Racionalidade Completa

A racionalidade completa é o uso teático da razão ou racionalidade, lógica ou logicidade, e discernimento de modo integral, total, sem descontinuidade, o tempo todo, em toda parte, a respeito de tudo, a condição mais problemática para o ser humano, homem ou mulher, vivenciar e sustentar.

Você, leitor ou leitora, é governado pela racionalidade? Qual delas: a completa ou a parcial?

      RACIONALIDADE COMPLETA
                             (AUTODISCERNIMENTOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A racionalidade completa é o uso teático da razão ou racionalidade, lógica ou logicidade, e discernimento de modo integral, total, sem descontinuidade, o tempo todo, em toda parte, a respeito de tudo, a condição mais problemática para o ser humano, homem ou mulher, vivenciar e sustentar.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo racionalidade vem do idioma Latim, rationalitas, “faculdade de raciocinar”, derivado de rationalis, “contável; calculável; racional; dotado de razão”, e este de ratio, “conta; cálculo; consideração; relação; comércio; projeto; método; raciocínio; doutrina; razão determinante”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo completo provém do mesmo idioma Latim, completus, “completo; completado; cheio; pleno; cumprido; feito; satisfeito”, de complere, “completar; encher; preencher; recrutar; cumprir; acabar; concluir; terminar”. Apareceu no Século XVI.
         Sinonimologia: 1. Racionalidade total. 2. Racionalidade integral. 3. Racionalidade contínua.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 18 cognatos derivados do vocábulo racionalidade: irraciocinada; irraciocinado; irracionabilidade; irracional; irracionalidade; irracionalismo; irracionalista; irracionalística; irracionalístico; irracionalizar; irracionável; racional; racionalismo; racionalista; racionalização; racionalizada; racionalizado; racionalizar.
         Neologia. As 3 expressões compostas racionalidade completa, racionalidade completa ignorada e racionalidade completa autoconsciente são neologismos técnicos da Autodiscernimentologia.
         Antonimologia: 1. Racionalidade incompleta. 2. Racionalidade descontínua. 3. Racionalidade parcial.
         Estrangeirismologia: o Intentionarium; o Recexarium; o saldo do curriculum vitae multiexistencial; o superavit; o must; a apex mentis; o background consciencial; as smart choices.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à manutenção da holomaturidade consciencial.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal dos ortopensenes evolutivos; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; o nexopensenes; a nexopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; a racionalidade predominante no pen; a linearidade autopensênica; a autopensenização cosmoética.
         Fatologia: a racionalidade completa; as operações racionais das associações de ideias; o calculismo cosmoético; a cognoscência racional; as otimizações racionais; a racionalidade como a primoprioridade (pripri); a coragem racional; o megafoco pessoal racional; a imaginativa racional; as demonstrações racionais; as justificativas racionais; o fato de não haver evolução consciencial sem racionalidade; as racionalidades retilíneas; a sistematização pensamental; a autocapacidade dedutiva; o autodiscernimento possível; as racionalidades interassistenciais; a renúncia racional assistencial; a pré-análise racional das coisas; a postura mais racional no universo da saúde consciencial.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a racionalidade completa quanto à intrafisicalidade da pré-CL.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo cosmovisiológico paracérebro-cérebro.
          Principiologia: o princípio da cognoscibilidade relativa ao nível evolutivo; o princípio racional de não ir contra os fatos.
          Codigologia: a inteligência no embasamento do código pessoal de Cosmoética (CPC)
objetivando a completude máxima da racionalidade atual.
          Teoriologia: a teoria da robéxis ainda dominando a Socin em geral; a teoria da consciência poliédrica.
          Tecnologia: a técnica de evitação do subcérebro abdominal; a técnica da concentração mental; as técnicas projetivas; as técnicas do desenvolvimento parapsíquico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível dos Cosmanalistas.
          Efeitologia: a evitação dos efeitos nocivos da abstração dispersiva; a evitação dos efeitos nocivos dos erros de raciocínio; os efeitos autenganadores das racionalidades incompletas; os efeitos evolutivamente potencializadores da vontade inquebrantável acionada pela racionalidade cosmoética.
          Ciclologia: a extinção do ciclo pessoal de autofagia do uróboro; o ciclo problema-diagnóstico-alternativas-implementações-solução.
          Enumerologia: a omnicriticidade; a omnicriteriosidade; a omnicientificidade; omniponderabilidade; a omnidimensionalidade; a omnicognicibilidade; a omnicompreensibilidade. A matéria primeira; a ideia adventícia; o juízo analítico; o princípio de casualidade; a dúvida metódica; a filosofia perene; o realismo científico
          Binomiologia: o binômio cognoscível-incognoscível; o binômio holanálise-holossíntese; o binômio coerência-consistência; o binômio regras-exceções; o binômio cosmovisão-cosmoconsciência.
          Interaciologia: a interação racionalidade completa–conhecimento integral–interpretação realística; a interação limites autocognitivos–limites mateológicos–autorracionalização limitada.
          Crescendologia: o crescendo erro-correção; o crescendo devaneio-reflexão-neoideia; o crescendo evolutivo na abrangência da autorracionalidade; o crescendo evolutivo das variáveis analíticas consideradas na autabordagem às realidades universais; o crescendo evolutivo aproximando gradativamente a autorracionalidade à lógica do Cosmos.
          Trinomiologia: o trinômio atos-fatos-parafatos; o trinômio racionalidade-logicidade-discernimento; o trinômio da automaturidade descondicionamento-desrepressão-dessacralização.
          Polinomiologia: o polinômio percepção-cognição-intelecção-experiência.
          Antagonismologia: o antagonismo maturidade consciencial / imaturidade consciencial; o antagonismo paracerebralidade / subcerebralidade; o antagonismo verdade / ficção; o antagonismo debate racional / fricção hermenêutica; o antagonismo racionalidade / emocionalidade; o antagonismo racionalidade / credulidade; o antagonismo predomínio do mentalsoma / predomínio dos sentidos do soma.
          Politicologia: a democracia pura.
          Legislogia: a lei do maior esforço na evitação de simplificações reducionistas na autocompreensão do Cosmos; a vivência das leis racionais da proéxis.
          Filiologia: a raciocinofilia; a cogniciofilia.
          Holotecologia: a cognoteca; a criticoteca; a ciencioteca; a mentalsomatoteca; a metodoteca; a raciocinoteca; a logicoteca.
          Interdisciplinologia: a Autodiscernimentologia; a Mentalsomatologia; a Raciocinologia; a Erudiciologia; a Autocriteriologia; a Holomaturologia; a Autexperimentologia; a Autocriticologia; a Autodefinologia; a Autopriorologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens rationalis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens abstractus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens serenissimus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: racionalidade completa ignorada = a da conscin fiel religiosa lavada cerebralmente; racionalidade completa autoconsciente = a da conscin já vivendo teaticamente a condição da multidimensionalidade consciencial.
          Culturologia: a Multiculturologia da Autodiscernimentologia.
          Tabelologia. Sob a ótica da Autodiscernimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 itens do confronto explícito entre a racionalidade completa e a racionalidade incompleta ou parcial, em geral:
         Tabela – Confronto Racionalidade Completa / Racionalidade Incompleta
       Nos         Racionalidade Completa                    Racionalidade Incompleta
       01.   Autodeterminação                          Incontáveis fobias e tabus
       02.   Ciência (Medicina)                        Religião (Teocracia)
       03.   Ecologia Terrestre                        Poluição terrestre
       04.   Hidrologia (água potável)                 Toxicomanias
       05.   Lógica humana                             Ilogicidade teológica
       06.   Nutricionismo científico                  Obesidade pandêmica
       07.   Paz (não violência)                       Guerras (belicismo)
       Nos         Racionalidade Completa                  Racionalidade Incompleta
       08.   Percepção holossomática                  Antiparapsiquismo
       09.   Princípio da descrença                   Superstições
       10.   Sexologia                                Pedofilia


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a racionalidade completa, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abstração: Mentalsomatologia; Neutro.
          02. Apriorismose: Parapatologia; Nosográfico.
          03. Atenção: Mentalsomatologia; Neutro.
          04. Desembaraço intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
          05. Intelecção: Mentalsomatologia; Homeostático.
          06. Intraconscienciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
          07. Irracionalidade religiosa: Parapatologia; Nosográfico.
          08. Megarrevelação racional: Parapercepciologia; Homeostático.
          09. Nuança: Experimentologia; Neutro.
          10. Razão superior: Voliciologia; Homeostático.
   A CONDIÇÃO DA RACIONALIDADE HUMANA EXIGE SER
   DIVULGADA COM INSISTÊNCIA, POIS NÃO PREDOMINA
     NA SOCIN, AINDA PATOLÓGICA, NA QUAL O MEGA-HOSPITAL SE MANTÉM À FRENTE DA MEGAESCOLA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, é governado pela racionalidade? Qual delas: a completa ou a parcial?