Propulsor da Invéxis

O propulsor da invéxis é a causa, o motivo, a ação potencializadora capaz de estimular a conscin intermissivista, homem ou mulher, a eliminar traços imaturos e otimizar o planejamento técnico máximo para a atual vida intrafísica, visando acelerar a autevolução.

Você, leitor ou leitora, considera-se inversor existencial? Como encara os desafios da propulsão da invéxis?

      PROPULSOR DA INVÉXIS
                                  (INVEXOMETROLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O propulsor da invéxis é a causa, o motivo, a ação potencializadora capaz de estimular a conscin intermissivista, homem ou mulher, a eliminar traços imaturos e otimizar o planejamento técnico máximo para a atual vida intrafísica, visando acelerar a autevolução.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo propulsor deriva do idioma Francês, propulseur, e este do idioma Latim, propulsor, de propelere, “propelir”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo inversão vem do idioma Latim, inversio, “inversão; transposição em retórica; ironia; anástrofe; alegoria”, de invertere, “virar; voltar do avesso; revolver; derrubar; deitar abaixo; inverter; transtornar”. Apareceu no Século XIX. A palavra existencial procede do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Acelerador da invéxis. 2. Motor invexológico. 3. Catalisador técnico evolutivo. 4. Alavancagem evolutiva. 5. Potencialização evolutiva. 6. Impulsor da priorização.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 22 cognatos derivados do vocábulo propulsor: autopropulsão; autopropulsor; autopropulsora; maxipropulsor; megapropulsor; megapropulsora; minipropulsor; motopropulsor; propulsa; propulsante; propulsão; propulsar; propulsionada; propulsionado; propulsionador; propulsionadora; propulsional; propulsionar; propulsivo; propulsora; retropropulsão; turbopropulsor.
          Neologia. As 3 expressões compostas propulsor da invéxis, minipropulsor da invéxis e maxipropulsor da invéxis são neologismos técnicos da Invexometrologia.
          Antonimologia: 1. Impedidor da invéxis. 2. Mata-burro da invéxis. 3. Estagnador evolutivo. 4. Travão consciencial.
          Estrangeirismologia: o know-how evolutivo; o leitmotiv; o Planejamentarium; o continuous selfimprovement; o follow up proexológico.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à prática da inversão existencial (invéxis).
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Invéxis: propulsão evolutiva.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Invexologia; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os invexopensenes; a invexopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os voliciopensenes; a voliciopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a retilinearidade pensênica; o autodesvencilhamento das pressões holopensênicas mesológicas; o megafoco duradouro revelado no materpensene pessoal.
          Fatologia: o propulsor da invéxis; a tecnicidade evolutiva; a oportunidade de aceleração evolutiva no timeline existencial; a autodisponibilidade polivalente; a disciplina intelectual; o bom humor favorecendo a autorraciocinofilia; a maturidade pessoal antecipada; o nível de intermissibilidade pessoal aplicada; a elaboração do maxiplanejamento pessoal; a execução da proéxis pessoal; a mutação evolutiva pessoal; o Manual Pessoal de Prioridades (MPP); a aceleração da história pessoal; os registros autopesquisísticos da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a antecipação da fase executiva; o uso de planilha evolutiva; a escolha de companhias sociais evolutivas; a saída da casa dos pais; o enfrentamento do contrafluxo social; a vivência cosmoética da inortodoxia; o desafio do momento evolutivo; o autossacrifício técnico; o aproveitamento da juventude física; o investimento na carreira profissional; a antimaternidade sadia; a antecipação das gescons; a maxiconquista evolutiva prioritária; a pesquisa da autoproficiência evolutiva; a dinamização da autobiografia; a vida programada; a abordagem traforista; a automotivação evolutiva; a primener; a reciclagem existencial na condição de plano B; a superação do porão consciencial; a eliminação da força dos instintos; as automimeses descartáveis; a profilaxia da preguiça mental; o processo da mudança; a catálise consciencial; o algoritmo da recin; o trafor da holomaturidade; o autocentramento consciencial; a anticonflituosidade; a minimização dos malentendidos; a evolução transparente; os 20 megaatributos propulsores da evolução; a inversão existencial; a opção pela invéxis; o grinvex; o invexograma; a autodeterminação invexológica; o egresso da EVOLUCIN; o aluno da REAPRENDENTIA; o adolescente voluntário de IC; o jovem na CCCI; a bilibertação inversora; a Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS); o Cinvéxis; a Sinvéxis; as verpons invexológicas; a alavancagem da proéxis; a participação em iniciativas planetárias pioneiras; o papel existencial libertário da invexibilidade avançada.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o despertamento parapsíquico precoce; o desenvolvimento da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a automotivação pela Evoluciologia despertada no Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; a autossustentabilidade multidimensional.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autevolutivo comunicabilidade-intelectualidade-paraperceptibilidade; o sinergismo tarístico autoposicionamento-verbação-teática.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); os princípios científicos fundamentais da Conscienciologia; o princípio evolutivo do devagar e sempre; o princípio da aceleração evolutiva possível; o princípio da prioridade compulsória; o princípio evolutivo de levar tudo de eito; o princípio de qualquer momento ser propício à megadecisão evolutiva.
          Codigologia: o códego; o nível de autaplicação do código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de conduta do inversor existencial; o código do exemplarismo pessoal (CEP)
quanto ao maxiplanejamento.
          Teoriologia: a teoria das inversões conscienciais; a teoria do aproveitamento do tempo cronológico; a teoria da retilinearidade da autopensenização; a teoria do autesforço evolutivo consciente; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da antimesméxis; a teoria da otimização dos recursos conscienciais; a parateática dos Cursos Intermissivos; a teoria da evolução consciencial.
          Tecnologia: a técnica da invéxis; a técnica de viver conscienciológica; a técnica da dupla evolutiva; a técnica da tenepes; a técnica do maxiplanejamento; as técnicas conscienciométricas; as técnicas da Autoconsciencioterapia; as técnicas de aproveitamento do tempo pessoal; as técnicas de autaperfeiçoamento cosmoético; a técnica da exaustividade.
          Voluntariologia: o exercício lúcido precoce do voluntariado na ASSINVÉXIS.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoinvexometrologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da Proexologia; o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Invexologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Experimentologia.
          Efeitologia: os efeitos do tempo (Cronêmica) na qualidade das realizações pessoais; o efeito abridor de caminhos do pioneirismo evolutivo; o efeito dinamizador autevolutivo da aquisição definitiva do megafoco interassistencial; os efeitos esclarecedores do autoparapsiquismo para a otimização da vida intrafísica; o efeito evolutivo do cultivo das amizades sinceras; o efeito profilático da listagem dos mata-burros da invéxis afixado na sede da ASSINVÉXIS; os efeitos da Autoinvexometrologia sobre o maxiplanejamento pessoal.
          Neossinapsologia: a recaptura das paraneossinapses intermissivas; o afloramento das neossinapses em neopatamar heurístico.
          Ciclologia: o ciclo biológico infância–adolescência–meia-idade–maturidade; o ciclo conscientizar-incorporar-praticar-aperfeiçoar; o ciclo de realização vontade-intenção-decisão-determinação; o ciclo contínuo ego antigo–ego novo inerente à autevolução; os estágios sucessivos do ciclo do desenvolvimento consciencial; o potencial para reciclar mantido durante todo o ciclo etário humano; a autoinserção no ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade.
          Enumerologia: a precocidade; a infância ajuizada; a autolucidez antecipada; a preparação proexológica; os estudos prioritários da conscin jovem; a queima sadia de etapas; a renovação máxima da juventude.
          Binomiologia: o binômio autodidatismo-erudição; o binômio absorver conhecimentos–incorporar técnicas; o binômio gescon–antimaternidade cosmoética; o binômio autesforço-autossuperação; o binômio progresso-rotina; o binômio decisão-motivação; a implantação do binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento.
          Interaciologia: a interação autopesquisa constante–autorrenovação infindável; a interação autodepuração permanente–automaturação perene; a interação precocidade-genialidade.
          Crescendologia: o crescendo planejamento extrafísico–realização intrafísica; o crescendo tempo de semear–tempo de colher; o crescendo sondagem-ponderação-constatação; o crescendo evolutivo gradual na precisão autavaliativa; o crescendo das autossuperações; o crescendo sadio do autorrendimento evolutivo inserido ponderadamente na grade de horário pessoal; o crescendo autodesafiador tenepes-ofiex; o crescendo completismo diário–completismo existencial (compléxis).
          Trinomiologia: o trinômio trafor-trafar-trafal; o trinômio prioridade-desafio-autossuperação; o trinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo; o descarte do trinômio futilidade-trivialidade-banalidade; o trinômio prioridade-objetividade-produtividade; o trinômio coesão-coerência-continuísmo; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio da holomaturidade autodiscernimento-autocosmoética-interassistencialidade.
          Polinomiologia: o polinômio sentido-intensidade-velocidade-aceleração investido na autevolutividade; o polinômio encontrar-compartilhar-debater-equalizar as neoverpons conscienciológicas.
          Antagonismologia: o antagonismo jovem reciclante / jovem lúcido; o antagonismo consciência amplificada / consciência reprimida; o antagonismo empenho evolutivo / preguiça; o antagonismo aprofundamento / superficialidade; o antagonismo correr atrás / deixar para lá; o antagonismo proatividade / passividade; o antagonismo progressões permanentes / progressões eventuais.
          Paradoxologia: o paradoxo da consciência curiosa esquivando-se do autoconhecimento.
          Politicologia: a invexocracia; a lucidocracia; a meritocracia evolutiva.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo inserida na personalidade; a lei da megafraternidade evolutiva.
          Filiologia: a invexofilia; a intermissiofilia; a parapsicofilia; a evoluciofilia; a recexofilia; a priorofilia; a decidofilia.
          Fobiologia: a recinofobia; a recexofobia; a criticofobia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do canguru; a síndrome da mediocrização consciencial; a síndrome da apriorismose; a síndrome do estrangeiro.
          Maniologia: a mania de empurrar com a barriga o autenfrentamento das necessidades evolutivas.
          Mitologia: o mito das evitações da invéxis; o mito do inversor perfeito.
          Holotecologia: a invexoteca; a evolucioteca; a recexoteca; a volicioteca; a prioroteca; a conscienciometroteca; a cognoteca; a potencioteca.
          Interdisciplinologia: a Invexometrologia; a Invexologia; a Conscienciometrologia; a Autevoluciologia; a Autoproexologia; a Autopriorologia; a Autopesquisologia; a Autodiscernimentologia; a Autodeterminologia; a Recexologia; a Holomaturologia; a Neofiliologia; a Megafocologia; a Refutaciologia; a Intrafisicologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin-trator; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o agente retrocognitor inato; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o proexólogo; o reeducador; o exemplarista; o reciclante existencial; o agente desencadeador precoce; o inversor imberbe; o inversor mediano; o inversor veterano; o inversor avançado; o invexólogo; o invexômetra; o tenepessista; o triatleta conscienciológico; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o semperaprendente.
          Femininologia: a agente retrocognitora inata; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a proexóloga; a reeducadora; a exemplarista; a reciclante existencial; a agente desencadeadora precoce; a inversora mediana; a inversora veterana; a inversora avançada; a invexóloga; a invexômetra; a tenepessista; a triatleta conscienciológica; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a semperaprendente.
          Hominologia: o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens conscientiometra; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens evolutiens.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minipropulsor da invéxis = o EV profilático; maxipropulsor da invéxis
= o autodiscernimento avançado quanto à definição de megaprioridade interassistencial.
          Culturologia: a cultura invexológica; a cultura da maturidade juvenil; a cultura intermissivista; a cultura da holomaturidade consciencial.
          Analiticologia. A observação, reflexão e estudo de fatos e parafatos, a auto e heteranálise criteriosa de traços imaturos (impedidores) manifestos na aplicação da técnica da invéxis, conduzem a conscin à priorização de atitudes sadias (propulsores) correspondentes.
          Recinologia. Constata-se, no entanto, a recin ser não-linear, ou seja, a passagem do trafar ao trafor não ocorre de modo direto.
          Aposto. O movimento pendular de mudança sugere a existência, paralela ao impedidor da invéxis, de outro traço, aposto, também patológico, possível do inversor manifestar na busca de autossuperação, exigindo atenção e acuidade redobradas para o uso adequado dos contrapontos evolutivos.
          Eficaciologia. De acordo com a Experimentologia, o emprego conjunto de propulsores da invéxis convergem para a otimização da eficácia evolutiva.
          Tabelologia. Sob a ótica da Invexometrologia, eis, na ordem alfabética, 24 cotejos entre impedidores, com respectivos apostos, e propulsores da invéxis:
               Tabela – Cotejo Impedidor da Invéxis / Propulsor da Invéxis
 Nos            Impedidor da Invéxis (Aposto)                     Propulsor da Invéxis
  01.   Academicismo (Apedeutismo)                        Parapolimatia
  02.   Acídia (Impetuosidade)                            Força presencial
  03.   Acriticismo (Hipercriticismo)                     Refutaciologia
  04.   Alienação (Ativismo ectópico)                     Ajuizamento pessoal
  05.   Ansiedade (Apatia)                                Ataraxia
  06.   Arrogância (Aulicismo)                            Conduta cosmoética
  07.   Autoconservantismo (Adição eletronótica)          Abertismo consciencial
  08.   Autodesorganização (Apriorismose)                 Autorganização livre
  09.   Autodispersividade (Monoideísmo)                  Atenção dividida
  10.   Competitividade (Acanhamento)                     Interassistencialidade
  11.   Dependência (Autossuficiência egocêntrica)        Autossuficiência evolutiva
  12.   Egocentrismo (Autoomissão deficitária)            Altruísmo
  13.   Hedonismo (Anedonia)                              Megaeuforização
  14.   Imediatismo (Autoirresolução)                     Continuísmo consciencial
  15.   Indisciplina (Autorrepressão)                     Calculismo cosmoético
  16.   Inexperiência (Hebetismo)                         Autodiscernimento prático
  17.   Infantilismo (Rabugice)                           Autoconsciencialidade
  18.   Ingenuidade (Ardileza)                            Lisura
  19.   Irresponsabilidade (Especialismo hemiplégico)     Paradever
  20.   Perfeccionismo (Negligência)                      Detalhismo
  21.   Precipitação (Indiferentismo)                     Maxiplanejamento
  22.   Procrastinação (Irreflexão)                       Retilinearidade autopensênica
  23.   Pusilanimidade (Afoiteza)                         Strong profile
  24.   Teorização (Desviacionismo)                       Inteligência Evolutiva vivida


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o propulsor da invéxis, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Agente retrocognitivo inato: Invexologia; Homeostático.
          02. Antimaternidade sadia: Invexologia; Homeostático.
          03. Autevolução: Evoluciologia; Homeostático.
          04. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
          05. Autoidentificação somática: Autossomatologia; Homeostático.
          06. Bilibertação inversora: Invexologia; Neutro.
           07.   Diletantismo antievolutivo: Antievoluciologia; Nosográfico.
           08.   Ego precedente: Egologia; Neutro.
           09.   Inversor intelectual: Invexometrologia; Homeostático.
           10.   Invexopensene: Materpensenologia; Homeostático.
           11.   Megafocalização precoce: Invexologia; Homeostático.
           12.   Pentatlo duplista: Duplologia; Homeostático.
           13.   Perfilologia invexológica: Invexometrologia; Neutro.
           14.   Primado evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático.
           15.   Propulsor da vontade: Evoluciologia; Neutro.
     A CORAGEM EM ASSUMIR A CAPACIDADE POSSÍVEL
 NA MANIFESTAÇÃO CONSCIENCIAL, TENAZ E DIUTURNAMENTE, CAPACITA O PRATICANTE DA TÉCNICA DA INVÉXIS A GALGAR NEOPATAMAR EVOLUTIVO AVANÇADO.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, considera-se inversor existencial? Como encara os desafios da propulsão da invéxis?
           Bibliografia Específica:
           1. Amaral, Flávio; Colpo, Filipe; Muradás, Silvia; Nonato, Alexandre; & Zaslasvky, Alexandre; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 62 enus.; 7 tabs.; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 22 a 25, 44 a 52 e 176 a 180.
           2. Paskulin, Marcello; Impedidores e Propulsores da Invéxis: Proposta de Traços Característicos; Artigo; VIII Congresso Internacional de Inversão Existencial; Foz do Iguaçu, PR; 16-21.01.10; Conscientia; Revista; Trimestral; Edição Especial; Vol. 13; N. 2; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2009; páginas 149 a 157.
                                                                                                                 M. P.