A Prova da Imagística é o mecanismo avaliativo auto e heteroconscienciométrico utilizado periodicamente pela conscin, homem ou mulher, para testar, exercitar e desenvolver potencialidades imaginativas, criativas e inventivas ao observar, perceber, identificar e interpretar determinado objeto e elaborar 200 considerações descritivas sobre o mesmo.
Você, leitor ou leitora, já participou da Prova da Imagística? Pretende participar das próximas provas?
PROVA DA IMAGÍSTICA (MENTALSOMATOLOGIA) I. Conformática Definologia. A Prova da Imagística é o mecanismo avaliativo auto e heteroconscienciométrico utilizado periodicamente pela conscin, homem ou mulher, para testar, exercitar e desenvolver potencialidades imaginativas, criativas e inventivas ao observar, perceber, identificar e interpretar determinado objeto e elaborar 200 considerações descritivas sobre o mesmo. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo prova vem do idioma Latim, probare, “ensaiar; examinar; verificar; reconhecer por experiência; julgar; aceitar; aprovar; demonstrar; provar; dar-se a estimar; agradar”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo imagística deriva do idioma Inglês, imagistic, “imagística”, de image, “imagem”. Surgiu no Século XX. Sinonimologia: 1. Teste de Imagística. 2. Exame de Imagística. Neologia. As 3 expressões compostas Prova da Imagística, Prova da Imagística aproveitada e Prova da Imagística desperdiçada são neologismos técnicos da Mentalsomatologia. Antonimologia: 1. Prova Geral de Conscienciologia. 2. Prova de Imaginação Criativa. 3. Teste de Imaginação. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento da Imagística. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da imaginação; a pensenização por imagens; os neopensenes; a neopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade. Fatologia: a Prova da Imagística; a Imagística; a especialidade da Conscienciologia; a percepção sensorial; a acuidade visual; o emprego da imaginação com lógica, racionalidade e criatividade; o detalhismo investigativo; os artefatos do saber da Holoteca; os ícones retrocognitivos; a Cosmovisiologia aplicada; a linguagem imagética; a iconografia; a leitura de imagens; a concentração; a memória; o raciocínio lógico; a inteligência evolutiva (IE); a criatividade evolutiva; a narrativa científica; a avaliação autoconscienciométrica; a avaliação heteroconscienciométrica; a Docimologia; o imaginário mítico, lendário e fabuloso; o inventário histórico das vivências parapsíquicas; a enumerografia; a associação de ideias. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a Prova da Imagística como sugestão do Serenão Australino; a recuperação de cons; o aprendizado do discernimento entre evocações sadias e patológicas; a sincronicidade pictográfica-imagética-imagística; a interpretação de cenas e cenários intra e extrafísicos; as inspirações parapsíquicas. III. Detalhismo Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica da enumeração; a técnica da incorruptibilidade da imaginação. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico de desassédio mentalsomático (Holociclo); o laboratório conscienciológico da Cosmovisiologia (Holoteca – megamostruário do conhecimento universal); o laboratório conscienciológico do cosmograma; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico das retrocognições. Enumerologia: a clareza; a precisão; a objetividade; a concisão; a síntese; a lógica; a linearidade. Binomiologia: o binômio imagem-imaginação; o binômio Imagética-Imagística; o binômio imagem visiva–imagem paravisiva; o binômio imaginação criativa–imaginação ativa; o binômio leitura textual–leitura de imagens; o binômio expressão verbal–expressão imagística; o binômio escrita enumerativa–escrita discursiva; o binômio escrita denotativa–escrita conotativa. Trinomiologia: o trinômio observação-identificação-interpretação; o trinômio imaginação-imagística-imagética; o trinômio imagem-imaginação-imaginário; o trinômio fantasia-sonho-imaginação; o trinômio racionalidade-imaginação-criatividade; o trinômio atenção-concentração-paciência; o trinômio imagística-criatividade-parapsiquismo. Polinomiologia: o polinômio leveza-rapidez-exatidão-visibilidade-multiplicidade. Antagonismologia: o antagonismo imaginação artística / imaginação científica; o antagonismo imaginação reprodutiva / imaginação produtiva; o antagonismo ansiedade / complexidade; o antagonismo concentração / dispersão. Filiologia: a liberofilia; a neofilia. Sindromologia: a síndrome da distorção imaginativa; a síndrome da dispersão consciencial. Mitologia: o mito da imaginação como imitação das criações divinas; o mito de a imaginação apenas se manifestar em artistas, poetas e cientistas. Holotecologia: a imagisticoteca; a imageticoteca; a euristicoteca; a criativoteca; a curiosoteca; a abstratoteca; a correlacionoteca; a enumeroteca; a mensuroteca; a mnemoteca; a pedagogoteca; a cognoteca; a conscienciometroteca; a culturoteca; a simboloteca. Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Parapedagogia; a Experimentologia; a Autocogniciologia; a Intraconscienciologia; a Heuristicologia; a Cosmovisiologia; a Holomnemônica; a Parapercepciologia; a Enumerologia. IV. Perfilologia Elencologia: a Voluntariologia; o corpo docente da Conscienciologia; o corpo discente da Conscienciologia; a conscin polímata; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o aluno da Conscienciologia; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o cognopolita; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o holotecário; o intelectual; o intermissivista; o pesquisador; o reciclante existencial; o inversor existencial; o reeducador; o tertuliano; o verbetógrafo; o voluntário; o professor de Conscienciologia; os avaliadores. Femininologia: a aluna da Conscienciologia; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a cognopolita; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a holotecária; a intelectual; a intermissivista; a pesquisadora; a reciclante existencial; a inversora existencial; a reeducadora; a tertuliana; a verbetógrafa; a voluntária; a professora de Conscienciologia; as avaliadoras. Hominologia: o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens abstractus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens magister; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens studiosus; o Homo sapiens serenissimus. V. Argumentologia Exemplologia: Prova da Imagística aproveitada = aquela capaz de gerar autopesquisas e ampliar a cosmovisão autocognitiva do participante; Prova da Imagística desperdiçada = aquela subaproveitada, promovendo emoções estagnadoras da cosmovisão autocognitiva do participante. Culturologia: a cultura material; a cultura conscienciológica. Edições. A Prova da Imagística é evento anual organizado pela Holoteca do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC). Além das 6 edições realizadas na Cognópolis de Foz do Iguaçu, duas outras edições foram realizadas na Cognópolis de Pedra Azul, em parceria com a Associação Internacional para a Evolução da Consciência (ARACÊ). Eis, na ordem cronológica, a tabela apresentando as datas, os locais e o número de participantes das 8 edições (Ano-base: 2014): Tabela – Edições da Prova da Imagística Edição Data Local Participantes No 1. 11.04.2009 CEAEC 127 2. 25.04.2010 CEAEC 55 3. 03.04.2011 CEAEC 56 4. 22.10.2011 ARACÊ 24 5. 22.04.2012 CEAEC 74 6. 10.02.2013 ARACÊ 30 7. 05.05.2013 CEAEC 77 8. 11.05.2014 CEAEC 43 Criteriologia. Eis, em ordem alfabética, 27 critérios de avaliação mais relevantes utilizados como parâmetro para a correção da Prova da Imagística: 01. Apriorismo. Afirmações taxativas, peremptórias e apriorismos são invalidados. 02. Autossuficiência. Cada item de associação deve ser autossuficiente, isto é, não depender de outros itens para ser compreendido. 03. Binômio, trinômio e crescendo. As associações ideativas são consideradas corretas se racionais, claras e coerentes. 04. Característica. A princípio, o objeto deve ser considerado pela afirmação (o objeto é) e não pela negação (o objeto não é). Entretanto, alguns casos admitem a definição pela negação. 05. Cientificidade. Os avaliadores partem do princípio de o participante estar examinando o objeto do ponto de vista técnico-científico. 06. Denominação. A primeira coisa a ser observada é a precisão da denominação do objeto, devendo constar como a relação de número 1 da prova. 07. Derivação. A consideração das derivações é feita em conjunto. Por exemplo: no caso de o objeto ser 1 globo terrestre, as associações rio, riacho e córrego são consideradas 1 acerto. 08. Especificação. São considerados válidos os itens referentes a altura, largura, peso, profundidade, comprimento, cores, custos e outros, sempre relacionados ao objeto específico. 09. Estrangeirismos. Não são considerados itens válidos traduções para outro idioma. Exemplo: mesa – table. 10. Explicitação. Quando a descrição dá margem a várias interpretações, não estando explícita a relação estabelecida pelo participante, é considerada inválida. Toda afirmação obscura e duvidosa é desconsiderada. 11. Filme. Para cada título de filme, se for muito específico e mostrar a erudição do participante, é considerado 1 item válido. 12. Generalização. São invalidadas as características de objetos em geral (itens passíveis de serem encontrados em todos os objetos não representando característica específica do objeto em análise). Exemplo: “este objeto é intrafísico”. 13. Gramática. Classificações gramaticais da palavra descritiva do objeto são consideradas desvios e invalidadas. Exemplo: objeto espelho – palavra paroxítona. 14. Hipotético. A princípio, as situações hipotéticas (o objeto poderia ser isso ou aquilo; se o objeto fosse algo) são inválidas. No entanto, podem haver exceções para especulações racionais. 15. Livro. Para cada título de livro associado ao objeto, é considerado 1 item válido, quando o universo do objeto em questão é reduzido. Exemplo: para o objeto computador, listar 200 títulos de livros, com autor, sobre computador não são validados, contudo, se o objeto representar, por exemplo, coruja, os livros relacionados com esse pássaro são validados, pois o universo de livros para este tema é reduzido. 16. Metáfora. São consideradas válidas as metáforas explicitadas. 17. Miniatura. O participante pode abordar o tema miniatura, porém deve concentrar as considerações no assunto caracterizado pelo objeto a fim de evitar desvios. 18. Música. Cada título ou música fazendo alusão ao objeto é considerado ítem válido. 19. Personalização. Relações estabelecidas entre o objeto e pessoas, animais, plantas ou coisas, de propriedade do participante da prova ou de conhecidos, são consideradas inválidas. Exemplo: objeto papagaio de porcelana – relação, “meus avós têm 1 papagaio chamado Alfredo.” 20. Precisão. Afirmações como “bastante”, “pouco”, “leve”, “pesado”, “alto”, “baixo”, “caro”, “barato” ou “antigo” devem ser especificadas ou estimadas. 21. Prova. A afirmação “este objeto foi usado na Prova da Imagística” é considerada inválida. 22. Psicometria. Falar de percepção energética do objeto não é considerado válido. 23. Qualidade. Quanto à qualidade das considerações, não importa se a relação é complexa ou superficial, ambas têm o mesmo valor. 24. Repetição. Todas as repetições são desconsideradas. 25. Similaridade. É considerado apenas 1 acerto em relações de 1 para n, ou seja, aquelas feitas com grande número de situações similares. Exemplo: máquina fotográfica e fotografia de crianças, de adultos, de velhos, de animais, de plantas, de objetos. 26. Tópico. Tópicos sem descrição (palavra única) somente são válidos se têm relação direta e explícita com o objeto. Caso contrário, o tópico deve vir acompanhado da explicação. 27. Valoração. São consideradas inválidas as relações expressando juízo de valor, pois os valores envolvem tomadas de posição sobre como as coisas deveriam ser, sobre o considerado bom ou mau, desejável ou condenável, digno de elogios ou críticas, positivo ou negativo. Nota. As notas são calculadas proporcionalmente: 200 itens equivalem a 100 pontos. Objetos. Os objetos utilizados na Prova da Imagística pertencem ao acervo da Holoteca do CEAEC. A listagem relaciona, em ordem alfabética, os 212 objetos presentes nas 8 edições da prova: 01. Abacaxi (fruta). 02. Ábaco. 03. Abelha (escultura). 04. Agenda. 05. Álbum de fotografias. 06. Alfabeto (peças). 07. Alteres. 08. Anel. 09. Aparelho auditivo (modelo anatômico). 10. Arara (artesanato). 11. Arcada dentária (modelo anatômico). 12. Armário (cômoda; quebra-cabeça tridimensional, miniatura). 13. Árvore (artesanato). 14. Avião da Varig (miniatura). 15. Balança. 16. Banana (fruta artificial). 17. Bandeira do Brasil. 18. Barco (quebra-cabeça tridimensional, miniatura). 19. Barco a remo (miniatura). 20. Barra de chocolate. 21. Beija-flor (fotografia). 22. Bibliocanto (par). 23. Bicicleta (miniatura). 24. Binóculo de teatro. 25. Bloco de notas. 26. Bola de futebol. 27. Bolas terapêuticas chinesas. 28. Bolsa de festa. 29. Borboleta. 30. Buda (estatueta). 31. Bússola. 32. Busto de Napoleão (estatueta). 33. Cabides de roupas. 34. Cachorro (bicho de pelúcia). 35. Cadeira (quebra-cabeça tridimensional, miniatura). 36. Café (pote). 37. Calculadora. 38. Cálice. 39. Câmera fotográfica. 40. Caneta esferográfica. 41. Caneta Mont Blanc. 42. Cantil chinês. 43. Capacete de segurança. 44. Carimbo com búfalo. 45. Carrinho de compras (miniatura). 46. Carro modelo Fusca (miniatura). 47. Cartas de tarô. 48. Carteira. 49. Casa (artesanato). 50. Casaco chinês. 51. Casal de girafas (artesanato). 52. Casal de noivos (estatueta de bolo). 53. Castelo (miniatura). 54. Castiçal. 55. Cavalo (artesanato). 56. Cédula de US$ 2.00 (dinheiro). 57. Cérebro (modelo anatômico). 58. Cesta chinesa. 59. Cesta de piquenique. 60. Cesto árabe. 61. Chaleira de ferro. 62. Chapéu belle époque. 63. Chapéu masculino. 64. Chave. 65. Coelho (bicho de pelúcia). 66. Cofrinho de moedas (botijão de gás). 67. Computador portátil. 68. Concha. 69. Confúcio (estatueta). 70. Coração (modelo anatômico). 71. Corpo humano (modelo anatômico articulado). 72. Corrente. 73. Coruja (miniatura). 74. Cronômetro. 75. Cuia e bomba de chimarrão. 76. Dado de madeira. 77. Dinossauro (quebra-cabeça tridimensional, miniatura). 78. Elefante (artesanato). 79. Espelho de bolsa. 80. Estereograma (lang stereotest). 81. Estetoscópio. 82. Estojo de giz com apagador. 83. Fichário. 84. Figa de Galícia (bibelô). 85. Filmadora. 86. Flauta doce. 87. Flor (vaso de mini-rosas). 88. Folha de árvore (samambaia). 89. Folha de papel carta em branco. 90. Fóssil de peixe. 91. Frasco de perfume. 92. Gaita de boca. 93. Galho de árvore. 94. Gargantilha. 95. Garrafa plástica com água. 96. Gato (bicho de pelúcia). 97. Globo ocular (modelo anatômico). 98. Gongo. 99. Gordo, personagem da dupla o Gordo e o Magro (boneco de pano). 100. Gravador antigo. 101. Gueixa (estatueta). 102. Jaleco branco. 103. Jogadora de golf (estatueta). 104. Kalimba (piano polegar; lamellophone). 105. Lagarto (miniatura). 106. Lâmpada incandescente. 107. Lâmpada recarregável de emergência com led. 108. Lamparina (miniatura). 109. Lanterna de led. 110. Laranja (fruta). 111. Leque. 112. Libélula. 113. Lixeira (miniatura). 114. Locomotiva (miniatura; vagão). 115. Lousa verde. 116. Luminária de globo terrestre. 117. Luminária de mesa. 118. Luneta. 119. Lupa com lâmpada. 120. Lupa. 121. Luvas de segurança. 122. Macacos - 3 (estatueta). 123. Maçã (fruta). 124. Mala de viagem. 125. Maleta. 126. Malhete (martelo do juiz). 127. Mandioca. 128. Mão (expositor). 129. Mão (modelo anatômico). 130. Maquete do Tertuliarium. 131. Máquina de escrever elétrica. 132. Máquina de escrever mecânica. 133. Maracá (chocalho indígena de cabaça). 134. Máscara de duas faces – comédia e tragédia. 135. Máscaras das Ópera de Pequim (miniatura). 136. Matriosca (artesanato). 137. Memento mori (estatueta; caveira). 138. Menorá (candelabro com 7 braços). 139. Meridianos (representação em boneco). 140. Mesa (quebra-cabeça tridimensional, miniatura). 141. Metrônomo. 142. Microfone. 143. Minimáquina de costura portátil. 144. Minimicroscópio de brinquedo. 145. Mini-secador de cabelo. 146. Minitrena. 147. Moeda de 500 guaranis (dinheiro). 148. Moeda de R$ 1,00 (dinheiro). 149. Mouse de computador. 150. Mulher japonesa (estatueta). 151. Nefertite (estatueta). 152. Ninho de passarinho. 153. Normógrafo (estojo de réguas). 154. Óculos. 155. Óculos de mergulho. 156. Ônibus de 2 andares (miniatura). 157. Organizador de comprimidos. 158. Pandeiro. 159. Papai Noel (boneco de pano). 160. Par de castanholas. 161. Par de luvas de renda. 162. Par de pés de pato. 163. Par de sapatos femininos. 164. Pasta de couro. 165. Pena. 166. Pepino (fruta). 167. Peso de papel. 168. Piano (quebra-cabeça tridimensional, miniatura). 169. Pilão. 170. Pilha. 171. Pincel. 172. Pince-nez ou pincenê. 173. Pinguim (estatueta). 174. Pintura rupestre ou arte rupestre (réplica). 175. Pipa (pandorga / papagaio). 176. Placa de material reciclável. 177. Planta – Cactos. 178. Ponteira laser e manual com lanterna. 179. Porta-joias. 180. Prancha de cabelo elétrica. 181. Prancheta de anagliptografia (escrita em braille). 182. Rádio portátil. 183. Rádio valvulado. 184. Radiologista (estatueta). 185. Raquetes e bola (tênis de mesa; pingue-pongue). 186. Relógio de mesa. 187. Relógio despertador. 188. Rim (modelo anatômico). 189. Sala de estar (quebra-cabeça tridimensional, miniatura). 190. Selo. 191. Semente. 192. Sineta. 193. Sino. 194. Sino tibetano. 195. Sombrinha rendada. 196. Tabuleiro e peças de xadrez chinês. 197. Telefone castiçal de coluna. 198. Telefone celular. 199. Telefone sem fio. 200. Telescópio. 201. Tigre (bicho de pelúcia). 202. Tipos de caligrafia chinesa. 203. Toca-discos portátil (7 polegadas). 204. Trena. 205. Tutankamon (estatueta). 206. Unicórnio (escultura). 207. Unicórnio (estatueta). 208. Vaca (bicho de pelúcia). 209. Vaso. 210. Vestido. 211. Violão (miniatura). 212. Visualizador manual de slides. Objetivos. Eis, em ordem alfabética, 16 objetivos práticos alcançáveis e recomendáveis ao participante da Prova da Imagística: 01. Acuidade. Perseguir a acuidade como meta para a vida, estudando, observando tudo e todos no cotidiano e reconhecendo as inúmeras oportunidades de assistência. 02. Associação de ideias. Avaliar a capacidade de associar ideias e de fundamentá-las. 03. Autoconscienciometria. Praticar a autoconscienciometria: observar padrões, tendências, viéses, propensões, predisposições. 04. Autocrítica. Buscar a autocrítica quanto à própria performance (percepção objetiva e subjetiva, bagagem mnemônica, cultura geral, detalhismo, exaustividade). 05. Cognição. Ampliar a cognição a respeito principalmente da memória e das faculdades mentais. 06. Criatividade. Expandir a criatividade evolutiva. 07. Domínio holossomático. Exercitar o domínio holossomático: a Prova da Imagística é laboratório de mínima mobilidade física vígil. 08. Enfrentamento. Bancar o autenfrentamento da dispersão e também do orgulho, da vaidade intelectual, dos preconceitos e de outros trafares. 09. Foco. Praticar, por tempo determinado, o foco e associação de ideias centrados em único tema. 10. Hábitos. Reciclar a intraculturalidade (o jeito de fazer as coisas), abrindo mão de certos hábitos (monoideísmos e intransigências) em favor da implantação de hábitos renovadores (neoideísmos). 11. Interpretação. Investir no aperfeiçoamento da leitura e da interpretação de imagens e cenas intra e extrafísicas. 12. Liberdade. Reconhecer a prova como oportunidade de praticar a liberdade mentalsomática (liberofilia). 13. Neofilia. Comprovar teaticamente a neofilia: apreciar a prova como proposta nova, fazer dela 1 dos “pratos preferidos” do “menu intelectivo e evolutivo”. 14. Paradigma consciencial. Refletir sobre a imaginação na perspectiva do paradigma consciencial (cientificidade, lógica, racionalidade). 15. Trafais. Identificar trafais. 16. Trafores. Identificar trafores. Desempenho. A meta de realizar 200 correlações válidas sobre determinado objeto no prazo máximo de 3 horas ainda não foi atingida. A tabela abaixo destaca, em ordem cronológica, os 4 participantes com o melhor desempenho em cada edição da prova, chegando mais perto da meta proposta: Tabela – Melhores Desempenhos Prova Correlações Correlações Aluno Objeto Nota No realizadas válidas Par de sapatos 1. Flávio Buononato 190 176 8,8 femininos 2. Flávio Buononato Cavalo (artesanato) 200 190 9,5 3. Paulo André Norberto Peso de papel 200 188 9,4 4. Eliane Stédile Gato de pelúcia 182 119 5,9 Telefone castiçal de 5. Paulo André Norberto 199 155 7,7 coluna 6. Eliane Stédile Casa (artesanato) 165 119 5,9 Locomotiva (vagão7. João Paulo Costa 200 173 8,7 -miniatura) 8. Paulo André Norberto Chapéu masculino 200 169 8,5 10 Enciclopédia da Conscienciologia Sincronicidades. Pela Sincronologia, é possível verificar a sincronicidade na distribuição aleatória dos objetos aos participantes, a exemplo dos 10 casos explicitados, em ordem alfabética, na tabela a seguir: Tabela – Correlações Sincrônicas Conscin / Objeto Nos Conscin Participante Objeto 01. Aposentado – empresa de telecomunicações Telefone castiçal de coluna 02. Cinofílica Cachorro (bicho de pelúcia) 03. Especialista em comunicação Rádio portátil 04. Ex-consultor de jóquei clube Cavalo (artesanato) Ex-representante comercial de empresa de 05. Barra de chocolate chocolates 06. Médica acupunturista Meridianos (representação em boneco) 07. Médico Aparelho auditivo (modelo anatômico) 08. Músico Flauta doce 09. Pesquisador do tema ocultismo Cartas de tarô 10. Professora veterana no ensino fundamental Alfabeto (peças) Errologia. De acordo com a Docimologia, é possível elencar, em ordem lógica decrescente, os 10 erros mais frequentes praticados pelos participantes em relação aos critérios da Prova da Imagística confrontando com os respectivos acertos: Tabela – Confronto Erros / Acertos Nos Erros Acertos Conexões focadas, lógicas 01. Desvios e desconexões e pertinentes 02. Autorreproduções (repetições) Elaborações diversificadas 03. Imprecisões e ambiguidades Exposições precisas 04. Generalizações precipitadas e vulgares Especificação das particularidades 05. Circunlocução tergiversativa Afirmação pontual, objetiva Descrição incompleta, lacunada, 06. Exposição organizada, ordenada intervalar 07. Reduzido repertório vocabular Amplo repertório vocabular 08. Caligrafia ilegível Nitidez caligráfica 09. Comparações infundadas Comparações arrazoadas 10. Opistografia Anopistografia Enciclopédia da Conscienciologia 11 VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Prova da Imagística, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abstração: Mentalsomatologia; Neutro. 02. Acrobacia mentalsomática: Heuristicologia; Neutro. 03. Anomia imagística: Imagisticologia; Neutro. 04. Antevisão imaginativa: Imagisticologia; Neutro. 05. Autodisciplina imagística: Autopensenologia; Homeostático. 06. Criatividade evolutiva: Mentalsomatologia; Homeostático. 07. Imagística: Mentalsomatologia; Neutro. 08. Mundo imaginário: Imagisticologia; Nosográfico. 09. Perfil criativo-artístico: Perfilologia; Neutro. 10. Prova Geral de Conscienciologia: Parapedagogiologia; Homeostático. A PROVA DA IMAGÍSTICA EXPÕE TECNICAMENTE A SÍNTESE DO NÍVEL DE COSMOVISÃO DA CONSCIN EVIDENCIANDO AS FACULDADES AUTOCOGNITIVAS EM RELAÇÃO ÀS GESTAÇÕES CONSCIENCIAIS VERPONOLÓGICAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já participou da Prova da Imagística? Pretende participar das próximas provas? Referências Bibliográficas: 1. Buononato, Flávio; Anuário da Conscienciologia: Fatos e Parafatos – 2012; revisores Equipe de Revisores da Editares; 256 p.; 7 cronologias; 23 E-mails; 92 enus.; 19 fotos; 38 gráfs.; 67 ilus.; 14 relatórios; 35 tabs.; 22 websites; glos. 70 termos; 16 refs.; 12 webgrafias; 28 x 21 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 1 a 256. N. R. O.