Neoversão Existencial

A neoversão existencial é a condição atualizada da conscin, homem ou mulher, vivenciando características pessoais singulares, genéticas e paragenéticas, ao ressomar em neomesologia na Era da Reurbanização Terrestre, enfrentando os neodesafios evolutivos reurbanológicos.

Você, leitor ou leitora, mantém-se lúcido(a) para o ineditismo do momento existencial planetário? Qual grau de empatia, proatividade e interassistencialidade vem exercendo na convivência com os compassageiros evolutivos terrestres?

      NEOVERSÃO EXISTENCIAL
                                  (PARARREURBANOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. A neoversão existencial é a condição atualizada da conscin, homem ou mulher, vivenciando características pessoais singulares, genéticas e paragenéticas, ao ressomar em neomesologia na Era da Reurbanização Terrestre, enfrentando os neodesafios evolutivos reurbanológicos.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O elemento de composição neo provém do idioma Grego, néos, “novo”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. A palavra versão deriva do idioma Francês, version, “ação de traduzir um texto; resultado desta ação”, e esta do idioma Latim Medieval, versio, “transformação, ação de retornar, tradução”, de vertere, “tornar; transformar; traduzir”. Surgiu no Século XVI. O vocábulo existencial procede do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Neoversão da conscin ressomada. 2. Neomodelo existencial. 3. Neoedição existencial.
          Neologia. As 4 expressões compostas neoversão existencial, neoversão existencial básica, neoversão existencial mediana e neoversão existencial avançada são neologismos técnicos da Pararreurbanologia.
          Antonimologia: 1. Versão existencial retrobiográfica. 2. Condição pré-ressomática. 3. Versão pós-dessomática.
          Estrangeirismologia: o baby boom pós-guerra; o melting pot reurbanológico; o upgrade holossomático pessoal; a renovação do Zeitgeist; o modus operandi atualizado; o modus vivendi adaptado; a reentrée na Socin Patológica em novas bases existenciais; a neoperformance pessoal, superando os feitos de retrovidas; a meta optata cosmoética evolutiva.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da convivialidade.
          Ortopensatologia: – “Reurbexologia. O objetivo maior da Reurbexologia é a dinamização da evolução de todas as consciências”.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal reurbanológico; o materpensene da reciclagem existencial; as influências da fôrma holopensênica pessoal; a pressão holopensênica da Neomesologia; o abertismo neopensênico; os cogniciopensenes; a cogniciopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; a oportunidade da vivência no holopensene das reurbins e reurbexes; a compreensão do holopensene planetário; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade dos intermissivistas contribuindo com o momento evolutivo do planeta; a sustentação do holopensene reurbanizador.
          Fatologia: a neoversão existencial; a composição diversificada do elenco da reurbex; as demandas da existência intrafísica; o confor ressomático sendo o soma o 1% da forma e a consciência os 99% do conteúdo; a Neomesologia favorecendo neoaprendizados; as transformações socioculturais; as mudanças tecnológicas; a Internet; os indícios da reurbex na Socin Patológica; a União Europeia; o Continente Africano; a superpopulação planetária; a prioridade do grupocarma familiar na ressoma; as características singulares da ressoma em determinadas sociedades; os modismos baratrosféricos; a compreensão de a ressoma, mesmo em certas condições precárias do planeta, poder ser evolutiva; as tarefas retratativas perante as consciências envolvidas na interprisão grupocármica; a Era do Autodiscernimento; as mimeses dispensáveis; as repetições vivenciais oportunas; o estranhamento do próprio soma; as melhorias pessoais vida após vida; a inarredabilidade evolutiva; a esperança de reciclagens existenciais das consréus; a derradeira ressoma da consréu transmigrável; a factibilidade de reciclagens evolutivas dos intermissivistas; a perspectiva do salto evolutivo pós-Curso Intermissivo (CI); o neoego e os neovalores conscienciais posteriores ao Curso Intermissivo; as chances da contribuição pessoal à nova árvore do conhecimento humano; a Conscienciografologia; as demandas pela inteligência evolutiva (IE); a valorização da vida intrafísica multidimensional; a Elencologia Conscienciológica; as chances de conquista da tríade traforismo, solidariedade, megafraternidade.
          Parafatologia: a holobiografia do pré-ressomante delineando a neoversão existencial; a parapsicoteca; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a FEP do intermissivista; a autovivência primeva do estado vibracional (EV) profilático; a autoconscientização multidimensional sendo “divisor de águas” na neoversão existencial; a Pré-Intermissiologia; o autoparapsiquismo ascendente, indispensável no trabalho de assistência às consréus; o palimpsesto consciencial; a Baratrosfera; as chances derradeiras de evitação das transmigrações interplanetárias a menor; as decorrências advindas da mudança de dimensão das consciexes sem ressomarem na Terra há séculos; a Transmigraciologia Extrafísica; a dinamização da autevolução com a assunção da vida multidimensional diante da neoversão existencial; a tenepes enquanto esteio evolutivo na interassistência às consréus; a comunex Interlúdio.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo Paragenética Homeostática–Genética Forte–Mesologia Salutar; o sinergismo neoversão existencial–capitalização consciencial.
          Principiologia: a reurbex assentando-se nos princípios do paradigma da Conscienciologia; o princípio da evolução infinita; o princípio do acesso universal e irrestrito à otimização evolutiva; o princípio da atração dos afins; a admissão do princípio da descrença (PD); a substituição do pessimismo pelo otimismo, ou do descontentamento pela automotivação, enquanto princípio básico da reciclagem existencial; o princípio evolutivo fundamental do domínio das ECs; o princípio do aproveitamento máximo do tempo evolutivo; o princípio da eliminação do retrabalho de reconquista do ganho perdido; o princípio da responsabilidade advinda do conhecimento.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) revisado em atendimento à neoversão existencial; a revisão do código consagrado patológico em prol de neocódigo cosmoético; o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da reurbéxis; a teoria da seriéxis; a teoria do paradigma consciencial; a teoria e a prática do autodidatismo permanente; a teoria dos Cursos Intermissivos; a teoria da transmigração interplanetária; a teoria dos Serenões.
          Tecnologia: as técnicas de recuperação de cons sustentando a neoversão existencial; a técnica de viver evolutivamente; a técnica de viver coerentemente; a técnica de aproveitamento máximo do tempo pessoal; as técnicas parapsíquicas do EV e do arco voltaico craniochacral; a técnica da priorização do mais relevante evolutivamente; a técnica de suar sangue.
          Voluntariologia: o voluntariado humanitário contribuindo para a melhoria do planeta-hospital; o voluntariado consciencial nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Intrafisicologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: o aumento da demografia intrafísica enquanto efeito reurbexológico da diminuição da demografia extrafísica; os efeitos da Paragenética na superação da Genética e da Mesologia desfavoráveis; os efeitos da Neomesologia na reeducação da conscin; os efeitos das características mesológicas na expressão do potencial genético e paragenético; os efeitos das aspirações evolutivas; os efeitos nocivos da incompatibilidade retrossoma-neossoma; o efeito renovador de nova existência intrafísica.
          Neossinapsologia: as neossinapses conscienciológicas propiciando novas formas de viver e experienciar as fases existenciais; a reconstrução das neossinapses a cada neossoma.
          Ciclologia: as condições propícias à ruptura do ciclo vicioso de patomimeses multiexistenciais; o ciclo biológico infância–adolescência–meia-idade–maturidade; o ciclo ressoma-dessoma; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
          Enumerologia: a neovida; a neomãe; o neopai; o neossoma; o neoenergossoma; a neomesologia; a neoconvivialidade.
          Binomiologia: o binômio reurbin-reurbex; o binômio conscin-consciex; o binômio neopapéis-neoexigências; o binômio corpo-consciência; o binômio factível-factual; o binômio retrolivros-neogescons; o binômio neo-hábitos saudáveis–neorrotinas úteis; o binômio Paradever-Paradireito.
          Interaciologia: a interação holossomática neossoma-neoenergossoma-psicossoma-mentalsoma.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo belicista-intermissivista; o crescendo regressivo belicista–consréu transmigrada; o crescendo seriexológico escritor-neoverponologista; o crescendo seriexológico pitonisa-epicon; o crescendo seriexológico enciclopedista-neoenciclopedista; o crescendo seriexológico líder político–gestor conscienciocêntrico; o crescendo seriexológico artista materialista–cientista multidimensional; o crescendo evolutivo consréu–intermissivista–amparador extrafísico.
          Trinomiologia: o trinômio soma-espelho-consciência; o trinômio Genética-FisiologiaMesologia; o trinômio Neomesologia–neoversão existencial–Neo-História Pessoal.
          Antagonismologia: o antagonismo vida mundana / vida multidimensional; o antagonismo inseparabilidade grupocármica / separabilidade grupocármica; o antagonismo retroego / neoego.
          Paradoxologia: o paradoxo complexo consciência eterna–soma perecível; o paradoxo soma de idiota–macrossoma de Serenão.
          Politicologia: a conscienciocracia; a evoluciocracia; a proexocracia.
          Legislogia: a lei da educação evolutiva permanente; as leis da proéxis adequadas à neoversão existencial; a lei do maior esforço da conscin no novo palco existencial; a derrogação temporária da lei extrafísica da inseparabilidade grupocármica; a lei da eterna evolução consciencial; a lei do retorno; a lei de ação e reação.
          Filiologia: a neofilia.
          Sindromologia: a supressão da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB) consolidada a partir do êxito da neoversão existencial.
          Maniologia: a mania de desperdiçar as oportunidades evolutivas.
          Holotecologia: a Holoteca.
          Interdisciplinologia: a Pararreurbanologia; a Ressomatologia; a Adaptaciologia; a Neomesologia; a Intrafisicologia; a Conviviologia; a Proexologia; a Seriexologia; a Holossomatologia; a Conscienciologia; a Recexologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a família nuclear; a consciência transmigrante; a consréu transmigrável; a consréu anticosmoética; a consréu assistida; a consréu degredada; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o pai; o irmão; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciografologista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o homem de ação; o evoluciólogo; o Serenão Reurbanizador.
          Femininologia: a mãe; a irmã; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a conscienciografologista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a mulher de ação; a evolucióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens neoexemplar; o Homo sapiens neonatus; o Homo sapiens intraphysicus; o Homo sapiens reurbanisatus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens interassistens.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: neoversão existencial básica = a da conscin reurbanizada, eletronótica, insciente quanto às demandas evolutivas multidimensionais; neoversão existencial mediana
= a da conscin intermissivista, parapsíquica, comprometida com as demandas evolutivas alinhadas ao paradigma consciencial; neoversão existencial avançada = a da conscin evolucióloga, aglutinadora do grupo evolutivo em prol da reurbex planetária.
          Culturologia: a cultura da Pararreurbanologia; a cultura do aproveitamento evolutivo da vida intrafísica; a superação dos idiotismos culturais; a cultura da catálise evolutiva.
          Intermissivismologia. Consoante a Meritologia, na condição de intermissivista, vale considerar o nível de livre arbítrio disponível e os aportes existenciais identificados, objetivando a autocognição e a lucidez em prol do compléxis.
          Ressomatologia. Segundo a Autopesquisologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 15 aspectos passíveis de serem considerados nos estudos e hipóteses da neoversão existencial, visando maior aproveitamento vivencial:
          01. Cultura: a estratégia evolutiva da ressoma em determinada cultura.
          02. Educação: a estratégia evolutiva de aportes prioritários educacionais.
          03. Etnia: a estratégia evolutiva do pertencimento a etnia específica.
          04. Família nuclear: a estratégia evolutiva de readequação a família nuclear credora.
          05. Gênero: a estratégia evolutiva do sexossoma proexogênico.
          06. Idiossincrasias: a estratégia evolutiva de recursos somáticos constritores.
          07. Macrossoma: a estratégia evolutiva do recebimento de macrossoma.
          08. Migração: a estratégia evolutiva da migração em prol da autoproéxis.
          09. Nome: a estratégia evolutiva da senha onomástica.
          10. País: a estratégia evolutiva da ressoma no Brasil.
          11. Profissão: a estratégia evolutiva do encontro de destino a partir da profissão.
          12. Século: a estratégia evolutiva da ressoma no Século XX.
          13. Temperamento: a estratégia evolutiva da adequação temperamental à família.
          14. Tipo físico: a estratégia evolutiva da genética pessoal mais promissora.
          15. Trabalho: a estratégia evolutiva de ressarcimento grupocármico no trabalho.
           Reciclologia. Vale lembrar serem as reciclagens existenciais denominador comum da neoversão existencial das conscins em geral.
           Interprisiologia. Na grande nave terrestre, os compassageiros evolutivos, sejam consréus ressomadas, pré-intermissivistas ou intermissivistas, mantêm em conjunto a responsabilidade, em níveis variados, pela convivialidade, a intercooperação e a interassistência em busca da viragem Planeta-Hospital–Planeta-Escola.
           Interassistenciologia. Cabe à conscin interessada optar por alinhar-se na equipe dos assistidos ou dos assistentes, em prol da Evoluciologia.
           Paradever. A despeito das finalidades evolutivas cosmoéticas das operações transmigraciológicas, torna-se paradever da conscin intermissivista, em neoversão existencial, atuar diuturnamente na evitação de transmigrações a menor e na profilaxia de melexes pós-ressomáticas, nos ensaios teáticos da Pararreurbanologia.


                                                     VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a neoversão existencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Autobagagem holobiográfica: Holobiografologia; Neutro.
           02. Autoparaprocedência cursista: Intermissiologia; Homeostático.
           03. Ciclo evolutivo pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
           04. Conteúdo da consciência: Intraconscienciologia; Homeostático.
           05. Crescendo paraperfilológico: Seriexologia; Homeostático.
           06. Exigência da vida humana: Intrafisicologia; Neutro.
           07. Intrafisicalidade: Intrafisicologia; Neutro.
           08. Momento evolutivo: Paracronologia; Neutro.
           09. Neoego: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           10. Neo-História: Historiografologia; Neutro.
           11. Neomesologia: Intrafisicologia; Neutro.
           12. Palco existencial: Intrafisicologia; Neutro.
           13. Palimpsesto consciencial: Parageneticologia; Neutro.
           14. Périplo evolutivo: Evoluciologia; Neutro.
           15. Sentido da vida: Holofilosofia; Homeostático. A NEOVERSÃO EXISTENCIAL É CONDIÇÃO ÍMPAR NO PÉRIPLO EVOLUTIVO PLANETÁRIO. VALE ORTOPENSENIZAR E ATUAR COM DETERMINAÇÃO PARA MELHOR USUFRUIR
 DA RESSOMA, INTERASSISTINDO, NA ERA DA REURBEX.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, mantém-se lúcido(a) para o ineditismo do momento existencial planetário? Qual grau de empatia, proatividade e interassistencialidade vem exercendo na convivência com os compassageiros evolutivos terrestres?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 95 a 100, 206 e 1.112.
           2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1.474 e 1.476.
                                                                                                                       D. D.