Paradesconfiômetro

O paradesconfiômetro é a capacidade de a consciência desconfiar quando está sendo inconveniente ou excessiva perante os compassageiros evolutivos, conscins e / ou consciexes, exercitando a autocriticidade e o autodiscernimento, posicionando-se cosmoeticamente ante as diversas injunções existenciais multidimensionais.

Você, leitor ou leitora, na condição de semperaprendente, admite ser o uso do paradesconfiômetro instrumento útil à evolução pessoal e grupal? Quais posturas multidimensionais vem adotando em prol do autodesenvolvimento de tal competência?

      PARADESCONFIÔMETRO
                                (AUTOVIGILANCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O paradesconfiômetro é a capacidade de a consciência desconfiar quando está sendo inconveniente ou excessiva perante os compassageiros evolutivos, conscins e / ou consciexes, exercitando a autocriticidade e o autodiscernimento, posicionando-se cosmoeticamente ante as diversas injunções existenciais multidimensionais.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O elemento de composição para deriva do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O prefixo des vem do idioma Latim, dis ou de ex, “oposição, negação ou falta; separação; afastamento”. O termo confiança provém igualmente do idioma Latim, confidare, através de confidere, “confiar”. Apareceu no Século XIII. O elemento de composição metro procede do idioma Grego, métron, “instrumento para medir; uma medida”. Surgiu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Paramancômetro. 2. Parassemancômetro. 3. Parassemancol.
          Neologia. As 3 expressões compostas paradesconfiômetro, paradesconfiômetro básico e paradesconfiômetro avançado são neologismos técnicos da Autovigilanciologia.
          Antonimologia: 1. Desconfiômetro intrafisicalista. 2. Incapacidade de percepção da inconveniência pessoal. 3. Acriticidade pessoal conviviológica.
          Estrangeirismologia: o Conviviarium; o Experimentarium; a otimização e o upgrade da autoproéxis pela participação na maxiproéxis; o rapport multimilenar entre as conscins; o adoçamento da expertise evolutiva pessoal; o modus vivendi, operandi e ratiocinandi em análise diuturna; os feedbacks interpares impulsionadores da evolução em grupo.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da ortoconvivialidade.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Paradesconfiômetro: bússola ortoconviviológica.
          Coloquiologia: o ato de ficar antenado e manter ligado o paradesconfiômetro pessoal.
          Proverbiologia: – Quem fica bobo na praça, o jacaré abraça. Se a pessoa não pensar, ela vai no bico. Quem fica de boca aberta, engole mosquito.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
          1. “Desconfiômetro. Você, conscin intermissivista, com o tempo ficará desconfiada, o que refletirá no maior estado de alerta na intra e na extrafisicalidade”. “Quanto aos holopensenes humanos, a conscin deve saber o momento adequado para adentrar determinado recinto de modo a não interferir nos campos bioenergéticos já instalados e ser contribuinte sadio e não mero receptor adventício”.
          2. “Dosificação. Para tudo é necessário o emprego do dosímetro interconsciencial, gerado pelo autodesconfiômetro, automancômetro ou autossemancômetro. Quando os alunos aprofundam o nível de percepção, o professor mais hábil e paciente aumenta a dosificação da exposição da matéria”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autocriticidade; o holopensene pessoal da perspicácia cosmoética; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; o materpensene pessoal cosmoético; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; o holopensene da Interconviviologia Lúcida.
          Fatologia: o ato cosmoético de ter desconfiômetro em favor dos outros; a autocriticidade convivencial; a autocriticidade embasando a heterocriticidade cosmoética; a autocrítica construtiva; a manifestação pessoal calibrada; o bom-tom interconvivencial; o respeito à inteligência alheia; os limites conviviológicos; as manifestações ponderadas; o modus operandi apropriado; o discurso proveitoso; o modus faciendi vantajoso; a análise desapaixonada e competente; o reconhecimento ao valor alheio; o respeito à singularidade interpares; as fissuras intraconscienciais; a inconveniência conviviológica ignorada; a ilogicidade lastreada nas teimas emocionais; a inadequação aos costumes ou ao bem-estar de outrem; a indelicadeza; a incivilidade; a grosseria; os exageros pessoais; as manipulações interconscienciais; a esnobação das oportunidades existenciais; a postura imprópria; a fala inadequada; a assertiva inoportuna; a intervenção deslocada; a atitude indiscreta; os deslizes paradiplomáticos; a convergência de interesses; a vontade de acertar; a autoconfiança no próprio taco; o soerguimento cosmoético; a aplicação do dosímetro na tarefa do esclarecimento (tares); a sabedoria das intervenções oportunas; a interassistencialidade ancorando a grupalidade cosmoética; o esforço pela convivialidade sadia; a ortoconvivialidade teática rompendo fôrmas grupais milenares; a verbação depurada; a anticonflitividade pessoal mantendo a refratariedade cosmoética; a racionalidade despertogênica; a heterocriticidade em prol da tares; o senso elevado de autodiscernimento; a autocriticidade cosmoética enquanto eixo evolutivo da conscin lúcida.
          Parafatologia: o paradesconfiômetro; o ato cosmoético de ter paradescondiômetro em prol da Interassistenciologia Lúcida; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a conjunção da sinalética energética e parapsíquica pessoal ao paradesconfiômetro; a autocriticidade parapsíquica; o emprego lúcido do paradesconfiômetro perante os amparadores extrafísicos; o parapsiquismo intelectual fomentando o paradesconfiômetro pessoal; a banalização da inarredabilidade de o intermissivista integrar vitrine multidimensional; as imaturidades pessoais fomentando a interassedialidade; a ingenuidade perante as consciexes imaturas inoportunas; a esnobação do amparo extrafísico de função; a distorção multidimensional da cosmovisão pessoal; a jejunice e os exageros parapsíquicos; o senso de Paradireito conectado aos paradeveres pessoais; o entrosamento entre paradesconfiômetro e paradiplomacia na interassistência; a busca pela qualificação das parapercepções visando atender às neodemandas extrafísicas; os ensaios à Pré-Intermissiologia; a desperticidade qualificando o paradesconfiômetro; a possibilidade da maxifraternidade entre conscins e consciexes; a inteligência evolutiva no emprego da autovigilância multidimensional, máxima e onipresente; o exemplarismo dos limites cosmoéticos dos amparadores extrafísicos; o exemplarismo do paradesconfiômetro da conscin lúcida em ação interpretando corretamente os fatos e parafatos interconectados.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autodiscernimento-autocriticidade; o sinergismo cosmovisão-profilaxia.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) enquanto linha mestra do autoparadesconfiômetro; o princípio inteligente de pensar sempre antes de fazer; o princípio da medida certa; o princípio da convivialidade sadia; o princípio do bem maior; o princípio da economia de males; o princípio da megafraternidade.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) norteando o paradesconfiômetro pessoal; o código grupal de Cosmoética (CGC) fomentando o paradesconfiômetro coletivo em prol da harmonia conviviológica.
          Teoriologia: a teoria da seriéxis; a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da reurbex.
          Tecnologia: a vivência da técnica do detalhismo aplicada em respeito aos direitos das outras consciências.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia.
          Efeitologia: o efeito harmonizador da omissuper; o efeito nosográfico da omissão deficitária.
          Neossinapsologia: as neossinapses autovigilantes advindas da criticidade cosmoética.
          Ciclologia: a apreensão de realidades através do ciclo olhar-observar-analisar-interpretar-deduzir-concluir.
          Enumerologia: a autocrítica quanto ao momento de reciclar a postura anacrônica; a autocrítica quanto ao momento de expressar a opinião pessoal; a autocrítica quanto ao momento de parar a conversa difícil; a autocrítica quanto ao momento de retirar-se do ambiente conturbado; a autocrítica quanto ao momento de adentrar no holopensene constituído; a autocrítica quanto ao momento de atender ao amparo extrafísico; a autocrítica quanto ao momento de priorizar a assistência possível.
          Binomiologia: o binômio paradesconfiômetro da conscin projetada–paradesconfiômetro da conscin em vigília física; o binômio Paradireito-Paradever; o binômio autodesconfiômetro-heterodesconfiômetro; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio assim-desassim; o binômio informação-discrição; o binômio autoconfiança-heterodesconfiança; o binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento.
          Interaciologia: a interação autodesassédio-heterodesassédio; a interação convergência-divergência; a interação assistencial CCCI–Socin Patológica.
          Crescendologia: o crescendo gerado pelo alargamento da cosmovisão pessoal refinando o paradesconfiômetro pessoal.
          Trinomiologia: o trinômio fato-autodiscernimento-interpretação; o trinômio poder-posição-prestígio; o trinômio intercompreensão-intercooperação-interconfiança; o trinômio valores inconciliáveis–interesses incompatíveis–coexistência harmoniosa.
          Polinomiologia: o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma desafiando os conviventes intermissivistas.
          Antagonismologia: o antagonismo incorruptibilidade cosmoética / corruptibilidade anticosmoética; o antagonismo irreverência / sarcasmo; o antagonismo realidade / imaginação; o antagonismo poder temporal / poder consciencial; o antagonismo ser / estar; o antagonismo ingenuidade / interassistencialidade; o antagonismo tacon / tares; o antagonismo lealdade cosmoética / fidelidade acrítica.
          Paradoxologia: o paradoxo da autovivência do constrangimento para melhorar; o binômio admiração-discordância na condição de miniparadoxo da Conscienciologia; o paradoxo da divergência sem desunião; o paradoxo da conscin superdesconfiada mantendo megaconfiança na equipe extrafísica.
          Politicologia: a democracia; a proexocracia; a autodiscernimentocracia; a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a democracia direta; a conscienciocracia.
          Legislogia: a lei da empatia; a lei da interdependência consciencial; a lei da grupalidade; a lei da interassistencialidade; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei do maior esforço na conquista e manutenção diuturna da autocriticidade cosmoética; as leis da proéxis; as paraleis.
          Filiologia: a autocriticofilia; a conscienciofilia; a sociofilia; a gregariofilia; a evoluciofilia; a assistenciofilia; a neofilia conjunta.
          Fobiologia: a criticofobia inibindo o uso do paradesconfiômetro.
          Sindromologia: a eliminação da síndrome da apriorismose; a evitação da síndrome da dominação; a reversão da síndrome do ostracismo; a inibição da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a derrubada da síndrome do justiceiro; a suspensão da síndrome de Gabriela; a superação da síndrome da ectopia afetiva (SEA).
          Maniologia: a megalomania; a mania de achar-se superior aos demais; a mania de perseguição.
          Holotecologia: a convivioteca; a criticoteca; a interassistencioteca; a parapsicoteca; a mentalsomatoteca; a socioteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Autovigilanciologia; a Desconfiometrologia; a Autocriticologia; a Cosmoeticologia; a Autoprofilaciologia; a Autodiscernimentologia; a Parapercepciologia; a Paradiplomaciologia; a Conviviologia; a Interassistenciologia; a Grupocarmologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin desconfiada; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin oportunista; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens criticus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens empathicus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens paradiplomaticus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: paradesconfiômetro básico = aquele relativo aos limites cosmoéticos reparadores de posturas e atos pessoais multidimensionais equivocados; paradesconfiômetro avançado = aquele relativo aos limites cosmoéticos profiláticos de posturas e atos interassistenciais multidimensionais.
          Culturologia: a cultura da Autocriticologia; a cultura da Autopesquisologia; a cultura da Autoconscienciometrologia; a cultura da Autoconsciencioterapia; a cultura da Recexologia; a cultura da Cosmoeticologia; a cultura da Conviviologia Evolutiva.
          Caracterologia. Segundo a Perfilologia, eis, por exemplo, 20 características, não excludentes entre si, de personalidades imaturas ou ignorantes quanto ao emprego do paradesconfiômetro na diuturnidade conviviológica:
          01. Alarmista. Precipita-se diante de informações obscuras promovendo alarde ou inverdades.
          02. Ansiosa. Afoba-se intervindo em determinado assunto sem respeitar as áreas e responsáveis.
          03. Arrivista. Prioriza o alpinismo pessoal, utilizando-se de astúcia manipuladora em prol do próprio egão.
          04. Arrogante. Mantém-se sempre acima de qualquer suspeita, não reconhecendo as falhas pessoais.
          05. Autoritária. Desmerece a capacidade alheia, buscando impor a vontade pessoal independentemente do melhor para a maioria.
          06. Calculista. Age calculadamente em busca de metas pessoais egocêntricas, empregando recursos, posturas e atos anticosmoéticos.
          07. Controladora. Busca manter o controle de tudo, excedendo-se em detalhes autassediantes.
          08. Corporativista. Cria e fomenta panelinhas de poder paralelo, desrespeitando os poderes democráticos instaurados.
          09. Egocêntrica. Mantém-se no centro das abordagens e decisões coletivas.
          10. Falaciosa. Usa argumentos de poder ilógicos ou mesmo parapsíquicos.
          11. Falastrona. Fala muito, cometendo indiscrições e gafes interpessoais.
          12. Gersista. Omite informações e mantém contatos prévios tácitos para garantir vantagens próprias em situações coletivas.
          13. Impulsiva. Afoba-se irracionalmente, intervindo de modo inadequado nas questões coletivas.
          14. Intrusiva. Interrompe a conversa entre pessoas, de maneira intrusiva, sem pedir licença.
          15. Jactanciosa. Conta vantagem, exagerando quanto aos feitos e méritos pessoais.
          16. Plutocrata. Abusa do poder pessoal econômico-financeiro, manipulando situações e pessoas carentes.
          17. Precipitada. Precipita-se nos autoposicionamentos públicos, sem consultar especialista ou estudar o assunto em pauta.
          18. Presunçosa. Extrapola as raias da função, menosprezando e desrespeitando o trabalho alheio.
          19. Sabichona. Considera-se sempre superior a todos, não conseguindo manter diálogo horizontal.
          20. Verborrágica. Impõe o laringochacra potente, abusando do discurso, ocupando o tempo dos outros e decidindo no grito.
          Autodiscernimentologia. O uso do paradesconfiômetro exige o esforço máximo em busca dos limites cosmoéticos de atuação pessoal, a partir do exercício do autodiscernimento.
          Teática. Conforme a Interconviviologia, eis, em ordem alfabética, 20 traços, posturas ou condições próprias da conscin desenvolta quanto ao paradesconfiômetro:
          01. Amparabilidade. Mantém a ortopensenidade enquanto conceptáculo para o amparo de função.
          02. Autoconfiança. Desenvolve deliberadamente a autoconfiança quanto ao trinômio comunicabilidade-paraperceptibilidade-intelectualidade.
          03. Autorreflexão. Exercita o hábito da reflexão pessoal antes, durante e depois das interações conscienciais.
          04. Coerência. Procura manter coerência junto aos recebimentos proéxicos hauridos.
          05. Cosmovisão. Privilegia a mundividência cosmovisiológica.
          06. Discrição. Mantém-se discreta em relação aos fatos e parafatos.
          07. Educação. Valoriza o conhecimento e a polimatia.
          08. Escuta. Sabe ouvir os colegas nos momentos de tensão.
          09. Interassistencialidade. Prioriza a interassistência nas manifestações pessoais diuturnas (Interassistenciologia).
          10. Minipeça. Compreende a condição pessoal de minipeça interassistencial, não se considerando a única apta a fazer determinadas tarefas.
          11. Modéstia. Evita vangloriar-se.
          12. Multidimensionalidade. Mantém-se atilada às possibilidades e realidades multidimensionais ocasionais.
          13. Omissuper. Na dúvida abstém-se, fazendo omissão superavitária.
          14. Paraperceptibilidade. Utiliza os recursos energéticos e parapsíquicos pessoais.
          15. Prudência. Não se intromete em atividades para as quais não se sinta capacitada.
          16. Raia. Reconhece as organizações vigentes e atua dentro das raias institucionais.
          17. Renúncia cosmoética. Abre mão de valores objetivos pessoais, em prol do melhor para todos.
             18. Respeito. Busca a heterocompreensão a partir do respeito a outrem.
             19. Silêncio. Sabe manter silêncio nas ocasiões de exaltação emocional.
             20. Traforismo. Observa a história pessoal e o valor ínsito dos compassageiros evolutivos.
             Paradesconfiometrologia. A carga de uso do paradesconfiômetro dos interconviventes, compassageiros evolutivos, explicita os níveis de Cosmoética vigentes na Socin Patológica, nas Baratrosferas, na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) ou nas comunexes avançadas.


                                                     VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o paradesconfiômetro, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Acabativa interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
             02. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico.
             03. Antagonismo bem-estar / malestar: Psicossomatologia; Neutro.
             04. Autocentramento consciencial: Conscienciometrologia; Homeostático.
             05. Autoconstrangimento cosmoético mínimo: Cosmoeticologia; Nosográfico.
             06. Autodiscernimento afetivo: Mentalsomatologia; Homeostático.
             07. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
             08. Autovigilância ininterrupta: Consciencioterapia; Homeostático.
             09. Binômio admiração-discordância: Conviviologia; Neutro.
             10. Cognopoliologia: Conviviologia; Homeostático.
             11. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
             12. Consciência crítica cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
             13. Jeitinho brasileiro: Cosmoeticologia; Nosográfico.
             14. Inteligência conviviológica: Conviviologia; Homeostático.
             15. QI social: Conviviologia; Neutro.
 O DESENVOLVIMENTO DO PARADESCONFIÔMETRO CONDUZ A CONSCIN AUTOCRÍTICA À COMPREENSÃO TEÁTICA DOS LIMITES COSMOÉTICOS DA INTERCONVIVIOLOGIA, EM FAVOR DA HOMEOSTASIA PESSOAL E GRUPAL.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, na condição de semperaprendente, admite ser o uso do paradesconfiômetro instrumento útil à evolução pessoal e grupal? Quais posturas multidimensionais vem adotando em prol do autodesenvolvimento de tal competência?
             Bibliografia Específica:
             1. Daou, Dulce; Homo sapiens paradiplomaticus; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 10; N. 4; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 19 enus.; 1 tab.; 3 notas; 11 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2006; páginas 325 a 333.
             2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites;alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 76, 321 e 452.
           3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 495 e 549.
                                                                                                                        D. D.