Crescendo Reeducação-Ortoconvívio

O crescendo reeducação-ortoconvívio é o aprimoramento ou qualificação progressiva da reorientação dos autodesempenhos, autocompetência e proficiência da conscin, homem ou mulher, favorecendo a coexistência harmoniosa nas relações interconscienciais.

Você, leitor ou leitora, na condição de autopesquisador(a) intermissivista, se percebe no processo de priorização do crescendo reeducação-ortoconvívio? Utiliza de modo satisfatório os atributos pessoais, interagindo nas parcerias pelo bem-estar coletivo através do fraternismo interassistencial?

      CRESCENDO             REEDUCAÇÃO-ORTOCONVÍVIO
                                      (CONVIVIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O crescendo reeducação-ortoconvívio é o aprimoramento ou qualificação progressiva da reorientação dos autodesempenhos, autocompetência e proficiência da conscin, homem ou mulher, favorecendo a coexistência harmoniosa nas relações interconscienciais.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo crescendo provém do idioma Italiano crescendo, e este do idioma Latim, crescendum, de crescere, “crescer; brotar; nascer; ser criado; elevar-se; engrandecer-se; aumentar; multiplicar-se”. Apareceu em 1873. O prefixo re procede do idioma Latim, re, “retrocesso; retorno; recuo; repetição; iteração; reforço; intensificação”. A palavra educação deriva do idioma Latim, educatio, “ação de criar, de nutrir; cultura; cultivo”, de educare, “criar (uma criança); nutrir; amamentar; cuidar; educar; instruir; ensinar”. Surgiu no Século XVII. O elemento de composição orto vem do idioma Grego orthós “reto; direto; correto; normal; justo”. Apareceu na Linguagem Científica Internacional a partir do Século XIX. O vocábulo convívio vem do mesmo idioma Latim, convivium, “participação em banquete; convidado”. Surgiu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Crescendo reeducabilidade-ortoconvivialidade. 2. Crescendo recapacitação integral–ortoconvívio.
          Neologia. As 3 expressões compostas crescendo reeducação-ortoconvívio, crescendo básico reeducação-ortoconvívio e crescendo avançado reeducação-ortoconvívio são neologismos técnicos da Conviviologia.
          Antonimologia: 1. Crescendo patológico deseducação-conflitividade. 2. Crescendo falta de reeducabilidade–inconvivialidade. 3. Crescendo patológico incivilidade-inconvivência.
          Estrangeirismologia: a finesse coloquial; a qualificação do curriculum vitae; a ampliação do senso de brotherhood; o desenvolvimento da leadership assertiva.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da Reeducaciologia Conviviológica.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Ortoconvívio: reeducação interconsciencial. Megaconvívio: fraternidade grupal.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da convivência qualitativa; os autopensenes; a autopensenidade; os fitopensenes; a fitopensenidade; o materpensene de reenquadramento consciencial em ações reeducativas de interconvívio; os impactopensenes; a impactopensenidade; os sociopensenes; a sociopensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; os vincopensenes; a vincopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade.
          Fatologia: a educação na infância ampliando a qualidade convivial; o assessoramento educacional básico da família promovendo a intercompreensão; o ato de reeducar-se para ter saúde física, energética, parapsíquica e mental; a educação sexual nas escolas; as relações diplomáticas nos contatos diários; o empenho pelo direito da educação gratuita para todos; a repercussão da educação qualificada na sociabilidade sadia; o direcionamento da proéxis via processo reeducativo; o senso de autorganização gerando progresso pessoal e grupal; os pensamentos estratégicos antecipando a livre expressão das tomadas de decisões; a ação enquanto instrumento do processo de ensino-reaprendizagem; o ensaio-erro-acerto; a assertividade autodeterminante e interdependente; a grupalidade intercooperativa; o bem-estar vivenciado; a intercompreensão crescente a partir das técnicas profissionais e evolutivas dominadas; a avaliação dos resultados de cada etapa pedagógica; a redefinição estratégica; o passo a passo das metas educacionais futuras; a manutenção do pensamento bem informado e cheio de vigor; o processo taquirrítmico; o enfrentamento de novos desafios; o somatório dos frutos após a agradável vivência diária do processo reeducativo no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); o desenvolvimento habitual das auto e heterocríticas sadias; a aplicação do conscienciograma; o bom-tom da convivialidade na Cognopólis-Foz; o assentamento sereno das ideias favorecido pelo uso do detalhismo; a exposição da livre aceitação de outros valores dignos de serem compartilhados; a capacidade de ouvir perguntas não formuladas; a atitude empática do docente conscienciólogo na sala de aula, no Tertuliarium e no cotidiano; o uso de boas maneiras em todas as fases da vida; o temperamento burilado; as reconciliações grupocármicas; o diálogo na construção dos relacionamentos maduros; a força presencial sendo consequência da afetividade madura e da reeducação conviviológica cosmoética; a interconfiança vivenciada pela dupla evolutiva; o equilíbrio da afetividade evidenciando a convivência sadia entre consciências; a Natureza refletindo a imagem da vida; a reeducação manifesta nas interações entre humanos e subumanos; as Instituições Conscienciocêntricas (ICs); a pacificação íntima; a crescente concepção de novas formas de viver a fraternidade.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a parapreceptoria; a sala de aula interdimensional; o autodidatismo facilitador do parapsiquismo sadio nas interrelações multidimensionais; o contato dos amparadores direcionando a proéxis pessoal e grupal; as retrocognições amplificadoras do contexto multiexistencial; as retrocognições promovidas durante a tenepes; a liberação, em vidas consecutivas, das automimeses estagnadoras; a assistência interdimensional; o reaprendizado intensificado pelas ideias rememoradas do Curso Intermissivo (CI).


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo liberdade orientada para aprender–autossuficiência interativa; o sinergismo postura reeducável–ação aglutinadora; o sinergismo criticidade ponderada–consistência das ações comunicativas; o sinergismo ensejo pela fraternidade–aplicação de ideias inatas universalistas.
         Principiologia: o princípio de conduta pessoal “conhece-te a ti mesmo”; o princípio de quem ensina aprende mais; o princípio de não haver evolução sem educação; o princípio da inseparabilidade grupocármica; os princípios da convivialidade paradiplomática.
         Codigologia: o código grupal de Cosmoética (CGC); o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à dialógica fraterna e eclética.
         Teoriologia: a teoria dos Cursos Intermissivos; a teoria da megafraternidade.
         Tecnologia: a técnica do registro das ideias transformadoras interpares; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a mnemotécnica; a técnica do apreço por si mesmo; a técnica da prática diária da gentileza; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica.
         Voluntariologia: o trabalho do voluntariado dedicado à qualificação da convivialidade.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Cosmoética; o laboratório conscienciológico da Parapedagogia; o laboratório conscienciológico da dupla evolutiva; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da proéxis.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia.
         Efeitologia: o efeito da etiqueta nos colóquios interativos cosmoéticos; o efeito discernidor da aplicação de escolhas bem planejadas; o efeito da cumplicidade formativa entre docente e discente; o efeito das interrelações positivas; o efeito da liberdade para aprender; o efeito do exercício de liderança assertiva; o efeito das ideias úteis compartilhadas entre conscins e consciexes; o efeito das interações cosmovisiológicas.
         Neossinapsologia: as neossinapses referentes às realidades multidimensionais; as neossinapses dos padrões essenciais à evolução; as neossinapses pacificadoras; as neossinapses inspiradas nas interlocuções assistenciais.
          Ciclologia: o ciclo arte de aprender–arte de ensinar–arte de assistir–arte de evoluir; o ciclo criar-agir-interagir-reagir-assimilar-aperfeiçoar; o ciclo assimilação de regras de reeducação–teática de reeducação–discernimento evolutivo; o ciclo retrocognição discernidora–reeducação convivial–redefinição de proéxis–compléxis.
          Enumerologia: a reeducação-ortoconvívio da anticonflitividade; a reeducação-ortoconvívio da afetividade; a reeducação-ortoconvívio da fitoconvivialidade; a reeducação-ortoconvívio da zooconvivialidade; a reeducação-ortoconvívio da cognoscibilidade; a reeducação-ortoconvívio da harmonia; a reeducação-ortoconvívio da megafraternidade.
          Binomiologia: o binômio vida na escola–escola da vida; o binômio interassistencial professor-aluno; o binômio curiosidade latente–receptividade sináptica; o binômio reeducabilidade permanente–dupla evolutiva exitosa; o binômio alegria revigorante–realização humana; o binômio hábitos saudáveis–qualidade de vida; o binômio reeducação-ressocialização; o binômio construção de laços de amizade–interrelações de aprendizado constante; o binômio reeducação diplomática–reeducação ortoconviviológica.
          Interaciologia: a interação atitude empática–amabilidade no trato interpessoal; a interação aprofundamento da autopesquisa–processamento da vida real; a interação desenvolvimento intelectual–desenvolvimento tarístico; a interação seriedade docente–afetividade–cognoscibilidade–liderança; a interação reeducabilidade convivial–sujeição às intervenções benéficas cósmicas; a interação autenticidade da maneira própria de ser–força presencial cosmoética; a interação exercício da suavidade firme–exercício da autoridade docente democrática.
          Crescendologia: o crescendo reeducação-ortoconvívio; o crescendo educando-educador; o crescendo preceptor-parapreceptor; o crescendo conteúdo intelectual desafiador–conteúdo aplicável; o crescendo saber científico–saber sistematizado–saber aplicado; o crescendo ética da solidariedade–cosmoética fraterna; o crescendo família–comunidade conscienciológica–comunex avançada; o crescendo ecletismo-cosmoeticidade-universalismo; o crescendo autorreflexão-transcendência.
          Trinomiologia: o trinômio educação afetiva–educação social–educação cultural; o trinômio egocarma-grupocarma-policarma; o trinômio intercessão reeducativa–intercessão cosmoética–intercessão cosmovisiológica; o trinômio autorreflexão recicladora–prioridade diagnosticada–êxito compartilhado; o trinômio sensibilidade das emoções–atitude empática–tares pontual; o trinômio vocação reeducativa–abertismo fraternal–alegria de viver.
          Polinomiologia: o polinômio fundamentos da autopesquisa–confiança entre parceiros–interdependência grupal–evolutividade; o polinômio introspecção-autoconhecimento-comunicação-cosmovisão; o polinômio assim-desassim-homeostase-extrapolacionismo.
          Antagonismologia: o antagonismo desenvolvimento do senso crítico / intolerância às críticas; o antagonismo resultados autexperimentais / resultados fictícios; o antagonismo parapsiquismo interassistencial / apriorismo baratrosférico; o antagonismo alegria ocasionada pelas tarefas cumpridas e elogiadas pelos colegas / inadmissão de elogio ao trabalho do colega; o antagonismo satisfação na conclusão dos compromissos / impontualidade nos compromissos assumidos.
          Paradoxologia: o paradoxo do aprendizado conviviológico do professor a partir das vivências do aluno.
          Politicologia: as políticas reeducativas da tares; a interassistenciocracia; a lucidocracia; a democracia pura.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo aplicada ao crescendo reeducação-ortoconvívio; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei de causa e efeito; a lei da interassistencialidade.
          Filiologia: a conviviofilia; a zoofilia; a fitofilia; a duplofilia; a sociofilia; a intelectofilia; a comunicofilia; a gregariofilia.
          Sindromologia: a síndrome de Gabriela; a síndrome de Kanner; a autosssuperação da síndrome do ostracismo; a evitação da síndrome geral da adaptação.
          Holotecologia: a convivioteca; a zooteca; a brinquedoteca; a proexoteca; a socioteca; a comunicoteca; a comunitarioteca; a interassistencioteca; a evolucioteca; a cosmoeticoteca; a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Autevoluciologia; a Comunicologia; a Interassistenciologia; a Paradireitologia; a Paradiplomacia; a Parapedagogia; a Pesquisologia; a Proexologia; a Reeducaciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens diplomaticus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens interactivus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens autocognitor; o Homo sapiens megatraforisticus; o Homo sapiens organisatus; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens evolutivus; o Homo sapiens fraternus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: crescendo básico reeducação-ortoconvívio = o aprimoramento dos autodesempenhos físico, mental e intelectual desde a infância e juventude, através das orientações realizadas pela família, escola e / ou preceptoria, favorecendo a interrelação social sadia; crescendo avançado reeducação-ortoconvívio = o aprimoramento do autodesempenho holossomático na fase adulta, através de ações voluntárias autorrecicladoras, qualificando a coexistência multidimensional interassistencial.
          Culturologia: a cultura da convivialidade; a cultura da educação diplomática; a cultura da Sociologia.
          Contrapontos. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 indícios da ausência de condições teáticas essenciais ao crescendo reeducação-ortoconvívio, evidenciando as necessidades tarísticas:
          1. Antipolítica: o risco das posturas anticosmoéticas; a perda da proéxis; a política regressiva de nivelamento por baixo; a autocorrupção; o antiuniversalismo. A necessidade das ações reeducativas em prol da convivialidade política cosmoética.
          2. Antissomaticidade: o risco de morte prematura; os esportes radicais; a anorexia; a bulimia; a intoxicação. A necessidade das ações reeducativas de valorização da vida, qualificando o autoconvívio.
          3. Assedialidade: o risco de morte antecipada; o cascagrossismo; as possessões; as doenças. A necessidade das ações reeducativas para o desenvolvimento do domínio energético e parapsíquico, qualificando o paraconvívio.
          4. Belicismo: o risco de se lançar à morte; o morrer ou matar; as atitudes agressivas frequentes. A necessidade das ações reeducativas direcionadas ao aprendizado de posturas não violentas, em prol da convivialidade pacífica.
          5. Dogmatismo: o risco da subjugação; as lavagens cerebrais; a retrogradação. A necessidade das ações reeducativas de opção pela tares, permitindo o convívio verponológico.
          6. Ostracismo: o risco do isolamento patológico; a anticonvivialidade; o elitismo. A necessidade das ações reeducativas nas interações conscienciais, em benefício da ortoconvivialidade.
          7. Toxicomania: o risco de se lançar à criminalidade e à morte; as substâncias tóxicas; o álcool; a cocaína; o crack; a heroína; o LSD; a maconha; os anabolizantes. A necessidade das ações reeducativas de desintoxicação, possibilitando a convivialidade reinclusora.
          Condições. Sob a ótica da Conviviologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 17 condições propícias e prioritárias, indicadas ao crescendo reeducação-ortoconvívio da conscin intermissivista:
          01. Acolhimento: a reeducação fraterna; o sorriso; a atitude receptiva; a atratividade interassistencial da conscin acolhedora.
          02. Afetividade: a reeducação afetiva; a maturidade afetiva; o autoafeto; o heteroafeto; as trocas afetivas lúcidas fomentando o processo de convivência.
          03. Amizade: a reeducação amistosa; a escolha de parcerias; a amizade raríssima; a dupla evolutiva; a convergência para o bem-estar convivial.
          04. Autorganização: a reeducação autorganizacional; os hábitos de disciplina profilática; a autorganização de rotina útil diária permeando os procedimentos e compromissos comunitários.
          05. Cosmoética: a reeducação cosmoética; as ideias universalistas; o desencadeamento da convivência cosmoética a partir do ensino silencioso do autexemplarismo.
          06. Democracia: a reeducação democrática; o clima pedagógico-democrático; a reverberação da autonomia tarística; o impacto da liderança libertária no grupo evolutivo.
          07. Discernimento: a reeducação discernidora; a harmonização e a serenidade compartilhada pelo grupo de convivência resultante do juizo crítico, comedimento e equilíbrio pessoal.
          08. Docência: a reeducação docente; a interação tarística; a expansão da criatividade e da autoconfiança; o impacto do papel do agente retrocognitor no cotidiano convivial da sala de aula.
          09. Força presencial: a reeducação energética; a força presencial incrementando as relações interpessoais.
          10. Interlocução: a reeducação interlocutória; a argumentação com clareza e objetividade; a comunicação adequada estreitando as interrelações diuturnas multidimensionais.
          11. Liderança: a reeducação liderológica; a liderança autexemplarista; a auto e heteromotivação; a assertividade intervindo na produtividade satisfatória do grupo evolutivo.
          12. Neofilia: a reeducação neofílica; o incentivo ao abertismo desde tenra idade; os processos coletivos enriquecidos pela neopensenidade.
          13. Ortopensenidade: a reeducação autopensênica; a pensenidade sadia; a recin; a autoconvivialidade ortopensênica influindo nas interlocuções assistenciais.
          14. Paradireitologia: a reeducação paradireitológica; os princípios pessoais cosmoéticos; a abnegação; a observância interpares dos paradeveres; a vivência grupocármica das nuanças de paradiplomacia.
            15. Parapsiquismo: a reeducação parapsíquica; a rotina diária para o desenvolvimento do parapsiquismo; a sinalética parapsíquica; os parafenômenos; os extrapolacionismos; os registros pessoais; as autoparapercepções qualificando a convivialidade.
            16. Profissionalismo: a reeducação profissional; a escolha discernidora; a responsabilidade profissional; os trafores; o profissionalismo lúcido qualificando o ambiente laboral.
            17. Somaticidade: a reeducação somática; os hábitos saudáveis; os exercícios físicos; a adequação de carga horária de sono; o equilíbrio somático potencializando a homeostasia convivial.


                                                      VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o crescendo reeducação-ortoconvívio, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Afinidade cognitiva: Autocogniciologia; Homeostático.
            02. Amizade interativa: Conviviologia; Neutro.
            03. Amizade raríssima: Conviviologia; Neutro.
            04. Bem-estar: Homeostaticologia; Homeostático.
            05. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
            06. Conexão interdimensional: Conexologia; Neutro.
            07. Conflituosidade: Conflitologia; Nosográfico.
            08. Harmonia existencial: Harmoniologia; Homeostático.
            09. Harmoniologia: Cosmoeticologia; Homeostático.
            10. Interconfiança: Interconfianciologia; Homeostático.
            11. Reeducação para a paz: Pacifismologia; Homeostático.
            12. Reeducação social: Reeducaciologia; Homeostático.
            13. Relação conscin-consciex: Conviviologia; Neutro.
            14. Relação de discernimento: Discernimentologia; Homeostático.
            15. Relação interconsciencial: Paraconviviologia; Neutro.
 O CRESCENDO REEDUCAÇÃO-ORTOCONVÍVIO REFINA-SE
  PELO REENQUADRAMENTO DA CONSCIN NA CAPACITAÇÃO HOLOSSOMÁTICA PARA O COEXISTIR HARMONIOSO,
 AMPLIADO NOS VISLUMBRES DA MEGAFRATERNOLOGIA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, na condição de autopesquisador(a) intermissivista, se percebe no processo de priorização do crescendo reeducação-ortoconvívio? Utiliza de modo satisfatório os atributos pessoais, interagindo nas parcerias pelo bem-estar coletivo através do fraternismo interassistencial?
            Bibliografia Específica:
            1. Freire, Paulo; Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa; pref. Edina Castro de Oliveira; 166 p.; 3 caps.; 3 enus.; glos. 31 termos; alf.; 14 x 10,5 cm; br.; 7ª Ed.; Paz e Terra; São Paulo, SP; 1998; páginas 23 a 165.
            2. Seligman, Martin E. P.; Florescer: Uma Nova Compreensão sobre a Natureza da Felicidade e do Bem-estar (Flourish); revisão Fernanda Hamann de Oliveira; trad. Cristina Paixão Lopes; 362 p.; 10 caps.; 87 enus.; 10 gráfs.; 17 tabs.; 1 website; 261 notas; 315 refs.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Objetiva; Rio de Janeiro, RJ; 2011; páginas 19 a 40, 46 a 55, 57 a 74, 91 a 111, 127 a 141, 153 a 168 e 260 a 262.
            3. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps. 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 502 a 763.
           4. Idem; Manual da Dupla Evolutiva; revisores Alexander Steiner; Cristiane Ferraro; & Graça Razera; 212 p.; 40 caps.; 15 E-mails; 88 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 teste; 2 websites; 16 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 26 a 28 e 74 a 76.
           5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 665, 666 e 725 a 733.
                                                                                                                        N. P.