Autodiscernimento Dinâmico

O autodiscernimento dinâmico é a capacidade pessoal de a consciência proceder à distinção racional das realidades de modo ágil, ativo, criativo, além das repetições triviais ou da mesmice do momento evolutivo.

Você, leitor ou leitora, já vivencia a condição do autodiscernimento dinâmico? Em todas as situações?

      AUTODISCERNIMENTO DINÂMICO
                            (AUTODISCERNIMENTOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O autodiscernimento dinâmico é a capacidade pessoal de a consciência proceder à distinção racional das realidades de modo ágil, ativo, criativo, além das repetições triviais ou da mesmice do momento evolutivo.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo discernimento vem do idioma Latim, discernere, “separar; escolher apartando com cuidado; discernir; distinguir”. Surgiu no Século XVIII. A palavra dinâmico deriva do idioma Grego, dunamikós, “poderoso; forte; potente; eficaz”, conexo a dúnamis, “força; poder; capacidade”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 01. Autodiscernimento criativo. 02. Autodiscernimento verponológico. 03. Autodiscernimento psicomotriz; autodiscernimento revigorante. 04. Autodiscernimento potencializador. 05. Autodiscernimento enriquecedor. 06. Autodiscernimento acrescentador. 07. Autodiscernimento ascendente. 08. Autodiscernimento evolutivo. 09. Autodiscernimento heurístico; autodiscernimento inventivo. 10. Autodiscernimento a maior.
          Neologia. As duas expressões compostas autodiscernimento dinâmico intrafísico e autodiscernimento dinâmico paraperceptivo são neologismos técnicos da Autodiscernimentologia.
          Antonimologia: 01. Autodiscernimento rebarbativo; autodiscernimento repetitivo. 02. Autodiscernimento estático. 03. Autodiscernimento passivo. 04. Autodiscernimento batopensênico. 05. Autodiscernimento estagnante. 06. Autodiscernimento congelador. 07. Autodiscernimento engessador. 08. Autodiscernimento inerte. 09. Autodiscernimento letárgico. 10. Autodiscernimento cronicificado.
          Estrangeirismologia: o megalocus da intencionalidade; a apex mentis; o strong profile; o upgrade intraconsciencial; a awareness evolutiva; a autoconsciencialidade large; o expert autoconscienciométrico; a open mind para a autevolução; o nosce te ipsum; a intelligentsia evolutiva; o discernimento on time e full time.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da autopensenização dinâmica.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: Trafar: trava discernidora.
          Unidade. A unidade de medida do autodiscernimento dinâmico é o acerto evolutivo.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da holomaturidade evolutiva; os benignopensenes; a benignopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o abertismo pensênico; a autopensenização criteriosa e flexível.
          Fatologia: o autodiscernimento dinâmico; a evolução do autodiscernimento; a relevância singular do autodiscernimento na evolução da consciência; o autodiscernimento com o valor agregado da criatividade; a repetição trazendo a obviedade, enquanto o autodiscernimento dinâmico a novidade ou a neoverpon.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal.


                                         III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo automotivação evolutiva–autodisciplina perseverante; o sinergismo cognição útil–discernimento cosmoético–comunicação clara; o sinergismo autodiscernimento dinâmico–construtividade cosmoética.
         Principiologia: o princípio da verpon; o princípio do megafoco mentalsomático; os princípios científicos fundamentais da Conscienciologia; o princípio da descrença; o princípio da evolução permanente; o princípio da primazia da realidade sobre qualquer ilusão; o princípio do posicionamento pessoal; o princípio da prioridade compulsória (PPC) aplicado diariamente; o princípio da autobagagem cognitiva sobreviver às dessomas; o princípio da insaturabilidade autocognitiva quanto ao Cosmos; o princípio da vida ser movimento; o princípio da maxifraternidade autoimposta racionalmente com a evolução do autodiscernimento.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: a teoria da evolução consciencial.
         Tecnologia: a técnica das prioridades conscienciológicas evolutivas; as técnicas pessoais de estudo; a técnica do autodidatismo; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; as técnicas da Enciclopédia da Conscienciologia; a técnica do aperitivo intelectual.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação.
         Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia.
         Efeitologia: os efeitos recinológicos do despojamento em virar pelo avesso as próprias convicções; os efeitos reconfortantes da descoberta de novos aspectos da realidade; os efeitos do autodiscernimento dinâmico na limpeza e profilaxia dos rastros negativos.
         Neossinapsologia: o apreço pela formação continuada de neossinapses.
         Ciclologia: o ciclo cosmoético aprender-ensinar; o ciclo entendimento-discriminação-conhecimento; o ciclo construção-desconstrução-reconstrução aplicado às autoconvicções.
         Binomiologia: o binômio autodiscernimento-afetividade; o binômio afetividade-sexualidade; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio afetividade-assistencialidade; o binômio saber dar–saber receber; o binômio admiração-discordância; o binômio afeição-discordância; o binômio clareza-sensatez.
         Interaciologia: a interação neoideia-Proxêmica; a interação dos nichos das neoideias; a interação componentes do nicho–desenvolvimento do nicho; a interação neoparadigma-Neociências; a interação organização mental–organização espacial; a interação Hermeneuticologia-Doxopensenologia; a interação cosmograma-conscienciograma; a interação curiosidade sadia-estudiosidade; a interação bem-estar–bem comum.
         Crescendologia: o crescendo retroideia-neoideia; o crescendo conceptáculo da neoideia–nicho da neoideia; o crescendo ideia inata–neoideia; o crescendo compreender-julgar-opinar.
         Trinomiologia: o trinômio (prefixos) neoideias-neoverdades-neologismos; o trinômio subtópico-tópico-supertópico; o trinômio autopesquisa-heteropesquisa-multipesquisa; o trinômio concentração mental–atenção fixada–lucidez; o trinômio ideia original–experimentação–síntese; o trinômio olho clínico–escuta ativa–mente aberta; o trinômio raciocinar bem–comunicar bem–operacionalizar bem; o trinômio intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o trinômio praticidade-versatilidade-eficiência.
         Polinomiologia: o polinômio autodiscernimento dinâmico–autorganização eficaz–autodeterminação racional–autoconfiança maior.
         Antagonismologia: o antagonismo taquidiscernimento / bradidiscernimento; o antagonismo emoções aventurosas / sentimentos elevados; o antagonismo certo / errado; o antagonismo antidiscernimento / autodiscernimento; o antagonismo subdiscernimento emocional / superdiscernimento intelectual; o antagonismo autorreflexão a priori / autorreflexão a posteriori; o antagonismo cérebro / subcérebro; o antagonismo melhor / pior; o antagonismo ideal / anacrônico.
          Politicologia: a lucidocracia; a cognocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a proexocracia; a cosmoeticocracia; a democracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço cognitivo aplicada à autolucidez.
          Filiologia: a gnosiofilia; a evoluciofilia; a neofilia; a proexofilia; a ortofilia; a conscienciofilia; a cienciofilia.
          Holotecologia: a maturoteca; a cosmoeticoteca; a intelectoteca; a mentalsomatoteca; a consciencioteca; a evolucioteca; a mnemoteca.
          Interdisciplinologia: a Autodiscernimentologia; a Holomaturologia; a Autoconscienciologia; a Autolucidologia; a Autopercucienciologia; a Taquipsicologia; a Mentalsomatologia; a Homeostaticologia; a Parapercepciologia; a Ortopensenologia; a Cosmoeticologia; a Paradireitologia; a Evoluciologia; a Heuristicologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin atacadista existencial.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o autodiscernidor teático.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a autodiscernidora teática.
          Hominologia: o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens transformator; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens parapoliticologus; o Homo sapiens conscientiocrata; o Homo sapiens cognopolita; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens hermeneuticus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: autodiscernimento dinâmico intrafísico = a capacidade de a consciência proceder à distinção racional das realidades humanas de modo ágil, ativo, criativo, nesta dimensão física; autodiscernimento dinâmico paraperceptivo = a capacidade de a consciência proceder à distinção racional das realidades multidimensionais de modo ágil, ativo, criativo.
          Culturologia: a cultura da Autodiscernimentologia.
          Acabativa. Sob a ótica da Holomaturologia, a inteligência do autodiscernimento dinâmico recomenda não deixar, quando possível, algum texto incompleto, ou para ser finalizado no dia imediato, a fim de se evitar o fechamento do espaço intelectual à criatividade da nova jornada, porém manter a frente heurística livre ou escancarada para as neoverpons.
          Dinamismo. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 3 aspectos do dinamismo do autodiscernimento:
          1. Mutabilidade: a atualização periódica dos autajuizamentos; a agilidade nas reconsiderações perante novos fatos e parafatos.
          2. Teática: a aplicação imediata dos autajuizamentos; a eficácia em colocar em prática as autodeliberações.
          3. Universalidade: o emprego ininterrupto dos autajuizamentos; a capacidade discernidora impressa na plenitude das automanifestações.
          Travões. Eis, em ordem alfabética, 4 exemplos de condições conscienciais, de bases holossomáticas, não excludentes, capazes de travar a dinamização do autodiscernimento:
          1. Congelamento somático: a repressão comportamental; a hesitação em agir; a tibieza consciencial.
          2. Descompensação energossomática: o bloqueio energético; a debilidade energosférica; o apedeutismo bioenergético.
          3. Desequilíbrio psicossomático: a emoção dominadora; a autoconflitividade; a desafeição.
          4. Inibição mentalsomática: a coartação intelectual; o enrijecimento cognitivo; a obnubilação; a preguiça mental.
          Teática. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 8 manifestações do autodiscernimento teático:
          1. Senso de cooperação: a boa vontade; a generosidade prática; o exemplo de maturidade interassistencial.
          2. Senso de Cosmoética: a boa intenção; a responsabilidade interconsciencial manifesta; o exemplo de maturidade etológica.
          3. Senso de criticidade: o bom senso; o posicionamento refletido declarado; o exemplo de maturidade analítica.
          4. Senso de fraternidade: o bom coração; a satisfação benévola observável; o exemplo de maturidade afetiva.
          5. Senso de homeostasia: a boa disposição; a autexpressão vigorosa; o exemplo de maturidade holossomática.
          6. Senso de multidimensionalidade: a boa sensibilidade; o atilamento perceptivo e paraperceptivo demonstrável; o exemplo de maturidade parapsíquica.
          7. Senso de otimismo: o bom humor; o traforismo aplicado às interrelações; o exemplo de maturidade convivencial.
          8. Senso de racionalidade: a boa cabeça; a compreensão cosmovisiológica exposta; o exemplo de maturidade intelectual.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o autodiscernimento dinâmico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ajuizamento pessoal: Autodiscernimentologia; Homeostático.
        02. Análise: Autodiscernimentologia; Neutro.
        03. Autesforço convergente: Autodiscernimentologia; Homeostático.
        04. Autoconsciencialidade ascendente: Autodiscernimentologia; Homeostático.
        05. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
        06. Autodiscernimento afetivo: Mentalsomatologia; Homeostático.
        07. Autodiscernimento energético: Energossomatologia; Homeostático.
        08. Autopriorologia: Autodiscernimentologia; Neutro.
        09. Detalhe irretocável: Autodiscernimentologia; Neutro.
        10. Estudiosidade: Autodiscernimentologia; Neutro.
        11. Megarrecexologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
        12. Pertinência evolutiva: Autodiscernimentologia; Homeostático.
        13. Primeiro discernimento: Holomaturologia; Homeostático.
        14. Relação de discernimento: Discernimentologia; Homeostático.
        15. Relação transformadora: Conviviologia; Homeostático.
 A CAPACIDADE PESSOAL DO AUTODISCERNIMENTO DINÂMICO COLOCA A CONSCIN LÚCIDA DE MODO MAIS
  EFICAZ NO CAMINHO DA TENEPES, DA OFIEX, DA MEGAGESCON, DO COMPLÉXIS E DA DESPERTICIDADE.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivencia a condição do autodiscernimento dinâmico? Em todas as situações?