Prometedor

O prometedor é a consciência, consciex ou conscin, homem ou mulher, quem promete, comunica esperança ou contrai obrigação verbalmente ou por escrito, afirmando com antecipação algum comprometimento, compromisso, empenho ou promessa com o ato de dar, fazer ou não fazer alguma coisa.

Você fez alguma promessa sem cumprir? Quais foram as consequências?

      PROMETEDOR
                                  (COSMOETICOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O prometedor é a consciência, consciex ou conscin, homem ou mulher, quem promete, comunica esperança ou contrai obrigação verbalmente ou por escrito, afirmando com antecipação algum comprometimento, compromisso, empenho ou promessa com o ato de dar, fazer ou não fazer alguma coisa.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo prometer vem do idioma Latim, promittere, “lançar; atirar para longe; oferecer; propor; prometer; dar a palavra; obrigar-se”. Surgiu no Século XIII. A palavra prometedor apareceu no Século XV.
         Sinonimologia: 1. Promitente. 2. Compromitente. 3. Promesseiro. 4. Conscin comprometida. 5. Abonador. 6. Agente garantidor. 7. Co-garantidor.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 15 cognatos derivados do vocábulo promessa: compromitente; promesseira; promesseiro; prometedor; prometer; prometida; prometido; prometimento; promissão; promissário; promissiva; promissivo; promissor; promissória; promitente.
         Neologia. As duas expressões compostas prometedor com atenuante e prometedor com agravante são neologismos técnicos da Cosmoeticologia.
         Antonimologia: 1. Pessoa não confiável. 2. Conscin irresponsável. 3. Indivíduo desacreditado.
         Estrangeirismologia: o res non verba.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, principalmente da autocriticidade.
         Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Inexiste promessa inócua.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: os ortopensenes; a ortopensenidade; os elos das correntes das autopensenizações.
         Fatologia: a promessa; a promessa humana; o juramento; o abono; a abonação; o compromisso interpessoal; a palavra de honra; a confiabilidade recíproca; o cumprimento da promessa; o descumprimento da promessa; a negação; a recusa; a amizade desfeita; o descrédito; a impugnação; a caução; a causa jurídica; a ação judicial; o processo; o pacto; a demanda; os débitos do passado; a interprisão grupocármica; as amortizações evolutivas.
         Parafatologia: o compromisso extrafísico; a cobrança das consciexes assediadoras.


                                         III. Detalhismo

         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.
         Efeitologia: os efeitos maléficos seculares da irresponsabilidade do minuto.
         Enumerologia: a cautela; a fiança; a garantia; o penhor; a hipoteca; o contrato; o empréstimo.
         Trinomiologia: o trinômio autodiscernimento-iniciativa-manutenção; o trinômio Voliciologia-Intencionologia-Determinologia.
          Antagonismologia: o antagonismo excesso de possibilidades / escassez de discernimento; o antagonismo juramento / mentira; o antagonismo bifrentismo / bifrontismo.
          Politicologia: a hagiocracia; a logocracia.
          Filiologia: a sociofilia; a decidofilia; a conscienciofilia.
          Fobiologia: a voliciofobia.
          Sindromologia: a síndrome da subestimação.
          Maniologia: a mania das promessas.
          Mitologia: os mitos da Soteriologia; os mitos da Angelologia.
          Holotecologia: a precognoteca; a politicoteca; a folcloteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmoeticologia; a Holomaturologia; a Experimentologia; a Sociologia; a Sociometria; a Conviviologia; a Grupocarmologia; a Voliciologia; a Intencionologia; a Coerenciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o prometedor; o promitente; o co-promitente; o compromitente; o assegurador; o fiador; o abonador; o devoto promesseiro; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o prometedor-em-chefe sem cumprir George Walker Bush (1946–); o maior promesseiro da política do Brasil Paulo Salim Maluf (1931–).
          Femininologia: a prometedora; a promitente; a co-promitente; a compromitente; a asseguradora; a fiadora; a abonadora; a devota promesseira; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens alienatus; o Homo sapiens responsus; o Homo sapiens reciprocus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens conviviologus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: prometedor com atenuante = quem promete alguma coisa à criança; prometedor com agravante = quem promete alguma coisa à pessoa adulta.
          Conviviologia. Segundo a Intrafisicologia, a promessa está inserida entre os resultados máximos dos entendimentos e também dos desentendimentos entre os seres humanos.
          Obrigaciologia. Sob a ótica da Cosmoeticologia, ninguém é obrigado a prometer nada, no entanto quem promete se compromete e gera a obrigação de cumprir. Muitas interprisões grupocármicas e desvios de proéxis surgem devido a cobranças de promessas, acordos e pactos descumpridos, seja por impossibilidade fática ou displicência.
          Taxologia. Em concordância com a Paradireitologia, eis, por exemplo, 7 categorias de promessas dentro do universo da jurisprudência:
          1. Promessa abstrata de dívida: contrato abstrato.
          2. Promessa de compra e venda: bilateral.
          3. Promessa de contrato: pré-contrato.
          4. Promessa de fato por terceiro.
          5. Promessa de pagamento.
          6. Promessa de recompensa.
          7. Promessa de venda.
          Caracterologia. No universo da Direitologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 16 categorias de promitentes, homens ou mulheres, aquelas pessoas obrigadas por promessa de dar, fazer ou não fazer alguma coisa:
          01. Promitente adquirente.
          02. Promitente alienante.
          03. Promitente assinante.
          04. Promitente cedente.
          05. Promitente cessionário.
          06. Promitente comprador.
          07. Promitente concessionário.
          08. Promitente consciente.
          09. Promitente consorciante.
          10. Promitente donatário.
          11. Promitente faltoso.
          12. Promitente fornecedor.
          13. Promitente franqueador.
          14. Promitente inadimplente.
          15. Promitente permutante.
          16. Promitente vendedor.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o prometedor, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro.
          2. Complicador: Experimentologia; Neutro.
          3. Dependência: Psicossomatologia; Nosográfico.
          4. Elo: Evoluciologia; Neutro.
          5. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático.
          6. Nução: Experimentologia; Neutro.
          7. Verborragia: Parapatologia; Nosográfico.
      A AUTODISCERNIMENTOLOGIA AFIRMA CATEGORICAMENTE: SÓ SE DEVE PROMETER, SEJA QUAL FOR
    A NATUREZA DA PROMESSA, O EXEQUÍVEL OU PASSÍVEL DE SER CUMPRIDO SEM SOMBRA DE DÚVIDA.
       Questionologia. Você fez alguma promessa sem cumprir? Quais foram as consequências?