O paradoxo conscienciométrico é a aparente contradição, explicitada na análise conscienciometrológica, entre a manifestação de sentimentos, reações, atitudes ou ideias e os valores ou discursos publicamente defendidos, seja pela ausência de exemplarismo ou falta de teaticidade madura, possibilitando abordagens singulares e diagnósticos assertivos a respeito da realidade multidimensional, multiexistencial e poliédrica da conscin-cobaia.
Você, leitor ou leitora intermissivista, já se submeteu à análise conscienciométrica na condição de conscin-cobaia? Em caso afirmativo, quais paradoxos nas condutas pessoais já identificou?
PARADOXO CONSCIENCIOMÉTRICO (CONSCIENCIOMETROLOGIA) I. Conformática Definologia. O paradoxo conscienciométrico é a aparente contradição, explicitada na análise conscienciometrológica, entre a manifestação de sentimentos, reações, atitudes ou ideias e os valores ou discursos publicamente defendidos, seja pela ausência de exemplarismo ou falta de teaticidade madura, possibilitando abordagens singulares e diagnósticos assertivos a respeito da realidade multidimensional, multiexistencial e poliédrica da conscin-cobaia. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo paradoxo vem do idioma Latim, paradoxon, e este do idioma Grego, parádoksos, “estranho; bizarro; extraordinário”. Surgiu no Século XVI. O termo consciência deriva também do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O elemento de composição metria procede do mesmo idioma Latim, metrum, “medida de 1 verso”, e este do idioma Grego, métron, “unidade de medida; o que mede; instrumento para medir”. Sinonimologia: 1. Paradoxo conscienciometrológico. 2. Paradoxo no estudo métrico da consciência. 3. Paradoxo na avaliação conscienciométrica. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 15 cognatos derivados do vocábulo conscienciometria: autoconscienciometria; autoconscienciométrica; autoconscienciométrico; conscienciométrica; conscienciométrico; conscienciometrofobia; Conscienciometrologia; conscienciometrológica; conscienciometrológico; conscienciometroteca; heteroconscienciometria; heteroconscienciométrica; heteroconscienciométrico; paraconscienciometria; Paraconscienciometrologia. Neologia. As 4 expressões compostas paradoxo conscienciométrico, paradoxo conscienciométrico desconhecido, paradoxo conscienciométrico diagnosticado e paradoxo conscienciométrico superado são neologismos técnicos da Conscienciometrologia. Antonimologia: 1. Paradoxo consciencioterápico. 2. Paradoxo da autocontradição. 3. Paradoxo da atitude falaciosa. Estrangeirismologia: a finesse conscienciométrica; o upgrade técnico evolutivo na análise da conscin-cobaia; o breakthrough mentalsomático possibilitando abordagens analíticas inovadoras. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autavaliação realista. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao assunto: – Heteranálises aceleram autorrecins. Citaciologia. Eis duas citações pertinentes ao tema: – O paradoxo dos nossos tempos é que temos edifícios mais altos e pavios mais curtos, estradas mais largas e pontos de vista mais estreitos (George Carlin, 1937–2008). Sofro de mimfobia… Morro de medo de mim, mas me supero todo dia (Millôr Fernandes, 1923–2012). Filosofia: as filosofias do Confucionismo e do Taoísmo com afirmação de todas as coisas terem lados opostos, sintetizados nos conceitos yin-yang, expositores da existência universal da dualidade; a filosofía fundamentada na Lógica Aristotélica, a Tábua de Oposições ou o Quadrado Lógico, diagrama de 4 proposições envolvendo contrariedade e subalternidade, evidenciando relações opostas, não excludentes entre enunciados (juízos). II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Conscienciometrologia; o abertismo autopensênico; a extrapolação pensênica; os lateropensenes; a lateropensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; a auscultação do holopensene da consciência sob análise; o holopensene representativo do bolsão de consciexes credoras integrantes do rol de assistidos da conscin-cobaia analisada; os ortopensenes; a ortopensenidade. Fatologia: a condição da conscin-cobaia voluntária interassistencial dos cursos da Associação Internacional de Conscienciometrologia Interassistencial (CONSCIUS); a ambiguidade das fatuísticas e casuísticas apresentadas; a contrariedade aparente; a manifestação conjunta de conceitos opostos; a Paradoxologia estudada pela hermenêutica do paradigma consciencial; o autodiagnóstico auferido nos campos conscienciométricos; a compreensão ampliada da realidade consciencial; a desdramatização de parapatologias gerando autensinamentos homeostáticos; a relativização de preconceitos e o absolutismo de ideais morais avançados ainda não inteiramente compreendidos; a ignorância de si mesmo levando ao sofrimento; a criação de crenças rígidas sobre fatos aparentes; a dificuldade de assunção de trafores por temor à autorresponsabilização multidimensional; a autovitimização cavada pelo carregamento excessivo do traço através da abordagem trafarista; o conflito entre a neoideia incerta e mais lógica e o antigo pensamento disfuncional, mas intensamente persuasivo; os traços faltantes do autodiagnóstico conscienciométrico apontados pelos paradoxos identificados; a disfuncionalidade evolutiva da manifestação de trafores como possível causa da geração de trafares; a falta ou o excesso desqualificando talentos e formando traços anticosmoéticos; a exceção a contrariar a regra, desconstruindo dogmas e ampliando o entendimento sobre cada traço e atributo manifesto; o autenfrentamento real dos próprios erros e omissões; a admissão de ações, pensamentos e sentimentos pessoais geradores de prejuízos evolutivos a si e a outras consciências, passíveis de serem evitados; o uso excessivo do relativismo e da racionalização enquanto formas de defesa das autocorrupções e engodos; a mobilização, a maior, do mentalsoma pela sutileza analítica da consciência; o requinte da síntese mentalsomática na análise conscienciométrica; a assistência conscienciométrica com a resolução das contradições e incoerências conscienciais; a busca de autodiagnósticos mais assertivos. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal evidenciando o paradoxo conscienciométrico; as nuanças dos parafatos na conscienciometria; o extrapolacionismo parapsíquico avançado; a sondagem energosférica avançada; o escrutínio holossomático detalhado; a maneira peculiar de paraver os parafatos; os megaparafatos; o parapsiquismo heurístico; a consulta remota à parapsicoteca; o acesso à holomemória alheia; o paradiagnóstico elaborado a partir da síntese holobiográfica; a paraconscienciometria. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo evolutivo das associações de ideias opostas; o sinergismo cognitivo do agrupamento de termos antagônicos entre si; o sinergismo avançado cérebro-paracérebro; o sinergismo sentidos somáticos–faculdades mentais–percepções extrassensoriais; o sinergismo erudição evoluciológica–destreza paraconscienciométrica; o sinergismo das ações coordenadas amparador-amparando; o sinergismo analítico do conjunto de trafores-trafares-trafais da consciência. Principiologia: o princípio evolutivo de cada consciência ser única; o princípio da singularidade holobiográfica dentro do grupo evolutivo; o princípio da contraposição; o princípio da atração dos afins; o princípio da complementaridade dos contrários; o princípio da revelação pela polarização; o princípio da descrença (PD). Codigologia: o código de valores pessoais; o código pessoal de Cosmoética (CPC) atuando na condição de redutor das irracionalidades; o código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: as teorias conscienciológicas; a teoria do autassédio antirrecinológico; a teoria da ambiguidade; a teoria da autocoerência; a teoria da evolução consciencial pela superação das autoincoerências; a teoria da autoconsciencialidade cosmoética avançada; a falseabilidade das teorias pela Cosmoética. Tecnologia: a técnica da mobilização básica das energias (MBE) objetivando a desintoxicação bioenergética; a técnica da eliminação das automimeses dispensáveis; a técnica do detalhismo; a técnica de concessão cosmoética; a técnica da priorização do autenfrentamento da maior causa do temor pessoal; a técnica da confrontação de conceitos opostos; a técnica do sobrepairamento analítico. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico da CONSCIUS; o voluntariado conscienciológico da Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); o labcon inestimável do voluntariado conscienciológico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico Serenarium. Colegiologia: os Colégios Invisíveis dos Pesquisadores Conscienciológicos; o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Taristicologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos. Efeitologia: o efeito do taquipsiquismo atuante na análise heteroconscienciométrica; o efeito da retilinearidade autopensênica do amparador sobre o amparando; o efeito catártico das reconciliações; o efeito inesperado e sadio dos extrapolacionismos serenológicos; o efeito dos autexemplarismos possibilitando acordos entre adversários de vidas passadas; os efeitos potencializadores da crítica cosmoética; o efeito tarístico da exemplificação da interassistencialidade cosmoética. Neossinapsologia: a conquista teática das neossinapses intermissivas. Ciclologia: o ciclo das neoideias conscienciológicas; o ciclo assim-desassim; o ciclo causa-efeito; o ciclo crises-recins; o ciclo erro-retificação-acerto; o ciclo da reeducação das condutas pessoais; o ciclo autoconscienciométrico. Enumerologia: a identificação dos opostos; a junção ilógica dos opostos; o conflito íntimo gerado pelos opostos; a distinção paralógica entre os opostos; o autodiagnóstico consciencial pelos opostos; a resolução da crise dos opostos; a ampliação do autorrealismo com os opostos. Binomiologia: o binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento; o binômio autorreconciliação-gratidão; o binômio gratidão-retribuição; o binômio abertismo consciencial–reciclagem existencial (recéxis); o binômio diagnóstico autoconscienciométrico–tratamento consciencioterápico; o binômio contradição-coerência; o binômio coerência consciencial–autoridade cosmoética. Interaciologia: a interação entre fatos complementares; a interação dos contrários; a interação ponto cego–trafar; a interação autocorrupção-autassédio; a interação Paraconscienciometrologia-Paraperfilologia; a interação desnudamento intraconsciencial–desvelamento seriexológico. Crescendologia: o crescendo evolutivo da autopesquisa; o crescendo paraprognóstico-paradiagnóstico; o crescendo recin-autoafeto-maxifraternidade. Trinomiologia: o trinômio megatrafor-megatrafar-megatrafal; o trinômio oximoro-paradoxo-contradição; o trinômio contradição aparente–relativismo conceitual–autabsolutismo cosmoético; o trinômio automotivação-autocoerência-autoconfiança; o trinômio incompreensão-compreensão-intercompreensão; o trinômio autenticidade-seriedade-espontaneidade; o trinômio imperturbabilidade-equilíbrio-sobrepairamento. Polinomiologia: o polinômio parcimônia-moderação-comedimento-sensatez; o polinômio cosmoético gentileza-doçura-candura-meiguice; o polinômio relevância-aceitabilidade-embasamento-refutação; o polinômio olhar–face–discurso–energias conscienciais (ECs); o polinômio contraste-revelação-interpretação-diagnóstico; o polinômio racionalidade-lucidez-coerência-teática; o polinômio recinológico belicismo–pacifismo–CPC–Ficha Evolutiva Pessoal (FEP). Antagonismologia: o antagonismo abertismo / fechadismo consciencial; o antagonismo trafor / trafar; o antagonismo conduta padrão / conduta exceção; o antagonismo lógica / paralógica; o antagonismo generalização / exceção; o antagonismo interprisão / autolibertação consciencial; o antagonismo desdramatização / autovitimização. Paradoxologia: o paradoxo conscienciométrico; o fato de o paradoxo conscienciométrico poder surgir do conflito do paradigma consciencial com os demais paradigmas; o paradoxo de a crise de crescimento dinamizar a evolução consciencial; o paradoxo de o trafor alheio muitas vezes incomodar mais em relação ao próprio trafar; o paradoxo de a complexidade cosmovisiológica possibilitar a síntese simples e universalmente acessível; o paradoxo da gratidão ao devedor; o paradoxo do exercício da fraternidade ao assumir o ônus do não; o paradoxo do autaprendizado com os próprios trafares. Politicologia: a cognocracia; a refutaciocracia; a meritocracia; a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a conscienciocracia; a parapsicocracia (Cognópolis); a evoluciocracia; a serenocracia. Legislogia: a lei da atração dos opostos; a lei do maior esforço evolutivo aplicada na melhoria da autocoerência. Filiologia: a neofilia; a autopesquisofilia; a consensofilia; a conviviofilia; a autocoerenciofilia; a ortopensenofilia; a cosmoeticofilia. Fobiologia: a decidofobia; a lucidofobia; a neofobia; a sociofobia; a afetofobia; a criticofobia; a confrontofobia; a conscienciometrofobia; a descrenciofobia. Sindromologia: as síndromes relacionadas a transtornos de ansiedade; a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); as derivações da síndrome da ectopia afetiva (SEA). Maniologia: a nosomania; a fracassomania. Mitologia: o mito da necessidade de heteraprovação; o mito de precisar sempre ter razão; o mito da perfeição. Holotecologia: a egoteca; a convivioteca; a conscienciometroteca; a psicossomatoteca; a parapsicoteca; a recicloteca; a assistencioteca; a ortopensenoteca; a verbacioteca; a paradoxoteca; a cosmoeticoteca. Interdisciplinologia: a Conscienciometrologia; a Paradoxologia; a Controversiologia; a Contrapontologia; a Refutaciologia; a Autopesquisologia; a Heuristicologia; a Mentalsomatologia; a Discernimentologia; a Anticonflitologia; a Assistenciologia; a Despertologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o professor conscienciômetra; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a professora conscienciômetra; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens paradoxus; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens contraponitor; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens conscientiotherapeuta; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens interassistens. V. Argumentologia Exemplologia: paradoxo conscienciométrico desconhecido = a condição da consciência evolutivamente insciente quanto à falsa ou aparente contrariedade existente no comportamento pessoal; paradoxo conscienciométrico diagnosticado = a condição da consciência lúcida a respeito das próprias manifestações ambíguas; paradoxo conscienciométrico superado = a condição da consciência reciclante, não contraditória, intraconsciencialmente coerente com comportamentos sadios. Culturologia: a cultura da megafraternidade; a cultura da argumentação; a cultura do diálogo; a cultura do acolhimento recíproco entre os opostos; a cultura da Evoluciologia; a cultura da Serenologia. Taxologia. Conforme os princípios da Experimentologia, eis, na ordem alfabética, 27 exemplos de paradoxos lógicos passíveis de serem observados na análise conscienciométrica: 01. Abandono. A conscin queixosa e com forte sentimento de abandono e, no entanto, buscando o isolamento social para evitar ser magoada pelos outros. 02. Abuso. A conscin submetendo-se a relacionamentos violentos e submissos para se punir pela culpa de possíveis erros cometidos nesta ou em outra vida. 03. Adulação. A conscin orgulhosa de ser simplória com o objetivo de obter mais reconhecimento e bajulação social e, assim, cultivar a ostentação do próprio ego. 04. Autescravidão. A conscin avessa às regras e restrições pessoais, porém, escrava dos próprios impulsos e comportamentos viciosos, a exemplo do sexo compulsivo e a ânsia de poder. 05. Autoconflito. A conscin atuante no apaziguamento de conflitos familiares e na desdramatização das relações, contudo, portadora de raiva autodestrutiva e irracional quando na vivência das próprias crises intraconscienciais. 06. Autocracia. A conscin buscadora de benefícios para as pessoas, porém, exercendo imposição de autoridade política em troca de idolatria e manutenção no poder. 07. Biofanatismo. A conscin protetora fanática da vida em a Natureza, fazendo uso de táticas violentas contra outros seres vivos. 08. Carência. A conscin atuante no papel de médium e energizador parapsíquico carente e vampirizadora de energias. 09. Cobrança. A conscin cobradora de compreensão, confiança e proteção de familiares e amigos, entretanto, não aceitando ser cobrada pelos mesmos. 10. Condenação. A conscin capaz de reatar relações com quem anteriormente prejudicou, mas imperdoadora com supostas traições de parceiros e colaboradores. 11. Desprezo. A conscin contrariada em assistir pessoa com traço ao qual despreza profundamente, contudo, sendo o traço do qual mais sente vergonha em si mesma, camuflado pela falta de autocriticidade. 12. Fama. A conscin socialmente abastada, porém, carente de reconhecimento público. 13. Intolerância. A conscin assistente, porém, intolerante a erro e a limitação evolutiva do assistido. 14. Mágoa. A conscin vitimizada, não reconhecedora dos cuidados recebidos quando na condição de criança indefesa. 15. Materialismo. A conscin profissional da saúde, com extenso conhecimento do soma, negligenciador da bioenergética e parapsiquismo nas abordagens para com o paciente. 16. Moralismo. A conscin moralista e intransigente, partidária da monogamia, cuja pensenidade evoca promiscuidade quando só. 17. Nacionalismo. A conscin contumaz defensora de interesses e valores nacionais, ignorando o fato de, em vida pretérita, poder ter sido cidadão do país estrangeiro criticado. 18. Permissividade. A conscin pseudativista da Cosmoética e permissiva com grupos extrafísicos anticosmoéticos, devido à deterioração dos próprios valores evolutivos. 19. Polianismo. A conscin motivada e com coragem para papel de destaque no exercício da tares, porém, pusilânime em assumir o ônus do não evolutivo perante o grupo de credores. 20. Prolixidade. A conscin prolixa, verborrágica e extrovertida, porém, com ocultação da própria intimidade. 21. Promiscuidade. A conscin promíscua, porém, com dificuldade de contato pessoal íntimo, evitando trocar beijos e abraços com familiares. 22. Racionalização. A conscin com alto nível cognitivo e inteligência na construção de justificativas elaboradas, porém, falaciosas e autocorruptas. 23. Raiva. A conscin irritadiça, acabando por desagradar e a prejudicar a si mesma quando agride e magoa a pessoa por quem tem afeição. 24. Reclamação. A conscin reclamadora de afeto, com o sentimento de sempre ser injustiçada dentro da família, porém, com extrema dificuldade de dar atenção e acolhimento ao próprio duplista. 25. Sexualidade. A conscin defensora da liberdade sexual, mas submissa às carências do próprio soma. 26. Soberba. A conscin soberba intelectual, cuja crença pessoal no próprio conhecimento e erudição leva ao apriorismo e à ignorância quanto ao parapsiquismo. 27. Vitimização. A conscin autovitimizada, cujas ações públicas ocultam intenções e sentimentos beligerantes e anticosmoéticos, camuflando o algoz existente dentro de si, ainda mal compreendido. Paradoxos. Os paradoxos conscienciométricos são comuns de serem identificados nos esbregues evolutivos e no efeito pendular, fruto, muitas vezes, da vergonha íntima dos próprios traços falhos outrora manifestados. Recinofilia. Toda autossuperação, necessariamente, exige esforço e certo nível de desconstrução íntima para refazer a autopensenidade de modo melhor, mais cosmoética. Tal movimento, a partir de autorrealismo e autocriticidade, é prazeroso e autorrevelador, motivando a própria consciência em aprofundar esse processo. Paralógica. A lógica evolutiva é inconteste e transcende as oposições aparentes. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o paradoxo conscienciométrico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aplicação da neoideia: Heuristicologia; Neutro. 02. Binômio contraponteado: Binomiologia; Neutro. 03. Concessão cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 04. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático. 05. Confutaciologia: Contradiciologia; Neutro. 06. Conscienciologia Profunda: Intraconscienciologia; Neutro. 07. Contrapontologia: Verponologia; Neutro. 08. Efeito da autocoerência: Autocoerenciologia; Homeostático. 09. Megaparadoxo evolutivo: Evoluciologia; Homeostático. 10. Nuance do autassédio: Parapatologia; Nosográfico. 11. Oposto inassimilável: Contrariologia; Neutro. 12. Paraconscienciometria: Parapercepciologia; Neutro. 13. Paradoxo da Conscienciologia: Mentalsomatologia; Homeostático. 14. Paradoxo desassediador: Desassediologia; Homeostático. 15. Principium coincidentia oppositorum: Anticonflitologia; Homeostático. OS PARADOXOS CONSCIENCIOMÉTRICOS REPRESENTAM IMPORTANTES INDICADORES DAS INCOERÊNCIAS ANTIEVOLUTIVAS MANIFESTADAS PELA CONSCIÊNCIA INTERESSADA NA ANÁLISE E SUPERAÇÃO DAS AMBIGUIDADES. Questionologia. Você, leitor ou leitora intermissivista, já se submeteu à análise conscienciométrica na condição de conscin-cobaia? Em caso afirmativo, quais paradoxos nas condutas pessoais já identificou? Bibliografia Específica: 1. Bonassi, Luiz; Paradoxos. Você tem certeza sobre tudo o que pensa?; 648 p.; 5 partes; 156 caps.; 81 enu.; 40 ilus.; 1.000 exe; 150 conclusões; 1.000 refs.; alf.; 23 x 16 x 5 cm; enc.; Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 21 a 548. R. A. C.