Cotejo Verbete-Autoverbete

O cotejo verbete-autoverbete é o ato ou efeito de comparar as entradas da Enciclopédia da Conscienciologia e o texto redigido na chapa verbetográfica intitulado pelo nome do próprio verbetógrafo, visando a qualificação conscienciográfica tarística dos neoenciclopedistas interessados.

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                             1
                            COTEJO VERBETE-AUTOVERBETE
                                         (ENCICLOPEDIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O cotejo verbete-autoverbete é o ato ou efeito de comparar as entradas da Enciclopédia da Conscienciologia e o texto redigido na chapa verbetográfica intitulado pelo nome do próprio verbetógrafo, visando a qualificação conscienciográfica tarística dos neoenciclopedistas interessados.
             Tematologia. Tema central neutro.
             Etimologia. A palavra cotejo vem do idioma Latim, quota, “a parte que toca a cada 1”, de quotas, “em que ou de que número”. Surgiu no Século XVII. O termo verbo deriva do idioma Latim, verbum, “palavra, vocábulo, termo; expressão”, opondo-se a res, “coisa; realidade”. Apareceu em 1279. O sufixo ete, “diminutivo”, surgiu no Século XV. O vocábulo verbete apareceu em 1881. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”.
             Sinonimologia: 1. Paralelo verbete enciclopédico–verbete sobre si próprio. 2. Comparação Verbetologia-Autoverbetologia. 3. Confronto verbetografia-autoverbetografia.
             Neologia. As 3 expressões compostas cotejo verbete-autoverbete, minicotejo verbete-autoverbete e megacotejo verbete-autoverbete são neologismos técnicos da Enciclopediologia.
             Antonimologia: 1. Comparação verbete de outrem–verbete pessoal. 2. Cotejo verbete–livro autobiográfico. 3. Comparação autoverbete alheio–autoverbete pessoal.
             Estrangeirismologia: o Verbetarium pessoal fomentando as diferentes concepções; a abordagem neoparadigmática do tema verbetografado em comparação à selfie verbetográfica, multidimensional, holobiográfica e multiexistencial; a megagescon grupal fomentando a autocognição dos intermissivistas ad infinitum.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à diferenciação conscienciográfica.
             Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Verbetes precedem autoverbetes. Verbetografemos autoverbetes personalíssimos. Autoverbetógrafos inspiram neoverbetógrafos.
             Coloquiologia: a verbetografia contendo as pérolas intra e interconscienciais em cima do lance; o autoverbete sendo chapa quente verbetográfica; o jeitão de ser do autoverbetógrafo refletido nos verbetes pessoais; a cereja do bolo verbetológica.
             Ortopensatologia: – “Verbete. Pelo verbete se conhece a conscin verbetógrafa”.
             Filosofia. A Holofilosofia ínsita no legado verbetográfico dos intermissivistas.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal do neoenciclopedismo exemplarista; o holopensene pessoal da Contrapontologia; as diferenciações dos respectivos materpensenes em análise; o holopensene comum do traforismo grupal; o holopensene do exemplarismo; a autopensenidade com carregamento no pen; os enciclopensenes; a enciclopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes necessários à escrita tarística; a ortopensenidade ínsita nos processos do duo verbete-autoverbete; o holopensene da Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS).
             Fatologia: o cotejo verbete-autoverbete; o paralelo entre a escrita pessoal do verbete e a escrita do verbete pessoal; o confronto entre os níveis autobiográficos expostos; a análise discernida das similitudes e diferenças; o discernimento entre fatos generalizáveis e casos personalíssimos; as interrelações autorais pessoais; os denominadores comuns interverbetes e autoverbetes; os fatos em comum entre os autoverbetógrafos em cotejo aos pontos convergentes das autopes2                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a quisas; a descensão cosmoética ínsita na verbetografia conscienciológica; o despojamento transverbetográfico; a megatares permeando o processo verbetológico; o paralelo entre os primeiros verbetógrafos e os autoverbetógrafos pioneiros; as reflexões sobre o peso da atividade Autoverbete em Foco comparado ao vigor da defesa do primeiro verbete na Enciclopédia da Conscienciologia; o ativismo neoenciclopédico em duas frentes sinérgicas; o site da ENCYCLOSSAPIENS; o repositório de verbetes e autoverbetes contendo a versão mais atualizada das publicações; os desafios intraconscienciais do emprego máximo da estrutura verbetográfica; a autautoridade verbetológica ínsita; a Legadologia Pessoal compondo a rol de contribuições à maxiproéxis grupal.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a Parelencologia da Conscienciologia inserindo o elenco multidimensional de cada autoverbetógrafo no rol de assistíveis; a holobiografia do autoverbetógrafo na ribalta do autoverbete em contraponto à bagagem holobiográfica nos bastidores do verbete redigido; os campos interassistenciais diferenciados; os encaminhamentos grupocármicos a partir da fraternidade e afetividade expressas; as achegas parapsíquicas personalíssimas qualificando a Verbetologia; os vislumbres multidimensionais grupocármicos; o teatro verbetografológico multidimensional holocármico; o autodesassédio verbetográfico possibilitando os aportes autoverbetográficos da equipex especializada em Evoluciologia.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo heterotrafores-autotrafores; o sinergismo bastidores verbetografológicos–palco conscienciológico; o sinergismo parapedagógico Programa Verbetografia–Curso Autoverbete; o sinergismo confor verbetográfico–jeitão consciencial.
          Principiologia: o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da atração dos afins; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da conscienciografia atratora; o princípio da interassistência pela admiração comum; o princípio da singularidade experimentológica; o princípio da singularidade consciencial.
          Codigologia: a expressão diferenciada do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da singularidade consciencial.
          Tecnologia: a técnicas verbetográficas aplicadas às particularidades personalíssimas.
          Voluntariologia: os voluntários verbetólogos da ENCYCLOSSAPIENS especializados em Autoverbetografologia.
          Laboratoriologia: o trio de laboratórios conscienciológicos de desassédio mentalsomático (Tertuliarium, Holociclo e Holoteca).
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Verbetólogos.
          Efeitologia: o efeito do verbetorado holocármico no autoverbetorado; o efeito das técnicas verbetográficas na ideação e qualificação autoverbetográfica.
          Neossinapsologia: o assentamento das paraneossinapses acerca da autoverbetografia a partir da experiência verbetográfica.
          Ciclologia: o ciclo de produtividade verbetológica intensificado no período de pandemia; o ciclo 500 verbetógrafos–101 autoverbetógrafos.
          Enumerologia: a dissecação do binômio verbete-autoverbete; a análise da interação verbete-autoverbete; a relevância do ciclo verbete-autoverbete; o acompanhamento do crescendo verbete-autoverbete; a compreensão do antagonismo verbete / autoverbete; o aproveitamento do sinergismo verbete-autoverbete; o exemplarismo do efeito verbete-autoverbete na FEP do intermissivista.
          Binomiologia: o binômio causa-efeito; o binômio verbete-chave–autoverbete prioritário; o binômio diferença na semelhança–semelhança na diferença; o binômio fato-versões.
          Interaciologia: a interação megagescon gruporrevezamental–autogescon revezamental.
          Crescendologia: o crescendo 17 verbetógrafos (Ano-base: 2011)–873 verbetógrafos (Ano-base: 2021); o crescendo abertismo à verbetografia–abertismo à autoverbetografia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                3
             Trinomiologia: o trinômio contrapontos-convergências-divergências; o trinômio atos-fatos-parafatos cotejados; o trinômio egocarma-grupocarma-policarma; o trinômio curso Autoverbete–revisão do autoverbete–Autoverbete em Foco.
             Antagonismologia: o antagonismo pessoal / impessoal; o antagonismo generalizável / não generalizável; o antagonismo autenciclopédia / autoverbete; o antagonismo despojamento / exibicionismo; o antagonismo atributos desejados / atributos conquistados evidenciado pela análise conscienciográfica.
             Paradoxologia: o paradoxo de não serem permitidas entradas de verbetes sobre personalidades na Enciclopédia da Conscienciologia; o paradoxo do autoverbete policármico; o paradoxo do verbete holocármico; o paradoxo de centenas de verbetes publicados não substituírem o autoverbete.
             Politicologia: as políticas editoriais da ENCYCLOSSAPIENS; a democracia exercitada por meio da grafotares.
             Legislogia: a lei do maior esforço autopesquisístico; as evidências distintas da lei de causa e efeito.
             Filiologia: a conscienciofilia.
             Fobiologia: a fobia da autexposição enquanto travão impedidor da autoverbetografia.
             Sindromologia: a eliminação da síndrome do impostor; a erradicação da síndrome do vira-lata; a superação da síndrome dos bastidores; a supressão dos resquícios da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB).
             Maniologia: a quebra da mania de desvalorizar os feitos alheios.
             Mitologia: o mito do escondimento da autopensenidade.
             Holotecologia: a correlacionoteca; a conscienciometroteca; a consciencioteca; a holomnemoteca; a retrocognoteca; a seriexoteca; a projecioteca; a parapsicoteca; a evolucioteca.
             Interdisciplinologia: a Enciclopediologia; a Verbetografologia; a Cotejologia; a Mentalsomatologia; a Autopesquisologia; a Grupocarmologia; a Interassistenciologia; a Legadologia; a Autorrevezamentologia; a Maxiproexologia; a Evoluciologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; o elenco dos 500 verbetógrafos; o elenco dos 101 autoverbetógrafos pioneiros; o elenco da Conscienciologia; a consciex Zéfiro.
             Masculinologia: o propositor da Conscienciologia; o conscienciólogo; o intermissivista; o neoverbetógrafo; o verbetógrafo veterano; o verbetógrafo inversor existencial; o verbetógrafo reciclante existencial; o verbetógrafo retomador de tarefa; o verbetólogo; o revisor verbetográfico; o professor de verbetografia; o evoluciólogo Transmentor.
             Femininologia: a consciencióloga; a intermissivista; a neoverbetógrafa; a verbetógrafa veterana; a verbetógrafa inversora existencial; a verbetógrafa reciclante existencial; a verbetógrafa retomadora de tarefa; a verbetóloga; a revisora verbetográfica; a professora de verbetografia; a Serenona Monja.
             Hominologia: o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens comparator; o Homo sapiens verbetologus; o Homo sapiens lexicologus; o Homo sapiens; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens lexicographus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens encyclopaedologus.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: minicotejo verbete-autoverbete = o paralelo entre as características e repercussões intrafísicas e biográficas restritas da verbetografia comparada à autoverbetografia; 4                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a megacotejo verbete-autoverbete = o paralelo entre as características e repercussões extrafísicas e holobiográficas amplas da verbetografia comparada à autoverbetografia.
         Culturologia: a cultura do neoenciclopedismo.
         Tabelologia. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, tabela com 29 itens compondo cotejos entre o verbete e o autoverbete, buscando elucidações e predominâncias pormenorizadas, passíveis de facilitar a compreensão e escrita das diferentes modalidades pelos interessados:
                             Tabela – Cotejo Verbete-Autoverbete
     Nos                    Verbete                                      Autoverbete
      01. Autopesquisologia Implícita                  Autopesquisologia Explícita
      02. Compreensão (interdisciplinar)               Intercompreensão (interpares)
      03. Conhecimento temático                        Conhecimento intraconsciencial
      04. Conteúdos generalizáveis                     Conteúdos personalíssimos
      05. Curso de Longo Curso                         Temporadas de defesas
      06. Dados biográficos gerais                     Dados autobiográficos específicos
      07. Dados publicados imexíveis                   Dados holobiográficos atualizáveis
      08. Detalhismo universal temático                Detalhismo pessoal
      09. Elencologia Verbetográfica                   Elencologia Auto-Holobiográfica
                                                       Conscienciopédia de
      10. Enciclopédia da Conscienciologia
                                                       autoverbetógrafos
      11. Envolvimento ideativo majoritário            Envolvimento afetivo maior
      12. Fatuística abrangente                        Fatuística autobiográfica
      13. Foco na ideia vivenciada                     Ênfase na autovivência
      14. Heteroconscienciometrologia                  Autoconscienciometrologia
      15. Holoteca                                     Parapsicoteca
      16. Índice de títulos verbetográficos            Nominata de verbetógrafos
      17. Iniciais no final do verbete                 Iniciais no final da Sinonimologia
      18. Lato sensu                                   Stricto sensu
      19. Peculiaridades expansíveis                   Singularidades personalíssimas
      20. Persona verbetográfica                       Conscientia autoverbetográfica
      21. Pluralidade possível                         Unicidade exigida
      22. Publicação e defesa diária                   Publicação e apresentação bissemanal
      23. Sem pré-requisito                            Pré-requisito: verbetorado
      24. Síntese conscienciológica                    Síntese consciencial
            Temperamento do verbetógrafo               Temperamento do autoverbetógrafo
      25.
            implícito                                  explícito
      26. Tendências pessoais insinuadas               Tendências pessoais autografadas En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                        5
      Nos                         Verbete                                            Autoverbete
        27. Tertúlia conscienciológica                             Autoverbete em foco
        28. Título inédito                                         Onomástica singular
        29. Tudologia                                              Especialismologia
             Megaconvergência. O autoverbete e o verbete compõem acervo tarístico digital em prol do autorrevezamento lúcido futuro, desde já contribuindo para o entrosamento maior dos verbetógrafos predispostos, teáticos quanto ao abertismo consciencial exemplarista e o intercâmbio pesquisístico vivificando o papel da megagescon grupal na maxiproéxis dos intermissivistas.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o cotejo verbete-autoverbete, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
             02. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
             03. Autopesquisologia Verbetográfica: Enciclopediologia; Neutro.
             04. Autorrevezamento multiexistencial: Autorrevezamentologia; Homeostático.
             05. Autoverbete: Autevoluciologia; Neutro.
             06. Chapa verbetográfica: Enciclopediologia; Neutro.
             07. Consciência grupocármica: Grupocarmologia; Neutro.
             08. Contrapontologia: Verponologia; Neutro.
             09. Contraponto técnico: Mentalsomatologia; Neutro.
             10. Diferença semântica: Comunicologia; Neutro.
             11. Enciclopediologia: Cosmovisiologia; Homeostático.
             12. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
             13. Quinhentos verbetógrafos: Maxiproexologia; Homeostático.
             14. Verbete: Comunicologia; Neutro.
             15. Verbetorado conscienciológico: Comunicologia; Homeostático.
  O COTEJO VERBETE-AUTOVERBETE CLARIFICA A VISÃO
 DO INTERMISSIVISTA INTERESSADO NA PARATECNICIDADE DA CHAPA VERBETOGRÁFICA, NO AMPLO UNIVERSO
 DA MEGAGESCONOLOGIA GRUPAL NEOENCICLOPÉDICA.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já observou as diferenças e similitudes de conteúdo e forma entre verbetes e autoverbetes? Quais proveitos vem obtendo com a disponibilização de tais ferramentas grafopensênicas?
             Bibliografia Específica:
             1. Nader, Rosa; Org.; Manual de Verbetografia da Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Dulce Daou; revisores Ulisses Schlosser; Erotides Louly; & Helena Araujo; 392 p.; 5 seções; 10 caps.; 21 E-mails; 464 enus.; 4 fichários; 1 foto; 18 minicurrículos; 9 tabs.; 263 verbetes chaves; 19 websites; 64 refs.; 11 webgrafias; 1 anexo; alf.; 28 x 21 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; páginas 17 a 312.
             2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; página 1.996.
                                                                                                                        D. D.