A parafetividade terapêutica é o conjunto de ampla modalidade de afetos, humores e sentimentos transcendentes, compondo a psicossomaticidade sadia gerada por fenômenos parapsíquicos vivenciados pela conscin, homem ou mulher, passíveis de desencadear, facilitar, gerar, induzir, propiciar, amplificar ou potencializar a autocura.
Você, leitor ou leitora, utiliza de modo autoconsciencioterápico a parafetividade? Quais iniciativas tem empreendido para aprimorar essa condição?
PARAFETIVIDADE TERAPÊUTICA (AUTOCONSCIENCIOTERAPIA) I. Conformática Definologia. A parafetividade terapêutica é o conjunto de ampla modalidade de afetos, humores e sentimentos transcendentes, compondo a psicossomaticidade sadia gerada por fenômenos parapsíquicos vivenciados pela conscin, homem ou mulher, passíveis de desencadear, facilitar, gerar, induzir, propiciar, amplificar ou potencializar a autocura. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O elemento de composição para vem do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O termo afetividade deriva do idioma Latim, affectivus, “que exprime desejo; afetivo”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo terapêutica procede do idioma Grego, therapeutikê, “Arte, Ciência de cuidar e tratar de doentes e doenças”, e este de therapeúo, “curar; tratar; cuidar”. Apareceu no Século XVII. Sinonimologia: 1. Parafetividade autocurativa. 2. Parafetividade geradora de homeostase holossomática. Neologia. As 3 expressões compostas parafetividade terapêutica, parafetividade terapêutica básica e parafetividade terapêutica avançada são neologismos técnicos da Autoconsciencioterapia. Antonimologia: 1. Parafetividade doentia. 2. Parafetividade geradora de desequilíbrio holossomático. Estrangeirismologia: a reversão do zapping emocional; os critérios definidores do sensation seeker. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento parafetivo. Coloquiologia. O ato de não carregar nas tintas. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal de saúde psicossomática; a autopensenidade geradora de calor às experimentações; a autoincapacitação pela esquiva da troca de influências pensênicas; o holopensene da Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); os ortopensenes; a ortopensenidade; a natureza do carregamento da pensenidade. Fatologia: o estudo das tonalidades afetivas pessoais; a variação de brilho das experiências psíquicas; a mobilização mental em torno da ideia magna; a impotência da emoção em solucionar dilemas evolutivos complexos; o autodiscernimento afetivo; a vida relacional amadurecida; a rigidez afetiva; os trafares psicossomáticos impeditivos da autopacificação; o vácuo autocognitivo do monopólio coronochacral; o melindre em admitir a sentimentalidade; a deturpação apriorística do afeto em pieguismo frívolo; a autoconstrução da alexitimia; a negação do outro; as desrazões; o emocionalismo lacrimogêneo; o indiferentismo doentio quanto ao controle técnico da adrenalina; o equívoco teático entre autocontrole e frieza; a afabilidade às verpons; a predisposição de ânimo sadia; a autocoerência emocional; a risibilidade mental autodesassediadora; a ausência de fervores cunhada na placidez da fisionomia; o desenvolvimento dos acordes psicossomáticos policármicos; o tônus afetivo basal de acolhimento; o humor favorável ao sobrepairamento analítico; o ato de estar por inteiro na consecução da autoprescrição; a sabedoria dos sentimentos; o reprocessamento emocional habitual e sem maiores esforços; a contenção cosmoética do fogo das paixões pessoais; a escuta técnica das correntes profundas do microuniverso; a inteligência em determinar os parâmetros afetivos pessoais homeostáticos; a adequação de abordagem autoconsciencioterápica da psicossomaticidade; o empenho em permanecer no estado de serenidade íntima; a opção pelo autodesassédio; a matriz cognitiva de benignidade; a descoberta dos louros da interassistencialidade; a leveza pessoal aglutinadora; a antiofensividade cotidiana; o senso apurado de generosidade; a bondade paragenética transbordante; o exemplo silencioso da manifestação de eutimia; a força da eudemonia cosmoética; o vínculo autêntico às ideias avançadas interassistenciais; a megaciência da bondade. Parafatologia: a parafetividade terapêutica; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a aura de saúde; a transcendência parapsíquica através da maternagem; o extrapolacionismo parapsíquico por meio da autocientificidade; o irrompimento do psicossoma; a paracirurgia de repercussão holossomática; as paramizades; os encontros extrafísicos reforçadores de vínculos; os trabalhos extrafísicos conjuntos eclodindo o sentimento de parapertencimento; a paraconfinaça; a parasserenidade; a paragratidão; a anticonflitividade projetiva; o fenômeno parapsíquico gerador de autocura; a paradmiração interconsciencial incondicional; o oxímoro parafetivo da iscagem assistida; o para-humor facilitador da tara parapsíquica abrangente; o senso lúcido de para-humanidade. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo patológico pudor quanto ao bem-estar–tolerância com sentimentos autodestrutivos; o sinergismo evoluciente-consciencioterapeuta; o sinergismo distanciamento afetivo–cosmovisão; o sinergismo empatia–teática cosmoética; o sinergismo autoconfiança-leveza; o sinergismo código pessoal de Cosmoética (CPC)–autoprescrição consciencioterápica; o sinergismo entendimento teórico–vivência prática. Principiologia: o princípio de ninguém curar ninguém; o princípio de o menos doente ajudar o mais doente. Codigologia: a dimensão afetiva do código de conduta pessoal; o valor atribuído ao código duplista de Cosmoética (CDC). Teoriologia: a teoria do desenvolvimento das tonalidades afetivas e parafetivas; a teoria do autesforço evolutivo; a teoria da inteligência fixa; a teoria da inteligência moldável. Tecnologia: a técnica da respiração rítmica; a técnica da projecioterapia temática sobre a gratidão; a técnica da projecioterapia temática sobre a reconciliação; a técnica do autoposicionamento quanto à gratidão; a técnica da construção do dicionário afetivo; a técnica da construção do dicionário parafetivo; a técnica do arco voltaico craniochacral. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganização; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico Serenarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Autoconsciencioterapia; o Colégio Invisível da Homeostaticologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia. Efeitologia: o efeito da gentileza na capacidade de heterodesassédio; o efeito da gratidão no estado de autocontentamento sereno; o efeito da disposição para se colocar no lugar do outro sobre a amplificação do senso de moralidade; o efeito do desapego da mágoa no desbloqueio cardiochacral; o efeito de não pensar mal de ninguém sobre a estabilidade emocional; o efeito de dar a devida atenção social às necessidades alheias sobre o ganho de autoridade moral; o efeito do desejo de ser amado na incapacidade genuína de amar. Neossinapsologia: a aquisição de neossinapses de sentimentos e parassentimentos incondicionais. Ciclologia: o ciclo consciencioterápico autodesconstrução-autorreconstrução; a superação do ciclo de aprisionamento doentio através do rancor-revide-autoculpa; o ciclo autolibertador heteroperdão-alívio-autaprazimento; a evitação do ciclo narcísico autanestesia–bulimia emocional; a nulificação do ciclo egocêntrico obtusidade conviviológica–impermeabilidade social incooperativa; o rompimento com o ciclo de acordos tácitos mediocrizantes da amizade ociosa; o ciclo de intercâmbio de trafores da amizade raríssima. Enumerologia: a parafetividade terapêutica teórica; a parafetividade terapêutica prática; a parafetividade terapêutica teática; a parafetividade terapêutica negligenciada; a parafetividade terapêutica valorizada; a parafetividade terapêutica autotransformadora; a parafetividade terapêutica cosmovisiológica. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio desassombro cosmoético–neofilia; o binômio tenepes-autoconsciencioterapia; o binômio saúde-doença; o binômio caneta-papel; o binômio travão intocado–postergação da maturidade; o binômio cérebro-paracérebro. Interaciologia: a interação pensamento-sentimento-energia; a interação autocura–intervenção parapedagógica; a interação ensino–intervenção paraterapêutica. Crescendologia: o crescendo afeto-parafeto; o crescendo gratidão-paragratidão; o crescendo admiração-paradmiração; o crescendo senso de pertencimento–senso de parapertencimento; o crescendo empatia-megafraternidade; o crescendo assistencial egocarmalidade-grupocarmalidade-policarmalidade; o crescendo eu emocional–nós parafetivo. Trinomiologia: o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio patológico desconfiança-autoinsegurança-distimia; o trinômio autoconfiança-autossegurança-generosidade; o trinômio inteligência autoconsciencioterápica–parafetividade terapêutica–ação trafaricida. Polinomiologia: o polinômio afeto-emoção-humor-paixão-sentimento; o polinômio parafeto–paraemoção–para-humor–parapaixão–parassentimento; os desvios da afetividade através do polinômio embotamento-labilidade-monorritmia-inadequação. Antagonismologia: os aspectos afetivos e parafetivos do antagonismo adultidade / infantilidade; o antagonismo desdém / supervalorização do afeto; o antagonismo influenciar / ser influenciado; o antagonismo afetar / ser afetado; o antagonismo tranquilidade íntima / autodescontentamento ansioso; o antagonismo androssoma / ginossoma quanto à tendência de erros da autopesquisa emocional; a visão monocular e simplista do antagonismo razão / emoção. Paradoxologia: o paradoxo do sentimento de não ter sentimento. Politicologia: a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a assistenciocracia; a evoluciocracia; a homeostaticocracia; a terapeuticocracia; a discernimentocracia. Legislogia: a lei do maior esforço; a lei da causa e efeito; a lei da evolução para todos. Filiologia: a autognosiofilia; a conscienciofilia; a cosmoeticofilia; a lucidofilia; a neofilia; a patofilia. Fobiologia: a decidofobia; a fronemofobia; a hipengiofobia; a patofobia. Sindromologia: a síndrome de Cinderela; a síndrome da autovitimização; a síndrome da insegurança; a síndrome da prospectiva trágica; a síndrome da ectopia afetiva. Maniologia: a mania de negação irrestrita do psicossoma; a mania de ser leniente com os aspectos patológicos da afetividade; a mania de esquiva da maturidade parafetiva. Mitologia: o mito de perda do controle através da experiência afetiva; o mito de perda do controle através da experiência parapsíquica. Holotecologia: a consciencioterapeuticoteca; a conscienciometroteca; a heuristicoteca; a experimentoteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Autoconsciencioterapia; a Conscienciometrologia; a Holomaturologia; a Experimentologia; a Autodiscernimentologia; a Psicossomatologia; a Homeostaticologia; a Perdonologia; a Paracerebrologia; a Paraclínica. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o agendador consciencioterápico; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o paratecnólogo. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a agendadora consciencioterápica; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a paratecnóloga. Hominologia: o Homo sapiens conscientiotherapeuticus; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens experiens. V. Argumentologia Exemplologia: parafetividade terapêutica básica = o conjunto de vivências parafetivas enriquecedoras desencadeante de autocura pontual; parafetividade terapêutica avançada = o conjunto de vivências parafetivas enriquecedoras desencadeante de múltiplas autocuras. Culturologia: a cultura da autopacificação; a cultura da megaeuforização. Estágios. Sob a ótica da Consciencioterapia, a saúde das manifestações pensênicas relativas ao sen é processo contínuo e dinâmico, passível de dissecção através da heurística autoconsciencioterápica em 4 vertentes distintas e complementares, listadas em ordem funcional: 1. Infantilidade. A desconstrução da infantilidade afetiva quanto ao perfil psíquico de pedinte. Exemplos: a mágoa, o melindre, a desafeição, a ingratidão, o descontentamento, a autoinsegurança. 2. Parainfantilidade. A desconstrução da infantilidade parafetiva quanto ao perfil parapsíquico de pedinte. Exemplos: o misticismo, o parapaixonamento, o congressus subtilis, o medo de consciexes. 3. Adultidade. A construção e a consolidação da adultidade afetiva quanto ao perfil psíquico de doador. Exemplos: o altruísmo, a gratidão, a satisfação benévola, a empatia, a cooperatividade. 4. Paradultidade. A construção e a consolidação da adultidade parafetiva quanto ao perfil parapsíquico de doador. Exemplos: o senso de para-humanidade, a paragratidão, a eudemonia cosmoética. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a parafetividade terapêutica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Afetividade: Psicossomatologia; Neutro. 02. Autocura: Consciencioterapia; Homeostático. 03. Autodiscernimento afetivo: Mentalsomatologia; Homeostático. 04. Autorremissibilidade consciencioterápica: Consciencioterapia; Homeostático. 05. Autossuperação específica: Experimentologia; Homeostático. 06. Carregamento na pensenidade: Pensenologia; Neutro. 07. Central Extrafísica da Fraternidade: Cosmovisiologia; Homeostático. 08. Evoluciente: Consciencioterapia; Homeostático. 09. Extrapolacionismo: Evoluciologia; Homeostático. 10. Magnanimidade: Automagnanimologia; Homeostático. 11. Repetição paciente: Experimentologia; Homeostático. 12. Saúde emocional: Autoconscienciometrologia; Homeostático. 13. Saúde parapsíquica: Autoconscienciometrologia; Homeostático. 14. Senso de parafiliação: Amparologia; Neutro. 15. Tara parapsíquica: Interassistenciologia; Homeostático. A IDENTIFICAÇÃO DO CONTEÚDO AUTOCONSCIENCIOTERÁPICO DA AUTEXPERIMENTAÇÃO PARAFETIVA CATALISA O FENÔMENO DA AUTOCURA, POR MEIO DA AUTODESCONSTRUÇÃO E AUTORRECONSTRUÇÃO COSMOÉTICAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, utiliza de modo autoconsciencioterápico a parafetividade? Quais iniciativas tem empreendido para aprimorar essa condição? Bibliografia Específica: 1. Almeida, Marco; & Carvalho, Rose; Para-afetividade: Proposição de Técnicas Consciencioterápicas; Artigo; Saúde Consciencial; Revista; Anuário; Vol. 1; N. 1; 2 E-mails; 28 enus.; 9 refs.; Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); Foz do Iguaçu, PR; Setembro, 2012; páginas 46 a 57. 2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 89. 3. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 571 a 676. M. A. A.