Crescendo Perdão-Libertação

O crescendo perdão-libertação é o processo gradativo de a consciência lúcida ampliar a interdependência sadia, a partir da decisão íntima de conviver em harmonia, eliminando os conflitos interpessoais pela autodecisão de retomar a dinâmica evolutiva pessoal e potencializar a autodisponibilidade interassistencial.

Você, leitor ou leitora, já vivenciou o crescendo perdão-libertação?

      CRESCENDO PERDÃO-LIBERTAÇÃO
                                     (CONVIVIOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O crescendo perdão-libertação é o processo gradativo de a consciência lúcida ampliar a interdependência sadia, a partir da decisão íntima de conviver em harmonia, eliminando os conflitos interpessoais pela autodecisão de retomar a dinâmica evolutiva pessoal e potencializar a autodisponibilidade interassistencial.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo crescendo provém do idioma Italiano, crescendo, e este do idioma Latim, crescendum, de crescere, “crescer; brotar; nascer; ser criado; elevar-se; engrandecer-se; aumentar; multiplicar-se”. Apareceu no Século XIX. A palavra perdão vem do idioma Latim Medieval, perdonet, “que ele perdoe”, e esta de perdonare, “perdoar; desculpar”. Surgiu no Século XIII. O termo liberto vem do idioma Latim, libertus, “liberto; forro”. Apareceu no Século XIV. O vocábulo libertação surgiu no Século XVI.
         Sinonimologia: 01. Crescendo indulto-liberação. 02. Crescendo da compreensão. 03. Crescendo da heterocompreensão. 04. Progressão da reconciliação. 05. Crescendo da absolvição libertativa. 06. Crescendo da libertação grupocármica. 07. Desamarração. 08. Princípio da convivência pacífica. 09. Autoliberação interprisional. 10. Autoflexibilização.
         Neologia. As 3 expressões compostas crescendo perdão-libertação, crescendo perdãolibertação grupocármico e crescendo perdão-libertação policármico são neologismos técnicos da Conviviologia.
         Antonimologia: 01. Crescendo das interprisões grupocármicas. 02. Regressão evolutiva. 03. Crescendo da antiassistencialidade. 04. Crescendo das autocorrupções. 05. Crescendo da retaliação. 06. Crescendo das imaturidades. 07. Crescendo das pendências evolutivas. 08. Crescendo da autassedialidade. 09. Crescendo indignação-vingança. 10. Crescendo da autovitimização.
         Estrangeirismologia: o upgrade evolutivo e afetivo; a consciential freedom; o Conviviarium; o Autoprioritarium; a open mind; o turning point; o full time interassistencial; a performance evolutiva sadia.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às prioridades evolutivas.
         Megapensenologia. Eis 7 megapensenes trivocabulares caracterizando o tema: – Perdão: primeira assistência. Perdão significa religação. Perdão significa vontade. Todo perdão liberta. Libertemo-nos por dentro. Perdão significa força. Todo perdão eleva.
         Citaciologia: – Compreender tudo é tudo perdoar (Léon Tolstói, 1828–1910).
         Proverbiologia. Eis 7 provérbios referentes ao tema: – Perdão, liquidação de conta. Dá-se perdão à necessidade. Sem perdão não há futuro. Muito amor, muito perdão. Águas passadas não movem moinhos. O que passou, passou. Perdoa ao ofensor e sairás vencedor.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da heteroconciliação; os ortopensenes; a ortopensenidade; o holopensene da convivência sadia; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; a orientação do pen nas manifestações pensênicas; o espírito de fraternidade no holopensene da vida intrafísica; a capacidade de reestruturação dos autopensenes; a retilinearidade autopensênica; a capacidade de transformar e qualificar os autopensenes a respeito de situações ou pessoas; a autossustentabilidade pensênica no crescendo perdão-libertação.
          Fatologia: a heterocompreensão na condição de libertação da interprisão grupocármica; o emprego autoconsciente da prática do perdão nas imaturidades e nos erros cometidos por outrem; o exemplo pessoal do perdão; a liberdade conquistada através da vivência intencional na condição de exemplificador dos próprios princípios cosmoéticos; os proveitos evolutivos obtidos através do perdão; o saldo positivo na conta-corrente grupocármica; a desamarração advinda da vivência do pacifismo cosmoético; a convivência harmônica finalizando conflitos afetivos e potencializando a interassistência; o antiegoísmo autêntico; o silêncio; a retaliação; as autoculpas; os arrependimentos ou remorsos pessoais; as justificativas apresentadas; a insatisfação afetiva; a vingança; as emoções desequilibradas e a supervalorização do sofrimento; as iniciativas conciliatórias libertadoras; a autopesquisa para não culpar ou criar expectativas frustradas pelas mudanças do outro; a capacidade de sobrepairar as imaturidades na busca de isenção e equilíbrio; o bom senso e a racionalidade nas resoluções de conflitos; a determinação sensata com o emprego da reflexão e do discernimento; a perseverança na decisão do perdão-libertação; a compreensão antecipada a todos (heteroperdão); a responsabilidade integral para si (autoimperdoamento); a resolução de não adiar os problemas pendentes; o prosseguimento da jornada evolutiva; o perdão liberando a consciência da condição de algoz ou vítima; o perdão relacionado à decisão íntima de mudar a si mesmo e não tentar mudar o outro; a autocura; a autolibertação; a heterolibertação; a interassistência em prol de bem-estar e de suporte afetivo; a solidariedade lúcida no caminho para a megafraternidade; o direito de liberdade conquistado no desprendimento dos grilhões emocionais do ressentimento e da mágoa; a convivência lúcida e sadia consigo mesmo; a reciclagem pessoal; as mudanças de posturas; a interassistencialidade enquanto forma evoluída de recomposição grupocármica; o crescendo perdão-libertação na condição de senha para a retomada da dinâmica evolutiva pessoal e a melhora na qualidade de vida.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a assistência dos amparadores à pessoa sinceramente motivada para a reconciliação; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a pacificação das emoções melhorando o padrão das energias e libertando a consciência das amarras patológicas do passado.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autorreflexão–mudança comportamental; o sinergismo vontade inquebrantável–esforço perseverante–intencionalidade cosmoética na ampliação do convívio sadio; o sinergismo empatia-afeição-intercompreensão; o sinergismo autempenho evolutivo–autodisponibilidade assistencial; o sinergismo desdramatizações-reciclagens; o sinergismo das reconciliações grupocármicas.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da megafraternidade; o princípio do heteroperdão; o princípio de o menos doente assistir ao mais doente; o princípio autossuperador da libertação da interprisão grupocármica; o princípio da reconstrução da harmonia holossomática; o princípio da interassistencialidade; o princípio da convivialidade sadia; o princípio cosmoético do não acumpliciamento com o erro identificado.
          Codigologia: a minimização das interprisões grupocármicas através de cláusula do código pessoal de Cosmoética (CPC); a teática do código grupal de Cosmoética (CGC); o código de valores pessoais abrangendo o aproveitamento prolífico da existência.
          Teoriologia: a autoconscientização quanto à recomposição necessária na teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da Conviviologia Cosmoética; a teoria da evolução através dos autesforços; a teoria da evolução consciencial em grupo; a teoria da evolutividade consciencial interassistencial; a teoria da coevolução; a teoria da pacificação íntima promover a paz ao derredor.
          Tecnologia: a técnica do pré-perdão assistencial; a eliminação de mágoas e ressentimentos através da técnica da dupla evolutiva; a técnica da visão panorâmica aplicada; a técnica da assistência tarística; a técnica do sobrepairamento analítico; a técnica da autodecisão; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da desdramatização emocional; a técnica da atribuição de 3 qualidades (valorização do assistido).
          Voluntariologia: o voluntariado tarístico nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Despertologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Duplologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível dos Consciencioterapeutas; o Colégio Invisível dos Conscienciometrologistas.
          Efeitologia: o efeito do crescendo perdão-libertação demonstrado nos atos pessoais; o efeito halo do heteroperdão; o efeito do perdão na liberação de energia dos nós afetivo-energéticos do psicossoma (queloides emocionais); os efeitos da ampliação da visão de conjunto (autopesquisa, autoconhecimento) na capacidade de heterocompreensão; os efeitos da libertação grupocármica; o efeito halo da higidez pensênica possibilitando a atuação dos amparadores; o efeito halo da conduta exemplarista cosmoética; o efeito evolutivo e pacificador da convivência sadia.
          Neossinapsologia: as neossinapses derivadas do crescendo perdão-libertação; as neossinapses da reeducação afetiva; as neossinapses das convivências prolíficas; a reciclagem das retrossinapses abrindo espaço às neossinapses; a flexibilidade cognitiva geradora de neossinapses; as neossinapses sobre si mesmo; as neossinapses fraternas e cosmoéticas.
          Ciclologia: o ciclo adversidade-perdão-superação-exemplarismo-interassistência; o ciclo de reconciliações grupocármicas; o ciclo autoconsciencioterápico; o ciclo encontros-desencontros-reencontros; o ciclo erros-acertos-reciclagens-autorretratações; o ciclo autoconscienciométrico; o ciclo empatia-sobrepairamento-desdramatização-anticonflitividade; o ciclo mudança de postura–harmonia holossomática.
          Enumerologia: a flexibilização; a compreensão; a reconciliação; a pacificação; a união; a libertação; a assistência.
          Binomiologia: o binômio autopesquisa-interassistência; o binômio antivitimização-benignidade; o binômio autodiscernimento-autossuperação; o binômio autocura-reconciliação; o binômio admiração-discordância; o binômio resiliência-exemplarismo; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio experiência-aprendizagem; o binômio sobrepairar–abrir mão; o binômio (dupla) assistente-assistido.
          Interaciologia: a interação perdão-libertação; a interação autassédio-autovitimização; a interação inteligência evolutiva–cosmovisão; a interação libertação-pacificação; a interação autodesassédio-heteroperdoamento; a interação amparador-amparando; a interação convivialidade sadia–comunicabilidade fraterna.
          Crescendologia: o crescendo perdão-libertação; o crescendo intercompreensão-intercooperação; o crescendo autoimperdoador-heteroperdoador; o crescendo inteligência emocional–inteligência mentalsomática–inteligência evolutiva; o crescendo vontade-intenção-determinação-realização; o crescendo crise-crescimento; o crescendo das autossuperações; o crescendo lucidez-reconciliação-interassistencialidade-evolução.
          Trinomiologia: o trinômio perdão-pacificação-liberação; o trinômio mágoa-perdão-compreensão; o trinômio perdão-libertação-assistência; o trinômio autossuperar-exemplificar-interassistir; a neutralidade do trinômio abnegação-autorrenúncia-autossacrifício; o trinômio autoconscienciometria-autocura-heterassistência; o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistência; o trinômio pessoal posicionamento-comportamento-exemplificação.
          Polinomiologia: o polinômio autoinvestigação–autodiagnóstico–autenfrentamento–autossuperação–eficácia autopesquisística; o polinômio vontade-intenção-determinação-posicionamento; o polinômio compreensão-empatia-autossustentabilidade-autavaliação; o polinômio Grupocarmologia-Interprisiologia-Conscienciometrologia-Consciencioterapia; o polinômio determinação-perseverança-disciplina-autorganização para eliminar o ressentimento; o polinômio decidir-atualizar-reciclar-reeducar; o polinômio concórdia energética–paz entre egos–interconfiança grupal–harmonização.
          Antagonismologia: o antagonismo relação transformadora / interprisão grupocármica; o antagonismo liberdade concedida / liberdade indeferida; o antagonismo proliferar recomposições / prorrogar acertos; o antagonismo afetividade madura / afetividade imatura; o antagonismo perdão / vingança; o antagonismo conservar / descartar; o antagonismo convivência acusatória / convivência conciliatória; o antagonismo isolamento patológico / abertismo consciencial.
          Paradoxologia: o paradoxo de aparentes derrotas poderem ser êxitos expressivos; o paradoxo da libertação gerar a união.
          Politicologia: a lucidocracia; a evoluciocracia; a assistenciocracia; a democracia; a conscienciocracia; a proexocracia; a cosmoeticocracia; a autopesquisocracia; a discernimentocracia.
          Legislogia: a lei da empatia; a lei da afinidade interconsciencial; a lei da interdependência consciencial; a lei da grupalidade; a lei da interassistencialidade; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço evolutivo; a superação da lei patológica de talião com a interassistencialidade.
          Filiologia: a conviviofilia; a voliciofilia; a liberofilia; a determinofilia; a interassistenciofilia; a conscienciofilia; a raciocinofilia; a intencionofilia.
          Sindromologia: a superação da síndrome da autovitimização; o sobrepujamento da síndrome do justiceiro.
          Mitologia: o mito da transposição de desafios sem autesforços; o combate ao mito da perfectibilidade; o mito do “perdoar é esquecer”; o mito do “outro ser a causa do sofrimento”; o mito do perdão ser sinal de fraqueza.
          Holotecologia: a duploteca; a evolucioteca; a assistencioteca; a convivioteca; a despertoteca; a mentalsomatoteca; a determinoteca; a interassistencioteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Duplologia; a Duplocarmologia; a Evoluciologia; a Recexologia; a Autovivenciologia; a Cosmoeticologia; a Interassistenciologia; a Autodiscernimentologia; a Perdonologia; a Liberologia; a Holomaturologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin afetiva; a dupla evolutiva; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin evolutivamente madura; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentarista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o escritor; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o duplista; o duplólogo.
          Femininologia: a acoplamentarista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a escritora; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a duplista; a duplóloga.
          Hominologia: o Homo sapiens perdonator; o Homo sapiens duplologus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens affectuosus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens libertarius.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: crescendo perdão-libertação grupocármico = o ato de a consciência lúcida quanto à reconciliação e interassistencialidade, através do exemplarismo, mudar o curso da evolução pessoal e grupal; crescendo perdão-libertação policármico = o ato de a consciência lúcida quanto à interassistencialidade, dedicada à busca teática da megafraternidade, praticar o perdão libertário antecipado a todos, universalmente.
          Culturologia: a cultura da convivialidade cosmoética e fraterna; a cultura evoluída da dupla evolutiva sendo vivência inicial da megafraternidade; a substituição da cultura patológica da autovitimização pela cultura da interassistencialidade cosmoética; a cultura das autopriorizações evolutivas; a cultura do autodesassédio; a cultura da pacificação; a cultura da liberdade sadia.
          Taxologia. Sob a ótica da Conviviologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 9 atitudes incompatíveis ao crescendo perdão-libertação:
          1. Alexitimia: o crescendo perdão-libertação não é a autoincapacitação para expressar e descrever sentimentos autoconflitivos.
          2. Arrogância: o crescendo perdão-libertação não é a suposta superioridade de quem perdoou.
          3. Autocorrupção: o crescendo perdão-libertação não é a anuição com o erro identificado sem autorreflexão.
          4. Autofuga: o crescendo perdão-libertação não é a evitação dos autenfrentamentos.
          5. Conformismo: o crescendo perdão-libertação não é a aceitação da situação incômoda sem a devida criticidade.
          6. Indiferença: o crescendo perdão-libertação não é a falta de interesse, de posicionamento ou de consideração.
          7. Negação: o crescendo perdão-libertação não é o fingir estar tudo bem, quando não está, negando os aspectos desagradáveis da realidade.
          8. Rejeição: o crescendo perdão-libertação não é o autafastamento voluntário da situação ou da pessoa a ser assistida.
          9. Subjugação: o crescendo perdão-libertação não é a sujeição às crenças pessoais.
          Caracterologia. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 8 atitudes estruturantes do crescendo perdão-libertação:
          1. Abertismo consciencial: o despojamento íntimo e a conquista cosmoética da heterocompreensão incondicional.
          2. Antiporão consciencial: a subcerebralidade domada e a conquista da superação das imaturidades promovendo a autoqualificação assistencial e a dinamização da evolução pessoal e grupal.
          3. Assistencialidade: a solidariedade lúcida e o caminho para a conquista da megafraternidade.
          4. Autopesquisa: a análise dos traços conscienciais e a conquista da aceleração do autoconhecimento e da homeostase holossomática.
          5. Autossuperação: a persistência nos autenfrentamentos diários e a conquista do senso de pacificação, da satisfação íntima e da motivação.
          6. Autossustentabilidade: a autolucidez e a conquista da ortopensenidade.
            7. Cosmoética: a intencionalidade sadia das ações e dos pensenes, e a conquista da maturidade consciencial.
            8. Cosmovisão: o sobrepairamento, a visão panorâmica e a conquista da imperturbabilidade.


                                                      VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o crescendo perdão-libertação, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
            02. Afetividade duradoura: Duplologia; Neutro.
            03. Autoimperdoador: Holomaturologia; Homeostático.
            04. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
            05. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
            06. Crescendo das autossuperações: Crescendologia; Homeostático.
            07. Crescendo evolutivo: Crescendologia; Homeostático.
            08. Interprisiologia: Grupocarmologia; Nosográfico.
            09. Liberdade interior: Autocogniciologia; Neutro.
            10. Liberdade vinculada: Vinculologia; Neutro.
            11. Liberologia: Evoluciologia; Homeostático.
            12. Neopatamar libertário: Intrafisicologia; Homeostático.
            13. Pré-perdão assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
            14. Relação interconsciencial: Paraconviviologia; Neutro.
            15. Sobrepairamento: Holomaturologia; Homeostático.
  O CRESCENDO PERDÃO-LIBERTAÇÃO, EMBASADO PELA
   ORTOPENSENIDADE, BUSCA, POR MEIO DA INTERCOMPREENSÃO E DA INTERASSISTENCIALIDADE, A RECONCILIAÇÃO COSMOÉTICA E A EVOLUÇÃO CONSCIENCIAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivenciou o crescendo perdão-libertação?
Busca compreender e assistir?
            Bibliografia Específica:
            1. Balona, Málu; Autocura Através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; apres. Daniel Muniz; pref. Cristina Arakaki; pref. da 1ª edição Marina Thomaz; revisores Alexander Steiner; et al.; 354 p.; 2 seções; 11 caps.; 20 cenografias; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 3 esquemas; 125 expressões e ditos populares; 72 filmes; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 25 infográficos; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 15 websites; 2 apênds.; glos. 86 termos; 324 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 25, 45, 46, 55, 72, 75, 77, 85, 126, 130, 159, 163, 164, 183 e 202 a 204.
            2. Idem; Binômio Antivitimização-Autobenignidade aplicado à Autocuroterapia; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 12; N. 1; Associação Internacional de Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março; 2008; páginas 62 a 73.
            3. Carvalho, Patrícia; O Significado do Perdão para a Assistência; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 9; N. 4; Associação Internacional de Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro; 2005; páginas 341 a 353.
            4. Daou, Dulce; Autoconsciência e Multidimensionalidade; pref. Tania Guimarães; revisoras Ana Flávia Magalhães Pinto; et al.; 296 p.; 3 seções; 14 E-mails; 106 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 18 webgrafias; 8 websites; glos. 171 termos; 174 refs.; alf.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; páginas 222, 227 e 229.
           5. Goleman, Daniel; Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária que redefine o que é Ser Inteligente (Emotional Intelligence); revisores Fátima Tereza Jorge Fadel; Izabel Cristina Aleixo; & Domício Antônio dos Santos; trad. Fabiano Morais; 376 p.; 5 seções; 16 caps.; 156 enus.; 1 ilus.; 6 apênds.; 401 notas; alf.; 23 x 16 x 3 cm; br.; 29ª Ed.; Objetiva; Rio de Janeiro, RJ; 1995; páginas 110 a 178.
           6. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 2.000 itens; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 138 e 139.
           7. Idem; Manual da Dupla Evolutiva; revisores Alexander Steiner; Cristiane Ferraro; & Graça Razera; 212 p.; 40 caps.; 15 E-mails; 94 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 2 websites; 16 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 26 a 28.
           8. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 megapensenes trivocabulares; 1 anexo; 29 refs.; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 231 e 277.
           9. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 129, 428, 461, 721 e 722.


                                                                                                                     V. T. S.