Previdência Multidimensional

A previdência multidimensional é a capacidade de a conscin, homem ou mulher, antecipar e compreender as consequências e reverberações, intra e extrafísicas, imediatas ou holocármicas, da própria conduta, tornando-a habilitada a fazer escolhas mais retilíneas e cosmoéticas.

Você, leitor ou leitora, já integra a previdência multidimensional ao modo de conduta padrão no cotidiano? Considera relevante planejar caminhos para evoluir nesta e nas próximas existências?

      PREVIDÊNCIA MULTIDIMENSIONAL
                                  (HOLOMATUROLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A previdência multidimensional é a capacidade de a conscin, homem ou mulher, antecipar e compreender as consequências e reverberações, intra e extrafísicas, imediatas ou holocármicas, da própria conduta, tornando-a habilitada a fazer escolhas mais retilíneas e cosmoéticas.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo previdência vem do idioma Latim, praevidentia, “previsão; previdência”. Surgiu no Século XVII. O elemento de composição multi deriva também do idioma Latim, multus, “muito; numeroso; em grande quantidade; extenso; espaçoso; importante; considerável”. O termo dimensão procede do mesmo idioma Latim, dimensio, “dimensão; medida”. Apareceu no Século XVI. A palavra dimensional surgiu no Século XIX.
         Sinonimologia: 1. Prudência multidimensional. 2. Cautela multidimensional. 3. Precaução multidimensional. 4. Prevenção multidimensional. 5. Previdência pluridimensional.
         Neologia. As 4 expressões compostas previdência multidimensional, previdência multidimensional egocármica, previdência multidimensional grupocármica e previdência multidimensional policármica são neologismos técnicos da Holomaturologia.
         Antonimologia: 1. Imprevidência multidimensional. 2. Negligência multidimensional. 3. Imprudência multidimensional. 4. Desleixo multidimensional.
         Estrangeirismologia: a prudência hic et nunc profilática; a nonchalance provocando aprendizados; o Weltanschauung multidimensional; o receiver multidimensional cosmoético; a evitação das decisões sine die; o welfare multidimensional.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à cognição das vicissitudes intra e extrafísicas.
         Megapensenologia. Eis 8 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Prevenção multidimensional: evolução. Prevenção multidimensional: holomaturidade. Precaução exemplarista: hetereducação. Lamentar, não. Prever. Quem prevê, provê. Previdência: economia avançada. Multidimensionalidade: fundamento social. Multidimensionalidade: sementeira, colheita.
         Coloquiologia: a evitação de ficar deitado eternamente em berço esplêndido; o ato de ficar com um olho no peixe, outro no gato.
         Citaciologia: – A prudência é o olho de todas as virtudes (Pitágoras, 571–497 a.e.c.). Uma das bases da prudência é não fazer por mal o que se pode fazer por bem (Miguel de Cervantes, 1547–1616). A prudência é a filha mais velha da sabedoria (Vitor Hugo, 1802–1885).
         Proverbiologia: – Precaução e caldo de galinha não fazem mal para ninguém. A prudência é uma virtude, quando viaja com a coragem.
         Ortopensatologia. Eis 2 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
         1. “Miniprecauções. As miniprecauções sustentam os megatrafores”.
         2. “Previdenciologia. A culpa maior não é sempre de quem agiu, mas do autor intelectual, o mastermind. O fato grave de as pessoas começarem a errar a partir da autopensenização, no silêncio gritante da caixa craniana cavernosa, pode ser, em geral, imprevidentemente menosprezado. Tal estado lastimável evidencia as mil consequências do desconhecimento da Pensenologia”.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da holomaturidade evolutiva; o holopensene pessoal da Prospectivologia; o holopensene pessoal da racionalidade; a importância da manutenção da autopensenidade sadia; as contaminações pensênicas desapercebidas; os intrusopensenes; a intrusopensenidade; os contrapensenes ideativos geradores de pactos nosográficos; o enfrentamento dos contrapensenes; a contrapensenidade; a fossilização pensênica; o holopensene da conscin “Maria vai com as outras”; o abertismo pensênico; o holopensene da grupocarmalidade; o holopensene da policarmalidade; os bolsões holopensênicos; os lucidopensenes; a reurbanização regional e nacional a partir da lucidopensenidade; o holopensene pessoal da Interaciologia; os sóciopensenes; a sociopensenidade; o holopensene dos esforços pessoais eficazes; os exopensenes; a eliminação da exopensenidade patológica; a autodecisão da mudança do bloco pensênico; a substituição imediata de pensene atávico e antievolutivo, por pensene evolutivamente qualificado; os prioropensenes; a prioropensenidade; o holopensene pessoal da muldimensionalidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade.
         Fatologia: a autoconduta; os envolvimentos e as tentações das frivolidades intrafísicas obnubilando a visão da realidade; a continuidade dos velhos hábitos gerada pela opção ao menor esforço; a imprudência intrafísica aparecendo no desempenho dos papéis pessoais na Socin; o refúgio na imaginação patológica geradora de equívocos; a conduta vitimizadora com o fim de obter vantagens anticosmoéticas; o ethos coletivo oportunista; a autorreeducabilidade decorrente da projeção consciencial vexaminosa; a linha da atividade da consciência individual ou grupal; a avaliação entre os erros, os acertos e as verdades relativas; o exercício do autodiscernimento e das condutas pessoais cosmoéticas na Socin, ainda patológica; os pequenos gestos indicadores de novas escolhas; o enfrentamento às dificuldades das megadecisões críticas; a vantagem de se evitar contratempos; o ato de prevenir ocorrências piores; a prevenção quanto à intrusão patológica; a força de vontade para alavancar a visão quanto ao lado sadio da realidade; a antecipação teórica da realidade; o melhor aproveitamento do tempo e das oportunidades; a melhor escolha antevendo as consequências das ações do presente; a qualificação dos interesses pessoais para alcançar e manter as melhores companhias evolutivas; o impacto da reciclagem existencial; o entendimento gradativo da dinâmica da evolução conjunta interassistencial; os resultados produtivos da sabedoria prática do autesforço; a holomaturidade nas análises.
         Parafatologia: a previdência multidimensional; a evitação do desperdício de energias conscienciais; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a paraperceptibilidade aplicada à evolutividade consciencial; o padrão energético das companhias intra e extrafísicas indicando a presença de erros cometidos ou acertos conquistados; os reflexos da Baratrosfera na vida pessoal; a pressão extrafísica da mudança íntima; a anulação da lucidez na paracomatose evolutiva; as miopias multidimensionais do assistente e do assistido restringindo o aproveitamento da assistência; a parabússola consciencial; a visita projetiva às comunexes avançadas; a assunção da pararresponsabilidade acerca da antevisão; o objetivo assistencial multidimensional; a reurbex visando ao interesse coletivo do planeta Terra.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo prudência-coragem; o sinergismo sadio prevenção-segurança; o sinergismo profilaxia da melin–profilaxia da melex.
         Principiologia: o princípio evolutivo de pensar antes de agir; o princípio “a vontade inquebrantável tudo pode”; o princípio da autevolução requerer renovação incessante; o princípio de o mais evoluído auxiliar o menos evoluído; o princípio da Profilaxia.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) orientador das escolhas individuais; o holopensene grupocármico revelador do grau da aplicação do código grupal de Cosmoética (CGC) pelos compassageiros evolutivos.
         Teoriologia: a teoria da paraprofilaxia; a teoria da inteligência preventiva; a teoria da reurbex; a teoria da família evolutiva; a teoria da reeducação consciencial; a teoria da colheita intermissiva; a teoria da recomposição grupocármica.
         Tecnologia: a técnica da atenção prospectiva; a técnica da recéxis pessoal e grupal; a técnica da ausculta holopensênica.
         Voluntariologia: o voluntário dedicado à autopesquisa conscienciológica; o voluntariado conscienciológico lúcido quanto ao compromisso com a interassistência; o amparo de função fortalecendo as tarefas exercidas durante o voluntariado.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da cosmoconsciência; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Parassociologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia.
         Efeitologia: o efeito sadio multiplicador das pesquisas antecipadas; o efeito patológico dos deslumbramentos oferecidos pela Socin; o efeito negativo de reproduzir ditados ou refrões populares de modo inconsciente; o efeito positivo da cautela fortalecendo a sensatez; a autanálise dos efeitos de condutas antigas.
         Neossinapsologia: a autodedicação na formação continuada de neossinapses maturológicas; as atividades no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) dinamizadoras de neossinapses a partir de ideias inatas; as neossinapses desencadeadas pela autexperimentação; a criação de neossinapses a partir da participação nas dinâmicas parapsíquicas da Conscienciologia.
         Ciclologia: a evitação do ciclo viver o presente–não entender o passado–criar ilusão futura; o ciclo fase preparativa da proéxis–fase executiva da proéxis–fase acabativa da proéxis; o ciclo vontade–autesforço–novos hábitos.
         Enumerologia: a previdência aplicada à atenção dividida; a previdência aplicada ao parapsiquismo analítico; a previdência aplicada ao pensar na frente; a previdência aplicada à visão curva; a previdência aplicada aos critérios de segurança; a previdência aplicada ao planejamento de ações recicladoras; a previdência aplicada nas reverberações multidimensionais.
         Binomiologia: o binômio acomodação acrítica–convivência social ectópica; o binômio porão consciencial–atenção no aqui e agora; o binômio jeitinho brasileiro–brecha jurídica; o binômio conhecimento-mutação; o binômio hoje-amanhã; o binômio exercício da função–perfil pessoal; o binômio autorreeducação pensênica–melhoria da precaução; o binômio dever da conduta ética pelas conscins–direito das gerações futuras à sustentabilidade.
         Interaciologia: a interação necessidades mútuas–respeito mútuo; a interação massa humana impensante–robéxis; a interação lucidez–aceleração evolutiva; a interação apatia-alienação; a interação educação-paraeducação; a interação reestruturação holopensênica–novas condutas.
         Crescendologia: o crescendo imprudência intrafísica–previdência multidimensional; o crescendo reverberação dos atos desleixados–aproveitamento dos resultados na conduta sensata; o crescendo obnubilação-cosmovisão; o crescendo inexperiência jejuna–bagagem veterana.
         Trinomiologia: o trinômio inteligência temporal–aplicação do tempo–cadência nas autorrealizações; o trinômio busca intensiva da autopesquisa–maturidade consciencial–autopréxis; o trinômio multidimensionalidade–projetabilidade lúcida–verpons.
         Polinomiologia: o polinômio avançado abertismo-atacadismo-neofilia-autodeterminação.
         Antagonismologia: o antagonismo sementeira na juventude / colheita na maturidade; o antagonismo Monovisiologia / Cosmovisiologia.
         Paradoxologia: o paradoxo de a conscin repetir as mesmas condutas e aguardar resultados diferentes.
         Politicologia: a lucidocracia; a cognocracia; a conscienciocracia; a interassistenciocracia; a evoluciocracia; a discernimentocracia; a cosmoeticocracia.
         Legislogia: a lei da autorresponsabilidade evolutiva perante os atos pessoais; a lei do maior esforço evolutivo aplicada à reeducação.
          Filiologia: a voliciofilia; a neofilia; a atenciofilia; a teaticofilia; a cogniciofilia; a paracogniciofilia; a assistenciofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a reeducaciofobia; a autopesquisofobia; a lucidofobia; a decidofobia; a criticofobia; a traforofobia.
          Sindromologia: a evitação da síndrome da vitimização; a precaução com a síndrome de abstinência da Baratrosfera (SAB); a superação da síndrome da dispersão consciencial; a eliminação da síndrome da negligência; a erradicação da síndrome da insegurança; a cessação da síndrome de Poliana; a evitação da síndrome de Cassandra; a supressão da síndrome do desperdício de oportunidades e companhias evolutivas.
          Maniologia: a mania da leniência; a mania de não prestar atenção às próprias ações; a mania de não prestar atenção aos próprios pensenes.
          Mitologia: a superação do mito de Epimeteu ao agir antes de pensar; a aplicação coerente do mito de Prometeu ao muito pensar antes de agir; o mito da suficiência da boa intenção; o mito de a conscin se reeducar mantendo as mesmas posturas anacrônicas; o mito da evolução sem autenfrentamento; o mito da vida humana única; a superação dos mitos pessoais.
          Holotecologia: a volicioteca; a pensenoteca; a reeducacioteca; a assistencioteca; a consciencioteca; a socioteca; a convivioteca.
          Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Intrafisicologia; a Conviviologia; a Coerenciologia; a Autexemplarismologia; a Holodiscernimentologia; a Autodiscernimentologia; a Autopesquisologia; a Evoluciologia; a Cosmovisiologia; a Extrafisicologia; a Proexologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin previdente; a conscin ponderada; a conscin neofílica; a conscin lúcida; a conscin exemplarista; o ser organizado; a consciex orientadora; a consciex lúcida; a consciex autocrítica; a consciex cosmovisionária.
          Masculinologia: o desperto; o amparador extrafísico; o interessado; o autodidata; o homem multidimensional; o orientador intrafísico; o pesquisador da consciência; o proexólogo; o reeducador; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o parapercepciologista; o projetor consciente; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a desperta; a amparadora extrafísica; a interessada; a autodidata; a mulher multidimensional; a orientadora intrafísica; a pesquisadora da consciência; a proexóloga; a reeducadora; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a parapercepciologista; a projetora consciente; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens multidimensionalis; o Homo sapiens autopathicus; o Homo sapiens inconsciens; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens prophylacticus; o Homo sapiens priorologicus; o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens evolutiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: previdência multidimensional egocármica = a capacidade de a conscin prever as repercussões da conduta pessoal sobre o próprio holopensene; previdência multidimensional grupocármica = a capacidade de a conscin prever as repercussões da conduta pessoal sobre o holopensene dos minigrupos afetos; previdência multidimensional policármica = a capacidade de a conscin prever as repercussões da conduta pessoal sobre o holopensene de megagrupos.
          Culturologia: a cultura da holomaturidade; o incentivo à cultura da multidimensionaldade; a cultura da pesquisa; a cultura da disciplina; a cultura da antecipação; a cultura da imperturbabilidade; a cultura da reflexão; a cultura da teática.
          Variáveis. Segundo a Evoluciologia, a consciência lúcida pode observar com racionalidade e lógica, por exemplo, sob o enfoque de 3 especialidades, 16 aspectos da previdência multidimensional listados em ordem alfabética:
          A. Lucidologia:
          01. Autodecidibilidade: o emprego lúcido da omissão superavitária enquanto desafio.
          02. Autodiscernimento: a evitação precavida de atividades fúteis.
          03. Autolibertação: o exemplarismo, demonstrado pela identificação e liberação das interprisões.
          04. Teática: a ampliação do cabedal de conhecimento evolutivo para qualificação da interassistencialidade.
          B. Multidimensiologia:
          05. Detalhes: o refinamento das percepções e das parapercepções.
          06. Inspiração: o desenvolvimento de neoverpons.
          07. Mudança: a prática multidimensional reperspectivando as teorias eletronóticas.
          08. Realidade: a teática parapsíquica objetivando a subjetividade.
          09. Visão: a conquista da autolucidez ampliando a cosmovisão.
          C. Profilaxiologia:
          10. Aplicabilidade: o uso inabalável da energia consciencial (EC) voltada para a autossustentabilidade energética objetivando a potencialização interassistencial.
          11. Autoconhecimento: a atenção cotidiana ao padrão da autopensenização evitando o menosprezo imprevidente gerador da patopensenidade.
          12. Autopesquisa: a sustentação permanente da reciclagem intraconsciencial.
          13. Convivialidade: a manutenção continuada das amizades produtivas.
          14. Estado vibracional: a percepção incessante da chave da vida energética.
          15. Mentalsomaticidade: o desenvolvimento estável da análise lúcida aplicada na observação da essência do fenômeno, a partir da vivência pessoal.
          16. Tares: a demonstração frequente da realidade, sem estupro evolutivo.
          Caracterologia. Sob a ótica da Teaticologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 3 características passíveis de serem observadas na pensenidade da consciência intrafísica dedicada à previdência multidimensional:
          1. Confirmação: a convicção de o autesforço ser aproveitado em todo o decurso da seriéxis.
          2. Realização: a convicção de os efeitos da previdência multidimensional convergirem para a construção ou manutenção de objetivo magno.
          3. Retroalimentação: a convicção do valor evolutivo da replicação de conduta assertiva colaborando com a antecipação da maturidade consciencial.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a previdência multidimensional, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antagonismo antecipação / precipitação: Invexologia; Neutro.
            02.  Autocomedimento cosmoético: Atributologia; Homeostático.
            03.  Automaxidissidência: Autorrecinologia; Homeostático.
            04.  Calculismo cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
            05.  Continuísmo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
            06.  Evolução da autolucidez: Autolucidologia; Homeostático.
            07.  Holanálise da conscin: Holomaturologia; Homeostático.
            08.  Multidimensiologia: Parapercepciologia; Homeostático.
            09.  Multidimensionalidade consciencial: Parapercepciologia; Homeostático.
            10.  Pluriprospectividade: Cosmovisiologia; Neutro.
            11.  Privação providencial: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
            12.  Prospecção seriexológica: Seriexologia; Neutro.
            13.  Reeducação consciencial: Reeducaciologia; Homeostático.
            14.  Senso de multidimensionalidade pessoal: Parapercepciologia; Neutro.
            15.  Taxologia das falhas: Experimentologia; Nosográfico.
  A PREVIDÊNCIA MULTIDIMENSIONAL PODE SER AVALIADA, AO LONGO DAS SERIÉXIS, SOB A ANÁLISE CRÍTICA
   ENTRE A AUTOCONDUTA E OS RESULTADOS PROEXOLÓGICOS NA CRESCENTE AUTOLUCIDEZ CONSCIENCIAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já integra a previdência multidimensional ao modo de conduta padrão no cotidiano? Considera relevante planejar caminhos para evoluir nesta e nas próximas existências?
            Bibliografia Específica:
            1. Giannetti, Eduardo; Felicidade – Diálogos sobre o Bem-estar na Civilização; revisores Ana Maria Barbosa & Isabel Jorge Cury; 232 p.; 1 webmail; 14 x 21 cm; br; Companhia das Letras; São Paulo, SP; 2002; página 226.
            2. Idem; Vícios Privados, Benefícios Públicos? A Ética na Riqueza das Nações; revisores Renato Potenza Rodrigues & Thaíse Costa; 264 p.; 1 E-mail; 1 webmail; 12,5 x 18 cm; br; Companhia de Bolso; São Paulo, SP; 2007; páginas 178 e 236.
            3. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 650 verbetes; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014, páginas 589 a 590, 638 a 640, 763 a 766 e 1.017.
            4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 391, 566, 1.091, 1.359 e 1.386.
            5. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 254 e 288.
            6. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2008, página 722.
                                                                                                                    C. T. N.