Produmetria Anticonflitiva

A produmetria anticonflitiva é a quantificação, avaliação, determinação, matematização, medição, mensuração ou metrificação da eficiência, eficácia, rendimento e aproveitamento do autempenho na resolução dos auto e heteroconflitos, refletida na melhor qualidade das ações interassistenciais.

Você, leitor ou leitora, já possui indicadores ou métodos de verificação da qualidade assistencial nas interações multidimensionais? O holopensene interpessoal é harmônico ou conflitante?

      PRODUMETRIA ANTICONFLITIVA
                              (AUTOCONSCIENCIOTERAPIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A produmetria anticonflitiva é a quantificação, avaliação, determinação, matematização, medição, mensuração ou metrificação da eficiência, eficácia, rendimento e aproveitamento do autempenho na resolução dos auto e heteroconflitos, refletida na melhor qualidade das ações interassistenciais.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo produto deriva do idioma Latim, productum, “aquilo que é produzido pela Natureza; resultado de qualquer atividade humana (física ou mental)”. Surgiu no Século XIX. O elemento de composição metria provém do mesmo idioma Latim, metrum, “medida de 1 verso”, e este do idioma Grego, métron, “unidade de medida; o que mede; instrumento para medir”. O prefixo anti procede do idioma Grego, anti, “de encontro; contra; em oposição a”. Apareceu no Século XVI. O termo conflito provém do idioma Latim, conflitus, “choque; embate; encontro; combate; luta; peleja”, ligado ao verbo confligere, “combater; lutar; pelejar; confrontar; opor; comparar; bater com alguma coisa contra outra”. Surgiu igualmente no Século XVI.
          Sinonimologia: 01. Autoconscienciometria anticonflitiva. 02. Qualiquantificação dos anticonflitos. 03. Indicadores da anticonflitividade. 04. Desempenhometria anticonflitiva. 05. Rendimento da autopacificação. 06. Medição de crises conscienciais. 07. Metrificação da autorresolução conflitiva. 08. Pontoações da anticonflitividade. 09. Qualimetria homeostática. 10. Autodesassediometria.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 39 cognatos derivados do vocábulo produto: antiproduto; autoprodutividade; contraproducente; coprodutor; coprodutora; ecoproduto; heteroprodutividade; improdutividade; improdutivo; megaprodução; megaproduto; neoproduto; paraproduto; produção; producente; produmetria; produmétrico; produtibilidade; produtiva; produtível; produtividade; produtivo; Produtologia; produtor; produtora; produtório; produtoterapia; produzida; produzido; produzir; produzível; reprodução; reprodutor; reprodutora; reproduzida; reproduzido; reproduzir; subproduto; superprodução.
          Neologia. As 3 expressões compostas produmetria anticonflitiva, produmetria anticonflitiva autesclarecedora e produmetria anticonflitiva heteresclarecedora são neologismos técnicos da Autoconsciencioterapia.
          Antonimologia: 01. Improdutividade anticonflitiva. 02. Desarmonia interconsciencial. 03. Perturbabilidade. 04. Inutilidade da crise. 05. Convivialidade contraproducente. 06. Desconhecimento do ciclo interassistencial. 07. Desorganização intraconsciencial. 08. Autoconflitividade perturbadora. 09. Autoconsciencialidade cizânia. 10. Produmetria do autassédio.
          Estrangeirismologia: a interação urbi et orbi; a aura popularis do assistente; o rapport como instrumental efetivo da mediação interconflitiva; o Conviviarium necessário às reciclagens intraconscienciais; o Reeducandarium pacifista; o upgrade evolutivo; a vivência full time da interassistencialidade; a resolução de conflitos interconscienciais como condição sine qua non para o êxito da maxiproéxis grupal; o fade out das autocorrupções; o housekeeping da energosfera pessoal; o kaizen da consciencialidade.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à megafraternidade.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade; o materpensene da autodisponibilidade interassistencial; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os qualipensenes; a qualipensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; a autopensenização anticonflitiva; o ato imaturo de evitar os confrontos para não confrontar os próprios pensenes; o alívio da pensenização sem atritos; a flexibilidade autopensênica; a imperturbabilidade holopensênica atingida na autodesperticidade.
          Fatologia: a produmetria anticonflitiva; o valor produmétrico da anticonflitividade; a anticonflitividade enquanto indicador interassistencial; o ato de aferir, analisar e classificar a interassistência; a quantificação profilática da produtividade evolutiva e interassistencial; a autoprodutividade eficaz; a produmetria proexológica; o produtório existencial; os indicadores da produtividade evolutiva; a proficuidade nas interrelações diuturnas; a intencionalidade qualiquantitativa; o autoconhecimento como principal fator de produção; a flexibilidade do acoplamento áurico; a ambiência interassistencial; a compreensão das auto e heteroimaturidades; a precisão empática; o enfrentamento das autocorrupções eliminando os autoconflitos; a autossuficiência evolutiva levando à interdependência consciencial; a otimização dos recursos e atributos conscienciais na administração de conflitos; as concessões inteligentes; a disponibilidade pessoal melhorando o clima interconsciencial; a sensibilidade perceptiva diante dos conflitos; o convívio estratégico; as emoções contidas sem recalques; a avaliação da qualidade do padrão dos contatos interconscienciais; a diplomacia na conexidade da verbação; o desapego da condição de vencer ou perder; o ato de ser firme com os fatos e suave com as pessoas; o monopólio mentalsomático agindo como ferramenta anticonflitiva; o ato de não interpretar as experiências de maneira dicotômica; o ato de não magnificar os resultados potenciais do conflito; o ato de saber acolher a crise de crescimento; a percepção de ser minipeça do maximecanismo; o domínio da Fisiologia Humana em favor da Holossomática; o controle técnico da adrenalina; a veemência do posicionamento da ideia contrapondo o confronto desinteligente; a análise detalhista sem irritabilidade; o acordo como lição terapêutica, preventiva e pedagógica do conflito; o ato de passar do foco do conflito para assistente do conflito; a margem de tolerância às infidelidades do meio; o entendimento evolutivo do gostar, querer e precisar; a equanimidade predominante nas intercomunicações; os interesses diferentes e não necessariamente divergentes; a interdisciplinaridade do conceito de produção interassistencial; a Megafraternologia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as interconexões sinérgicas; a homeostase psicossômica; as interações bioenergéticas homeostáticas; as exteriorizações de ECs fraternas e acolhedoras; os parencontros proativos; a evolução conjunta das consciências; o grupocarma; a Paradireitologia; a Cosmoeticologia; as assimilações simpáticas (assins) sadias; a autodesassimilação simpática; a tenepes como instrumento singular, insubstituível, inevitável, autoconscienciométrico e autoconsciencioterapêutico; a evolução do autodiscernimento paraperceptivo; a autopreparação para a vivência da condição da desperticidade; os desassédios interconscienciais proporcionados pela transparência nas atitudes; as repercussões intra e extrafísicas dos atos pessoais; a qualificação da interassistência através da sensibilização gradativa dos sentidos e parassentidos objetivando o incremento da hiperacuidade interassistencial; a isca assistencial; a autocompreensão da dinâmica consciencial multidimensional; a interassistência entre paracolegas no período do Curso Intermissivo (CI)
pré-ressomático; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF).


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo anticonflitividade lúcida–produtividade interassistencial ampliada; o sinergismo maior autocompreensão–menor confrontação; o sinergismo serenidade-holomaturidade; o sinergismo automaturidade-megafraternidade; o sinergismo autorresponsabilidade cosmoética–interassistencialidade; o sinergismo autocognição-autopacificação; o sinergismo paz interior–paz exterior; o sinergismo autodiscernimento evolutivo–autodomínio emocional; o sinergismo das minipeças corretamente encaixadas às funções do maximecanismo multidimensional interassistencial.
          Principiologia: o princípio cosmoético da moderação; o princípio de “se 1 não quer, 2 não brigam”; o princípio da abnegação cosmoética; o princípio do menos doente assistir ao mais doente; o princípio cosmoético de buscar o melhor para todos; os princípios do Paradireito; o princípio do continuísmo autopesquisístico; o princípio da qualificação da quantidade; o princípio teático da descrença.
          Codigologia: o código de valores pessoais; os códigos de etiqueta social; o código de Ética Profissional; o código prosódico aplicado acertadamente nas comunicações interassistenciais; o código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificando a intraconsciencialidade; o código grupal de Cosmoética (CGC) embasando os critérios da interassistencialidade grupal; o código da megafraternidade.
          Teoriologia: a teoria dos instintos; a teoria dos 7 cês; a teoria e prática do EV como chave-geral existencial para o autodesassédio; a teoria da Autopensenologia; a teoria da saúde consciencial; a teoria do Homo sapiens pacificus; a teoria do Homo sapiens serenissimus.
          Tecnologia: a técnica da tenepes; as técnicas paradiplomáticas; as técnicas da Consciencioterapia; a técnica da metapensenidade; as técnicas conscienciométricas; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da desdramatização do conflito; a técnica do autoconflitograma; a técnica do dia matemático; a técnica do autoinventariograma.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Serenologia (Serenarium); o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); os laboratórios da Autoconsciencioterapia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Conscienciometria; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Desperticidade; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Parapoliticologia; o Colégio Invisível dos Tenepessistas; o Colégio Invisível da Serenologia.
          Efeitologia: a autoconscientização quanto aos efeitos das ECs nas interrelações; o efeito da anticonflitividade grupocármica na evolução consciencial; o efeito da interassistencialidade na sustentação da convivialidade sadia; os efeitos da conscientização geopolítica grupal na convivência interassistencial; o efeito pacificador do acordo ganha-ganha; os efeitos da autossinceridade na compreensão das imaturidades alheias; os efeitos da autodesassedialidade na qualificação interassistencial; os efeitos do domínio do mentalsoma discernidor na homeostase interconsciencial.
          Neossinapsologia: a geração das neossinapses da imperturbabilidade; as neossinapses interassistenciais; as neossinapses construídas pela associação complementar ou opositiva às ideias alheias; as neossinapses da intercooperação consciencial multidimensional; as neossinapses prioritárias; a construção de neossinapses por meio da autorreflexão; a ausência de travões mentais neossinápticos e parassinápticos qualificando as interações multidimensionais.
          Ciclologia: a autoprontidão inteligente no ciclo cosmoético da desassedialidade interconsciencial; a manutenção da autoprodutividade anticonflitiva no ciclo existência intrafísica–existência extrafísica; o ciclo de primeneres (cipriene); o ciclo equilíbrio-desequilíbrio-reequilíbrio; o ciclo instabilidade–estabilidade das crises de crescimento.
          Enumerologia: a produmetria da intenção primordial; a produmetria da vontade; a produmetria da autorganização; a produmetria do autodomínio holossomático; a produmetria da paraperceptibilidade cosmoética; a produmetria da desassim; a produmetria da ortopensenidade.
          Binomiologia: a anticonflitividade evidenciada no binômio paz íntima–sono tranquilo; a inteligência diplomática do binômio admiração-discordância; o binômio afetividade-assistencialidade; o binômio autopensenidade sadia–holopensene homeostático; o binômio autorganização-auteficácia; o binômio flexibilidade cognitiva–megafraternidade; o binômio Profilaxiologia-Paraprofilaxiologia; o binômio quantificar-qualificar; o binômio Paradireito-paradever; o provento evolutivo do binômio interconexão-intermutabilidade.
          Interaciologia: a interação autodesassedialidade-anticonflitividade; a interação imperturbabilidade intraconsciencial–autoconfiança paraperceptiva; a interação autorganização-equilíbrio; a interação bem-estar consciencial–bem-estar coletivo; a interação concórdia energética–paz entre egos; a interação Conscienciometrologia-Holomaturologia-Cosmovisiologia; a interação dos opostos; a interação experiência pessoal–tranquilidade íntima; a interação imparcialidade-consenso; a interação ponderação-correção.
          Crescendologia: o crescendo equilíbrio intraconsciencial–equilíbrio interconsciencial; o crescendo interassistencial identificação da demanda–autorreflexão–ato interassistencial; o crescendo priorização-interassistencialidade-anticonflitividade; o crescendo interaciológico atenção-assertividade-antiagressividade; o crescendo potencialização consciencial primária–potencialização consciencial secundária; o crescendo Autoinconflitologia-Megaeuforizaciologia.
          Trinomiologia: o trinômio eficiência-rendimento-aproveitamento; o trinômio mediador soluções de problemas–resoluções de conflitos–progressões de tarefas; a autodisponibilidade para o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio da megafraternidade compreensão-respeito-concessão; o trinômio conciliador ações-reações-opiniões; o trinômio Reeducaciologia-Profilaxia-Terapêutica; os sistemas produtivos do trinômio Invexometria-Conscienciometria-Consciencioterapia.
          Polinomiologia: o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade; o polinômio conciliação-mediação-arbitragem-negociação; o polinômio pensar bem–querer bem–agir bem–viver bem; as interrelações embasadas no polinômio solidariedade-honestidade-seriedade-confiabilidade; o megapolinômio interassistencial; o polinômio investigar-auscultar-compreender-assistir; o polinômio transcendente Parassociologia-Paradireitologia-Paradiplomacia-Parapoliticologia.
          Antagonismologia: o antagonismo quantificação da qualidade / qualificação da quantidade; o antagonismo pessoa anticonflitiva / pessoa conflitiva; o antagonismo interassistência policármica / autassistência egocármica; o antagonismo apego / desapego; o antagonismo assim / desassim; o antagonismo crítica às ideias / crítica às pessoas; o antagonismo desafeição / perdão; o antagonismo extroversão assistencial / introversão egoica; o antagonismo pacificação amparadora / irritabilidade assediadora; o antagonismo pensenosfera homeostática / pensenosfera nosográfica.
          Paradoxologia: o paradoxo Cosmoética Destrutiva–Harmoniologia; o paradoxo histriônico agitação psicomotora–mente tranquila; o paradoxo anticonflitividade-impactoterapia; o paradoxo consciência individual–polivalência interconsciencial; o paradoxo interassistencial da união dos diferentes; o paradoxo de quanto maior a saúde consciencial maior o convívio com a doença.
          Politicologia: a cosmoeticocracia; a discernimentocracia; a lucidocracia; a democracia; a Anticonflitologia estabelecida na Geopolítica e na Parageopolítica.
          Legislogia: a lei básica da megafraternidade interassistencial; a lei da Conviviologia Evolutiva; a lei do maior esforço na autossustentação confiante da autoprodutividade contínua; as leis sociais; as leis dos direitos interconscienciais.
          Filiologia: a interassistenciofilia; a conviviofilia; a harmoniofilia; a autodesassediofilia; a cosmoeticofilia; a sociofilia; a parapoliticofilia.
          Fobiologia: a conviviofobia.
          Sindromologia: a síndrome do porco espinho; a síndrome da apriorismose; a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a síndrome da autodesorganização; a síndrome da robotização existencial.
          Maniologia: a mania de se envolver em conflitos; a egomania; a autassediomania.
          Holotecologia: a anticonflitoteca; a administroteca; a mensuroteca; a autopesquisoteca; a interassistencioteca; a atencioteca; a comunicoteca; a conscienciometroteca; a consciencioterapeuticoteca.
          Interdisciplinologia: a Autoconsciencioterapia; a Autoconscienciometrologia; a Homeostaticologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Lucidologia; a Interassistenciologia; a Autodespertologia; a Conviviologia; a Grupocarmologia; a Paradireitologia; a Serenologia.


                                          IV. Perfilologia

         Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin tenepessista; a conscin mediadora de conflitos; a conscin universalista; a conscin aglutinadora; o ser desperto; o ser interassistencial.
         Masculinologia: o pesquisador; o acoplamentista; o tertuliano; o evoluciente; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o voluntário; o professor de Conscienciologia; o duplista; o exemplarista; o parapercepciologista; o proexista; o tenepessista; o ofiexista; o evoluciólogo; o amparador; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o comunicólogo; o conviviólogo; o homem de ação.
         Femininologia: a pesquisadora; a acoplamentista; a tertuliana; a evoluciente; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a voluntária; a professora de Conscienciologia; a duplista; a exemplarista; a parapercepciologista; a proexista; a tenepessista; a ofiexista; a evolucióloga; a amparadora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a comunicóloga; a convivióloga; a mulher de ação.
         Hominologia: o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens serenissimus.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: produmetria anticonflitiva autesclarecedora = a qualiquantificação dos autodesempenhos evolutivos quanto à autoconscientização da pacificação intraconsciencial; produmetria anticonflitiva heteresclarecedora = a qualiquantificação dos autodesempenhos evolutivos quanto à mediação pacificadora interassistencial.
         Culturologia: a cultura do bem viver cosmoético; a neocultura evoluída da autopensenização anticonflitante; a cultura da autorreflexão diuturna; a Multiculturologia da Homeostaticologia; a cultura do desassédio interconsciencial; a cultura da serenidade; a cultura da Paradireitologia.
         Mentalsomaticidade. De acordo com a Etologia, ações instintivas ou inautênticas ampliam a conflitividade intra e extraconsciencial. A conquista da desperticidade impõe autodomínio emocional e pode ser antecipada com a maturidade holopensênica regrada pelo autodiscernimento. O ideal é utilizar prioritariamente o mentalsoma para domar os instintos básicos do psicossoma.
         Autorganização. A organização pessoal é a fonte da autoprodutividade evolutiva, fator fundamental para a construção da autoridade moral do assistente perante a conflituosidade interconsciencial. O mais inteligente é viver com equilíbrio, a fim de evitar os efeitos intoxicantes das interprisões grupocármicas patológicas.
         Medidas. Sob a ótica da Autoconscienciometria, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 20 índices de producibilidade (condições de alcançar a melhor produção), indicados, como ponto de partida, para avaliação das manifestações interassistenciais e anticonflitivas diuturnas da consciência:
         01. Adaptabilidade: a capacidade de ajustar-se às carências do outro.
         02. Compreensão: a capacidade de entender o momento evolutivo do outro.
         03. Compromisso: a capacidade de comprometimento na assistência com o outro.
         04. Comunicação: a capacidade de esclarecer o outro.
          05. Conciliação: a capacidade de harmonizar-se com o outro.
          06. Detalhismo: a capacidade de enxergar o trafor do outro.
          07. Elegância: a capacidade de paradiplomacia com o outro.
          08. Empatia: a capacidade de se colocar no lugar do outro.
          09. Escuta: a capacidade de ouvir o outro.
          10. Generosidade: a capacidade de abnegar-se em favor do outro.
          11. Interesse: a capacidade de focalizar as necessidades do outro.
          12. Mediação: a capacidade de isentar-se em prol do outro.
          13. Paciência: a capacidade de perseverar na humanização em relação ao outro.
          14. Prontidão: a capacidade de presteza assistencial frente aos conflitos do outro.
          15. Resiliência: a capacidade de reconstruir-se homeostaticamente frente aos conflitos do outro.
          16. Respeito: a capacidade de considerar o livre arbítrio do outro.
          17. Ritmo: a capacidade de observar o ritmo de manifestação do outro.
          18. Sincronia: a capacidade de coexistir com o outro.
          19. Transparência: a capacidade de ser autêntico na interação com o outro.
          20. Vínculo: a capacidade de gostar de gostar do outro.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a produmetria anticonflitiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ataraxia: Homeostaticologia; Homeostático.
          02. Autodesassedialidade: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          03. Coniunctio: Conviviologia; Neutro.
          04. Conscin pacificadora: Pacifismologia; Homeostático.
          05. Equilibriologia: Homeostaticologia; Homeostático.
          06. Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático.
          07. Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático.
          08. Geopolítica desassediadora: Consciencioterapia; Neutro.
          09. Harmonia existencial: Harmoniologia; Homeostático.
          10. Harmoniologia: Cosmoeticologia; Homeostático.
          11. Homeostase geral: Homeostaticologia; Homeostático.
          12. Imperturbabilidade: Homeostaticologia; Homeostático.
          13. Paraclima organizacional: Pensenologia; Neutro.
          14. Recurso pró-desperticidade: Despertologia; Homeostático.
          15. Tranquilidade: Serenologia; Homeostático.
  PRODUMETRIA ANTICONFLITIVA É AUTOCONSCIENCIOTERAPIA TEÁTICA. INTERESSA A TODA CONSCIN LÚCIDA
  E REPRESENTA O AUTESFORÇO NA CONQUISTA DO BINÔMIO ANTICONFLITIVIDADE-INTERASSISTENCIALIDADE.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já possui indicadores ou métodos de verificação da qualidade assistencial nas interações multidimensionais? O holopensene interpessoal é harmônico ou conflitante?
            Bibliografia Específica:
            01. Báez, Victor Eduardo; & Mirshawka, Victor; Produmetria: Idéias para Aumentar a Produtividade; XIV
+ 338 p.; 10 caps.; 16 abrevs.; 46 enus.; 1 escala; 4 esquemas; 3 estatísticas; 27 fórmulas; 3 fotos; 92 ilus.; 25 quadros; 39 tabs.; 89 refs.; 24 x 17 cm; br.; Makron Books; São Paulo, SP; 1993; páginas 1 a 3, 13, 14, 17, 18, 42, 68, 72 e 135.
            02. Loche, Laênio; Anticonflituosidade Consciencial; Artigo; Anais do III Congresso Internacional de Inversão Existencial – CINVÉXIS; Foz do Iguaçu, PR; 23-25.0h7.04; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 6; N. 4; 21 enus.; 8 refs.; Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2002; páginas 155 a 165.
            03. Maldonado, Maria Tereza; O Bom Conflito: Juntos buscaremos a Solução; 174 p.; 7 caps.; 43 enus.; 5 websites; 24 refs.; 21 x 14 cm; br.; Integrare; São Paulo, SP; 2008; páginas 22, 23, 39, 81, 119, 149, 150 e 153.
            04. Moscovici, Fela; Desenvolvimento Interpessoal; pref. Franco Lo Presti Seminério; 218 p.; 15 caps.; 34 exercícios; 207 refs.; 23 x 16 cm; br.; 3ª Ed. rev. e aum.; LTC; Rio de Janeiro, RJ; 1985; páginas 69 e 212 a 226.
            05. Nazareth, Eliana Riberti; Mediação: O Conflito e a Solução; 126 p.; 12 caps.; 4 enus.; 82 ilus.; 19 quadros; 1 tab.; 57 refs.; 20 x 13,5 cm; br.; Arte Paubrasil; São Paulo, SP; 2009; páginas 32, 34, 38, 54, 59 e 73.
            06. Portella, Mônica; A Ciência do Bem Viver: Propostas e Técnicas da Psicologia Positiva; 208 p.; 2 partes; 8 caps.; 9 citações; 58 enus.; 10 ilus.; 35 quadros; 12 tabs.; alf.; 21,5 x 14,5 cm; br.; CPFA-RJ; Rio de Janeiro, RJ; 2011; páginas 50 e 54 a 60.
            07. Rocheblav-Spenlé, Anne-Marie; Psicologia do Conflito (Psychologie du Conflit); trad. Olympia Salete Rodrigues; 156 p.; 5 caps.; 10 enus.; 115 notas; 21 x 14 cm; br.; Duas Cidades; São Paulo, SP; 1974; páginas 10 a 12, 14, 15 e 137 a 139.
            08. Tarr, Irmtraud; Porco-espinho: Como Conviver com Pessoas Difíceis (So zähmen Sie ein Stachelschwein); trad. Claudia Abeling; 214 p.; 12 caps.; 20,5 x 13,5 cm; br.; 2ª Ed.; Melhoramentos; São Paulo, SP; 2006; páginas 7, 26 e 27.
            09. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 2.000 itens; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 82, 83, 124, 125, 226 e 227.
            10. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 128, 157, 267 e 506.
                                                                                                                    E. C. Q.