Percepção de Auteficácia Consciencioterápica

A percepção de auteficácia consciencioterápica é o grau de convicção íntima do evoluciente quanto à própria capacidade, talento, aptidão, perícia, domínio, destreza ou habilidade de promover o alívio, a remissão ou a autocura de determinado pertúrbio consciencial.

Você, leitor ou leitora, apresenta qual nível de percepção de auteficácia consciencioterápica? Cultiva a habilidade terapêutica da autoconfiança?

      PERCEPÇÃO             DE    AUTEFICÁCIA CONSCIENCIOTERÁPICA
                             (AUTOCONSCIENCIOTERAPIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A percepção de auteficácia consciencioterápica é o grau de convicção íntima do evoluciente quanto à própria capacidade, talento, aptidão, perícia, domínio, destreza ou habilidade de promover o alívio, a remissão ou a autocura de determinado pertúrbio consciencial.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo percepção procede do idioma Latim, perceptio, “compreensão; faculdade de perceber; ação de colher; colheita”. Apareceu no Século XVII. O elemento de composição auto provém do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo eficácia deriva do idioma Latim, efficacia, “poder; virtude; eficácia”. Surgiu no Século XIV. A palavra consciência vem do mesmo idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo terapia procede do idioma Francês, thérapie, derivado do idioma Latim Científico, therapia, e este do idioma Grego, therapeía, “cuidado; atendimento; tratamento de doentes”. Surgiu em 1899.
          Sinonimologia: 1. Autoimagem de paraterapeuta de si mesmo. 2. Autocredibilidade na promoção da recin. 3. Autoconceito de competência autoparaterapêutica.
          Neologia. As 4 expressões compostas percepção de auteficácia consciencioterápica, percepção de auteficácia consciencioterápica básica, percepção de auteficácia consciencioterápica intermediária e percepção de auteficácia consciencioterápica avançada são neologismos técnicos da Autoconsciencioterapia.
          Antonimologia: 1. Autoimagem de antiterapeuta de si mesmo. 2. Autodescrédito na promoção da recin. 3. Autoconceito de incompetência paraterapêutica. 4. Hesitação autoconsciencioterápica.
          Estrangeirismologia: o insight desassediador; o turning point; o upgrade homeostático; a alta performance consciencial; o evoluciente strong profile; o flow na atividade autoconsciencioterápica.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à capacidade de promoção de autocuras.
          Coloquiologia: o ato de fazer acontecer; o empenho em querer dar certo a todo custo.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal de saúde integral; a autopensenidade paraterapêutica; o clima autopensênico de egocídio; o remodelamento ortopensênico; os antipensenses; a antipensenidade; os neopensenes homeostáticos; a neopeonsenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os tautopensenses; a tautopensenidade; o vigor da pensenidade materializadora de neorrecins.
          Fatologia: a percepção de auteficácia consciencioterápica; o autoprognóstico; os fatores influentes no resultado da autoconsciencioterapia; a busca por soluções cosmoéticas; a autossegurança quanto à capacidade de reciclagem; o nível de destreza na avaliação autoconscienciometrológica; a irrefutabilidade da competência específica; a certeza de sucesso antevista; a dignidade de crédito a priori; a neutralidade emocional frente aos autodiagnósticos; a suspensão voluntária da incredulidade autoterapêutica; a predisposição de ânimo para a saúde holossomática; o elemento edificante da autocura; a capacidade de efetivar a autoconsciencioterapia; a dinamização das autossuperações; o desenvolvimento das habilidades específicas para tornar-se paraterapeuta de si mesmo; a racionalidade de gerenciamento das reciclagens pessoais; o evoluciente 5 estrelas; o resultado positivo dos esforços pessoais; os travões conscienciais mal abordados; a reincidência trafarina produtora da falsa sensação de impotência; a apatia paralisante de recins; o desejo velado de não ter de trabalhar a mazela pessoal; a frustração diante do refluxo patológico; o indiferentismo doentio frente ao prontuário consciencioterápico pessoal; a autodepreciação diante do diagnóstico; a desistência da autoprescrição; o autenfrentamento abandonado; o titubeio quanto a ser capaz de mudar; a perda do vigor da recin após as dificuldades iniciais; a meta evolutiva supostamente inalcançável; a interferência negativa de pontos cegos sobre a elaboração criativa de neocaminhos homeostáticos para si mesmo; as reações instintuais autodefensivas contraproducentes; a capacidade em antagonizar as próprias tendências egoicas antirrecin; a efervescência mentalsomática promotora de reciclagens íntimas profundas; a paz interior e a certeza íntima da evolução para todos, apesar da inevitável presença de trafares ainda carentes de abordagem; a logicidade autoprescritiva; a habilidade em fazer a verificação da autorrealidade sem melindres; a sabedoria na verificação dos autenganos; o refinamento do estilo pessoal de manifestação; a capacidade de dominar a fissura emocional; o aumento gradativo dos autenfrentamentos; a influência positiva na saúde consciencial; o gostinho de ser mais saudável; a capacidade de autorreinvenção; a habilidade de redirecionamento dos planos já em andamento; o efeito das idiossincrasias na consecução das autoprescrições; a aptidão em identificar as pseudossuperações; a certeza da capacidade de lidar com o traço-fardo; a noção exata dos trafores úteis para a autocura; a persistência na rotina de autossuperação, a despeito das dificuldades iniciais; a sabedoria no ato de pedir ajuda; a autossatisfação em suar sangue para a resolução dos problemas evolutivos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a iscagem de consciexes autoderrotistas; o prontuário extrafísico pessoal; os encaminhamentos da assistência extrafísica para-hospitalar; as repercussões parassanitárias do tenepessismo profissional; a parapreceptoria em Saúde Holossomática; os rounds extrafísicos; a inspiração prescritiva da equipe de paraterapeutas; a Paratecnologia a favor do atacadismo; a Projecioterapia.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo Conscienciometria-Consciencioterapia; o sinergismo intraconsciencial autoconsciencioterapeuta-evoluciente; o sinergismo autoinsegurança-acriticismo; o sinergismo ousadia racional–checagem de resultados; o sinergismo autoimperdoamento-heteroperdão; o sinergismo perplexidade-irresolutividade; o sinergismo planejamento-realização.
          Principiologia: o princípio do ceticismo otimista cosmoético (COC); o princípio do posicionamento pessoal (PPP) na opção pelo autodesassédio; o princípio de ninguém curar ninguém; o princípio da prioridade compulsória (PPC).
          Codigologia: a força terapêutica do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria do autesforço evolutivo; a teoria da inteligência fixa; a teoria da inteligência moldável; a teoria social cognitiva; a teoria da inteligência evolutiva (IE).
          Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica do autenfrentamento contínuo; a técnica da tábula rasa; a técnica do meganível da autoconsciência; a técnica da circularidade; a técnica da ação pelas pequenas coisas; a técnica da ação pelas prioridades.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganização; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico das Retrocognições; o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Autoconsciencioterapia; o Colégio Invisível da Homeostaticologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia.
          Efeitologia: o efeito da autossegurança sobre a conquista da recin; o efeito da auteficácia sobre a autestima; o efeito da auteficácia sobre o enriquecimento cognitivo; o efeito da auteficácia sobre a automotivação; o efeito da auteficácia sobre a vontade; o efeito da auteficácia sobre o nível pessoal de destemor; o efeito da realização encorajadora de novos desafios.
          Neossinapsologia: o autajuste evolutivo prioritário gerador de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo insuspeição das habilidades pessoais–geração de autocura–amplificação dos talentos; o ciclo patológico incerteza-hipoatividade-autodescomprometimento; o ciclo percepção de auteficácia–realização–atualização da autoimagem.
          Enumerologia: a percepção de auteficácia autoconscienciometrológica; a percepção de auteficácia parapsíquica; a percepção de auteficácia tenepessológica; a percepção de auteficácia evoluciológica; a percepção de auteficácia cosmovisiológica; a percepção de auteficácia proexológica; a percepção de auteficácia consciencial.
          Binomiologia: o binômio saúde-doença; o binômio caneta-papel; o binômio travão intocado–postergação da maturidade; o binômio equívoco–excitação aversiva; o binômio reeducação emocional–reinterpretação dos erros; o binômio indiscutibilidade do talento pessoal–fato comprovado; as autorrealizações traduzidas através do binômio habilidade-esforço.
          Interaciologia: a interação auteficácia-autoconfiança; a interação auteficácia–locus de controle; a interação auteficácia-autestima; a interação auteficácia–expectativa de resultado; a interação rotinas úteis–saúde holossomática; a interação autajuste prioritário–homeostase consciencial; a interação percepção de auteficácia consciencioterápica–autocura efetiva–autorreverificação detalhista.
          Crescendologia: o crescendo paraterapêutico esquiva inicial–recin a fórceps–remissão do medo do autenfrentamento–automotivação consciencioterápica; o crescendo trafar-trafal-trafor.
          Trinomiologia: o trinômio prioridade-desafio-autossuperação; o trinômio consciência-ação-resultado; o trinômio conhecimento-habilidade-atitude; o trinômio saber–saber fazer–ser; o trinômio talento natural–conhecimento–técnica; o trinômio talento de esforço–talento de pensamento–talento de relacionamento; o trinômio controle das ações–meta alcançada–autorrecompensação íntima.
          Polinomiologia: o polinômio experiência direta–experiência vicária–autossubjetividade–heterossubjetividade na geração da percepção pessoal de auteficácia.
          Antagonismologia: o antagonismo hesitação a priori / êxito a posteriori; o antagonismo abatimento moral / autoinstigação; o antagonismo amadorismo / paracientificidade; o antagonismo autoderrotismo / autoconfiança; o antagonismo resiliência / adversidades mesológicas; o antagonismo eustresse / estresse negativo; o antagonismo razão / emocionalismo.
          Paradoxologia: o paradoxo da acalmia proativa frente às autossuperações; o paradoxo da agitação mental paralisante; o paradoxo da agressividade cosmoética sensível; o paradoxo de manter as certezas íntimas frente às incertezas da vida humana; o paradoxo de pensar demais e agir de menos; o paradoxo da vida em agitação mentalsomática e aquietação psicossomática.
          Politicologia: a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a assistenciocracia; a evoluciocracia; a homeostaticocracia; a terapeuticocracia; a discernimentocracia.
          Legislogia: a lei da evolução para todos; a lei da proéxis; as leis da Parafisiologia.
          Filiologia: a assistenciofilia; a autognosiofilia; a conscienciofilia; a cosmoeticofilia; a lucidofilia; a neofilia; a patofilia.
          Fobiologia: a decidofobia; a assistenciofobia; a autognosofobia; a conscienciofobia; a cosmoeticofobia; a fronemofobia; a hipengiofobia; a patofobia.
          Sindromologia: a síndrome da pré-derrota; a síndrome da autovitimização; a síndrome da insegurança; a síndrome da prospectiva trágica; a síndrome da mediocrização; a síndrome geral de adaptação; a síndrome da apriorismose autoconsciencioterápica.
          Maniologia: a mania de desconsiderar as próprias capacidades; a nosomania.
          Mitologia: o mito de não ser capaz de lidar com o travão pessoal; o mito da evolução fácil; o mito de o esforço significar obtusidade.
          Holotecologia: a consciencioterapeuticoteca; a conscienciometroteca; a heuristicoteca; a experimentoteca; a parapsicoteca; a proexicoteca; evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Autoconsciencioterapia; a Conscienciometrologia; a Holomaturologia; a Experimentologia; a Autodiscernimentologia; a Evoluciologia; a Homeostaticologia; a Paraprofilaxia; a Paracerebrologia; a Paraclínica.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o agendador consciencioterápico; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o paratecnólogo.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a agendadora consciencioterápica; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a paratecnóloga.
          Hominologia: o Homo sapiens conscientiotherapeuticus; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens experiens.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: percepção de auteficácia consciencioterápica básica = a autoconvicção quanto à capacidade de reversão do minitrafar; percepção de auteficácia consciencioterápica intermediária = a autoconvicção quanto à capacidade de reversão do trafar; percepção de auteficácia consciencioterápica avançada = a autoconvicção quanto à capacidade de reversão do megatrafar.
          Culturologia: a cultura do crescimento sem sofrimento; a cultura da megaeuforização.
          Veículos. Segundo a Holossomatologia, o ajuste da percepção da auteficácia consciencioterápica é passível de influenciar, de modo positivo, os 4 veículos de manifestação da consciência, listados em ordem funcional:
          1. Mentalsoma: a vontade siderúrgica aplicada na reversão de trafares; a representação mental de futuros resultados exitosos; a planificação de objetivos evolutivos magnos; a judiciosa avaliação das possibilidades na realização pessoal.
          2. Psicossoma: o arrefecimento da ansiedade quanto ao gerenciamento do trafar; o controle da frustração quanto às dificuldades de autocura; a autopacificação frente à realização da proéxis.
          3. Energossoma: a manutenção persistente do comportamento paraterapêutico; a sustentação energética da motivação.
          4. Soma: a minimização de rugas; a fisionomia serena; a ausência de tremor de extremidades somáticas.
          Disparidades. Sob a ótica da Pensenologia, as disparidades de percepção de auteficácia podem se manifestar de acordo com 2 ângulos de abordagem, descritos em ordem funcional:
          1. Intraconsciencial: as diferenças intraconscienciais. Exemplo: a mesma consciência, confiante em reverter a própria obesidade e hesitante em trabalhar a arrogância.
          2. Interconsciencial: as diferenças interconscienciais. Exemplo: duas conscins com diferentes níveis de confiança quanto à capacidade de trabalhar o mesmo traço, a arrogância.
          Tabelologia. De acordo com a Autoconscienciometrologia, eis o cotejo de 10 fatores característicos da homeostasia versus patologia na percepção de auteficácia consciencioterápica, descritos em ordem alfabética:
           Tabela – Cotejo Homeostasia / Patologia na Percepção de Auteficácia
                                       Consciencioterápica
      Nos                Homeostasia                                 Patologia
      01.   Alto controle frente a frustrações        Intolerância a frustrações
      02.   Atenção na realização da recin            Preocupação com a autoimagem
      03.   Autovacinação do ansiosismo               Autocausticidade punitiva
      04.   Confiança na força de realização          Queixa diante dos contrafluxos
      05.   Desassombro para metas ousadas            Conservadorismo
      06.   Habilidade de rir de si mesmo             Medo de errar
      07.   Lei do maior esforço                      Lei do menor esforço
      08.   Persistência nas dificuldades iniciais    Desistência nas dificuldades iniciais
      09.   Postura de enfrentamento aberto           Postura de esquiva
      10.   Prospectivas racionais                    Prospectivas trágicas


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a percepção de auteficácia consciencioterápica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Anticura: Consciencioterapia; Nosográfico.
          02. Autocura: Consciencioterapia; Homeostático.
          03. Autodesassedialidade: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          04. Autorremissão avançada: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          05. Autorremissibilidade consciencioterápica: Consciencioterapia; Homeostático.
          06. Autossuperação específica: Experimentologia; Homeostático.
          07. Autossuperação prioritária: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
              08.  Autovigilância ininterrupta: Consciencioterapia; Homeostático.
              09.  Confiança: Confianciologia; Homeostático.
              10.  Desassediologia: Consciencioterapia; Homeostático.
              11.  Eustresse: Homeostaticologia; Homeostático.
              12.  Evoluciente: Consciencioterapia; Homeostático.
              13.  Meganível da autoconsciência: Imagisticologia; Homeostático.
              14.  Reciclagem prazerosa: Recexologia; Homeostático.
              15.  Trinômio prioridade-desafio-autossuperação: Recexologia; Homeostático.
   A PLENITUDE DA PERCEPÇÃO DE AUTEFICÁCIA CONSCIENCIOTERÁPICA REVELA MATURIDADE NO POSICIONAMENTO COSMOÉTICO DO PROTAGONISTA DA AUTOCURA,
   IRREPREENSÍVEL FATOR DO ÊXITO PARATERAPÊUTICO.
              Questionologia. Você, leitor ou leitora, apresenta qual nível de percepção de auteficácia consciencioterápica? Cultiva a habilidade terapêutica da autoconfiança?
              Bibliografia Específica:
              01. Almeida, Marco; Percepção de Autoeficácia Consciencioterápica; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 15; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 50 enus.; 1 questionário; 7 refs.; 1 apênd.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2011; páginas 65 a 79.
              02. Almeida, Marco; Menezes, Gláucia; & Takimoto, Marília; Apriorismose; Artigo; Proceedings of the 4th Consciential Health Meeting (Anais da IV Jornada de Saúde da Consciência); Artigo; Journal of Conscientiology; Revista; Trimestral; Vol. 9; N. 33-S; 29 enus.; 1 microbiografia; 3 tabs.; 29 refs.; International Academy of Consciousness (IAC); London; September, 2006; páginas 203 a 212.
              03. Andrés, Verônica; & Andrés, Florencia; Autoconfiança: Como Deixar de Duvidar de si e Encarar a Vida de Frente (Confianza Total); revisor Tulio Kawata; trad. Sandra Martha Dolinsky; 222 p.; 8 caps.; 1 esquema; 5 tabs.; 57 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Academia da Inteligência; São Paulo, SP; 2010; páginas 17 a 20.
              04. Bandura, Albert; Org.; Teoria Social e Cognitiva: Conceitos Básicos; Antologia; 176 p.; 8 caps.; 6 esquemas; 2 tabs.; 384 refs.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Artmed; Porto Alegre, RS; 2008; páginas 97 a 122.
              05. Dweck, Carol S.; Por que algumas Pessoas fazem Sucesso e outras não (Mindset: The New Psychology of Success); revisores Sônia Peçanha; et al.; trad. S. Duarte; 254 p.; 8 caps.; 4 notas; 31 refs.; alf.; 22,5 x 16 cm; br.; Objetiva; Rio de Janeiro, RJ; 2008; páginas 15 a 45.
              06. Friedman, Howard; & Schustack, Miriam; Teorias da Personalidade: Da Teoria Clássica à Pesquisa Moderna (Personality: Classic Theories and Modern Research); revisor Antônio Carlos Amador; trad. Beth Honorato; 552 p.; 15 caps.; 9 esquema; 19 tabs; 111 refs.; alf.; 23 x 17 cm; br.; Prentice Hall; São Paulo, SP; 2004; páginas 252 a 254.
              07. Hall, Calvin S.; & Lindzey, Gardner; Teorias da Personalidade (Theories of Personality); revisor Antônio Carlos Amador Pereira; trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese; 552 p.; 15 caps.; 40 esquemas; 16 tabs.; 1.230 refs.; alf.; 23 x 17 cm; br.; Artmed; Porto Alegre; RS; 2000; páginas 472 a 475.
              08. Lopes, Adriana; & Takimoto, Nario; Teática da Autoconsciencioterapia; Artigo; Anais do I Simpósio de Autonconsciencioterapia; Foz do Iguaçu, PR; 27-28.10.07; 2 E-mails; 12 enus.; 2 minicurrículos; 10 refs.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; Outubro, 2007; páginas 13 a 22.
              09. Seligman, Martin E. P.; Florescer: Uma Nova Compreensão sobre a Natureza da Felicidade e do Bemestar (Flourish); revisor Fernanda Hamann de Oliveira; trad. Cristina Paixão Lopes; 362 p.; 10 caps.; 87 enus.; 10 gráfs.; 17 tabs.; 1 website; 261 notas; 315 refs.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Objetiva; Rio de Janeiro, RJ; 2011; páginas 130 a 140.
              10. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 89.
              11. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 571 a 676.
              12. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo; ono; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 2ª Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 235 a 238 e 242 a 248.
              13. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 97, 110, 301, 425 a 427 e 736.
              14. Zabala, Antoni; & Arnau, Laia; Como Aprender e Ensinar Competências (11 Ideas Clave: Cómo Aprender y Enseñar Competencias); revisor Maria da Graça Souza Horn; trad. Carlos Henrique Lucas Lima; 198 p.; 11 caps.; 7 esquemas; 44 tabs.; 130 notas; 48 refs.; alf.; 22,5 x 16 cm; br.; Artmed; Porto Alegre, RS; 2010; páginas 36 a 43.
                                                                                                                   M. A. A.