDISCERNIMENTOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A reatividade à heterocrítica é a condição de a conscin, homem ou mulher, devido à baixa lucidez, quanto ao entendimento evolutivo consciencial sadio, ser incapaz de compreender, analisar e discernir a orientação, o ensinamento e / ou a observação cosmoética recebida de terceiros.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O prefixo re vem do idioma Latim, re, “retrocesso; retorno; recuo; repetição; iteração; reforço; intensificação”. O termo atividade procede também do idioma Latim, activitas, “significação ativa; atividade”, de activus, “ativo”. Apareceu no Século XVII. O elemento de composição hetero vem do idioma Grego, héteros, “outro; diferente”. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. O termo crítica procede do idioma Latim, critica, “apreciação; julgamento”, e este do idioma Grego, kritikê, “crítica; arte de julgar, de criticar”. Apareceu no mesmo Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Repúdio à heterocrítica. 2. Aversão à heterocrítica. 3. Reação emocional à heterocrítica.
          Neologia. As 3 expressões compostas reatividade à heterocrítica, minirreatividade à heterocrítica e maxirreatividade à heterocrítica são neologismos técnicos da Antidiscernimentologia.
          Antonimologia: 1. Acolhimento à heterocrítica. 2. Análise lúcida à heterocrítica.
          Estrangeirismologia: a self-sabotage; as reciclagens step-by-step.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à falta de autocrítica sadia.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Autexposição. Há pessoas que têm medo de se tornarem públicas com receio das autexposições e das heterocríticas. Em geral, a conscin não tem coragem de explicitar com sinceridade por ter medo da heterocrítica. Querer ter paraidentidade sem enfrentar a autexposição é desejar, inutilmente, burlar a etapa evolutiva cosmoética e prioritária”.
          2. “Autoburilamentologia. A heterocrítica burila a autocrítica e melhora o nível da autorreflexão da conscin lúcida”.
          3. “Heterocriticologia. A heterocrítica racional não tem preço, ou seja, é inavaliável e deve sempre ser analisada com isenção, imparcialidade e imperturbabilidade”.
          Filosofia. O Ignorantismo.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da desatenção quanto ao primado da interassistencialidade na patopensenização contra outrem; os autopatopensenes; a autopatopensenidade; os assediopensenes; a assediopensenidade; os arrogopensenes; a arrogopensenidade; os ilusiopensenes; a ilusiopensenidade; os inculcopensenes; a inculcopensenidade; os intrusopensenes; a intrusopensenidade; a refratariedade aos contrapensenes; a contrapensenidade; os nosopensenes; a nossopensenidade; a ausência de higidez pensênica; a ausência do holopensene interassistencial; a autopensenidade carregada no sen, preconceituosa, vitimizadora, egocentrada; os egopensenes; a egopensenidade; a autopensenização sem horizontes evolutivos amplos; a autopensenização crítica sem autocrítica; a autopensenização superficial monovisiológica; os monopensenes; a monopensenidade; a diminuição da capacidade de pensenizar lucidamente; a pensenidade autopunitiva; a pensenidade autodefensiva; a rigidez autopensênica; a falta de retilinearidade pensênica avaliativa; os criticopensenes; a criticopenenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a carência dos lucidopensenes; a lucidopensenidade; os assistenciopensenes; a assistenciopensenidade; os raciocinopensenes; a raciocinopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; a necessidade de abertismo consciencial aos neopensenes prioritários.
          Fatologia: a reatividade à heterocrítica; o receio de lidar com a desaprovação; a resistência criada na heteravaliação impedindo aprofundamento na autopesquisa; o fato de a defensividade bloquear a heterocrítica cosmoética; o flagrante das objeções emocionais; o sentimento negativo frente às contrariedades; as contrargumentações exageradas; o parecer anticosmoético; a falta de discernimento na escuta contaminando a autestima; o ataque utilizado qual mecanismo de defesa do ego (MDE); a postura defensiva gerando ansiedade; a rejeição aos heteroquestionamentos; o orgulho do próprio orgulho; a reatividade ao não dito; a atitude patológica perante o contato com a realidade diferente do imaginado; os gestos demonstrando a reatividade; a discordância anticosmoética; a instabilidade emocional gerando reatividade automática no interlocutor; a incompreensão da interassistência; a relutância frente às dificuldades; a ausência de teática das verpons; o desconhecimento da multidimensionalidade; o direito de errar; a má conduta substituída pela proatividade; o ato de se deixar assistir ao escutar opinião contrária; a compreensão inibindo a reatividade; a autassistência; a superação da reatividade; a apreciação cosmoética construtiva; a evitação do antagonismo; a compreensão e teática da interassistência.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a responsividade ante as energias conscienciais (ECs) patogênicas; as energias gravitantes; a inabilidade de trabalhar com as energias conscienciais; a predominância do psicossoma nas ações cotidianas; a condição de isca inconsciente; a desatenção multidimensional; o autassédio; o heterassédio.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo patológico autassédio-heterassédio; o sinergismo nosográfico confronto-agressão; o sinergismo nocivo emotividade–instabilidade da lucidez; o sinergismo inquietação-desorganização; o sinergismo patológico imaturidade emocional–ignorância parapsíquica; o sinergismo nocivo dos trafares pessoais; o sinergismo estagnador medo de enxergar a realidade–repressão do parapsiquismo; o sinergismo patológico opressor-oprimido; o sinergismo patológico conscin doente–consciex doente; o sinergismo conscin opositora–consciex coopositora; o sinergismo acolhimento–respeito consciencial.
          Principiologia: a ausência do princípio da convivência fraterna; a exiguidade do princípio do diálogo; a escassez do princípio da interassistencialidade; a falta do princípio admiração-discordância; o princípio de ninguém evoluir falando sozinho; o princípio evolutivo “não corrigir o erro alheio é errar também”.
          Codigologia: a falta de aplicação do código pessoal de priorização evolutiva; a inexistência do código pessoal de Cosmoética (CPC) para a personalidade arrogante; o código de respeito ao livre arbítrio das consciências assistidas; os códigos sociais influenciando os comportamentos.
          Teoriologia: a teoria dos gargalos evolutivos; a ausência da teoria da evolução consciencial pelo autesforço; a falta de vivência da teoria da evolução em grupo; a teoria da rigidez autopensênica; a teoria da reciclagem existencial quando a consciência está saturada dos erros; a teoria do antepassado de si mesmo; a teoria do holopensene pessoal; a teoria dos bloqueios energéticos; o saber teórico.
          Tecnologia: a ausência das técnicas de convivialidade sadia; a ignorância quanto à técnica de priorização do mais relevante; a técnica da reeducação emocional; as técnicas de manipulação interconsciencial; o desconhecimento das técnicas evolutivas da Conscienciologia.
          Laboratoriologia: o labcon pessoal; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia.
          Colegiologia: a participação nos Colégios Invisíveis fortalecendo a autoconfiança intelectual; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Debatologia; o Colégio Invisível dos Pacifistas; o Colégio Invisível dos Revisores da Conscienciologia.
          Efeitologia: o efeito da procrastinação inibindo a ação evolutiva atual; o efeito dos equívocos em cadeia não desfeitos; o efeito corrosivo dos patopensenes; o efeito da arrogância; o efeito da autoinsegurança no cotidiano; o efeito da irritabilidade; o efeito das mágoas nos bloqueios cerebrais; o efeito estagnador e regressivo da sujeição a outra consciência; o efeito da impaciência corroendo decisões assertivas; o efeito da desatenção no desperdício de energias conscienciais; o efeito desassistencial do julgamento precipitado.
          Neossinapsologia: a ausência de neossinapses evolutivas prioritárias; a ausência de recuperação de neossinapses intermissivas; o rancor atravancando neossinapses; os obstáculos emocionais à formação de neossinapses; o bloqueio de neossinapses pela manutenção do fechadismo; a necessidade de neossinapses cosmoéticas; as neossinapses para o autenfrentamento intraconsciencial; a desconstrução das sinapses relativas à agressividade; as neossinapses surgidas do esclarecimento mútuo.
          Ciclologia: a falha no ciclo assim-desassim; a fuga ao ciclo argumentações-refutações; a premência terapêutica do ciclo recéxis-recin; as insatisfações na condição de travões no ciclo evolutivo pessoal; o ciclo ansiedade-impulsividade; o ciclo autassédio–ruminação mental–heterassédio; o ciclo da desconstrução das retroideias; o ciclo das frustrações impactando o humor; o ciclo falta de reflexão–conflito íntimo; o ciclo negativo da autossabotagem; o ciclo vicioso das omissões diárias; o orgulho pessoal mantendo intocável o ciclo das perturbabilidades; o ciclo crise-ruptura-mudança; o ciclo crítica-contracrítica-consenso.
          Binomiologia: o binômio nosográfico orgulho-vaidade; a desassistência do binômio cara amarrada–resposta curta e grossa; a falta do binômio proposição-refutação; o binômio adversidade-enfrentamento; o binômio banalização dos trafares–negligência dos trafores; o binômio conduta pessoal–insatisfação evolutiva; o binômio indisciplina-arrogância; o binômio conscin conflitiva–conscin atratora de antipatizantes; o binômio frustração do assistido–frustração do assistente; o binômio irritação-heterassédio; o binômio mimese representativa–automimese existencial; o binômio patológico melindre-melin.
          Interaciologia: a interação inexperiência-reatividade; a interação ansiedade-irreflexão; a interação falha na comunicação–equívoco cometido; a interação ignorância-intolerância; a interação heterocrítica falha–autocrítica rasa; a interação travão consciencial–travão extraconsciencial; a interação nosológica má intenção–conflituosidade; a interação egocentrismo-inculcações.
          Crescendologia: o crescendo cosmoético autocrítica-heterocrítica; o crescendo patológico reatividade-agressividade-violência.
          Trinomiologia: o trinômio crítica-autofobia-reatividade.
          Polinomiologia: o polinômio subcerebral fragilidade-suscetibilidade-irritabilidade-reatividade.
          Antagonismologia: o antagonismo proatividade / reatividade; o antagonismo indignação cosmoética / reatividade anticosmoética; o antagonismo reatividade emocional / prontidão assistencial; o antagonismo assentimento (admissão) / ressentimento (reatividade).
          Paradoxologia: a autoconsciência quanto ao paradoxo minutos de desequilíbrio–semanas para o reequilíbrio; o paradoxo entrar em si (egocentrismo) para sair de si (altruísmo).
          Legislogia: a inconsciência perante a lei do maior esforço evolutivo; a lei da afinidade patológica; a lei do menor esforço aplicada às recins necessárias; a lei do menor esforço explícita no comportamento autolimitante; a lei do menor esforço promovendo autassédios; as leis da convivialidade.
          Filiologia: a ausência de lucidofilia; a belicosofilia; a conflitofilia; a falta de assistenciofilia; a polemicofilia; a necessidade da conviviofilia; a urgência da reciclofilia.
          Fobiologia: a heterocriticofobia; a argumentofobia; a criticofobia; a debatofobia; a fobia ao autenfrentamento; o raciocinofobia; a questionofobia; a xenofobia; o abalo da neofobia.
          Sindromologia: a síndrome da apriorismose gerando reatividade aos conceitos conscienciológicos; a síndrome de Gabriela.
          Maniologia: a autassediomania; a mania antievolutiva alicerçada nas manifestações instintivas subcerebrais; a mania da belicosidade; a mania da hostilidade; a mania de criticar sem ponderar antes; a mania de não aprender com os erros; a mania de querer estar certo; a mania de teimar com as evidências.
          Holotecologia: a autocriticoteca; a discernimentoteca; a lucidoteca; a pensenoteca; a cosmoeticoteca; a interassistencioteca; a recinoteca.
          Interdisciplinologia: a Antidiscernimentologia; a Assediologia; a Abertismologia; a Antagonismologia; a Trafarologia; a Baratrosferologia; a Anticonflitologia; a Autopesquisologia; a Conscienciologia; a Cosmoeticologia; a Descrenciologia; a Dogmatologia; a Evoluciologia; a Grupocarmologia; a Interassistenciologia; a Paradigmologia; a Recinologia; a Reurbanologia; a Traforologia; a Voliciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin baratrosférica; a isca humana inconsciente; a conscin intermissivista imatura; a conscin emocional; a personalidade antissocial; a conscin autoconflitiva; o intermissivista inadaptado; a conscin reacionária; a conscin melindrosa; a conscin sensível.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o incompletista; o projetor inconsciente; o retardatário da evolução; o ator social; o reciclante existencial; o inversor existencial; o compassageiro evolutivo; o homem de ação; o intelectual; o conviviólogo; o consciencioterapeuta; o proexista; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o tenepessista; o pesquisador; o tertuliano; o voluntário; o tocador de obras.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar; a incompletista; a projetora inconsciente; a retardatária da evolução; a atriz social; a reciclante existencial; a inversora existencial; a compassageira evolutiva; a mulher de ação; a intelectual; a convivióloga; a consciencioterapeuta; a proexista; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a tenepessista; a pesquisadora; a tertuliana; a voluntária; a tocadora de obras.
          Hominologia: o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens bellicosus; o Homo sapiens egocentricus; o Homo sapiens illucidus; o Homo sapiens involutivus; o Homo sapiens assediator; o Homo sapiens conflictuosus; o Homo sapiens heterassediatus; o Homo sapiens hostilis; o Homo sapiens impulsus; o Homo sapiens stacionarius; o Homo sapiens trancatus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minirreatividade à heterocrítica = a da conscin apresentando reação imediata de resistências às críticas, porém realizando as reciclagens necessárias, posteriormente; maxirreatividade à heterocrítica = a da conscin totalmente hermética quanto ao recebimento de críticas.
          Culturologia: a cultura da exaltação das emoções; a cultura da Baratrosfera; a cultura da conflituosidade; a cultura da omissão pessoal quanto à convivência evolutiva; a cultura da oposição; a cultura da resignação; a cultura da truculência belicista; a cultura da violência silenciosa; a cultura de “não dar o braço a torcer”; a cultura do “você sabe com quem está falando? ”; a cultura do entorpecimento dos travões; a cultura do sofrimento; a cultura mesológica; a cultura patológica do autassédio; as influências culturais na maneira de pensar; as tensões da interculturalidade.
          Taxologia. Sob a ótica da Pesquisologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 31 situações, aspectos ou condições podendo desencadear a reatividade à heterocrítica:
          01. Ações anticosmoéticas.
          02.  Acomodação na zona de conforto.
          03.  Ansiedade.
          04.  Arrogância.
          05.  Autassédio.
          06.  Autopunição.
          07.  Autossabotagem.
          08.  Baixa autestima.
          09.  Bloqueio holochacral.
          10.  Defensividade.
          11.  Desatenção.
          12.  Desperdício de energia consciencial.
          13.  Egocentrismo.
          14.  Egoísmo.
          15.  Emocionalismo.
          16.  Fechadismo.
          17.  Fuga.
          18.  Ilusões.
          19.  Impaciência.
          20.  Inculcações.
          21.  Insegurança.
          22.  Intransigência.
          23.  Julgamentos.
          24.  Mau humor.
          25.  Medo.
          26.  Orgulho.
          27.  Prepotência.
          28.  Procrastinacão.
          29.  Resiliência falha.
          30.  Rigidez.
          31.  Vaidade.
          Terapeuticologia. Segundo a Holomaturologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 13 providências úteis para a conscin, homem ou mulher, implementar nas ações pessoais a fim de evitar a reatividade à heterocrítica:
          01. Abertismo consciencial. Avaliar as heterocríticas recebidas.
          02. Autocrítica. Admitir, com autossinceridade, as próprias imaturidades.
          03. Autodiscernimento. Aprimorar o senso sobre as ações diárias.
          04. Autopesquisa continuada. Promover o autoconhecimento constante.
          05. Autovigilância. Manter automonitoramento ininterrupto nas comunicações interconscienciais (pensenes).
          06. Cosmoética. Agir com autocosmoética.
          07. Definição de objetivos. Estabelecer metas alcançáveis e prazos de realização.
          08. Desassim. Aplicar a teática da desassim cotidianamente.
          09. Higiene Consciencial. Vivenciar autopensenidade positiva.
          10. Heterocrítica. Compreender e aprender com a heterocrítica cosmoética.
          11. Intencionalidade. Sustentar a coerência quanto à autorreciclagem interassistencial.
          12. Resiliência. Realizar autenfrentamentos sucessivos com lucidez.
          13. Tranquilidade. Reduzir o nível de ansiosismo.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a reatividade à heterocrítica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Atraso de vida: Etologia; Nosográfico.
            02. Autassédio: Parapatologia; Nosográfico.
            03. Crítica benéfica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            04. Desassediologia: Consciencioterapia; Homeostático.
            05. Distúrbio aleatório: Parapatologia; Neutro.
            06. Heterassédio: Parapatologia; Nosográfico.
            07. Heterocriticofilia intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
            08. Holopensene desassediado: Holopensenologia; Homeostático.
            09. Impaciência disfuncional: Psicossomatologia; Nosográfico.
            10. Inspiração baratrosférica: Parapatologia; Nosográfico.
            11. Opção pelo autodesassédio: Voliciologia; Homeostático.
            12. Raiz do temperamento: Autotemperamentologia; Neutro.
            13. Reação exagerada: Psicossomatologia; Nosográfico.
            14. Temperamento instável: Autotemperamentologia; Nosográfico.
            15. Trafar favorito: Autotrafarologia; Nosográfico.
     A SUPERAÇÃO DA REATIVIDADE ÀS HETEROCRÍTICAS
  FAZ A CONSCIN ANALISAR ANTES DE REAGIR, REINSERINDO, INDUBITAVELMENTE, A PLANIFICAÇÃO DO CURSO INTERMISSIVO ENQUANTO PRIORIDADE EVOLUTIVA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivenciou os benefícios da superação à heterocrítica? Quais métodos vem empregando para vencer tal gargalo patológico e atravancador da evolução?
            Bibliografia Específica:
            01. Balona; Málu; Autocura através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; pref. Marina Thomaz; revisores Alexander Steiner; et al.; 342 p.: 2 seções; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 125 expressões e ditos populares; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 5 websites; 1 posf.; 20 infográficos; 20 cenografias; 56 filmes; 265 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 235 e 236.
            02. Costa, João Paulo; & Rossa, Dayane; Manual da Conscin Cobaia; pref. João Aurélio Bonassi; revisores Roberto Otuzi; Helena Alves Araújo; & Erotides Louly; 200 p.; 5 seções; 26 caps.; 1 cronologia; 22 E-mails; 69 enus.; 2 fotos; 2 gráfs.; 3 ilus.; 2 minicurrículos; 4 tabs.; 20 websites; glos. 183 termos; 45 refs.; 1 apênd.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 47, 79, 95 a 99, 103 e 113.
            03. Stamateas, Bernardo; Autossabotagem: Reconheça e mude as Atitudes que Você toma Contra si Mesmo (Autoboicot); trad. Sandra Martha Dolinsky; 190 p.; 14 caps.; 33 refs.; 21 x 14 cm; br.; Academia; São Paulo, SP; 2009; páginas 11, 21, 30, 37, 54, 65, 85, 102, 110, 127, 145, 163 e 176.
            04. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 124 e 139.
            05. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas: 25 a 26, 168, 369, 384, 427, 471, 887, 904, 968, 997 e 999.
            06. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 31, 43, 76, 111, 118, 331, 383, 387, 545 e 666.
              07. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 160,162 e 782.
              08. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisores Erotides Louly; & Helena Araújo; 164 p.; 40 caps.; 18 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 16 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 5ª Ed. rev.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 29, 87 e 90
              09. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 148 , 151, 157, 446, 517 e 572.
              10. Idem; Temas da Conscienciologia; revisores Alexander Steiner; Cristiane Ferraro; & Graça Razera; 232 p.; 7 seções; 90 caps.; 10 diagnósticos; 15 E-mails; 115 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 10 pesquisas; 30 testes conscienciométricos; 2 tabs.; 2 websites; 16 refs.; alf.; ono.; 21 x 14 cm.; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 60.
                                                                                                                     A. F. S.