PRAÇA DA PAZ DO CEAEC (UNIVERSALISMOLOGIA) I. Conformática Definologia. A Praça da Paz do CEAEC é o espaço situado em torno do marco central do campus do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia em Foz do Iguaçu, PR, constituindo locus interdimensional evocativo do holopensene universalista paciológico planetário por meio da presença de 3 monumentos dedicados ao tema: o Megálito da Paz, a bandeira da Organização das Nações Unidas (ONU) e a rosa dos ventos. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo praça vem do idioma Latim Clássico, platea, “rua larga; praça pública; pátio”, e este do idioma Grego, plateia, “rua larga”. Surgiu no Século XIII. O termo paz deriva do idioma Latim, pax, “paz; estado de paz; tratado de paz”. Apareceu no Século XII. A palavra centro procede igualmente do idioma Latim, centrum, “centro; ponta do compasso colocada no centro do círculo que descreve; centro do círculo; nó ou nodosidade na madeira ou mármore”, e esta do idioma Grego, kéntron, “aguilhão; ponto da lança; ponto central da circunferência; centro; o que serve para picar”. Surgiu no Século XV. O vocábulo alto provém do idioma Latim, altus, “nutrido; elevado; grande; nobre; sublime; altivo; arrogante; orgulhoso; profundo; afastado; antigo; dissimulado”. Apareceu no Século XIII. O termo estudo origina-se igualmente do idioma Latim, studium, “estudo; trabalho; cuidado; zelo; vontade; desejo; favor; benevolência; ação de estudar; ocupação; profissão; doutrina; seita; escola; sala; gabinete de estudo; colégio; corporação”. Surgiu no Século XIII. A palavra consciência vem do mesmo idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O elemento de composição logia deriva do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Sinonimologia: 1. Laboratório paciológico ao ar livre do CEAEC. 2. Fulcro paciológico cognopolitano iguaçuense. Neologia. As 3 expressões compostas Praça da Paz do CEAEC, miniexperimento na Praça da Paz do CEAEC e maxiexperimento na Praça da Paz do CEAEC são neologismos técnicos da Universalismologia. Antonimologia: 1. Praça dos 3 Poderes. 2. Praça em homenagem aos soldados mortos na guerra. 3. Monumento enaltecedor do heroísmo bélico. 4. Praça de lazer. Estrangeirismologia: o rapport com os amparadores de função especialistas em Pacifismologia; a interação urbi et orbi; a acolhida all around. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao holopensene do Universalismo. Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Paz: encontros fraternos. Existe praça apaziguadora. Praça: espaço universalista. Praça: quintal urbano. Citaciologia: – A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos (Albert Einstein, 1879–1955). Proverbiologia. Eis provérbio pertinente ao tema: – É bom falar na hora da paz e calar na hora da raiva. Ortopensatologia: – “Paz. A paz do grupo evolutivo começa pela paz íntima de cada consciência”. “É difícil cobrarmos a paz mundial, mas já não é difícil cobrarmos a paz interior quanto a nós mesmos: depende da vontade”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal universalista; o holopensene das energias imanentes (EIs) pacificadoras; o local favorável à pensenidade anticonflitiva; o ambiente favorecedor à instalação da pensenidade autopesquisística paciológica; os pensenes característicos da diversidade cultural; os pensenes autorreflexivos; a pensenidade introspectiva; o holopensene do autexperimento da paz ao ar livre; os pacipensenes; a pacipensenidade; o espaço de confluência dos pensenes benfazejos; o holopensene da Paradireitologia. Fatologia: a Praça da Paz do CEAEC; a primeira praça da paz conscienciológica do Planeta; o monólito de 7 metros de altura, 1 metro e 40 centímetros de largura e 80 centímetros de profundidade representando a pedra fundamental do bairro Cognópolis em Foz do Iguaçu, PR; a palavra “Paz” grafada no megálito chamando a atenção quanto à responsabilidade da prática do antibelicismo; o termo “paz” fixado no monumento em 28 idiomas; a rosa dos ventos evocando a liberdade de movimentação e expressão em todas as direções; a bandeira da Organização das Nações Unidas hasteada representando o Universalismo; o cartão postal da paz; o Interludium Iguassu Convention Hotel by Atlantica; a Aleia dos Gênios da Humanidade, reunidos no Caminho da Lógica do CEAEC; os artefatos do saber da paz reunidos na Holoteca; o espaço cultural da paz no acolhimento aos pré-intermissivistas; o lugar aberto aos visitantes em geral; o ambiente propício aos encontros de lazer evolutivo; o ambiente de diálogo fraterno; o abraço afetuoso demonstrando a essência da paz íntima; o espaço favorável às autorreflexões mentaissomáticas e reforços ideativos; o espaço de inspirações de neoideias; a vivência da singularidade paciológica individual; a proposta de realizar autexperimentos paciológicos ao ar livre; a necessidade de estudar a paz intraconsciencial; a paz entendida e compreendida pelo autoconhecimento; o desenvolvimento da holomaturidade; os constructos cognitivos paciológicos mentaissomáticos; os estímulos paciográficos; o protagonismo paciológico pessoal universalista; a tenepes sendo a ferramenta principal para o desenvolvimento do Universalismo; o lançamento de obra infantil conscienciológica na Praça da Paz do CEAEC servindo de chamariz aos neointermissivistas; os encontros grupais fortalecendo a valorização ao monumento da paz conscienciológica; o referencial interassistencial antibelicista; o propósito pró-evolutivo da Praça da Paz na reurbanização da Tríplice Fronteira. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as energias imanentes favorecendo o silêncio íntimo construtivo; o contexto multidimensional da Praça da Paz no processo das reconciliações intergrupais; a parapercepção do padrão paciológico singular instalado no local; as extrapolações parapsíquicas na Praça da Paz do CEAEC; a parapercepção da presença de amparadores extrafísicos especialistas em paz; o incentivo dos amparadores extrafísicos aos trabalhos com a paz; os autexperimentos de clarividência na Praça da Paz; a leitura das energias do entorno favorecida pela acalmia íntima; a hipótese da presença dos xamãs no trabalho com as energias imanentes; o fulcro multidimensional de interassistência reurbanológica; a hipótese de as energias específicas da Praça da Paz propiciarem a assistência acolhedora a vítimas de massacre belicista; o marco central canalizador de energias da paz; a parapesquisa proporcionada pelos cientistas da paz; a vivência da cidadania cósmica; a interrelação da Praça da Paz com a comunidade extrafísica Interlúdio; a interconexão da Praça da Paz com a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF). III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo ambiente otimizado–interconvivência paradiplomática; o sinergismo paz interior–paz exterior. Principiologia: o princípio da descrença (PD); os princípios paciológicos no intercâmbio positivo entre as pessoas; os princípios da antiviolência no respeito à diversidade cultural; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da solidariedade ao desejar o melhor para todos; o princípio da liberdade de expressão. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) ratificando a responsabilidade com a paz íntima; o código grupal de Cosmoética (CGC) reforçando valores, atitudes e modo de pensar anticonflitivo. Teoriologia: a teoria do Homo sapiens pacificus; a teoria da proxêmica e da cronêmica embasando a intensificação das energias em local favorável à paz; a teoria do megafoco proexológico no esforço à implantação de local com holopensene paciológico; a teoria do Estado Mundial Cosmoético. Tecnologia: a técnica do paciograma; a técnica da paciometria; as técnicas arquitetônicas aplicadas ao projeto da Praça da Paz; as técnicas de escolhas de elementos para rapport energético com o holopensene da paz. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico contribuindo para o exercício teático da convivialidade sadia; o voluntariado conscienciológico nos esforços de pacificação do Planeta, representada pelo megálito. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Pacificarium; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; a autexperimentação da paz ao ar livre enquanto laboratório consciencial. Colegiologia: o Colégio Invisível da Paciologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Serenologia. Efeitologia: o efeito das reconciliações grupocármicas; o efeito do diálogo conscienciológico harmonizador; o efeito das energias imanentes na pacificação íntima; o efeito desassediológico da Praça da Paz do CEAEC; o efeito da introspecção paciológica; o efeito aglutinador da paz íntima; o efeito energético gerador de neopensenes. Neossinapsologia: as neossinapses pacificadoras oriundas da autorrecin; a criação das neossinapses paciológicas a partir do investimento reciclogênico pessoal; as neossinapses conquistadas por meio da autopaciometria na Praça da Paz. Ciclologia: o ciclo ressentimento-compreensão-perdão-reconciliação-pacificação; o ciclo fluxo-refluxo da paz íntima; o ciclo recin-autopacificação; o ciclo visita à Praça da Paz–acesso às neoideias pacifistas–implantação das ideias na comunidade. Binomiologia: o binômio Praça da Paz do CEAEC–lazer evolutivo; o binômio paz local–paz global; o binômio tenepes-Universalismo. Interaciologia: a interação acolhimento-pacificação; a interação reurbanização extrafísica–pacificação global; a interação autopensene-holopensene; a interação mentalsoma-Interlúdio; a interação Universalismo-ONU. Crescendologia: o crescendo praça da Socin–praça conscienciológica; o crescendo bairrismo-nacionalismo-Universalismo; o crescendo estar pacífico–ser pacífico; o crescendo pedra fundamental–bairro Cognópolis–Proto-Estado Mundial. Trinomiologia: o trinômio paz-reconciliação-amizade; o trinômio Megálito da Paz–bandeira da ONU–rosa dos ventos. Polinomiologia: o polinômio Pacifismologia-Paciologia-Despertologia-Serenologia; o polinômio reconciliação-Universalismo-paz-reurbanização. Antagonismologia: o antagonismo espaço público voltado à paz social / espaço público degradado das grandes cidades. Paradoxologia: o paradoxo de o ato pacífico não promover necessariamente a paz; o paradoxo de a paz universal estar alicerçada na paz individual. Politicologia: a maxiproexocracia desenvolvida em conformidade com o paradever de contribuição à homeostase dos ambientes públicos compartilhados. Legislogia: a lei do paradireito aplicada ao anticonflitismo. Filiologia: a paciofilia; a serenofilia; a reurbanofilia; a universalismofilia; a reeducaciofilia; a harmoniofilia; a conviviofilia; a fitofilia; a culturofilia; a pesquisofilia. Fobiologia: a eliminação da neofobia. Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial dificultando as autorreflexões paciológicas. Maniologia: a mania de supor estar tudo em paz em a Natureza. Mitologia: o mito da neutralidade energética. Holotecologia: a serenoteca; a pacificoteca; a reurbanoteca; a retrocognoteca; a cosmoeticoteca; a maturoteca; a somatoteca. Interdisciplinologia: a Universalismologia; a Reurbanizaciologia; a Paciologia; a Pacifismologia; a Homeostaticologia; a Parapercepciologia; a Equilibriologia; a Harmoniologia; a Extrafisicologia; a Interassistenciologia; a Zooconviviologia; a Holossomatologia; a Experimentologia; a Serenologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência conviviofílica; a conscin mantenedora intrafísica do local. Masculinologia: o intermissivista; o arquiteto; o projetista; o jardineiro; o visitante; o cognopolita; o voluntário; o inversor existencial; o reciclante existencial; o reconciliador; o acoplamentista; o duplista; o proexista; o obreiro da paz; o antibelicista; o objetor da paz; o escritor; o verbetólogo; o mediador; o empático; o dialogista; o diplomata; o fraternista; o pesquisador; o experimentador; o tenepessista; o amigo; o acolhedor; o aglutinador; o harmonizador; o embaixador da paz. Femininologia: a intermissivista; a arquiteta; a projetista; a jardineira; a visitante; a cognopolita; a voluntária; a inversora existencial; a reciclante existencial; a reconciliadora; a acoplamentista; a duplista; a proexista; a obreira da paz; a antibelicista; a objetora da paz; a escritora; a verbetóloga; a mediadora; a empática; a dialogista; a diplomata; a fraternista; a pesquisadora; a experimentadora; a tenepessista; a amiga; a acolhedora; a aglutinadora; a harmonizadora; a embaixadora da paz. Hominologia: o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens multiculturalis; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens zoophilicus. V. Argumentologia Exemplologia: miniexperimento na Praça da Paz do CEAEC = aquele propiciando parapercepção das energias da equipex de especialistas na Paciologia; maxiexperimento na Praça da Paz do CEAEC = aquele favorecendo extrapolação experimentológica de interconexão com a Central Extrafísica da Fraternidade. Culturologia: a cultura do histórico da paz; a cultura da autexperimentação; a cultura da Pararreurbanologia. Urbanismo. Do ponto de vista da Intrafisicologia, eis, na ordem alfabética, 13 praças em homenagem à paz, visando a prospectiva da reeducação social em prol da implantação do holopensene antibelicista: 01. Praça da Paz Celestial de Pequim, China. 02. Praça da Paz de Aracruz, ES. 03. Praça da Paz de Bancários, PB. 04. Praça da Paz de Bauru, SP. 05. Praça da Paz de Belo Horizonte, MG. 06. Praça da Paz de Blumenau, SC. 07. Praça da Paz de Brasília, DF. 08. Praça da Paz de Foz de Iguaçu, PR. 09. Praça da Paz de Ipanema, RJ. 10. Praça da Paz de Itapema, SC. 11. Praça da Paz de João Pessoa, PB. 12. Praça da Paz de Paraty, RJ 13. Praça da Paz Praia Grande, SP. Teaticologia. De acordo com o paciograma, eis, na ordem alfabética, 11 questões passíveis de serem avaliadas a partir da teática paciológica universalista pessoal, por meio de autorreflexões no holopensene da Praça da Paz do CEAEC: 01. Amizade. Você vivencia a teática da amizade nas interrelações pessoais ao modo paciológico uiversalista? 02. Antiegoismo. Você vivencia a teática do antiegoismo consciencial lúcido universalista paciológico? 03. Autorreconciliação. Você vivencia a teática da reconciliação íntima, visando a heterorreconciliação universalista paciológica? 04. Bom humor. Você vivencia a teática da expansão do bom humor sadio interassistencial paciológico universalista? 05. Comunicação. Você vivencia a teática da comunicação não violenta universalista paciológica? 06. Convivialidade. Você vivencia a teática da convivialidade sadia paciológica universalista grupal? 07. Cosmoética. Você vivencia a teática do código pessoal de Cosmoética, visando o exemplarismo paciológico universalista? 08. Empatia. Você vivencia a teática da empatia no acolhimento às consciências ao modo paciológico universalista? 09. Escrita. Você vivencia a teática da paciografia visando as gestações conscienciais paciológicas universalistas? 10. Paciofilia. Você vivencia a teática do abertismo paciológico interassistencial universalista? 11. Tenepes. Você vivencia a teática da técnica energética pessoal diária, visando assistência paciológica universalista? Especialidades. De acordo com a Culturologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 disciplinas relacionadas ao desenvolvimento teático da paz íntima, passíveis de serem evidenciadas ao pesquisador motivado na visita técnica à Praça da Paz do CEAEC: 01. Acertologia: a reconciliação grupocármica. 02. Acolhimentologia: a assistência fraterna grupal. 03. Conviviologia: o entrosamento grupal sadio. 04. Diplomaciologia: a conciliação paciológica. 05. Experimentologia: a autexercitação técnica da paz ao ar livre. 06. Grafologia: a produção gesconográfica sobre a paz. 07. Harmoniologia: o convívio interrespeitoso. 08. Introspectologia: a autorreflexão recinológica. 09. Mensurologia: a aferição da paz. 10. Paciologia: a sustentação da anticonflitividade. 11. Reeducaciologia: o exercício da tares. 12. Reurbanologia: a renovação ambiental multidimensional. 13. Serenologia: a reflexão cosmovisiológica. 14. Universalismologia: a conexão com a Central Extrafísica da Fraternidade. 15. Zooconviviologia: a interação sadia com os pré-humanos. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Praça da Paz do CEAEC, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático. 02. Agente da paz: Pacifismologia; Homeostático. 03. Central Extrafísica da Fraternidade: Cosmovisiologia; Homeostático. 04. Cultura de paz: Pacifismologia; Homeostático. 05. Diálogo de paz: Pacifismologia; Homeostático. 06. Efeito tarístico do perdão: Perdonologia; Homeostático. 07. Holopensene de paz: Pacifismologia; Homeostático. 08. Lição de fraternidade: Reeducaciologia; Homeostático. 09. Marco evolutivo grupal: Maxiproexologia; Homeostático. 10. Marco zero: Iniciologia; Neutro. 11. Monumento à paz: Pararreurbanologia; Homeostático. 12. Reeducação para a paz: Pacifismologia; Homeostático. 13. Solilóquio: Autopensenologia; Neutro. 14. Sustentação da autopensenidade sadia: Holopensenologia; Homeostático. 15. Teática pacifista interconsciencial: Pacifismologia; Homeostático. A PRAÇA DA PAZ DO CEAEC É O ESPAÇO ABERTO, LIVRE, DE CONVIVÊNCIA FRATERNA E UNIVERSALISTA, PROPÍCIO AO ACOLHIMENTO E INSPIRAÇÃO PACIOLÓGICA INTERASSISTENCIAL DE CONSCINS E CONSCIEXES. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já experimentou o holopensene da Praça da Paz do CEAEC? Aproveita o espaço para lazer e convivialidade pró-evolutiva? Utiliza enquanto laboratório experimental paciológico? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 808, 809 e 956. 2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.058 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 259 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 327. 3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.268. V. V.