Atitude Irretocável

A atitude irretocável é a ação, reação ou postura pessoal mais condizente, completa, acabada e irrepreensível ante o contexto do momento evolutivo da consciência.

Você, leitor ou leitora, reflete sempre sobre as próprias atitudes? De você procedem preponderantemente atitudes irretocáveis?

      ATITUDE IRRETOCÁVEL
                            (AUTODISCERNIMENTOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A atitude irretocável é a ação, reação ou postura pessoal mais condizente, completa, acabada e irrepreensível ante o contexto do momento evolutivo da consciência.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo atitude vem do idioma Italiano, attitudine, “postura da pessoa”, derivado do idioma Latim Medieval, actitudo, “posição; ação”, conexo ao idioma Latim, actus, “movimento; impulso; andamento; ação do orador e do ator; ato de alguma peça teatral; direito de passagem sobre a propriedade de outro; medida agrária; ato; ação; feito”. Surgiu no Século XVIII. O prefixo in provém do idioma Latim, in, “privação; negação”. O vocábulo retocar é de origem controversa. Para Antônio Geraldo da Cunha (1924–1999) e José Pedro Machado (1914–2005) procede provavelmente do idioma Italiano, ritoccare, “tocar de novo; retomar algo para corrigir; reavivar; melhorar ou alterar”. Segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (1910–1989) é constituído pelo prefixo re, proveniente do idioma Latim, re, “retrocesso; retorno; recuo; repetição; iteração; reforço; intensificação”, e pelo verbo tocar, derivado do idioma Latim Vulgar, toccare. Apareceu no Século XVII.
          Sinonimologia: 01. Atitude evolutiva. 02. Atitude cosmoética. 03. Atitude exemplar. 04. Atitude cosmovisiológica. 05. Atitude civilizada. 06. Atitude incorrupta. 07. Atitude ideal; atitude pertinente. 08. Atitude acabada; atitude conclusiva. 09. Atitude lógica; atitude racional. 10. Postura cosmoética máxima; postura libertária; postura megaevolutiva; postura top evolutiva.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 6 cognatos derivados do vocábulo retoque: irretocável; retocador; retocadora; retocar; retocável; retoquista.
          Neologia. As 3 expressões compostas atitude irretocável, atitude irretocável jovem e atitude irretocável madura são neologismos técnicos da Autodiscernimentologia.
          Antonimologia: 01. Atitude antievolutiva. 02. Atitude anticosmoética. 03. Atitude errada. 04. Atitude regressiva. 05. Atitude imatura; atitude imperfeita. 06. Atitude inacabada; atitude incompleta. 07. Atitude incivilizada. 08. Atitude evitável. 09. Atitude egovisiológica; atitude irracional. 10. Postura antiquada; postura interpresidiária; postura regressiva; postura vulgar.
          Estrangeirismologia: a awareness permanente; a apex mentis; as friendly manners; a glasnost interconsciencial; o strong profile.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à estrutura racional da holomaturidade evolutiva da própria consciência.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da holomaturidade evolutiva; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; a retilinearidade autopensênica; a interconexão pensênica inquestionável; a manifestação da coerência dos elementos do trinômio pen-sen-ene; a autopensenização cosmoeticamente incorrupta.
          Fatologia: a atitude irretocável; a atitude sem arrependimento; a atitude definitiva no contexto experiencial; a atitude irretocável como resposta cosmoética às sábias requisições dos fluxos da vida cósmica; a atitude irretocável ao exemplificar a vivência do libertarismo evolutivo da consciência; a convivência empática; a negociação interconsciencial ganha-ganha; a práxis profilática; o esclarecimento ajustado ao limite máximo do interlocutor; a omissuper; o ato acabado não dando margem à dúvidas; o autoposicionamento em conformidade com o nível evolutivo pessoal; o alcance do teto da autolucidez; o clímax expressivo da autoconsciencialidade; a atitude integrada harmonicamente ao Cosmos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a adequação exata da atuação à conjuntura multidimensional presente; a comprovação prática do haurimento de lição evolutiva intermissiva; o aplauso silencioso dos amparadores extrafísicos.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo tino-tirocínio-inteligência-praticidade; o sinergismo autocognição-autolucidez-autodiscernimento-Autocosmoética funcionando nos limites conscienciais máximos; o sinergismo autoridade moral–força presencial.
          Principiologia: o princípio da evolução interassistencial dinâmica; o princípio da descrença; o princípio de buscar o melhor para o maior número de consciências; o princípio da infrangibilidade dos atos pessoais; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado integralmente.
          Teoriologia: a teoria da evolução consciente; a desamarração gradativa dos grilhões interconscienciais da teoria das interprisões grupocármicas.
          Tecnologia: as técnicas do conscienciograma aplicadas; a ação tecnicamente irretocável; as técnicas da Paradiplomacia; as técnicas de aprimoramento do confor; a técnica do detalhe irretocável; a técnica do detalhismo aplicada às autexpressões; a técnica de viver cosmoeticamente.
          Voluntariologia: a meta do voluntariado conscienciológico; o autatilamento aplicado ao voluntariado interassistencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Cosmanalistas; o Colégio Invisível dos Pensenólogos; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: a neutralização do efeito desestabilizador das mudanças através da criatividade produtiva; o efeito da holomaturidade manifesta plenamente pelo holossoma; o efeito anticulpa da atitude irretocável.
          Neossinapsologia: a busca pelas neossinapses dos cons magnos; a aplicação vivencial das neossinapses das verdades relativas de ponta.
          Ciclologia: o ciclo instabilidade-estabilidade das crises de crescimento; o ciclo da autoconsciencialidade ignorância-autolucidez-cosmoconsciência.
          Enumerologia: a apresentação impecável; o argumento indiscutível; a sentença irretocável; o procedimento inatacável; a realização incensurável; o convívio incriticável; a postura irrepreensível.
          Binomiologia: o binômio assim-desassim; o binômio teática-verbação; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação competência-eficiência; a interação binocular visão cerebral–cosmovisão paracerebral.
          Crescendologia: o crescendo consciência simplória–consciência poliédrica; o crescendo saber–aplicar corretamente; o crescendo evolutivo em quantidade e qualidade das atitudes irretocáveis pessoais.
          Trinomiologia: o trinômio atos-fatos-parafatos; o trinômio observação crítica–processamento cognitivo–ação certeira; o trinômio da decisão assim-aqui-já; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio comportamental sem reparo–sem retoque–sem rebarba; o trinômio da holomaturidade pessoal biológica-emocional-intelectiva.
          Polinomiologia: o polinômio consciênçula–pré-serenão vulgar–isca inconsciente–tenepessista; o polinômio autodiscernimento evolutivo–vontade firme–intenção cosmoética–autorresolução interassistencial; o polinômio pessoa certa–momento correto–contexto adequado–ação precisa.
          Antagonismologia: o antagonismo atitude irretocável / atitude retocável; o antagonismo agir prontamente / empurrar com a barriga; o antagonismo artificiosidade cosmoética / ingenuidade tola; o antagonismo lucidez / delírio; o antagonismo sanidade / insanidade; o antagonismo cons / anticons.
          Paradoxologia: o paradoxo da pessoa lindíssima consciencialmente embotada; o paradoxo da fragilidade do soma e da potencialidade da consciência intrafísica.
          Politicologia: a lucidocracia; a cognocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a proexocracia; a cosmoeticocracia; a democracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço cognitivo aplicada à autolucidez; a lei do retorno.
          Filiologia: a gnosiofilia; a evoluciofilia; a neofilia; a proexofilia; a ortofilia; a conscienciofilia; a cienciofilia.
          Mitologia: a eliminação do mito da perfeição.
          Holotecologia: a maturoteca; a cosmoeticoteca; a intelectoteca; a mentalsomatoteca; a cosmoeticoteca; a evolucioteca; a mnemoteca.
          Interdisciplinologia: a Autodiscernimentologia; a Autoconscienciologia; a Autolucidologia; a Autopercucienciologia; a Taquipsicologia; a Holomaturologia; a Mentalsomatologia; a Homeostaticologia; a Parapercepciologia; a Ortopensenologia; a Cosmoeticologia; a Paradireitologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens irretocabilis; o Homo sapiens lucidologus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens polyedricus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens cohaerens; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens scientificus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: atitude irretocável jovem = a postura ideal da pessoa, ainda na juventude, demonstrando maturidade antecipada ante os percalços da vida intrafísica; atitude irretocável madura = a postura ideal da pessoa, a partir da meia-idade, demonstrando maturidade indiscutível ante os percalços da vida intrafísica.
          Culturologia: a cultura da holomaturidade multidimensional evolutiva; a cultura do acerto.
          Caracterologia. Sob a ótica da Autocriteriologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 categorias de reações homeostáticas componentes das atitudes irretocáveis ou exemplares da consciência lúcida:
          1. Atitude acabada: conclusiva; inatacável; apodíctica.
          2. Atitude civilizada: evolutiva; avançada; escorreita.
          3. Atitude cosmoética: bioética; incorrupta; interassistencial.
          4. Atitude lógica: pertinente; racional; adequada.
          5. Atitude madura: experiente; sensata; ponderada.
          6. Atitude mentalsomática: discernidora; irreprochável; irrefutável.
          7. Atitude prioritária: ideal; categórica; correta.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a atitude irretocável, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          02. Atilamento: Atilamentologia; Homeostático.
          03. Atitude antiproéxis: Proexologia; Nosográfico.
          04. Atitude parapsíquica passiva: Parapercepciologia; Neutro.
          05. Atitude pró-amparador extrafísico: Interassistenciologia; Homeostático.
          06. Autoconsciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          07. Autoconscientização multidimensional: Projeciologia; Homeostático.
          08. Autolucidez antecipada: Autolucidologia; Homeostático.
          09. Autolucidez consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          10. Autolucidez parapsíquica: Autolucidologia; Neutro.
          11. Coerenciologia: Holomaturologia; Homeostático.
          12. Holomaturologia: Evoluciologia; Homeostático.
          13. Holopensene desassediado: Holopensenologia; Homeostático.
          14. Lucidologia: Autoconscienciologia; Homeostático.
          15. Nível de lucidez: Autolucidologia; Homeostático.
   A PESQUISA PERMANENTE DA ATITUDE IRRETOCÁVEL
   PARA CADA CONTEXTO NÃO DEVE, RACIONALMENTE,
    SER ESQUECIDA POR TRAZER MAIOR GRATIFICAÇÃO
    E GERAR IMENSAS VANTAGENS EVOLUTIVAS ÓBVIAS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, reflete sempre sobre as próprias atitudes? De você procedem preponderantemente atitudes irretocáveis?