Autoverbete

O autoverbete é a expressão grafopensênica de informações conscienciológicas pessoais intrarticuladas nas diversas seções verbetográficas, intitulado e referenciado pelo antropônimo do próprio verbetógrafo, homem ou mulher, compondo destaques personalíssimos e designando, no atual momento evolutivo, a identidade consciencial do autopesquisador, notadamente, coautor da Enciclopédia da Conscienciologia.

Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre a utilidade evolutiva do autoverbete? Mantém posturas autopesquisísticas e interassistenciais convergentes para tal iniciativa?

      AUTOVERBETE
                                   (AUTEVOLUCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. O autoverbete é a expressão grafopensênica de informações conscienciológicas pessoais intrarticuladas nas diversas seções verbetográficas, intitulado e referenciado pelo antropônimo do próprio verbetógrafo, homem ou mulher, compondo destaques personalíssimos e designando, no atual momento evolutivo, a identidade consciencial do autopesquisador, notadamente, coautor da Enciclopédia da Conscienciologia.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo verbo deriva do idioma Latim, verbum, “palavra, vocábulo, termo; expressão”, opondo-se a res, “coisa; realidade”. Apareceu em 1279. O sufixo ete, “diminutivo”, surgiu no Século XV. O vocábulo verbete apareceu em 1881.
         Sinonimologia: 1. Verbete autonominativo. 2. Verbete autorreferenciado. 3. Entrada verbetográfica antroponímica. 4. Autexpressão verbetográfica da holanálise consciencial.
         Neologia. As 4 palavras autoverbete, miniautoverbete, maxiautoverbete e megautoverbete são neologismos técnicos da Autevoluciologia.
         Antonimologia: 1. Verbete pessoal temático. 2. Verbete extraconsciencial. 3. Verbete-chave. 4. Verbete intrafisicalista sobre celebridade.
         Estrangeirismologia: a autocobaiagem no Verbetarium pessoal; o nosce te ipsum; a verbetografia com foco no próprio background consciencial; a autexposição do supra summum consciencial; os resíduos do megacurriculum vitae; a selfperformance verbetografada para a posteridade evolutiva; a exposição conscienciológica hors concours; o Autocognitarium (laboratório conscienciológico da Pancogniciologia); o codex subtilissimus pessoal.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade verbetográfica.
         Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Autoverbetes geram megavínculos. Autoverbete: megaexposição autorrevezamental. Autoverbete: megassíntese conscienciográfica. Autoverbete: autoverbação, autocoerência.
         Coloquiologia: o olho do furacão consciencial; o jeitão pessoal em exposição; a chapa quente autoverbetográfica.
         Ortopensatologia: – “Obras. As melhores e mais úteis obras evolutivas são aquelas centrífugas ou que têm suas nascentes em nós mesmos”.
         Filosofia. A autofundamentação no trinômio holofilosófico Cosmoética-Universalismo-Megafraternismo.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da autodefinição consciencial; o holopensene pessoal da evolução consciencial; o holopensene pessoal da intraconsciencialidade verbetológica; o holopensene da introspecção; o holopensene pessoal da autopesquisa; o holopensene pessoal da autoconscienciometria; os metapensenes verbetográficos; a metapensenidade publicável; os grafopensenes pessoais em análise; a grafopensenidade da Verbaciologia; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; o holopensene do autorrevezamento teático; o holopensene pessoal atuando no holopensene grupal, em prol da maxiproéxis; o holopensene grupal da convivialidade harmônica; os enciclopensenes; a enciclopensenidade presente na Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); a assinatura pensênica pessoal lastreada pelo confor da megagescon grupal; a força do holopensene do enciclopedismo conscienciológico; o vigor do holopensene grupal dos 5.000 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.
          Fatologia: o autoverbete; a atomização do microuniverso consciencial; a megassíntese verbetográfica intraconsciencial momentânea; a essencialidade pessoal em foco; o olhar conscienciológico autobiográfico; o autenfrentamento verbetológico magno; o calculismo cosmoético na excelência do autoverbete; a dosagem cosmoética da autexposição; o arrojo tarístico; o autorrealismo conscienciométrico; a faixa evolutiva pessoal em análise milimétrica; o conjunto de sínteses intraconscienciais; as seções do autoverbete compondo sínteses personalíssimas; a autobagagem holobiográfica expressa nas divisões do verbete; a autorreflexão; o balanço existencial pessoal a partir da autoverbetografia; a coragem de assumir os erros pessoais; o despojamento cosmoético em assumir os autotrafares; o neoposicionamento existencial; a promoção de movimentos de recins pessoais e grupais; os limites da inteligência evolutiva (IE) pessoal grafados; as consultas interverbetógrafos aos autoverbetes publicados; a prospectiva dos 1.000 autoverbetes; a verbetocrítica do autoverbete próprio e alheio; o flash verbetográfico do autorrendimento evolutivo do intermissivista; a holanálise autocrítica da conscin sintetizada no autoverbete; o rastro multiexistencial indelével impresso no autoverbete; a força da Paratecnologia Verbetográfica; a nominata de autoverbetes publicados compondo cápsula mentalsomática gruporrevezamental.
          Parafatologia: as parapercepções afeitas ao autorrealismo consciencial; a autoconsciência multidimensional convergente à autoverbetografia; os parafatos vivenciados personalíssimos; os extrapolacionismos parapsíquicos autoconscienciométricos; os indícios multiexistenciais pessoais; a casuística pessoal retrocognitiva; as projeções lúcidas autesclarecedoras; os cons magnos recuperados qualificando a holanálise do autoverbetógrafo; o autodiscernimento multidimensional quanto à performance pessoal parapercepciológica; a autocriticidade quanto à autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o senso crítico relativo à sinalética energética e parapsíquica pessoal; o extrato das autopesquisas paracognitivas multidimensionais; a análise criteriosa da equipex de amparadores pessoais; a tenepes; a inspiração extrafísica pontual motivadora; as achegas parapsíquicas oportunas; a Autoparapercepciologia apontando a força da autorreferência verbetológica; a relevância interdimensional autoverbetográfica no revezamento multiexistencial lúcido; a vinculação interexistencial entre o autoverbete e a retrossenha pessoal futura.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo liberdade autoral–chapa verbetográfica; o sinergismo autoverbete-verbetograma; o sinergismo maturidade institucional–maturidade consciencial.
          Principiologia: o princípio da autocrítica cosmoética; o princípio da descrença (PD); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da evolução permanente.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) em análise e provável atualização.
          Teoriologia: a teoria da seriéxis; a teoria da reurbex; a teoria da evolução em grupo.
          Tecnologia: as técnicas verbetográficas; a técnica do entrelinhamento; a técnica da conscin-cobaia voluntária; as técnicas conscienciométricas assinalando os vestígios do passado multiexistencial; a técnica de elaboração da retrossenha pessoal; a técnica da informação sem competição; a técnica do detalhismo; a Paratecnologia da intelecção.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico; a adesão pioneira dos voluntários empenhados da ENCYCLOSSAPIENS.
          Laboratoriologia: a verbetografia subsidiando o labcon pessoal; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Verbetógrafos; o Colégio Invisível da Autopesquisologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: o efeito halo do autenfrentamento da realidade intraconsciencial; o efeito multiexistencial do autoverbete; o efeito da escrita do autoverbete na maxiproéxis grupal.
          Neossinapsologia: as neossinapses criadas a partir da construção do autoverbete.
          Ciclologia: o ciclo análise conscienciométrica–síntese consciencial.
          Binomiologia: o binômio Experimentologia-Autopesquisologia; a superação do binômio timidez-orgulho; o binômio autoconsciencialidade–consciencialidade gregária.
           Interaciologia: a interação entre os verbetógrafos; a interação conquista-modéstia; a interação análise egocármica–análise grupocármica; a interação holanálise-megassíntese; a interação consciência-fato; a interação cosmovisão-megafoco; a interação microcosmo individual–macrocosmo coletivo; a interação ponto final–novo descortino assistencial.
           Crescendologia: o crescendo celebridade verbete de enciclopédia–personalidade autoverbetografada.
           Trinomiologia: o trinômio coerência-sinceridade-transparência; o trinômio incorrupção-autenticidade-transparência; a análise autocentrada do trinômio intelectualidade-comunicabilidade-parapsiquismo; o trinômio Teaticologia-Conformática-Verbaciologia; o trinômio hololucidez-holomemória-holobiografia; o trinômio introspecção-reflexão-escrita.
           Polinomiologia: a holanálise autocrítica da conscin incluindo o polinômio conscienciograma–consciencioterapia–autoparapsiquismo–suposto saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); os escores conscienciométricos no polinômio soma-bioenergética-antiemotividade-racionalidadeliderança-comunicação-priorização-coerência-consciencialidade-universalidade.
           Antagonismologia: o antagonismo autobiografia intrafisicalista / autoverbete multidimensional; o antagonismo exibicionismo do egão / autexposição tarística do ego; o antagonismo caderno de autopesquisa / autoverbete; o antagonismo orgulho ectópico / adesão tarística; o antagonismo miopia do redator / autocrítica do pesquisador; o antagonismo autorrepressão / autodesinibição cosmoética; o antagonismo autoficção / autolucidez; o antagonismo atenuantes / agravantes; o antagonismo Mesmexologia / Megarrecexologia.
           Paradoxologia: o paradoxo de o mergulho na intraconsciencialidade poder promover a expansão da interconsciencialidade; o paradoxo da liberdade individual expressa no template verbetográfico; o paradoxo das múltiplas identidades integradas de modo sadio, coeso e coerente na intraconsciencialidade mantendo a identidade consciencial do autoverbetógrafo.
           Politicologia: a democracia; a cognocracia; a proexocracia; a conscienciocracia; a cosmocracia; a evoluciocracia; as políticas de escrita e publicação do autoverbete, em construção.
           Legislogia: a lei do maior esforço aplicada ao autorrealismo; as leis do Paradireito.
           Filiologia: a autopesquisofilia; a intraconscienciofilia; a definofilia; a fatofilia; a biografofilia; a proexofilia; a cosmoeticofilia; a recinofilia; a evoluciofilia.
           Fobiologia: o autenfrentamento da neofobia.
           Sindromologia: a eliminação da síndrome da dispersão consciencial (autodespriorização) por meio de sínteses autodiscernidas sobre o microuniverso pessoal.
           Maniologia: a superação da megalomania a partir de autorreflexões sobre si próprio.
           Mitologia: a erradicação dos mitos pessoais sobre si mesmo.
           Holotecologia: a analiticoteca; a consciencioteca; a parapsicoteca; a biografoteca; a trafaroteca; a traforoteca; a perfiloteca; a mentalsomatoteca; a evolucioteca.
           Interdisciplinologia: a Autevoluciologia; a Autodefinologia; a Verbetografologia; a Neoenciclopediologia; a Intraconscienciologia; a Autopesquisologia; a Autoconscienciometrologia; a Autocogniciologia; a Autobiografologia; a Autocriteriologia; a Autodiscernimentologia; a Proexologia; a Autorrevezamentologia; a Mentalsomatologia.


                                            IV. Perfilologia

           Elencologia: a personalidade verbetológica; o elenco de verbetógrafos da Enciclopédia da Conscienciologia; os 500 verbetógrafos; o elenco da Conscienciologia; o grupocarma; a família nuclear; o ser interassistencial; a conscin voluntária; a conscin parapsíquica; a conscin enciclopedista; a conscin despojada; a conscin autodefinida; a conscin autoposicionada; a conscin exemplarista; a equipex de amparadores; a consciex amparadora; a consciex Zéfiro.
           Masculinologia: o verbetógrafo-cobaia; o verbetógrafo autobiografado; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o conscienciólogo; o intermissivista; o inversor existencial; o proexista; o cosmoeticista; o conscienciômetra; o verbetólogo; o pesquisador; o projetor consciente; o reciclante existencial; o evoluciólogo extrafísico do grupocarma; o evoluciólogo Transmentor.
          Femininologia: a verbetógrafa-cobaia; a verbetógrafa autobiografada; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a consciencióloga; a intermissivista; a inversora existencial; a proexista; a cosmoeticista; a conscienciômetra; a verbetóloga; a pesquisadora; a projetora consciente; a reciclante existencial; a evolucióloga extrafísica do grupocarma.
          Hominologia: o Homo sapiens meganalyticus; o Homo sapiens verbetographus; o Homo sapiens definitor; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens singularis; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autocohaerens.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: miniautoverbete = aquele redigido pelo intermissivista iniciante nas autopesquisas conscienciológicas; maxiautoverbete = aquele redigido pelo conscienciólogo veterano, profícuo conhecedor das técnicas enciclopédicas; megautoverbete = aquele redigido pelo autopesquisador maduro, lúcido quanto ao Curso Intermissivo pré-ressomático pessoal e a realidade intraconsciencial multidimensional.
          Culturologia: a cultura da verbetografia; a cultura do autoconhecimento.
          Caracterologia. Conforme a Neoenciclopediologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 3 características do autoverbete:
          1. Atualização. O autoverbete, ao compor o resumo consciencial do autopesquisador, em determinado momento evolutivo, é passível de ser atualizado e reeditado oportunamente, por exemplo, nos diferentes marcos ou fases da proéxis.
          2. Chapa. O autoverbete, a exemplo dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, deve seguir as orientações dispostas no verbete Verbete, contendo, no máximo, 6 páginas.
          3. Publicação. O autoverbete deve ser publicado, oportunamente, em volume específico para tal fim, compondo exemplário grupal dos intermissivistas.
          Facilitadores. Segundo a Autopesquisologia, eis, por exemplo, 7 fatores impulsionadores da redação exitosa do autoverbete:
          1. Abertismo: a abertura consciencial; a mentalidade neofílica.
          2. Autenfrentamento: a autoconfrontação; a fixação intraconsciencial.
          3. Autenticidade: a franqueza; a desinibição; o autoposicionamento.
          4. Autoverbação: a priorização da ação; a autexpressão a partir da realização.
          5. Interassistencialidade: o autexemparismo assistencial; o megafoco na tares.
          6. Racionalidade: a logicidade multidimensional; a razão autodiscernida.
          7. Realismo: o exame realista; a avaliação íntegra factual e parafactual.
          Eixo. Considerando a Experimentologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 40 variáveis, centradas na condição pessoal do autor, passíveis de serem apreendidas, analisadas e registradas durante as autorreflexões e escrita do autoverbete:
          01. Acesso conscienciológico: os amigos; a conscin-ponte; as sincronicidades; a mídia; o amparo intra e extrafísico.
          02. Adolescência: os desvios; os acertos; as companhias.
          03. Amizades: o abertismo; o fidus achates; os amigos raríssimos.
          04. Amparabilidade: a identificação dos amparadores extrafísicos; o tenepessismo.
          05. Aportes existenciais: os familiares; os profissionais; os financeiros; os intelectivos.
          06. Atributologia: os atributos pessoais; os trafores, trafares e trafais; o megatrafor; o megatrafar.
          07. Carreira profissional: as escolhas corretas; as escolhas equivocadas; a profissão.
          08. Currículo conscienciocêntrico: o histórico pessoal no voluntariado conscienciológico; a trajetória pessoal na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
          09. Educação formal: o interesse pelos estudos; a estudiosidade; a autodisciplina.
          10. Erros: os equívocos; os enganos; as omissões deficitárias.
          11. Especialidades conscienciológicas: os interesses pessoais proexogênicos.
          12. Etnia: a especificidade sociocultural; a língua; a religião; os costumes.
          13. Êxitos: as realizações exitosas; os sucessos pessoais; os autodesempenhos notáveis.
          14. Faculdades mentais: o autodiscernimento; a acuidade; a apreensibilidade; a atenção; a concentração; a imaginação; a lucidez; o raciocínio pessoal.
          15. Fatos marcantes: as datas relevantes; os efeitos impactantes; as comemorações humanas; os ritos de passagem; as ocorrências significativas.
          16. Feitos evolutivos: os obstáculos superados; as iniciativas pessoais proveitosas; as autoconquistas expressivas; o legado pessoal.
          17. Fracassos: as tentativas frustras; as iniciativas infrutíferas.
          18. Gesconografia: a característica das gescons pessoais; a produtividade conscienciográfica; os projetos autorais; a megagescon em curso ou já realizada.
          19. Holobiografia: a memória; a holomemória; a natureza da autobagagem holobiográfica; as retropersonalidades identificadas; o passado em comum.
          20. Ideias inatas: a autocognição ínsita; as convicções pessoais precoces.
          21. Infância: o holopensene predominante; as lembranças; as vivências significativas.
          22. Interprisões identificadas: os credores; as conscins e consciexes assistíveis.
          23. Libertações: a libertação da monarquia; a libertação do feudalismo; a libertação da consanguinidade; a libertação dos grupos do passado.
          24. Materpensene: o princípio diretor da consciência; o pensene predominante do holopensene pessoal; o megafoco pessoal.
          25. Medos: as fobias; os receios infundados; os temores abscônditos.
          26. Omissões superavitárias: o reconhecimento da omissuper lúcida.
          27. Papel social: o protagonismo pessoal; a convivialidade sadia ou problemática.
          28. Parafatos significativos: as vivências parapsíquicas revelevantes; a tenepes.
          29. Perfil parapsíquico: o megaatributo paraperceptivo; o megafenômeno parapsíquico pessoal.
          30. Predileções: as preferências; as escolhas; a propensão; a inclinação.
          31. Princípios: a filosofia pessoal; os princípios evolutivos e cosmoéticos.
          32. Reciclagens efetivadas: o autexemplarismo pontual.
          33. Relações familiares: as circunstâncias intrafamiliares; a árvore genealógica pessoal.
          34. Retrotraumas: as ocorrências traumáticas, na atual ou em retrovidas.
          35. Singularidades: o estilo personalíssimo; o jeitão pessoal singular.
          36. Soma: a saúde; a nosografia pessoal; o locus minoris resistentiae; o macrossoma.
          37. Temperamento: o nó górdio pessoal; a índole consciencial; as reações naturais; as tendências comportamentais; as preferências pessoais.
          38. Toponímia: o local de nascimento; o local da infância; o local da juventude; os locais favoritos.
          39. Valores: as prioridades existenciais; os valores inarredáveis; os neovalores.
          40. Verbetes publicados: as entradas pessoais na Enciclopédia da Conscienciologia.
          Efeitos. Conforme a Evoluciologia, a escrita e publicação do autoverbete pode promover entre os interessados, por exemplo, os 11 efeitos homeostáticos, em ordem alfabética:
          01. Alinhamento da autoproéxis.
          02. Ampliação da autocognição.
          03. Atualização da autoimagem.
          04. Coerentização existencial.
          05. Desenvolvimento do senso de grupalidade.
          06. Exemplarismo motivador.
           07.   Fortalecimento do holopensene verbetográfico.
           08.   Intercompreensão maxiproexológica.
           09.   Motivação autopesquisística.
           10.   Recins e recéxis pessoais e grupais.
           Abertismo. Conforme a Comunicologia, as bases conceituais e neoparadigmáticas necessárias às autopesquisas para a produção do autoverbete pessoal, legadas na própria Enciclopédia da Conscienciologia pelo propositor da Neociência, estão disponíveis a todos os interessados.
           Oportunidade. Pela Holocarmologia, a redação do autoverbete é oportunidade tarística ímpar de autexpressão pancognitiva do intermissivista, por meio dos megacons recuperados e de ensaios sobre a autorrealidade consciencial acessada, grafada no template verbetográfico, ao modo de cápsula do tempo personalíssima, compondo arremedo ou fragmento intrafísico da FEP.


                                                    VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o autoverbete, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Autexpressão: Comunicologia; Neutro.
           02. Autobagagem holobiográfica: Holobiografologia; Neutro.
           03. Autoidentificação: Autocogniciologia; Homeostático.
           04. Autoparanálise: Autoparaconscienciometrologia; Neutro.
           05. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
           06. Binômio Autoconscienciometrologia-Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
           07. Categoria de consciência: Conscienciometrologia; Neutro.
           08. Consciência crítica cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
           09. Enciclopediometria: Redaciologia; Neutro.
           10. Holanálise da conscin: Holomaturologia; Homeostático.
           11. Intraconscienciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
           12. Síntese caracterial: Perfilologia; Neutro.
           13. Síntese conscienciométrica: Conscienciometrologia; Neutro.
           14. Síntese do autoconscienciograma: Autevoluciologia; Homeostático.
           15. Verbete: Comunicologia; Neutro.
    O AUTOVERBETE É A EXPRESSÃO TEÁTICA DA REALIDADE INTRACONSCIENCIAL DO NEOENCICLOPEDISTA,
   EM PROL DO AUTORREVEZAMENTO MULTIEXISTENCIAL
   LÚCIDO E DA INTERCONSCIENCIALIDADE COSMOÉTICA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre a utilidade evolutiva do autoverbete? Mantém posturas autopesquisísticas e interassistenciais convergentes para tal iniciativa?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.155.
                                                                                                                  D. D.