Paradoxo da Obviedade

O paradoxo da obviedade é a condição aparentemente contraditória de a consciência, intra ou extrafísica, ter dificuldade em perceber ou admitir fatos ou parafatos inegavelmente claros e incontroversos, podendo insistir em interpretações ou pontos de vista equivocados acerca da ocorrência.

Você, leitor ou leitora, consegue identificar o óbvio? Já pensou em ajudar as pessoas a enxergarem as obviedades cotidianas? Por quais motivos?

      PARADOXO DA OBVIEDADE
                                     (EVIDENCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O paradoxo da obviedade é a condição aparentemente contraditória de a consciência, intra ou extrafísica, ter dificuldade em perceber ou admitir fatos ou parafatos inegavelmente claros e incontroversos, podendo insistir em interpretações ou pontos de vista equivocados acerca da ocorrência.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo paradoxo vem do idioma Latim, paradoxon, e este do idioma Grego, parádoksos, “estranho; bizarro; extraordinário”. Surgiu no Século XVI. O termo óbvio deriva também do idioma Latim, obvius, “que vai ao encontro de; fácil; comum; trivial; corriqueiro; vulgar”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Paradoxo da evidência. 2. Paradoxo da incontestabilidade. 3. Paradoxo da indiscutibilidade. 4. Paradoxo da previsibilidade. 5. Paradoxo da irrefutabilidade.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 14 cognatos derivados do vocábulo obviedade: autobviedade; óbvia; obviada; obviado; obviar; obviativa; obviativo; obviável; óbvio; paraóbvia; paraobviedade; paraóbvio; superóbvia; superóbvio.
          Neologia. As 3 expressões compostas paradoxo da obviedade, paradoxo da obviedade intrafísica e paradoxo da obviedade multidimensional são neologismos técnicos da Evidenciologia.
          Antonimologia: 1. Paradoxo da ignorância. 2. Paradoxo das sutilezas da interassistencialidade.
          Estrangeirismologia: o Precognitarium; a obvious solution; o cela va de soi.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à percepção da evidência.
          Megapensenologia. Eis 6 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Há obviedades indiscutíveis. Luz excessiva enceguece. Natureza significa obviedade. Nossas obviedades evoluem. Obviedade: complexidade explicitada. Óbvio: pior análise.
          Coloquiologia: o fato óbvio para quem tem olhos de enxergar; a evidência clara como o dia; o ato de saltar aos olhos; o hábito de querer tapar o sol com a peneira; a obviedade expressa em só não vê quem não quer; o não visto debaixo das barbas; o ato de pensar até cair a ficha; o não falou, não disse.
          Citaciologia. Eis 5 citações pertinentes ao tema: – O óbvio é aquilo que ninguém enxerga, até que alguém o expresse com simplicidade (Khalil Gibran, 1883–1931). Nenhuma pergunta é tão difícil de se responder quanto aquela cuja resposta é óbvia (George Bernard Shaw, 1856–1950). É preciso ter uma mente muito fora do comum para analisar o óbvio (Alfred North Whitehead, 1861–1947). Quanto mais original for uma descoberta, mais óbvio parecerá depois (Arthur Koestler, 1905–1983). O óbvio é a verdade mais difícil de se enxergar (Clarice Lispector, 1920–1977).
          Proverbiologia: – O verdadeiro cego é aquele que não quer enxergar.
          Ortopensatologia: – “Obviedades. A maior demonstração da inteligência investigativa começa por saber identificar, e posicionar nos lugares exatos, as obviedades”.
          Filosofia: o Ignorantismo.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da obviedade; as autocontradições óbvias entre os pensenes sadios e os doentios; o antibagulhismo favorecendo a higidez autopensênica; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a obviedade; a dificuldade da conscin em admitir as evidências; a relatividade das certezas; o fato de o óbvio para certa pessoa poder não o ser para outra; as divergências de abordagem; as visões pessoais díspares acerca do mesmo evento; os filtros cognitivos; as autolimitações intraconscienciais; as autolimitações mesológicas; os autoconflitos dificultando a clareza mental; o contrassenso de o óbvio precisar ser explicado; o fato de nenhuma conscin poder enxergar tudo no Cosmos; o olhar questionador para além do conhecido, inclusive a rotina corriqueira; a evitação de análises e conclusões precipitadas; a autexperiência corroborando o entendimento da realidade vivenciada; a ampliação cognitiva após a mudança do ponto de vista do observador; a desconstrução das verdades cristalizadas; o abertismo consciencial para acolher o novo; a compreensão e assimilação graduais do paradigma consciencial; a clareza quanto à evolução da consciência gerando certeza íntima.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional profilático (EV) descortinando a realidade energética; a clareza quanto à sinalética energética e parapsíquica pessoal; a singularidade consciencial direcionando o olhar sobre fatos e parafatos; a bagagem holobiográfica da consciência; a autossuperação do cascagrossismo parapsíquico; a desenvoltura na assimilação simpática de energias (assim), permitindo sair de si e compreender o ponto de vista alheio; a proficiência na desassimilação simpática de energias (desassim), permitindo tornar a si e reformular certezas; o vislumbre da paraprocedência mudando a maneira de encarar vida; a Central Extrafísica da Verdade (CEV).


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo perceptibilidade-paraperceptibilidade; o sinergismo informação-observação-comprovação; o sinergismo cognição-cosmovisão.
          Principiologia: o princípio cosmoético e didático de respeitar as perguntas aparentemente óbvias; o princípio da descrença (PD); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) obviamente variando de consciência para consciência; a transcendência ao óbvio no código grupal de Cosmoética (CGC) priorizando o melhor para todos os envolvidos sempre.
          Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva (IE) no exame do óbvio aparente antes de decisões cruciais.
          Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade.
          Voluntariologia: o voluntariado da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) não remunerado.
          Laboratoriologia: os laboratórios conscienciológicos de desassédio mentalsomático (Tertuliarium, Holociclo e Holoteca).
          Colegiologia: os Colégios Invisíveis da Conscienciologia (CICs).
          Efeitologia: os efeitos homeostáticos óbvios da consecução da autoproéxis; os efeitos frequentemente superóbvios de todas as causas.
          Neossinapsologia: a ausência de sinapses para enxergar o óbvio de determinado assunto; a obviedade da possibilidade de mudança sináptica a partir da presença de verbação da verpon adquirida.
          Ciclologia: o ciclo evolutivo pessoal (CEP); o ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
          Enumerologia: a autexplicação da obviedade; a decodificação da obviedade; o desconhecimento da obviedade; a falácia da obviedade; a ignorância da obviedade; a revelação da obviedade; a transparência da obviedade. A obviedade camuflada; a obviedade conclusiva; a obviedade constrangedora; a obviedade desapercebida; a obviedade descartada; a obviedade matemática; a obviedade seriexológica.
          Binomiologia: o binômio obviedade-complexidade; a vivência do binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação indícios óbvios–diagnóstico preciso.
          Crescendologia: o crescendo sondagem-ponderação-constatação.
          Trinomiologia: o trinômio obviedade-banalidade-mediocridade; o trinômio concentração-atenção-memória; o trinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento.
          Polinomiologia: o polinômio circunstâncias-peculiaridades-invulgaridades-obviedades.
          Antagonismologia: o antagonismo obviedade / obscuridade; o antagonismo realidade óbvia / realidade sutil.
          Paradoxologia: o paradoxo da obviedade; o paradoxo da verdade relativa; os paradoxos da Serenologia; o paradoxo de ser preferível a dura realidade à mais doce ilusão.
          Politicologia: a proexocracia (Cognópolis).
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço evolutivo; a lei da afinidade evolutiva.
          Filiologia: a autocriticofilia; a cognofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia; a neofilia; a pesquisofilia; a raciocinofilia.
          Fobiologia: o medo de enxergar o óbvio.
          Sindromologia: a síndrome da apriorismose; a síndrome da dispersão consciencial; a eliminação da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB).
          Maniologia: a mania de procurar pelo em ovo.
          Mitologia: o mito de o óbvio ser transparente para todos.
          Holotecologia: a cognoteca; a experimentoteca; a logicoteca; a intelectoteca; a maturoteca; a metodoteca; a pesquisoteca.
          Interdisciplinologia: a Evidenciologia; a Autocriticologia; a Autodiscernimentologia; a Apriorismologia; a Autopesquisologia; a Cosmovisiologia; a Criteriologia; a Descrenciologia; a Extrapolaciologia; a Mentalsomatologia; a Ponderaciologia; a Precipitaciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin incauta; a conscin desatenta; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o desavisado; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o teletertuliano; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a desavisada; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a teletertuliana; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens associator; o Homo sapiens autoconstatator; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens refutator; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens synchronicus.


                                                  V. Argumentologia

            Exemplologia: paradoxo da obviedade intrafísica = a presença evidente de perigo para criança próxima a objetos cortantes, despercebida aos adultos; paradoxo da obviedade multidimensional = a presença evidente de possessões interconscienciais patológicas sobre certa conscin, despercebida às demais.
            Culturologia: a eliminação da cultura do achismo; a cultura da semperaprendência; a cultura da mentalsomaticidade.


                                                      VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o paradoxo da obviedade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Antiacaso: Intrafisicologia; Neutro.
            02. Apriorismose: Parapatologia; Nosográfico.
            03. Apriorismose grupal: Apriorismologia; Nosográfico.
            04. Autoconstatação: Autexperimentologia; Homeostático.
            05. Banalização dos autotrafores: Traforologia; Nosográfico.
            06. Binômio correlação-causalidade: Autopesquisologia; Neutro.
            07. Megapesquisa da holossutileza: Holopesquisologia; Homeostático.
            08. Obviedade evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
            09. Paradoxo do autengano: Autolucidologia; Neutro.
            10. Síndrome da banalização do autodiagnóstico: Autoconsciencioterapia; Nosográfico.
            11. Sutileza conscienciológica: Mentalsomatologia; Homeostático.
            12. Sutileza cosmoética: Interassistenciologia; Homeostático.
            13. Sutileza da decisão: Autopercucienciologia; Neutro.
            14. Sutileza técnica: Autexperimentologia; Neutro.
            15. Técnica da découpage cotidiana: Paracosmovisiologia; Homeostático.
 O PARADOXO DA OBVIEDADE SE RESOLVE NA CONSTATAÇÃO DAS SINGULARIDADES HOLOBIOGRÁFICAS DOS
  EVOLUCIENTES. CADA QUAL ENTENDE FATOS E PARAFATOS NA MEDIDA DA PRÓPRIA HOLOMATURESCÊNCIA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, consegue identificar o óbvio? Já pensou em ajudar as pessoas a enxergarem as obviedades cotidianas? Por quais motivos?
            Bibliografia Específica:
            1. Vicenzi, Luciano; Coragem para Evoluir; pref. Málu Balona; revisores Gisele Salles; et al.; 200 p.; 8 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 51 enus.; 1 foto; 2 ilus.; 1 microbiografia; 2 tabs.; 10 websites; glos. 37 termos; 50 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2ª Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; página 141.
            2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 85 e 655.
            3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 154, 445 e 868.
           4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.157.
           5. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 261.
                                                                                                                   C. N.