O passado comum é o conjunto de vivências, acontecimentos, hábitos, fenômenos, fatos e / ou parafatos pretéritos, compartilhados por duas ou mais conscins, homens ou mulheres, característico de determinado local (Proxêmica) ou período (Cronêmica).
Você, leitor ou leitora, considera a hipótese do passado comum nas interrelações pessoais cotidianas? Busca qualificar a convivialidade pessoal, em novo patamar cosmoético, em prol do melhor para todos?
PASSADO COMUM (CONVIVIOLOGIA) I. Conformática Definologia. O passado comum é o conjunto de vivências, acontecimentos, hábitos, fenômenos, fatos e / ou parafatos pretéritos, compartilhados por duas ou mais conscins, homens ou mulheres, característico de determinado local (Proxêmica) ou período (Cronêmica). Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo passado vem do idioma Latim, passare, de passus, “afastamento das pernas; espaço compreendido entre este afastamento; passo, passada; medida itinerária equivalente a cerca de 1 metro e meio”. Surgiu no Século XIII. A palavra comum procede também do idioma Latim, communis, “comum”. Apareceu no Século XIV. Sinonimologia: 1. Retroconvívio. 2. Passado compartilhado. 3. Pretérito conjunto. 4. Passado convivial. 5. História compartilhada. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 17 cognatos derivados do vocábulo passado: antepassada; antepassado; passadiça; passadiço; passadio; passadismo; passadista; passadística; passadístico; passadoira; passadoiro; passador; passadora; passadoura; passadouro; ultrapassada; ultrapassado. Neologia. As duas expressões compostas passado comum recente e passado comum remoto são neologismo técnicos da Conviviologia. Antonimologia: 01. Passado singular. 02. Passado individual. 03. Passado pessoal. 04. Retrovivência individual. 05. Presente comum. 06. Devir grupal. 07. Devenir comum. 08. Futuro grupal. 09. Augúrio coletivo. 10. Vaticínio comum. Estrangeirismologia: o flashback de ocorrências comuns; o modus vivendi cooperativo em contraponto ao modus operandi de hominis bellicosus; o Recexarium. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à maturescência conviviológica. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Passado: futuro presente. Citaciologia. Eis duas citações relativas ao tema: – Ninguém foge aos grilhões do seu destino (Sófocles, 496 a.e.c.–406 a.e.c.). Compreender já é perdoar (Madame de Staël; AnneLouise-Germaine Necker, 1766–1817). Proverbiologia: – Non novum sed nove (Não o novo mas de novo). Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Conviviologia. Cada pessoa que encontramos nessa vida humana é um arquivo vivo ou banco de dados evolutivos que se abre para nós. Por isso, devemos dar especial atenção ao convívio social”. 2. “Nós. Somos frutos de nós mesmos. Sempre respiramos o ar límpido ou poluído por nós mesmos, seja vindo do passado de nossas retrovidas, ou de nossa vida atual”. 3. “Passado. Não se consegue fugir do passado. O problema é saber honrá-lo”. “Não conseguimos desfazer o passado e nem viver sem as suas lembranças, indicadoras de nossas indispensáveis reciclagens conscienciais”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Conviviologia; a fôrma holopensênica comum; os grupopensenes; a grupopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o holopensene de reencontros seculares; o holopensene da ressignificação de laços afetivos; o holopensene da omniconviviologia na Era da Reurbex. Fatologia: o passado comum; o fato de o retroconvívio poder ser revivido em novas bases evolutivas; o fato de ninguém poder mudar o passado, mas poder refazer o futuro; a origem comum da Humanidade; o continente africano; os vestígios do passado comum; o patrimônio comum da Humanidade; o exame de DNA identificando a origem de antepassados; a denominação Homo sapiens originalmente distinguindo a espécie humana dentro da ordem dos primatas; a Pré-História; a Paleontologia; a Estratigrafia; as estelas; a História Humana, mesmo controversa, sendo testemunha da Socin Patológica; os agrupamentos trafarísticos; a solidariedade maligna; os erros em comum; os erros comuns; o determinismo; a possibilidade da recomposição grupocármica; o ato de dar tempo ao tempo; o livre arbítrio; o tempo evolutivo de cada consciência; a Cronoevoluciologia; a Interassistenciologia; o público-alvo assistível; a convivialidade técnica; o reencontro evolutivo embasado nos trafores comuns; a Neoenciclopediologia facultando oportunidades evolutivas aos intermissivistas; a reurbex enquanto ressarcimento coletivo de responsabilidades em passado comum; o Curso Intermissivo facultando a Conviviologia Evolutiva; o ortoconvívio de intermissivistas lúcidos em prol da maxiproéxis; o passado comum delineando as bases da Pré-Intermissiologia. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o retroconvívio extrafísico em função de passado comum; a interassistência extrafísica possível a partir do reencontro de compassageiros evolutivos de passado comum; as paraevocações interassistenciais; a evocação de consciexes credoras; as parassincronicidades indicativas; as autovivências parapsíquicas apontado passado comum entre compassageiros evolutivos; as diversas modalidades de parapercepções indicando passados comuns; a paraperceptibilidade impressiva do passado comum; o testemunho da plateia de consciexes pré-intermissivistas; a soltura bioenergética promovendo os extrapolacionismos parapsíquicos cognitivos; a interassistência interdimensional na Dinâmica Parapsíquica do Enciclopedismo Reurbanológico (ENCYCLOSSAPIENS), a partir do passado comum; o campo bioenergético oportuno à reparação dos desmandos grupais do passado; o fenômeno avançado da pangrafia grupocármica, próprio dos evoluciólogos; os retroconvívios referenciais para a autoproéxis; o Curso Intermissivo (CI) enquanto passado comum das diversas gerações de intermissivistas. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo evolutivo passado comum–aqui-agora interassistencial. Principiologia: os princípios interassistenciais; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da convivialidade sadia. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria da reurbex. Tecnologia: a técnica da omissuper. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico em prol da maxiproéxis grupal. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos. Efeitologia: o efeito da retroconvivialidade no presente. Neossinapsologia: os retroconvívios doentios exigindo neossinapses. Ciclologia: o ciclo diáspora-reagrupamento; o ciclo algoz-vítima perpetuado no belicista e rompido pelo intermissivista; o ciclo de reeducação das condutas pessoais; o ciclo de desconstrução de retroideias; o ciclo retroalimentador autopensenes-holopensenes; o ciclo reparatório erro-correção-acerto; o ciclo de acertos grupocármicos chancelados pela tares exemplarista; o entendimento do ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o autexemplarismo do intermissivista no ciclo multiexistencial grupal (CMG). Enumerologia: o retrocontexto compartilhado; a retroatividade compartilhada; a retrocelebração compartilhada; o retroaprendizado compartilhado; a retroemoção compartilhada; o retroêxito compartilhado; a retrofelicidade compartilhada. Binomiologia: o binômio passado comum–passivo incomum; o binômio passado comum recente–passado comum remoto; o binômio recin-recéxis; o binômio admiração-discordância. Interaciologia: a interação Retrofatuística-Fatuística; a interação Retro-História–NeoHistória–Para-História. Crescendologia: o crescendo consréu-Serenão; o crescendo passado comum nosográfico–presente comum homeostático. Trinomiologia: o trinômio presente comum–passado comum–futuro comum; o trinômio gregarismo-individualismo-universalismo; o trinômio reurbanização-reeducação-ressocialização; o trinômio passado comum–ruptura–reaproximação interconsciencial; o trinômio passado comum–autoimperdoamento–heteroperdoamento; o trinômio Cogniciologia-Autocogniciologia-Paracogniciologia; o trinômio energossomaticidade-cognicibilidade-fraternidade. Polinomiologia: o polinômio passado–presente–futuro–aqui-agora-multidimensional. Antagonismologia: o antagonismo assistido em comum / assistente em comum. Paradoxologia: o paradoxo de nem sempre o passado e presente comuns assegurarem futuro comum; o paradoxo de se poder acertar em meio tempo o tempo todo para evoluir; o paradoxo do passado comum de Serenões e consréus transmigradas; o paradoxo da condição singular e personalíssima do proexista ser embasada em passado comum, grupocármico. Politicologia: a conscienciocracia; a evoluciocracia; a cosmoeticocracia. Legislogia: a lei de causa e efeito. Filiologia: a conviviofilia; a zooconviviofilia; a fitofilia; a conscienciofilia; a neofilia; a evoluciofilia; a assistenciofilia. Fobiologia: a neofobia impedindo as oportunidades de autovivência lúcida em bases cosmoéticas grupais atualizadas. Sindromologia: a síndrome da pré-derrota acirrada pelo passado comum nosográfico. Maniologia: a mania de reviver o passado sem renovar o presente. Mitologia: o mito do “passado morto”. Holotecologia: a convivioteca; a interassistencioteca; a proexoteca; a gregarioteca; a socioteca; a recexoteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Grupocarmologia; a Interassistenciologia; a Recexologia; a Interprisiologia; a Intrafisicologia; a Historiologia; a Enciclopediologia; a Pararreurbanologia; a Maxiproexologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin passadista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciografologista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a conscienciografologista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens sapiens; o Homo sapiens transmigratus; o Homo sapiens reurbanisatus; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens cognopolita; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens serenissimus. V. Argumentologia Exemplologia: passado comum recente = o ocorrido na atual ressoma; passado comum remoto = o ocorrido em ressoma anterior. Culturologia: a cultura da convivialidade fraterna. Grupocarma. Atinente à Grupocarmologia, a qualidade do passado comum delineia o nível de amistosidade nas relações presentes. Interprisões. Conforme a Interprisiologia, o percentual de livre arbítrio ou determinismo pessoal é resultante do saldo dos diversos passados comuns, a serem revividos no périplo evolutivo grupal. Intermissão. Consoante a Intermissiologia, o Curso Intermissivo pré-ressomático instrumentaliza a então consciex para neoconvívios em bases homeostáticas, a partir do êxito das reciclagens pessoais. Interdependência. De acordo com a Evoluciologia, “ninguém evolui sozinho”, haja vista a imperiosa dependência humana para a sobrevivência, desde a ressoma. Restauração. Observando a Paradireitologia, a partir do princípio da restauração evolutiva, todos os seres terão a oportunidade de recompor os desmandos pessoais e grupais, mais cedo ou mais tarde. Caracterologia. Segundo a Historiologia, eis, por exemplo, 50 categorias de passado comum, não excludentes entre si, a serem pesquisadas pela conscin interessada: 01. Abolicionista. 02. Aristocrata. 03. Artístico. 04. Autocrata. 05. Belicista. 06. Bibliátrico. 07. Catequista. 08. Clerocrata. 09. Colonizador. 10. Conjugal. 11. Consanguíneo. 12. Democrata. 13. Desertícola. 14. Enciclopedista. 15. Escravocrata. 16. Estudantil. 17. Étnico. 18. Extraplanetário. 19. Feudalista. 20. Filosófico. 21. Gráfico. 22. Hippie. 23. Ideológico. 24. Iluminista. 25. Imperialista. 26. Iniciático. 27. Intelectual. 28. Intermissivo. 29. Intrafamiliar. 30. Jurídico. 31. Militar. 32. Místico. 33. Monárquico. 34. Monástico. 35. Nômade. 36. Oracular. 37. Pacifista. 38. Paraprocedencial. 39. Parapsíquico. 40. Parental. 41. Planetário. 42. Plebeu. 43. Político. 44. Profissional. 45. Religioso. 46. Revolucionário. 47. Silvícola. 48. Talassocrata. 49. Teocrata. 50. Tuaregue. Tipologia. Segundo a Analiticologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 12 características de vivências conjuntas de passado comum, para melhor se compreender e vivenciar as relações grupais momentâneas: 01. Amistoso versus hostil. 02. Assistencial versus assediador. 03. Evolutivo versus baratrosférico. 04. Exitoso versus malogrado. 05. Feliz versus traumático. 06. Funcional versus inútil. 07. Íntimo versus distanciado. 08. Libertador versus aprisionador. 09. Nocivo versus terapêutico. 10. Reiterado versus esporádico. 11. Restaurador versus persecutório. 12. Traforista versus trafarista. Omniconvívio. Com base na Holoconviviologia, vale considerar a relevância da ortoconvivialidade, desconstruindo os efeitos das imaturidades conjuntas e edificando laços evolutivos em prol das realizações magnas grupais. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o passado comum, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático. 02. Auto-historiografia: Autevoluciologia; Neutro. 03. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro. 04. Círculo de relações: Conviviologia; Neutro. 05. Compassageiro evolutivo: Evoluciologia; Neutro. 06. Consciência grupocármica: Grupocarmologia; Neutro. 07. Elo: Evoluciologia; Neutro. 08. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático. 09. Evolução hominídea: Evoluciologia; Homeostático. 10. Inseparabilidade grupocármica: Grupocarmologia; Neutro. 11. Interprisiologia: Grupocarmologia; Nosográfico. 12. Inventário genealógico: Grupocarmologia; Neutro. 13. Neoversão existencial: Pararreurbanologia; Neutro. 14. Palco existencial: Intrafisicologia; Neutro. 15. Reagrupamento evolutivo: Evoluciologia; Homeostático. O PASSADO COMUM DE COMPASSAGEIROS EVOLUTIVOS, A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA INSEPARABILIDADE GRUPOCÁRMICA E DA ATRAÇÃO DOS AFINS, DELINEIA AS BASES INTERASSISTENCIAIS DA EVOLUÇÃO GRUPAL. Questionologia. Você, leitor ou leitora, considera a hipótese do passado comum nas interrelações pessoais cotidianas? Busca qualificar a convivialidade pessoal, em novo patamar cosmoético, em prol do melhor para todos? Bibliografia Específica: Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 433, 1.145 e 1.261. D. D.