Criatividade Evolutiva

A criatividade evolutiva é a capacidade de utilizar os mais variados módulos de criatividade, inerentes às diversas áreas de manifestação consciencial, para gerar resultados úteis, cosmoéticos e prioritários para a auto e heterevolução consciencial.

Você, leitor ou leitora, já utiliza a criatividade evolutiva no cotidiano?

      CRIATIVIDADE EVOLUTIVA
                                 (MENTALSOMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A criatividade evolutiva é a capacidade de utilizar os mais variados módulos de criatividade, inerentes às diversas áreas de manifestação consciencial, para gerar resultados úteis, cosmoéticos e prioritários para a auto e heterevolução consciencial.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo criatividade vem do idioma Latim, creare, “produzir; fazer brotar; fazer aumentar; fazer crescer; criar”. A palavra criativo surgiu no Século XX. O vocábulo evolutivo provém do idioma Francês, évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima; despenhar; precipitar; desdobrar; fazer sair; estender; desenvolver”. Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Criatividade cosmoética. 2. Criatividade assistencial. 3. Criatividade do bem. 4. Criatividade responsável. 5. Verpon.
          Eufemismologia: a criatividade anticosmoética denominada como sendo “mal necessário”.
          Neologia. As 3 expressões compostas criatividade evolutiva, criatividade evolutiva amadora e criatividade evolutiva profissional são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
          Antonimologia: 1. Criatividade anticosmoética. 2. Criatividade egocêntrica. 3. Criatividade bélica. 4. Criatividade irresponsável. 5. Dogmatismo.
          Estrangeirismologia: o approach criativo; a open mind; o insight; o looping ideativo; o strong profile; o upgrade consciencial; o Zeitgeist influenciando as abordagens criativas; o Verponarium; o Tertuliarium; a exclamação “Parla!” proferida pelo artista à estátua recém-esculpida, considerada por ele tão perfeita ao ponto de só faltar falar; o dernier cri.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autexperimentologia.
          Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Criatividade: desrepressão holossomática. Criatividade exige recin. Robéxis: ausência criativa. Questionemos nossas certezas. Busquemos novas dúvidas.
          Coloquiologia. Eis 6 expressões do coloquialismo, denotando criatividade: ideia brilhante; ovo de Colombo; salvação da lavoura; tirada de mestre; grande sacada; toque de gênio.
          Citaciologia. Eis a citação pertinente de Thomas Alva Edison (1847–1931): – Criatividade é 10% de inspiração e 90% de transpiração.
          Filosofia: o Abertismo; o Antiabsolutismo; o Anticonformismo; o Antidogmatismo; o Antitradicionalismo; o Criticismo; o Universalismo.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da recexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; os contrapensenes; a contrapensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade.
          Fatologia: a criatividade evolutiva; o vinco cosmoético da intrafisicalidade; a criatividade com hora marcada; o aperfeiçoamento da criatividade; a atenção concentrada; a atenção dividida; a abstração; a análise panóptica; a cosmovisão; o esboço inicial; a intuição; as sincronicidades; a superdotação; o acesso à Central Extrafísica da Verdade (CEV); a Prova da Imagística; a Enciclopédia da Conscienciologia; o Conselho Internacional de Neologística (CINEO); a recéxis; a recin; o despertar da Paragenética; a evolução criativa; o cultivo da memória; a memória hábil; o acesso à holomemória; o dicionário cerebral analógico; a resiliência mentalsomática; o pensamento lateral; o pensamento divergente; o olhar clínico do especialista criativo; a hora de parar; a pausa na produção criativa para debate avaliativo dos achados; as amizades renovadoras; a exposição do criador através da criação; o ambiente potencializado; a autoria; a subversão da ordem; a insubordinação mental; a inconformidade; a extemporaneidade; a tenacidade diante das posturas reacionárias; a evitação da heteronomia patológica; a liberdade limitada; o raciocínio binário; os mecanismos de controle intra e intergrupais; a Mesologia; as pressões (repressões) sociais; o pacto de mediocridade criativa; a manutenção do status quo; o aninhamento na zona de conforto; o preço da originalidade; o fato do novo nem sempre ser benéfico; o estigma da criação; os devaneios; a imaginação indomada; as gradações da criatividade; o ato de libertar a imagem (escultura) da pedra bruta.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a Parergonomia; a predisposição parapsíquica; a inspiração; os contatos extrafísicos com amparadores especialistas; a paraaculturação; a vivência da megaeuforização; a flexibilidade energossomática; as energias intoxicantes dos bagulhos energéticos.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo inteligência evolutiva–criatividade evolutiva; o sinergismo curiosidade sadia–criatividade evolutiva; o autossinergismo ideativo.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo heurístico; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da descrença; o princípio anticosmoético dos fins justificarem os meios; o princípio da responsabilidade pelos atos criativos; o princípio de a criação exigir quantidade.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) e o código grupal de Cosmoética (CGC) orientando a produtividade individual e coletiva.
          Teoriologia: as teorias da criatividade; a teoria da verpon; a teoria da recuperação dos cons; a teoria da incontinência das ideias; a teoria do desperdício de ideias; a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria de toda criação poder ser melhorada.
          Tecnologia: a técnica do processo criativo; a técnica do brainstorming; a técnica da associação de ideias; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica do questionamento das próprias certezas; a técnica da rotina criativa.
          Voluntariologia: a criatividade evolutiva aplicada ao voluntariado interassistencial; o voluntariado como oportunidade de enfrentar situações exigentes de soluções criativas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da Retrocogniciologia; o laboratório conscienciológico do cosmograma; o laboratório conscienciológico de técnicas projetivas; o laboratório conscienciológico da Heurística.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Recexologia.
          Efeitologia: o efeito heureca; o efeito positivo da recuperação de cons magnos; o efeito da autoconfiança gerada a partir das experiências extrafísicas esclarecedoras autocomprovatórias.
          Neossinapsologia: a criação de neossinapses decorrentes das neoideias; a criação de paraneossinapses decorrentes das ideias originais; o reacesso neossináptico.
          Ciclologia: o ciclo do processo criativo; o ciclo inputs-outputs-reverificação; o ciclo sementeira-colheita; a criatividade circadiana; o ciclo interrompido pela criatividade disruptiva.
          Enumerologia: a bissociação; a associação de ideias; a ideação; o ricochete intelectivo; o estalo de Vieira; a serendipitia; a sacação; o veio ideativo; o fluxo ideativo; as enxurradas de ideias; os estilhaços ideativos; as ideias seminais. A autodisponibilidade para criar; o espaço intraconsciencial para o novo; a imprescindível autorganização holopensênica; a convergência pesquisística; as peculiaridades dos gêneros; os pontos de vista pessoais; a autocastração.
          Binomiologia: o binômio criatividade evolutiva–assistencialidade; o binômio criatividade evolutiva–interdisciplinaridade; o binômio concriatividade evolutiva–maxiproéxis; o binômio concentração-criatividade; o binômio insistência-criatividade; o binômio memória–associação de ideias; o binômio curiosidade-descoberta; o binômio sensibilidade-determinação; o binômio projetabilidade lúcida (PL)–paraaculturação.
          Interaciologia: a interação criatividade evolutiva–autodisponibilidade responsável; a interação criatividade evolutiva–omniquestionamento; a interação criatividade evolutiva–Tudologia; a interação módulo de criatividade–módulo de inteligência; a interação cérebro-paracérebro; a interação paracérebro-paracérebro; a interação Ergonomia-Parergonomia; a interação folha de papel em branco–caneta de ponta macia.
          Crescendologia: o crescendo criatividade convencional–criatividade evolutiva; o crescendo ideia inata–ideia original; o crescendo desrepressão-criatividade; o crescendo reflexão-criatividade; o crescendo fase criativa breve–fase criativa prolongada–criatividade contínua.
          Trinomiologia: o trinômio autoconfiança–autocomprometimento–criatividade evolutiva; o trinômio fluidez-interatividade-parapsiquismo; o trinômio paracérebro–cérebro–ideias inatas; o trinômio paracérebro da conscin–paracérebro da consciex–concriatividade; o trinômio holomemória–retrocognição–ideias inatas.
          Polinomiologia: o polinômio flexibilidade holopensênica–imaginação racional–parapsiquismo–criatividade evolutiva; o polinômio patológico carência–autorrepressão–acomodação–heteraceitação–restrição criativa.
          Antagonismologia: o antagonismo criatividade evolutiva / anticosmoética; o antagonismo criatividade evolutiva / monoideísmo; o antagonismo criatividade evolutiva / mundinho egocêntrico; o antagonismo criatividade evolutiva / automação da criatividade; o antagonismo criatividade evolutiva / drogas; o antagonismo criatividade / repressão; o antagonismo criatividade / lavagem cerebral; o antagonismo criatividade / acomodação; o antagonismo criatividade / timidez.
          Paradoxologia: o paradoxo da criatividade evolutiva impor restrições à criatividade; o paradoxo do monoideísmo temporário expandir a criatividade evolutiva; o paradoxo da criatividade destrutiva abrir espaço para a inovação.
          Politicologia: a cosmoeticocracia; a democracia; a democracia pura; a argumentocracia; a cienciocracia; a tecnocracia; a conscienciocracia; a lucidocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço pesquisístico na busca das ideias novas; a lei de ação e reação aplicada aos atos criativos; a lei da obsolescência.
          Filiologia: a neofilia; a cosmoeticofilia; a evoluciofilia; a pesquisofilia; a metodofilia; a raciocinofilia; a cogniciofilia; a recexofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a doxofobia.
          Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA) distorcendo o foco para o irracional e não prioritário; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome obsessiva-compulsiva (TOC).
          Mitologia: o mito do dom da criatividade; o mito da criatividade ser sempre espontânea; o mito da necessidade de inspiração criativa.
          Holotecologia: a mentalsomatoteca; a intelectoteca; a cosmoeticoteca; a evolucioteca; a assistencioteca; a criativoteca; a heuristicoteca; a neologisticoteca; a imagisticoteca; a correlacionoteca; a sincronoteca; a apriorismoteca; a mnemossomatoteca; a verponoteca; a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia; a Assistenciologia; a Inventariologia; a Heuristicologia; a Imagística; a Mnemossomatologia; a Pictografologia; a Contrapontologia; a Verponologia; a Neologia; a Tecnologia; a Conformaticologia; a Etologia; a Conscienciometrologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a personalidade forte cosmoética.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o escolhido; o gênio; o superdotado; o livre pensador; o pesquisador independente; o cocriador; o catalisador criativo; o semperaprendente; o objetor de consciência; o cientista revolucionário; o subversivo; o patrulheiro ideológico; o reacionário; o eunuco criativo.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a escolhida; a gênia; a superdotada; a livre pensadora; a pesquisadora independente; a cocriadora; a catalisadora criativa; a semperaprendente; a objetora de consciência; a cientista revolucionária; a subversiva; a patrulheira ideológica; a reacionária; a musa inspiradora.
          Hominologia: o Homo sapiens holopensenocreator; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens genopensenologus; o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens projectius.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: criatividade evolutiva amadora = aquela praticada instintivamente pela consciência de boa índole; criatividade evolutiva profissional = aquela praticada tecnicamente pela consciência lúcida sistemática.
          Culturologia: a cultura da criatividade; a cultura da recin ininterrupta; a contracultura sadia; a cultura da novidade; o condicionamento cultural; a indústria cultural; os idiotismos culturais; a cultura da obsolescência; a cultura do descartável.
          Imageticologia. A lâmpada acesa, indicando o surgimento da ideia, é o simbolismo popular da Quadrinhologia relativo à criatividade.
          Mateologia. Considerando a criatividade primípara, cabe a pergunta: – Deus criou o homem ou o homem criou deus?
          Alteridade. Diante da Convivialidade, através do contato com o outro, no ato de conhecer, falar e debater, abre-se a possibilidade de confronto com o conhecido e o acréscimo do novo.
          Holocarmologia. A partir da Grupocarmologia, o entendimento da criatividade evolutiva é de fundamental importância para a evitação das interprisões grupocármicas causadas pelos atos criativos inconsequentes e anticosmoéticos.
           Hiperacuidade. Atinente a Lucidologia, eis 7 manifestações, listadas em ordem alfabética, importantes de serem observadas para a implementação da criatividade evolutiva:
           1. Senso de continuidade: a percepção quanto à sequência dos fatos e dos procedimentos.
           2. Senso de criticidade: a discutibilidade dos posicionamentos ideológicos; a evitação dos preconceitos.
           3. Senso de fraternidade: a atenção às necessidades específicas dos assistidos.
           4. Senso de humor: o bom humor e o destencionamento para a fluência das ideias.
           5. Senso de observação: a apreensão do existente para perceber a necessidade do novo.
           6. Senso de realidade: os pés sobre a rocha e o mentalsoma no Cosmos.
           7. Senso estético: notadamente quanto ao confor da criação.
           Psicossomatologia. A supervalorização da criatividade psicossomática, associada à arte em geral – música, dança, pintura, escultura, literatura, teatro, cinema –, restringe a compreensão e aplicação da criatividade evolutiva.
           Terapeuticologia: a terapia artística; a terapia criativa.


                                                       VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a criatividade evolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Acrobacia mentalsomática: Heuristicologia; Neutro.
           02. Aplicação da neoideia: Heuristicologia; Neutro.
           03. Autocriatividade: Verponologia; Neutro.
           04. Corredor heurístico: Experimentologia; Homeostático.
           05. Criatividade irresponsável: Parapatologia; Nosográfico.
           06. Descoberta: Heuristicologia; Neutro.
           07. Eclosão criativa: Heuristicologia; Homeostático.
           08. Genopensene: Autopensenologia; Neutro.
           09. Holopensene criativo: Heuristicologia; Homeostático.
           10. Ideia original: Mentalsomatologia; Neutro.
           11. Inspiração: Heuristicologia; Neutro.
           12. Intrarticulação heurística: Holomaturologia; Homeostático.
           13. Lateropensene: Lateropensenologia; Neutro.
           14. Neopensene: Neopensenologia; Neutro.
           15. Parângulo: Heuristicologia; Homeostático.
  O MAIOR IMPEDIMENTO PARA A CONSCIÊNCIA ATINGIR
 E DESENVOLVER A CRIATIVIDADE EVOLUTIVA É A ATUAÇÃO DA AUTORREPRESSÃO SILENCIOSA E INCONSCIENTE, RESULTANTE DOS CONDICIONAMENTOS MILENARES.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já utiliza a criatividade evolutiva no cotidiano?
Estes atos criativos beneficiam somente você ou também outras consciências?
           Bibliografia Específica:
           01. De Bono, Edward; O Pensamento Lateral (The Use of Lateral Thinking); trad. Eduardo Francisco Alves; 126 p.; 10 caps.; 34 figs.; 21 x 13,5 cm; br.; 2a Ed.; Record; São Paulo, SP; 1995; páginas 1 a 126.
            02. Lubart, Todd; Psicologia da Criatividade (Psychologie de la Créativité); revisora Cristina Dias Allessandrini; trad. Márcia Conceição Machado Moraes; 192 p.; 10 caps.; 5 esquemas; 3 figs.; 6 gráfs.; 12 quadros; 284 refs.; 23 x 16 cm; br.; Artmed; Porto Alegre, RS; 2007; páginas 26 a 28 e 93 a 108.
            03. Oliveira, Nara; & Santos, Everton; Criatividade e Captação de Ideias Inatas; Apostila do Curso Formação de Autores; Módulo 5; Turma II; 30 p.; 13 caps.; 14 enus.; 2 quadros; 29 refs.; 1 apênd.; 28 x 21,5 cm; espiralado; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro, 2004; páginas 3 e 19.
            04. Osborn, Alex F.; O Poder Criador da Mente (Applied Imagination); trad. E. Jacy Monteiro; 330 p.; 28 caps.; 1 gráf.; 331 refs.; 20,5 x 13,5 cm; br.; 6a Ed.; Ibrasa; São Paulo, SP; 1987; páginas 19, 130 a 132 e 203 a 228.
            05. Santos, Everton; Criatividade Evolutiva; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; S-2; Seção: Conferência; 14 enus.; 42 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Junho, 2007; páginas 3 a 17.
            06. Torrance, E. Paul; Criatividade: Medidas, Testes e Avaliações (Creativity); trad. Aydano Arruda; 296 p.; 10 caps.; 262 refs.; 21 x 14 cm; br.; Ibrasa; São Paulo, SP; 1976; páginas 77 e 131.
            07. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 4 índices; 2.000 itens; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 57, 65 e 177.
            08. Idem; 200 Teáticas da Conscienciologia; 260 p.; 200 caps.; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 194.
            09. Idem; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 38 a 43, 206, 208, 376 a 379 e 904 a 908.
            10. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; 25 tabs.; glos. 241 termos; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 27 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 216, 253, 299, 377, 800, 1.021 e 1.066.
            11. Idem; Máximas da Conscienciologia; 164 p.; 150 ilus.; 450 minifrases; 10 x 15 cm; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 44.
            12. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.254 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 27 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed. Revisada; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 23, 43, 206, 652 e 675.
            13. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 71, 75, 85, 98, 150, 245, 248, 374, 386, 394, 453, 497, 524, 547, 553, 560, 584, 687, 731 e 762.
            14. Idem; Temas da Conscienciologia; 232 p.; 90 caps.; 16 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 32.
                                                                                                                           E. V.