O autodiscernimento é o ato ou efeito de discernir e determinar a capacidade pessoal superior de compreender situações com clareza e exatidão, primeiro, para depois julgar, distinguir, decidir e identificar, separando o lógico do ilógico, o verossímil do inverossímil, o homeostático do caótico, o positivo do negativo, o verdadeiro do falso, o certo do errado, o sadio do patológico, o melhor do péssimo, o ideal do inframedíocre, o prioritário do preterível, o neofílico do neofóbico, o novíssimo do ultrapassado, o joio do trigo, o racional do irracional, a exatidão da ambiguidade, a sensatez da coragem, a prudência da imprudência, além do bom senso, da boa intenção e da boa vontade, capaz de dar maior acerto, justiça, consenso e evolução consciencial às tomadas de decisão e posição da consciência.
Na técnica de avaliação pessoal, pela escala simples de 1 a 5, em qual nível você se coloca quanto ao autodiscernimento? A idade física e a maturidade biológica têm influenciado você neste particular?
AUTODISCERNIMENTO (HOLOMATUROLOGIA) I. Conformática Definologia. O autodiscernimento é o ato ou efeito de discernir e determinar a capacidade pessoal superior de compreender situações com clareza e exatidão, primeiro, para depois julgar, distinguir, decidir e identificar, separando o lógico do ilógico, o verossímil do inverossímil, o homeostático do caótico, o positivo do negativo, o verdadeiro do falso, o certo do errado, o sadio do patológico, o melhor do péssimo, o ideal do inframedíocre, o prioritário do preterível, o neofílico do neofóbico, o novíssimo do ultrapassado, o joio do trigo, o racional do irracional, a exatidão da ambiguidade, a sensatez da coragem, a prudência da imprudência, além do bom senso, da boa intenção e da boa vontade, capaz de dar maior acerto, justiça, consenso e evolução consciencial às tomadas de decisão e posição da consciência. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo, por si próprio”. Apareceu na Terminologia científica no Século XIX. O termo discernimento procede do idioma Latim, discernere, “separar, escolher apartando com cuidado, discernir, distinguir”. Surgiu, em 1770, como descernimento, e, em 1836, derivou para discernimento. Sinonimologia. Eis 10 áreas com diferenças evidentes, porém convergentes nos significados do amplo universo da progressão sinonímica do autodiscernimento, dispostas na ordem alfabética: 01. Aptidão: apex mentis; capacidade intelectual; fogo do gênio; pináculo do pensamento; sabedoria em ação. 02. Atenção: acuidade; autolucidez; compenetração; focalização; reflexão. 03. Captação: apreensão súbita; criatividade; insight; vertente da descoberta. 04. Compreensão: abrangência; entendimento; intelecção; poder cognitivo. 05. Conhecimento: cultura útil pessoal; megaconhecimento; sapiência. 06. Criticidade: autanálise; autojuízo crítico; criteriosidade; nível de maturidade; racionalidade; sensatez. 07. Eficácia: agudeza; savoir-faire; autocapacidade; atilamento; hiperacuidade; inteligência resolutiva; produtividade; tino pessoal. 08. Lucidez: autorrealismo; descortino; sanidade; sobriedade mental; superconsciência. 09. Percepção: acume da engenhosidade; argúcia; assimilação; destreza mental; discriminação cogitativa; excelência; penetração; perspicácia. 10. Princípios: Cosmoética; fonte de prioridades magnas; megachave evolutiva; pilar do êxito evolutivo. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 28 cognatos do vocábulo discernimento: antidiscernimento; Antidiscernimentologia; autodiscernimento; Autodiscernimentometria; autoparadiscernimento; bibliodiscernimento; cosmodiscernimento; discernente; discernidor; discernidora; discernimentalidade; discernimentografia; Discernimentologia; Discernimentometria; discernimentopatia; discernir; discernível; energodiscernimento; heterodiscernimento; hiperdiscernimento; hipodiscernimento; holodiscernimento; indiscernimento; maxidiscernimento; megadiscernimento; minidiscernimento; proexodiscernimento; subdiscernimento. Neologia. As 3 expressões compostas autodiscernimento, minidiscernimento e megadiscernimento são neologismos técnicos da Holomaturologia. Antonimologia. Eis 10 áreas com diferenças evidentes, porém convergentes nos significados do amplo universo da progressão antonímica do autodiscernimento, dispostas na ordem alfabética: 01. Aptidão: inabilitação; inaptidão; incompetência; necedade. 02. Atenção: alienação; dispersividade; irreflexão. 03. Captação: criatividade estéril; infertilidade mental; visão curta. 04. Compreensão: incompreensão; ingenuidade; ininteligência; restritividade. 05. Conhecimento: estultícia; hebetismo; ignorância; imbecilidade; inépcia. 06. Criticidade: ablepsia; acriticismo; antidiscernimento; autoindiscernimento; insensatez; nível de imaturidade. 07. Eficácia: autoimprestabilidade; autoinutilidade; inteligência acanhada. 08. Lucidez: debilidade mental; insanidade; irrealismo pessoal; obtusidade; obnubilação; sandice; senso comum. 09. Percepção: delírio; demência; embotamento; imperspicácia; insensibilidade. 10. Princípios: abstencionismo consciencial; anticosmoética; fonte de impulsos subcerebrais. Estrangeirismologia: o savoir-vivre. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento cosmovisiológico. Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o assunto: – Autoconhecimento: micrótomo mentalsomático. II. Fatuística Pensenologia: o materpensene pessoal; os superpensenes; os ortopensenes; os cosmopensenes; o ato de pensenizar grande. Fatologia: o autodiscernimento; a vontade; a intencionalidade; a distinção das realidades; a separação das coisas; os megafocos; as provocações; a contradistinção; a iniciativa pessoal; o expediente; a pauta pessoal dinâmica; o roteiro racional; as providências pertinentes; a opinião; o macrossenso; a megachave evolutiva. Parafatologia: a sinalética energética e parapsíquica pessoal. III. Detalhismo Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica. Enumerologia: o autodiscernimento energético; o autodiscernimento holossomático; o autodiscernimento autocognitivo; o autodiscernimento volitivo; o autodiscernimento multidimensional; o autodiscernimento cosmoético; o autodiscernimento evolutivo. O ato inteligente de buscar a hora solar verdadeira; viver a descoberto; falar com clareza meridiana; expor de peito aberto; dizer em sã consciência; jogar o jogo da verdade; defender a verdade de fato. Binomiologia: o binômio lucidez-discernimento. Trinomiologia: o trinômio autodiscernimento (Autocogniciologia)-fato (Fenomenologia)-interpretação (Hermeneuticologia). Antagonismologia: o antagonismo exatidão / erro. Politicologia: a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a cosmocracia; a conscienciocracia. Filiologia: a logicofilia; a criticofilia; a conscienciofilia. Holotecologia: a maturoteca; a mentalsomatoteca; a evolucioteca; a mensuroteca; a cosmoeticoteca; a logicoteca; a filosofoteca. Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Mentalsomatologia; o Percepcionismo; a Heautognose; o Panlogismo; a Parazetética; a Paranoese; a Cosmoeticologia; a Refutaciologia; a Cosmognosia; a Cosmossofia. IV. Perfilologia Elencologia: a consciência; a conscin lúcida; a consciex; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o tenepessista; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o conscienciólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o maxidissidente ideológico; o pesquisador; o proexista; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo. Femininologia: a pré-serenona vulgar; a tenepessista; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a consciencióloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a maxidissidente ideológica; a pesquisadora; a proexista; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga. Hominologia: o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens megafocus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens experiens. V. Argumentologia Exemplologia: minidiscernimento = o conhecimento da Aritmética; megadiscernimento = o entendimento da inteligência evolutiva (IE). Taxologia. Tendo em vista a Holomaturologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 24 categorias de vivências do autodiscernimento segundo qualificações teáticas: 01. Autodiscernimento a posteriori: Posteriorologia. 02. Autodiscernimento a priori: Apriorologia. 03. Autodiscernimento avançado: evoluído; evolutivo; Evoluciologia. 04. Autodiscernimento comum: vulgar; mínimo. 05. Autodiscernimento constante: habitual; Habitologia. 06. Autodiscernimento correto: acertado. 07. Autodiscernimento cosmoético: moral; Cosmoeticologia. 08. Autodiscernimento desperto: Despertologia. 09. Autodiscernimento energético: Energossomatologia. 10. Autodiscernimento específico: individual; Egocarmologia. 11. Autodiscernimento espontâneo: natural; livre. 12. Autodiscernimento expandido: Cosmovisiologia. 13. Autodiscernimento extrafísico: multidimensional; extracerebral; Extrafisicologia. 14. Autodiscernimento funcional: fisiológico; Parafisiologia. 15. Autodiscernimento ideológico: Holofilosofia. 16. Autodiscernimento intelectual: racional; mentalsomático; Mentalsomatologia. 17. Autodiscernimento intrafísico: Intrafisicologia. 18. Autodiscernimento maduro: Holomaturologia. 19. Autodiscernimento máximo: maior; cósmico; Cosmoconscienciologia. 20. Autodiscernimento paracronológico: retardado; adiantado; Paracronologia. 21. Autodiscernimento prático: vivido; Experimentologia; Autovivenciologia. 22. Autodiscernimento sereno: Serenologia. 23. Autodiscernimento teático: Teaticologia. 24. Autodiscernimento universalista: Universalismo. Sabedoria. Sob a ótica da Mentalsomatologia, a fim de ampliar a cosmovisão pessoal, importa refletir sobre o autodiscernimento como sendo a estrutura da sabedoria, ou seja, além de outras, estas 50 realidades intraconscienciais, na condição de vocábulos específicos, aqui listados na ordem alfabética: 01. Aperceptividade: a apercepção além da mediocridade (Percepcionismo). 02. Atilamento: a awareness em todo momento evolutivo (Autoconscientização). 03. Autocompetência: o modus vivendi além do presente. 04. Autoconhecimento: a autocognição com verbação (Heautognose). 05. Autenciclopédia: o dicionário analógico, cerebral, poliglótico, na vida prática. 06. Autognose: a holomemória e a holobiografia ricas (Mnemossomatologia). 07. Autojuízo: a autocrítica e a heterocrítica amalgamadas no dia a dia. 08. Autologicidade: a autopensenidade retilínea (Panlogismo). 09. Autoparapsiquismo: a sinalética energética e parapsíquica teática. 10. Autopolimatia: o poliglotismo expandido pelo confor. 11. Cognoscência: a inteligência evolutiva em ação. 12. Cosmoconsciencialidade: o apogeu parafenomenológico. 13. Eruditismo: a complexidade cósmica simplificada. 14. Extraciência: a Conscienciologia vivida com a Projeciologia. 15. Hiperacuidade: a agudez dos sentidos e dos atributos mentais. 16. Hipercriatividade: a Heuristicologia como hábito sadio (Inventividade). 17. Hiperlucidez: a autoconscientização multidimensional (Parazetética). 18. Hipervigilância: a autossegurança sem ansiedade (Prognose). 19. Holofilosofia: os princípios pessoais avançados para viver (Priorização). 20. Holomaturologia: o assentamento das verpons na vida humana. 21. Intelectualidade: a Mentalsomatologia vivida com proficiência. 22. Intra-holotecologia: os artefatos do saber dentro do microuniverso consciencial. 23. Mastermindness: a extrapolação do teleguiamento autocrítico. 24. Materracionalidade: a razão tomada como alicerce da vida humana. 25. Megacultura: o multiculturalismo da megafraternidade (Universalismo). 26. Megapensenidade: as cosmossínteses das meganálises consecutivas. 27. Megapriorização: a busca do compléxis na vivência da maxiproéxis. 28. Megarrazão: o predomínio do raciocínio límpido (Evoluciologia). 29. Multicompreensão: a aquisição taquipsíquica dos megalocus. 30. Multidimensionalismo: a extrafisicalidade de dia e de noite. 31. Multigenialidade: o emprego simultâneo da Parageneticologia e das retrocognições. 32. Multissenso: a interação das sensações, faculdades e parapercepções. 33. Omniclarividência: a cosmovisão para o passado e para o futuro. 34. Omnipenetração: a transcendência do aprofundamento das abordagens. 35. Ortomotivação: o autodesempenho com autodeterminação e bom humor. 36. Ortopensenidade: o código pessoal de Cosmoética (CPC). 37. Pansofia: a convergência das múltiplas linhas do conhecimento. 38. Paratecnologia: a vivência paratecnológica (Paranoese). 39. Polinteligência: a aplicação simultânea de múltiplas inteligências. 40. Sabença: o know-how da vida mais equilibrada (Autoconfiança). 41. Saber: as autorrespostas satisfatórias dos fundamentos filosóficos da Vida. 42. Semiconsciexialidade: a minipeça lúcida do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial. 43. Sensatez: o bom senso além do senso popular (Macrossenso). 44. Superconsciência: a vida sem dúvidas cruciais mortificadoras. 45. Superdotação: a autoconfiança na apreensão das realidades. 46. Superentendimento: a neofilia em busca das neoideias. 47. Supersapiência: a tranquilidade de quem conhece os bastidores da Vida. 48. Ultracatálise: a Recexologia pessoal em marcha continuada. 49. Ultracrítica: a omnicrítica intra e extrafísica (Interassistenciologia). 50. Ultrasserenidade: o caminho dos autesforços objetivando a Serenologia. Sutilezas. A partir da Assistenciologia, o autodiscernimento permite à conscin distinguir de modo claro e insofismável, as sutilezas das manifestações interconscienciais, notadamente no âmbito da assistencialidade, por exemplo, em 3 categorias de manifestações: 1. Assedialidade. O autassédio do heterassédio na cotidianidade (diuturna). 2. Energias. As energias pessoais, as qualidades e emprego corrente em relação às energias conscienciais externas ou dos ambientes. 3. Parapatologia. Os processos parapatológicos da pessoa do professor (ou professora), em si, em relação aos processos parapatológicos envolvendo a preparação, o curso e os alunos. Sinalética. Atua positivamente nessa distinção e interpretação dos fatos energéticos e parapsíquicos a sinalética parapsíquica pessoal. Prioridade. Sob o enfoque da Conscienciometrologia, a maior evidência de autodiscernimento é a conscin destacar a prioridade máxima permanentemente, de modo teático, no dédalo ou no caos da cotidianidade da vida moderna, dentro da Socin ainda patológica, no combate ao rolo compressor das inutilidades onipresentes e ininterruptas. Caracterologia. Pelos conceitos da Autodiscernimentologia, eis, na ordem lógica, 8 patamares da técnica do emprego correto do autodiscernimento ante qualquer problema de pesquisa: 1. Lucidez: Holomaturologia; saber pensenizar com racionalidade, lógica e descortino, a partir do pen do pensene. 2. Juízo crítico: Essenciologia; saber distinguir o prioritário do secundário nas minúcias das hipóteses. 3. Abordagem teática: Experimentologia; saber distinguir o megalocus da argumentação, sem sair do rumo ou do objetivo. 4. Consciência analítica: Hermenêutica; saber distinguir a interpretação correta e coerente do fato, com atenção, compreensão, eficácia e destreza mental. 5. Senso de síntese: Autocriteriologia; saber distinguir o core ou a diretriz por onde segue a investigação a curto, médio, longo e até longuíssimo prazo. 6. Associação de ideias: Cosmovisiologia; saber distinguir o relevante específico entre as realidades abordadas, saindo do mais simples para o mais complexo com bissociações dos constructos. 7. Memória: Holomnemônica; saber distinguir o enfoque presente em confronto com os enfoques passados, com experiência e conhecimento. 8. Parapsiquismo: Parapercepciologia; saber distinguir o fenômeno físico do parafenômeno, segundo a Etiologia e a Paraetiologia. Teses. Na Experimentologia, tudo tem método, até a loucura e o caos. Eis 11 teses, muito controvertidas na Socin, nos segmentos principais e posições de discernimento, sem ortodoxias nem paixões a respeito, sendo o escore final de 8 a favor, e 3 apenas contra: 01. Aborto: a favor em muitos casos, inclusive em caso de estupro. Deve-se enfatizar mais a profilaxia do aborto através da Higiene Física e Mental. 02. Casais não casados: a favor. Se não há filhos, não é necessário o casamento dentro da liberalidade e permissividade sociocultural do sexo hoje, em muitas Socins. 03. Censura: sempre contra qualquer tipo generalizado delimitador da liberdade de expressão sadia, seja política, científica, artística ou esportiva. 04. Divórcio: a favor na maioria dos casos. Há de se observar sempre o gravame da existência de filhos ainda dependentes. A população humana aumenta dia a dia. 05. Ensino religioso: sempre contra a oficialização nas escolas públicas em função da defesa das liberdades individuais. A PL, com o tempo da maturidade, dispensará a necessidade da religião para extenso segmento da Humanidade mais evoluída. 06. Garantias individuais: a favor, porque tais garantias estão acima dos interesses do Estado. Todo cidadão ou cidadã tem amplo direito de defesa, mas o bem comum deve prevalecer sobre os direitos personalistas. Eis aí a regra básica da maxifraternidade. 07. Homossexuais: a favor, sem discriminações, com restrições a todos os excessos emocionais e sociais porventura advindos do homogenitalismo. A minoria dos homossexuais está, pouco a pouco, conquistando o próprio espaço justo e devido na Socin. 08. Jogo: a favor, mas sem os excessos neuróticos e neurotizantes desagregadores da família, subvertendo a formação do indivíduo. 09. Pena de morte: sempre contra porque é assassinato oficial, sejam quais forem os argumentos falaciosos apresentados. O Homem no atual nível evolutivo, ainda não é bom juiz. De 1900 a 1992, só nos EUA, foram executadas 23 pessoas inocentes, apesar dos juízes, júris, advogados de defesa, promotores e carrascos. 10. Planejamento familiar: a favor, porque o espaço e a alimentação humana são limitadores dos instintos humanos animais. É inteligente cuidar-se quanto a certos métodos contraceptivos e interesses políticos, castradores, de minorias totalitárias. 11. Reforma agrária: a favor do direito à terra para todos, dentro dos limites capazes de respeitar os direitos humanos de propriedade e de produtividade. Teste. Qual o posicionamento desapaixonado perante cada qual destas teses polêmicas? Pelas respostas, você pode checar satisfatoriamente o senso de discernimento do nível pessoal de maxiuniversalidade. Genialidade é polinteligência. Soberania. Segundo a Cosmoeticologia, somente a autoconscientização da cosmoética amplia o autodiscernimento capaz de fazer a consciência empregar, na prática, a soberania consciencial contra as lavagens cerebrais, repressões e condicionamentos forjados e mantidos pela malinformação e a desinformação, dentro da Socin ainda patológica. Evitação. Pela Grupocarmologia, a evitação de certas conscins ou a acepção de pessoas tem limite claro: o acumpliciamento (compactuação) em bases anticosmoéticas. Se a conscin sabe ser a outra mafiosa ou genocida e não evita, continuando a trabalhar junto, acaba entrando na interprisão grupocármica. Tal evitação nada tem a ver com rancor ou antifraternidade, mas significa tão somente a vivência do discernimento a fim de se evitar a ampliação do pior. Intencionalidade. Apoiado na Holomaturologia, o discernimento promove a identificação e qualificação da intencionalidade em cada manifestação pensênica, desnudando o interior da intenção, de maneira bruta, anatomista na dissecção, sem mitigação. Relevante. Concernente à Intrafisicologia, ter autodiscernimento é saber distinguir o relevante do trivial. A conscin pode viver muito bem a vida humana produtiva sem tomar nenhum copo de vinho ou bebida alcoólica. Maturidade. Através da Mentalsomatologia, o posicionamento pessoal ou as tendências políticas do Homo sapiens politicus, através do mentalsoma, perante diversos temas polêmicos, aponta o nível do senso de autodiscernimento consciencial da maturidade integral. Ao contrário de Sigmund Freud (1856–1939) e do niilismo, a Conscienciologia considera não a infância, mas o período da maturidade como sendo a fase de ouro de toda a vida humana, em função da evolução consciencial. Autopensenidade. Na visão da Pensenologia, a soberania consciencial se expressa por intermédio da vivência lúcida do livre arbítrio pessoal e das manifestações pensênicas comprovando o exercício da liberdade de expressão. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes, com temas centrais homeostáticos, da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades, evidenciando relação estreita com o autodiscernimento, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 1. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia. 2. Autolucidez consciencial: Holomaturologia. 3. Coerenciologia: Holomaturologia. 4. Consciência cosmoética: Holomaturologia. 5. Eutimia: Homeostaticologia. 6. Holofilosofia: Holomaturologia. 7. Ponteiro consciencial: Holomaturologia. O AUTODISCERNIMENTO DA MATURIDADE ATUA – NO ÍNTIMO DA CONSCIN – ALÉM DO BOM SENSO COMUM, DA BOA INTENÇÃO E DA BOA VONTADE, EM QUALQUER NÍVEL EVOLUTIVO OU INJUNÇÃO DIMENSIONAL. Questionologia. Na técnica de avaliação pessoal, pela escala simples de 1 a 5, em qual nível você se coloca quanto ao autodiscernimento? A idade física e a maturidade biológica têm influenciado você neste particular? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; 100 Testes da Conscienciometria; 232 p.; 100 caps.; 14 refs.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 72. 2. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4a Ed. revisada e ampliada; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 86 e 659. 3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 97, 128, 386, 491 e 699.