Neovalor

O neovalor é a neoavaliação, neoconsideração, neossignificância, neoconcepção, neoimportância, neointeresse ou neopreferência atribuída pela consciência lúcida a ideias, comportamentos, coisas, pararrealidades, fatos, parafatos, princípios ou realidades conscienciais, reperspectivando a própria existência na vivência diuturna da Autodiscernimentologia Evolutiva.

Você, leitor ou leitora, cultiva neovalores pessoais ou ainda mantém autoconvicções impedidoras das renovações intraconscienciais? Qual valor dá você à neocondição de intermissivista?

      NEOVALOR
                                  (AUTEVOLUCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O neovalor é a neoavaliação, neoconsideração, neossignificância, neoconcepção, neoimportância, neointeresse ou neopreferência atribuída pela consciência lúcida a ideias, comportamentos, coisas, pararrealidades, fatos, parafatos, princípios ou realidades conscienciais, reperspectivando a própria existência na vivência diuturna da Autodiscernimentologia Evolutiva.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O elemento de composição neo provém o idioma Grego, néos, “novo”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. O termo valor deriva do idioma Latim Tardio, valore, “valor; importância”. Surgiu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Neovalia; neovalimento; neovaloração. 2. Valor nupérrimo. 3. Valor evolutivo.
          Neologia. As 3 expressões compostas neovalor intermissivo, neovalor ressomático e neovalor pré-dessomático são neologismos técnicos da Autevoluciologia.
          Antonimologia: 1. Valor absoluto; valor arraigado; valor cronicificado. 2. Valor passional. 3. Valor anacrônico; valor obsoleto; valor ultrapassado.
          Estrangeirismologia: os neovalores ajustados ao Zeitgeist; a memorabilia intermissiva; a quintessence atualizada.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade autevolutiva.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autolucidez paraxiológica; os autoprioropensenes; a autoprioropensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade incitando os neoquestionamentos promissores; os dubiopensenes; a dubiopensenidade promovendo a reperspectivação materpensênica; os retropensenes; o descarte decisivo da retropensenidade; os neopensenes; a neopensenidade prevalecendo na psicosfera pessoal; o materpensene do megafoco evolutivo.
          Fatologia: o neovalor; o neovalor subjetivo (extrínseco); o neovalor objetivo (intrínseco); a inconstância vital da evolução; os neovalores inatos a serem vivenciados; os valores conscienciais posteriores ao Curso Intermissivo (CI); o neovalor almejado; o neovalor sedimentado; o neovalor reconhecido e assumido; a reavaliação da hierarquia dos valores pessoais; o encantoamento da obsolescência retrobiográfica; o ajuste da superestimação de valores anacrônicos; a reciclagem dos valores intraconscienciais corrigindo a postura negligente à condição de intermissivista; a conversão da conduta-exceção em conduta-padrão; a reavaliação; a readaptação; o realinhamento; a reperspectivação; o replanejamento; a repriorização; a revalidação dos valores pessoais; as descobertas singulares capazes de transformar valores grupais; a importância da longevidade produtiva na reciclagem de valores arraigados; as tradições familiares fossilizantes e despercebidas; o ajuste axiológico racional após a perda irreversível; o uróboro axiológico desejo-valor; os valores relativos ao éthos profissional; a providência de não atirar pérolas aos porcos; a dissipação de tempestades em copos d’água; a ruptura com os medos infundados; a racionalização pertinente superando a valorização subcerebral; a Heuristicologia promovendo neovalores sociais; a Biotecnologia fomentando neovalores existenciais; os neoparadigmas científicos atendendo às demandas intelectuais; a Verponologia Conscienciológica; o preço da vivência do neovalor; o baixo custo do neovalor frente ao exponencial evolutivo; o autovalor cosmoético sendo a medida dos valores inter e extraconscienciais; o neovalor mais relevante sendo o reconhecimento da autorrealidade intraconsciencial no momento evolutivo; a relatividade da hierarquia dos valores pessoais em função da faixa etária e da Escala Evolutiva das Consciências; a desconstrução desejável, na adultidade, dos valores anacrônicos da juventude; a desconstrução oportuna, na terceira idade, dos valores obsoletos de toda a vida; a autevolução sendo o neovalor prioritário; o aqui-agora multidimensional; a autovalorização do momentum existencial multidimensional capitalizando o autacervo evolutivo; o reconhecimento do neovalor-chave da atual existência, a ser zelado; a consciência lúcida sendo o valor-fonte dos neovalores evolutivos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o vislumbre dos neovalores intermissivos; a conquista da sinalética energética e parapsíquica refinando os neovalores ressomáticos; a progressiva autorrecuperação de cons magnos forçando a adoção de neocritérios pessoais; o impacto das autovivências parafenomênicas promovendo ou potencializando os neovalores conscienciais; a reconectividade com a paraprocedência; a neoaquisição intermissiva ainda não vivenciada; o vigor dos extrapolacionismos autocognitivos para a neovaloração existencial; o valor renovado da qualidade das energias conscienciais (ECs); o valor das reurbexes no neovalor planetário; a Interassistenciologia Multidimensional; a invariância paraxiológica do fluxo evolutivo do Cosmos; a Inteligência Evolutiva (IE) sendo o megafarol dos neovalores cosmoéticos.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo Megapriorologia–Autocosmoeticologia.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio do “se não presta, não presta mesmo”; o princípio da assimetria da natureza; o princípio da evolução ininterrupta; o princípio da Cosmoética Destrutiva; o princípio da expansão crescente do Universo.
          Codigologia: a queda dos códigos consagrados; o código genético desconstruindo antigas convicções; o código pessoal de Cosmoética (CPC) autovivenciado potencializando os neovalores grupais; o neovalor pessoal inspirando o código grupal de Cosmoética (CGC); o códego; o codex subtilissimus pessoal.
          Teoriologia: a teoria dos valores; a teoria da espiral evolutiva.
          Tecnologia: a técnica banana technique; a técnica da recéxis; a técnica da invéxis; a técnica da tábula rasa; a técnica de aproveitamento máximo do tempo pessoal; a Tecnologia derrubando os resíduos mitológicos; a teática pessoal chancelando os neovalores.
          Laboratoriologia: os laboratórios conscienciológicos promovendo o upgrade dos valores conscienciais.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Verponologia.
          Efeitologia: os efeitos nefastos das crenças pessoais no impedimento da autovivência dos neovalores existenciais; os efeitos do ego retroativo; o efeito halo da Autexperimentologia; o efeito paradigmático do extrapolacionismo parapsíquico; o efeito valorativo da intrarticulação cognitiva; o efeito da ortopensenidade na depuração dos valores conscienciais; o efeito irreversível do Curso Intermissivo.
          Neossinapsologia: as neossinapses afloradas a partir da revalorização de atributos conscienciais negligenciados.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo infância-maturidade; a ruptura dos ciclos de valoração errática; o ciclo de transcendência valorativa; o ciclo experimental neovalor vislumbrado–neovalor vivenciado; o ciclo pararrealidade-autexperimentação-neorrealidade; o ciclo valor subestimado–valor superestimado–valor ajustado; o ciclo ininterrupto autodemandas evolutivas–neovalores.
          Enumerologia: o neovalor social; o neovalor político; o neovalor econômico; o neovalor afetivo; o neovalor intelectual; o neovalor existencial; o neovalor interassistencial.
          Binomiologia: o binômio desejo-valor; o binômio valor absoluto–valor relativo; o binômio valor real–valor ideal; o binômio anéis-dedos; o binômio neovalor-neoego; o binômio valores universais–valores pessoais; o binômio valor universal–neovalor multidimensional.
          Interaciologia: a interação discernimento-prioridade; a interação neoverpon-neovalor; a interação valor de uso–neovalor de troca; a interação estabilidade-coerência; a interação neovalores evolutivos–neopadrões de conduta cosmoética; a interação éthos masculino–éthos feminino; a interação pararrealidade extrafísica–neovalidade intrafísica.
          Crescendologia: o crescendo passado–presente-futuro; o crescendo metade vazia–metade cheia; o crescendo valor absoluto–valor agregado; o crescendo obra-mestra artística–obra-prima tarística; o crescendo valor humano–valor cósmico; o crescendo valor ético–neovalor cosmoético; o crescendo neovalor fugaz–neovalor perene.
          Trinomiologia: o trinômio neoocorrência-percuciência-neovalor; o trinômio neovalor-automotivação-autodecisão; o trinômio da holomaturidade autodiscernimento-autocosmoéticainterassistencialidade potencializando a neovalência pessoal; o trinômio neovalores–neoconceitos–neoverpons; o trinômio subavaliação–superavaliação–neoavaliação; o trinômio reavaliação–neossolução–neoconquista; os neovalores existenciais do trinômio multidimensionalidade-multiexistencialidade-cosmoeticidade.
          Polinomiologia: o polinômio autorreflexão-autodeliberação-autodecisão-reperspectivação; a busca diuturna do polinômio dos megavalores indispensáveis à evolução pessoal autodiscernimento-autorganização-detalhismo-exaustividade.
          Antagonismologia: o antagonismo crenças arraigadas / questionamentos isentos; o antagonismo preferir / preterir; o antagonismo valores venerados / valores invertidos; o antagonismo perda circunstancial / perda irreversível; o antagonismo tacon / tares; o antagonismo esnobação cosmoética / negligência anticosmoética; o antagonismo valor eletronótico / valor multidimensional.
          Paradoxologia: o paradoxo de a perda poder gerar o ganho evolutivo; o paradoxo de a sequela somática promover neovalores holossomáticos; o paradoxo de a mundividência ampliada promover neovalores relativos a mínimos detalhes.
          Politicologia: a assistenciocracia; a parapsicocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a cognocracia; a lucidocracia; a proexocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo aplicada ao aproveitamento máximo de cada instante evolutivo.
          Filiologia: a neofilia; a reciclofilia; a cogniciofilia; a definofilia; a priorofilia; a autexperimentofilia; a parapsicofilia.
          Sindromologia: a superação da síndrome do ostracismo; a síndrome da subestimação frustrando a reperspectivação de neovalores.
          Holotecologia: a recexoteca; a evolucioteca; a consciencioteca; a socioteca; a historioteca; a antropoteca; a psicoteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Autevoluciologia; a Cosmoeticologia; a Paraxiologia; a Autodiscernimentologia; a Autopriorologia; a Autocoerenciologia; a Autopesquisologia; a Recexologia; a Autoproexologia; a Lucidologia; a Cosmovisiologia; a Holofilosofia; a Holomaturologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin semperaprendente; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens neophilicus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens cosmoethicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: neovalor intermissivo = o neoprincípio apreendido pela consciex intermissivista; neovalor ressomático = a neopreferência vivenciada pela conscin proexista; neovalor pré-dessomático = o neointeresse da conscin lúcida, na quarta idade, preparando a dessoma.
          Culturologia: os valores culturais dominantes, ainda patológicos; a cultura de neovalores evolutivos; a Multiculturologia das renovações contínuas e ininterruptas.
          Teaticidade. Conforme a Autevoluciologia, importa considerar o impacto do neovalor adotado e vivenciado, expresso na autocoerência e no continuísmo de hábitos e posturas homeostáticas, funcionando ao modo de mais-valia cosmoética na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
          Tabelologia. Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, tabela com 15 itens expondo contrapontos entre valores obsoletos e neovalores evolutivos, cosmoéticos, a maior, passíveis de serem vivenciados pelo intermissivista, mulher ou homem lúcido:
                             Tabela – Contrapontos Paraxiológicos
     Nos            Valores Obsoletos                          Neovalores Evolutivos
    01.    Academicismo aprisionador                 Autodidatismo libertário
    02.    Amizade sociosa                           Paracírculo fraterno
    03.    Assalariado emergente                     Voluntariado producente
    04.    Celebridade nos palcos                    Autenticidade nos parabastidores
    05.    Domínio territorial                       Autodomínio consciencial
    06.    Estética somática                         Homeostase holossomática
    07.    Inseparabilidade clânica                  Convivialidade sem fronteiras
    08.    Liderança sobranceira                     Minipeça interassistencial
    09.    Mitomania social                          Iconoclastia multidimensional
    10.    Modismo fugaz                             Harmonia perene
    11.    Moeda capital                             Con magno
    12.    Neobjeto de desejo                        Neoverpon degustada
    Nos             Valores Obsoletos                          Neovalores Evolutivos
    13.    Premiação glamourosa                      Meritocracia vivenciada
    14.    Promessa fervorosa                        Tenepes vigorosa
    15.    Soldo vitalício                           Saldo da FEP


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o neovalor, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antiutilitário: Autodiscernimentologia; Nosográfico.
          02. Descarte dos resquícios: Recexologia; Homeostático.
          03. Discurso da obsolescência: Prospectivologia; Neutro.
          04. Economia da vida consciencial: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          05. Escala das prioridades evolutivas: Evoluciologia; Homeostático.
          06. Evolução da autolucidez: Autolucidologia; Homeostático.
          07. Fixação no rentável: Autevoluciologia; Homeostático.
          08. Ideal existencial: Intrafisicologia; Neutro.
          09. Preço do ideal: Holomaturologia; Homeostático.
          10. Preferenciologia: Autodiscernimentologia; Neutro.
          11. Preponderância da Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          12. Reciclogenia: Autorrecexologia; Homeostático.
          13. Sentido da vida: Holofilosofia; Homeostático.
          14. Utilidade decrescente: Holomaturologia; Neutro.
          15. Valor existencial: Paraxiologia; Neutro.
 O EMPREGO LÚCIDO DA INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA CONDUZ AO DESCARTE DECISIVO DE VALORES OBSOLETOS
 A PARTIR DA AUTEXPERIMENTAÇÃO DESTEMIDA E COSMOÉTICA, CINGINDO OS NEOVALORES INTERMISSIVISTAS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, cultiva neovalores pessoais ou ainda mantém autoconvicções impedidoras das renovações intraconscienciais? Qual valor dá você à neocondição de intermissivista?
                                                                                             D. D.