O poder intraconsciencial é o atributo da consciência conquistado de modo definitivo, por meio dos próprios esforços ao longo da dinâmica evolutiva multidimensional, ou decorrente da própria condição holobiográfica, conferindo ao portador a faculdade ou a capacidade de fazer algo em favor de si ou de outros.
Você, leitor ou leitora, já identificou quais poderes intraconscienciais se expressam na própria manifestação? Se sim, de qual forma os emprega?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1
PODER INTRACONSCIENCIAL
(PARAPOLITICOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. O poder intraconsciencial é o atributo da consciência conquistado de modo definitivo, por meio dos próprios esforços ao longo da dinâmica evolutiva multidimensional, ou decorrente da própria condição holobiográfica, conferindo ao portador a faculdade ou a capacidade de fazer algo em favor de si ou de outros.
Tematologia. Tema central neutro.
Etimologia. O termo poder vem do idioma Latim, possum, “poder; ter o poder de; ser capaz de”. Surgiu no Século XIII. O prefixo intra deriva também do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior de; no intervalo de”. O vocábulo consciência provém do mesmo idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII.
Sinonimologia: 01. Poder subjetivo. 02. Poder íntimo. 03. Poder pessoal. 04. Poder interno. 05. Poder intrínseco. 06. Autopoder. 07. Poder imaterial. 08. Poder mentalsomático. 09. Poder quintessencial. 10. Poder voliciolínico.
Neologia. As 4 expressões compostas poder intraconsciencial, minpoder intraconsciencial, maxipoder intraconsciencial e megapoder intraconsciencial são neologismos técnicos da Parapoliticologia.
Antonimologia: 01. Poder extraconsciencial. 02. Poder externo. 03. Poder sobre os outros. 04. Poder extrínseco. 05. Heteropoder. 06. Poder material. 07. Poder estatal. 08. Poder grupal. 09. Pseudopoder. 10. Poder heterônomo.
Estrangeirismologia: o poder januis clausis; os poderes self-made; o habitus definindo a conquista de poder em certo campo evolutivo; os pouvoirs en fait; o self empowerment; o líder hors concours; o mastermind parapoliticológico; a potencialização sinérgica bios politikós–bios praktikos; a potencialização sinérgica aretê-hexis-enérgeia; a potencialização sinérgica dúnamis-entelékheia.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto aos autesforços cosmoéticos para aquisição dos poderes intraconscienciais.
Unidade. A unidade de medida da força é a efetividade.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal autevoluciológico; o holopensene grupal parapoliticológico; o holopensene coletivo paradireitológico; os cratopensenes; a cratopensenidade; os batopensenes; a batopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a importância da ortopensenidade no emprego dos poderes intraconscienciais; o automaterpensene determinando o viés dos poderes intraconscienciais mais fortes; o nível de amplitude das autopensenizações; o poder de pensenizar enquanto faculdade intrínseca e inalienável da consciência.
Fatologia: a qualificação dos poderes intraconscienciais pela intenção; a qualificação do uso de poderes intraconscienciais pelo autodiscernimento; a força enquanto unidade de medida da intensidade do poder; o poder autorganizador natural à consciência; os poderes ínsitos à consciência; os poderes inatos; os poderes em curso de serem conquistados no curto, médio ou longo prazo; os poderes vislumbrados não adquiridos; os poderes ignorados; a ausência de tirania dos mais poderosos intraconsciencialmente; o não sobrepujamento abusivo pelas consciências mais evoluídas; a autoridade cosmoética; a aquisição de poderes intraconscienciais enquanto decorrência de grandes acumulações autovivenciais ao longo dos séculos; a concentração de atributos intraconscienciais; as automimeses úteis; a impermanência de todos os poderes extraconscienciais ao longo do tempo; os poderes incorrosíveis; as maxiconvergências intraconscienciais incessantes
2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a através dos autesforços e da qualificação dos interesses pessoais; os poderes propulsores da evolução; a extrema dificuldade de se autodominar e tirar o máximo proveito evolutivo possível das próprias conquistas; a inteligência evolutiva (IE) expressando a capacidade de lidar com as autorresponsabilidades consequentes das próprias potencialidades; o respeito às hierarquias evolutivas; a revelação dos poderes intraconscienciais insuspeitos a partir do autenfrentamento franco; o fato de o poder do pacifismo ser superior, mais forte e completo em relação ao poder do belicismo.
Parafatologia: o poder intraconsciencial; o domínio do estado vibracional (EV) profilático enquanto poder-chave à evolução de modo exponencial multidimensionalmente; os poderes fixados na intraconsciencialidade; os poderes bem enraizados e sistematizados na holomemória; a energia imanente (EI) enquanto fonte de poder comum a todas as consciências; as energias conscienciais (EC) enquanto combustível para o exercício do poder pessoal; a capacidade de transformação da realidade multidimensional; o repertório de poderes necessários ao exercício da Parapolítica; a Paradiplomacia representando o bom uso dos poderes conscienciais; a recuperação de cons fazendo emergir as conquistas obtidas preteritamente; a forma de definição das lideranças das comunexes e sociexes; as hierarquizações evolutivas extrafísicas.
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo atributos mentaissomáticos–trafores–megatrafores; o sinergismo holomaturidade–potencialização dos poderes intraconscienciais; o sinergismo catalítico dos poderes conscienciais em ação; o sinergismo poderes intraconscienciais–autevolução; o sinergismo vontade-intencionalidade; o sinergismo parapolítica-intraconsciencialidade.
Principiologia: o princípio de todas as consciências terem os poderes necessários e suficientes para evoluir; o princípio de não ser possível ser líder sem teática e verbação cosmoética, sob a ótica do paradigma consciencial.
Teoriologia: a teoria dos campos sociais e parassociais; as teorias explicativas da escala evolutiva das consciências; a teoria do autointeresse.
Tecnologia: a técnica da tenepes; a técnica do crescendo; a técnica da circularidade.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia.
Efeitologia: os efeitos inavaliáveis do poder do foco; os efeitos transformadores do poder do perdão; os efeitos libertadores do poder de se autolegislar; os efeitos multiexistencialmente deletérios decorrentes do mau uso de qualquer poder.
Ciclologia: o ciclo ressomas-dessomas até a aquisição de determinada potencialidade; o ciclo aprender a ter poder–aprender a usar o poder.
Enumerologia: os poderes evolutivos; os saberes evolutivos; os conhecimentos evolutivos; os atributos evolutivos; as capacidades evolutivas; as habilidades evolutivas; as faculdades evolutivas.
Binomiologia: o binômio poderes conscienciais inerentes–poderes intraconscienciais inatos; o binômio potência-ato; o binômio poder fazer–poder não fazer; o binômio poder ter–poder ser; o binômio poder de autodeterminação–autossuficiência evolutiva; o binômio poderes conscienciais ignorados–poderes intraconscienciais ociosos; o binômio megacons–aparecimento dos evoluciólogos.
Interaciologia: a interação poder-devir; a interação convivência interconsciencial–poder intraconsciencial; a interação poder intraconsciencial–poder cognopolitano; a interação parainalienabilidade–eternidade consciencial; a interação campo evolutivo–poderes intraconscienciais; a interação informação-cognição-poder-responsabilidade; a interação potenciais evolutivos–potenciais conscienciais.
Crescendologia: o crescendo no emprego dos poderes intraconscienciais; o crescendo manejo das energias imanentes–conversão em energias conscienciais; o crescendo autossaturação de qualidades conscienciais–aquisição de poderes intraconscienciais; o crescendo poder-ser; os crescendos evolutivos em geral; o crescendo evolutivo centrífugo; o crescendo infinito da evolução consciencial. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3
Trinomiologia: o trinômio aquisição de poder–concentração de poder–distribuição de poder; o trinômio poder-querer-dever.
Polinomiologia: o polinômio comunicabilidade-intelectualidade-parapsiquismo-eutimia, sintetizando as categorias de poderes intraconscienciais fundamentais à autevolução.
Antagonismologia: o antagonismo autoritarismo / autoridade; o antagonismo força bruta / força consciencial; o antagonismo poder ter / ter poder; o antagonismo dominação / autodomínio; o antagonismo capitalismo selvagem / capitalização evolutiva; o antagonismo acumulação metalista / acumulação intraconsciencial; o antagonismo poder consciencial ínsito / poder intraconsciencial conquistado.
Paradoxologia: o paradoxo de os poderes intraconscienciais mais ostensivos poderem passar desapercebidos; o paradoxo de se ter mais retorno evolutivo quando se centra a atenção nos outros; o paradoxo da liderança anônima do Serenão.
Politicologia: a parapsicocracia; a evoluciocracia; a política da construção de consensos de modo tarístico e fraterno; a liderologia meritocrática; a forma de governo embasada na autoridade cosmoética (cosmoeticocracia); a traforocracia parapoliticológica; a serenocracia (governo dos Serenões).
Legislogia: a lei do retorno; a lei da hierarquia evolutiva.
Mitologia: o mito do dom; o mito dos privilégios evolutivos; o mito de somente se conseguir mudar o curso dos acontecimentos com poderes estritamente intrafísicos; o mito dos superpoderes extraconscienciais; os mitos populares e infantis quanto à aquisição de poderes parapsíquicos; o mito da obtenção de poderes por meio de rituais ou magias; o mito da obtenção de poderes intraconscienciais por outros meios diversos do autesforço.
Holotecologia: a parapoliticoteca; a parassocioteca; a paraconvivioteca; a traforoteca; a mentalsomatoteca; a autexperimentoteca; a potencioteca.
Interdisciplinologia: a Parapoliticologia; a Parassociologia; a Liderologia; a Paradireitologia; a Paraconviviologia; a Holobiografologia; a Intraconscienciologia; a Autocogniciologia; a Autexperimentologia; a Autotraforologia; a Autevoluciologia; a Autocosmoeticologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: as conscins e consciexes líderes e lideradas; as consciências assistentes e assistidas.
Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o evoluciólogo; o Serenão.
Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a evolucióloga; a Serenona.
4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
Hominologia: o Homo sapiens parapoliticus; o Homo sapiens traforisticus; o Homo sapiens megatraforisticus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens parassocialis; o Homo sapiens holophilosophus; o Homo sapiens mentalsomaticus.
V. Argumentologia
Exemplologia: minipoder intraconsciencial = aquele adquirido há mais de 1 existência intrafísica, a exemplo da possibilidade de ingresso no Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; maxipoder intraconsciencial = aquele adquirido há mais de 10 existências intrafísicas, a exemplo da capacidade desassediológica, manifestado pela desperticidade madura na atual existência; megapoder intraconsciencial = aquele adquirido há mais de 100 existências intrafísicas, a exemplo dos potenciais reurbanológicos empregados cotidianamente pelo Homo sapiens serenissimus.
Culturologia: a cultura da aquisição de poderes intraconscienciais.
Caracterizações. Sob a ótica da Cronevoluciologia, todo poder extraconsciencial se caracteriza pela limitação, impermanência e fugacidade, enquanto todo poder intraconsciencial, a rigor, define-se pela ilimitação, permanência e perenidade.
Tabelologia. Para melhor ilustrar tais contrapontos, eis tabela com 100 representações dos poderes extraconscienciais e intraconscienciais, dispostos na ordem alfabética:
Tabela – Confronto Representações dos Poderes Extraconscienciais / Representações
dos Poderes Intraconscienciais
Representações dos Poderes Representações dos Poderes
Nos
Extraconscienciais Intraconscienciais
01. Poder abalável Poder inabalável
02. Poder abdicável Poder inabdicável
03. Poder acadêmico Poder mentalsomático
04. Poder acidental Poder conquistado
05. Poder alienável Poder inalienável
06. Poder aniquilável Poder eterno
07. Poder aparente Poder essencial
08. Poder artificial Poder inartificial
09. Poder bairrista Poder parassocial
10. Poder bélico Poder subtilissimus
11. Poder cambiante Poder regular
12. Poder cerebral Poder paracerebral
13. Poder cessante Poder incessante
14. Poder cidadão Poder paracidadão
15. Poder científico Poder autexperimental
15. Poder científico Poder autexperimental
16. Poder consuetudinário Poder autodeterminado En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5
Representações dos Poderes Representações dos Poderes
Nos
Extraconscienciais Intraconscienciais
17. Poder contingente Poder inexorável
18. Poder corporativista Poder incorporado
19. Poder de jure Poder de facto
20. Poder democrático Poder cosmocrático
21. Poder desatável Poder vinculante
22. Poder destrutível Poder indestrutível
23. Poder econômico Poder incalculável
24. Poder efêmero Poder quididativo
25. Poder episódico Poder holobiográfico
26. Poder escapável Poder inescapável
27. Poder estético Poder informe
28. Poder eventual Poder certo
29. Poder existencial Poder multiexistencial
30. Poder expugnável Poder inexpugnável
31. Poder exterminável Poder inexterminável
32. Poder extinguível Poder inextinguível
33. Poder extirpável Poder inextirpável
34. Poder falso Poder verdadeiro
35. Poder figurativo Poder efetivo
36. Poder financeiro Poder inestimável
37. Poder formal Poder conteudístico
38. Poder fraco Poder forte
39. Poder fugaz Poder perene
40. Poder fugidio Poder duradouro
41. Poder geral Poder individual
42. Poder heterodominador Poder autodominador
43. Poder heteroimposto Poder autoconstituído
44. Poder honorário Poder meritório
45. Poder humano Poder consciencial
46. Poder ilusório Poder real
47. Poder imerecido Poder merecido
48. Poder impermanente Poder permanente
49. Poder impersistente Poder persistente 6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
Representações dos Poderes Representações dos Poderes
Nos
Extraconscienciais Intraconscienciais
50. Poder infixável Poder fixável
51. Poder insignificante Poder significativo
52. Poder instável Poder estável
53. Poder institucional Poder suprainstitucional
54. Poder insubsistente Poder subsistente
55. Poder insubstancial Poder substancial
56. Poder interrupto Poder ininterrupto
57. Poder intradimensional Poder interdimensional
58. Poder irresoluto Poder resoluto
59. Poder jurídico Poder parajurídico
60. Poder legal Poder paralegal
61. Poder legislativo Poder paralegislativo
62. Poder legitimado Poder paralegitimado
63. Poder legítimo Poder paralegítimo
64. Poder limitado Poder ilimitado
65. Poder ocasional Poder contínuo
66. Poder oficial Poder autêntico
67. Poder outorgado Poder autoconquistado
68. Poder passageiro Poder enraizado
69. Poder patrimonial Poder inefável
70. Poder pátrio Poder paraprocedente
71. Poder perdível Poder imperdível
72. Poder perecível Poder imperecível
73. Poder perfunctório Poder fulcral
74. Poder político Poder parapolítico
75. Poder precário Poder definitivo
76. Poder público Poder privativo
77. Poder retirável Poder irretirável
78. Poder retratável Poder irretratável
79. Poder revogável Poder irrevogável
80. Poder sexual Poder assexuado
81. Poder simplório Poder transcendente
82. Poder soberano Poder autabsolutista En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 7
Representações dos Poderes Representações dos Poderes
Nos
Extraconscienciais Intraconscienciais
83. Poder sociológico Poder autológico
84. Poder somático Poder holossomático
85. Poder substituível Poder insubstituível
86. Poder superficial Poder visceral
87. Poder temporário Poder atemporal
88. Poder terminável Poder interminável
89. Poder terrestre Poder cósmico
90. Poder transferível Poder intransferível
91. Poder transitório Poder constante
92. Poder transmissível Poder intransmissível
93. Poder unidimensional Poder multidimensional
94. Poder vacilante Poder perpétuo
95. Poder vaporável Poder invaporável
96. Poder vencível Poder invencível
97. Poder vicissitudinário Poder imaculável
98. Poder volátil Poder concreto
99. Poder volúvel Poder constante
100. Poder vulgar Poder invulgar
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o poder intraconsciencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Atributo consciencial: Mentalsomatologia; Neutro.
02. Atributologia: Holossomatologia; Neutro.
03. Autopoder cosmoético: Liderologia; Homeostático.
04. Autorrealidade intraconsciencial: Intraconscienciologia; Homeostático.
05. Consciência miriaédrica: Evoluciologia; Homeostático.
06. Extraconscienciologia: Experimentologia; Neutro.
07. Ficha Evolutiva Pessoal: Autevoluciologia; Neutro.
08. Instrumento de poder: Autodiscernimentologia; Homeostático.
09. Interação Paradireito-Paradever: Paradireitologia; Homeostático.
10. Intraconscienciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
11. Nível desenvolvimental: Autevoluciologia; Homeostático.
12. Paradireitologia: Cosmoeticologia; Homeostático.
13. Parainalienabilidade: Paradireitologia; Homeostático.
14. Parapoliticologia: Evoluciologia; Homeostático.
15. Poder: Politicologia; Neutro.
8 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
O ACÚMULO DE PODERES INTRACONSCIENCIAIS
CONSTITUI FATOR DETERMINANTE NO ESTABELECIMENTO DE QUEM É O LÍDER E QUEM É O LIDERADO
NO CAMPO EVOLUTIVO E NO ARRANJO PARAPOLÍTICO.
Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou quais poderes intraconscienciais se expressam na própria manifestação? Se sim, de qual forma os emprega?
R. M.