Errata Consciencial

A errata consciencial é a técnica de a conscin, homem ou mulher, reconhecer, registrar e autorretratar-se perante omissões, enganos e erros pessoais contumazes, intra, inter ou extraconscienciais, identificáveis no momento evolutivo, promovendo o acerto imediato ou o autocomprometimento quanto às autocorreções prioritárias, de médio e longo prazo, frente à Autevoluciologia Lúcida.

Você, leitor ou leitora, busca identificar e corrigir as omissões, enganos e erros pessoais contumazes, a partir da aplicação da errata consciencial? Em escala de 1 a 5, qual o nível de autoincorruptibilidade alcançado?

      ERRATA CONSCIENCIAL
                                    (COSMOETICOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A errata consciencial é a técnica de a conscin, homem ou mulher, reconhecer, registrar e autorretratar-se perante omissões, enganos e erros pessoais contumazes, intra, inter ou extraconscienciais, identificáveis no momento evolutivo, promovendo o acerto imediato ou o autocomprometimento quanto às autocorreções prioritárias, de médio e longo prazo, frente à Autevoluciologia Lúcida.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra errata vem do idioma Latim, errata, “faltas; lista de erros”. Surgiu no Século XVII. O vocábulo consciência deriva também do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Corrigenda consciencial. 2. Checklist autorreparativo. 3. Técnica da errata consciencial.
          Neologia. As 4 expressões compostas errata consciencial, minierrata consciencial, maxierrata consciencial e megaerrata consciencial são neologismos técnicos da Cosmoeticologia.
          Antonimologia: 1. Listagem de acertos. 2. Erraticidade consciencial. 3. Erronia consciencial.
          Estrangeirismologia: o Autorreflexarium; o desprendimento do modus operandi ilógico; o know-how teático; o descarte dos impedimenta existenciais; a identificação dos ignes fatui antievolutivos; o checklist recexológico; as errata sheets do livro da vida; o limae labor autobiográfico; o vislumbre do podium evolutivo; o state of the art proexológico; a busca diuturna do supra summum existencial.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autoincorruptibilidade.
          Megapensenologia. Eis 8 megapensenes trivocabulares relativos ao assunto: – Autocorrupção, não. Autocorreção. Erros também ensinam. O erro dói. Pesquisemos nossos erros. Corrijamos sempre, já. Evitemos errar novamente. Busquemos acertar diuturnamente. Acerto é discernimento.
          Proverbiologia. Eis provérbio relativo ao tema: – É uma vergonha tropeçar duas vezes na mesma pedra.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do autoimperdoamento cosmoético; o holopensene pessoal ortopensênico; a autodeterminação ortopensênica; a retilinearidade ortopensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a autopensenidade alinhada ao materpensene intermissivo; a autopensenidade despertogênica.
          Fatologia: a errata consciencial; o fato de os erros pessoais explicitarem a realidade intraconsciencial; o ato de fazer o rol de erros pessoais de modo despojado e sincero abrindo novas frentes evolutivas; a importância da autorrevisão diuturna; a relevância do autorreajuste; a necessidade da autorreparação; a intransferibilidade da autorreciclagem; a inexorabilidade da autorrenovação; a inarredabilidade da autorrecomposição; a transcendência da autocorreção; as descobertas recentes de equívocos pessoais passados incorporados diuturnamente; as autorreedições pessoais revistas, corrigidas, melhoradas e ampliadas a cada neorressoma; as autocorreções enquanto posturas renováveis ad infinitum; as diversas carapuças já descabidas; a emenda (solucionática) podendo ser melhor em relação ao soneto (errático); a correção eficaz de único erro pequeno e sutil podendo evitar múltiplos erros grandiosos; a renovação vivencial oportuna; a lista de pendências evolutivas; os autotrafares arraigados retroalimentando os erros milenares; a apriorismose inibindo as lições colhidas na intermissão; a tragédia anunciada desfeita; a fatalidade enquanto realidade mais rara em relação a omissões, falhas e erros humanos; a vivência e o reconhecimento dos talentos pessoais em prol da reversão dos trafares; o ato de reconhecer as pendências pessoais inarredáveis; o autoposicionamento franco consolidando a neoposição destemida; a retificação dos minideslizes indeléveis; o refinamento das automanifestações possíveis; os desconfortos e perigos de errar; a autorrepressão coibindo a autocorreção; o medo de repetir os erros do passado inibindo os neoacertos oportunos; o rigor oportuno dos protocolos pessoais; os insights autopesquisísticos derrubando crenças pessoais e apontando erros autocognitivos enquanto alavanca evolutiva; a conquista de novos horizontes ortopensênicos; os deleites e dividendos de errar; as verdades relativas de ponta conscienciológicas ao modo de salvaguardas de erros dos intermissivistas; a função do intermissivista; as revisões e reedições oportunas da errata consciencial do intermissivista empenhado na qualiquantificação do completismo existencial; a ortótes enquanto meta existencial; a Recinologia Lúcida; a priorização dos acertos reduzindo os erros pessoais; a inexorabilidade da errata consciencial diante da premência da desperticidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático enquanto detonador da ortopensenidade pró-errata consciencial; a solução parapsíquica; a superação das omissões energossomáticas dificultando a interação paracerebral com o amparo de função; a sinalética energética e parapsíquica pessoal qualificando e intensificando os acertos pessoais; o paradedo do amparador extrafísico prevenindo omissões, enganos e erros do amparando; a tenepes funcionando qual paracâmara de insights autocríticos; a valorização do amparo extrafísico pessoal; a hipótese da paraerrata consciencial pautando o planejamento existencial do intermissivista; a hipótese da paraerrata pós-dessomática da consciex lúcida pautando o planejamento intermissivo; a Central Extrafísica da Verdade (CEV); a autorresponsabilidade multidimensional perante a condição de intermissivista lúcido quanto à Era das Reurbexes.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo errata consciencial–reconciliações grupocármicas; o sinergismo autoimperdoamento-heteroperdoamento.
          Principiologia: o princípio da ação-reação; o princípio da restauração evolutiva; o princípio da autoincorruptibilidade; o princípio da autocorreção imediata após a constatação do erro.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) fortalecendo a errata consciencial; o código grupal de Cosmoética (CGC) ratificando as erratas conscienciais coletivas.
          Teoriologia: a teoria dos Serenões.
          Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica da circularidade; a aplicação da técnica da invéxis inibindo erros seculares; a aplicação da técnica da recéxis inibindo erros milenares.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciocêntrico enquanto celeiro de atividades reciclogênicas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: o efeito halo dos acertos pessoais; o efeito dominó do autoposicionamento da autocorreção; o efeito da linearidade ortopensênica; o efeito da autorganização crescente.
          Neossinapsologia: os ortopensenes fomentando as neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo escorregadela-levantadura; o ciclo erro-ostracismo-soerguimento; o ciclo reparatório.
          Binomiologia: o binômio erradicabilidade-inevitabilidade; o binômio consertos-acertos; o binômio caprichos pessoais–erros coletivos; o binômio culpa-autassédio; o binômio erromal; o binômio erro-humor; o binômio Cosmoética-verdade.
          Interaciologia: a interação neoverpon-neoacerto; a interação Ficha Evolutiva Pessoal (FEP)–Errologia Pessoal; a interação faixa conscienciológica–errata consciencial; a interação Paradireito-Paradever.
          Crescendologia: o crescendo miniomissão-megaerro; o crescendo miniacerto pontual–megaacerto atacadista; o crescendo amoralidade–imoralidade–Ética Humana–Cosmoética.
          Trinomiologia: o trinômio engano-omissão-erro; o trinômio Decidologia-Definologia-Determinologia; o trinômio vontade-intenção-resolução; o trinômio diagnóstico-terapêutica-autocura; o trinômio holofilosófico Cosmoética-Universalismo-Megafraternismo; o trinômio autocontrole-autodisciplina-autodomínio; o trinômio autocorreção-heterocorreção-omnicorreção; o trinômio ortopensênico parar-refletir-atuar.
          Polinomiologia: o polinômio pensar bem–querer bem–agir bem–viver bem; o polinômio reconhecimento da falibilidade–averiguação dos erros pessoais–descoberta dos motivos–autocorreção planejada.
          Antagonismologia: o antagonismo erro / acerto; o antagonismo descensão / soerguimento; o antagonismo atenuantes / agravantes; o antagonismo conscin / consciex; o antagonismo costumes / leis; o antagonismo ser / estar; o antagonismo omissão deficitária / omissão superavitária.
          Paradoxologia: o paradoxo do pseudoerro.
          Politicologia: a lucidocracia; a cognocracia; a conscienciocracia; a proexocracia; a parapsicocracia; a evoluciocracia; a democracia possibilitando o exercício do livre arbítrio evolutivo.
          Legislogia: a lei do maior esforço em não repetir os erros seculares; as paraleis cósmicas inspirando a assunção dos paradeveres reciclogênicos.
          Filiologia: a neofilia; a ortofilia; a autocriticofilia; a conviviofilia; a raciocinofilia; a autocognofilia; a proexofilia.
          Fobiologia: a autofobia impedindo a assunção e correção dos erros pessoais.
          Sindromologia: a evitação à síndrome da dispersão consciencial; a superação da síndrome do justiceiro; a autoprecaução quanto à síndrome do ansiosismo.
          Maniologia: a inibição da mania de empurrar com a barriga.
          Mitologia: o mito da perfeição.
          Holotecologia: a experimentoteca; a mentalsomatoteca; a autopesquisoteca; a consciencioteca; a proexoteca; a recexoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmoeticologia; a Acertologia; a Errologia; a Autocriticologia; a Autopesquisologia; a Autoconscienciometrologia; a Experimentologia; a Recexologia; a Autorganizaciologia; a Autodisciplinologia; a Homeostaticologia; a Ortopensenologia; a Autevoluciologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a consréu; a consbel; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin errática; a conscin leniente.
          Masculinologia: o intermissivista inadaptado; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o completista existencial; o líder interassistencial.
          Femininologia: a intermissivista inadaptada; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a completista existencial; a líder interassistencial.
          Hominologia: o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens exemplar; o Homo sapiens erraticus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens experimentator; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens volens.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: minierrata consciencial = o checklist autorreparativo de omissões pessoais ocorridas no dia; maxierrata consciencial = o checklist autorreparativo de enganos pessoais cometidos ao longo da atual existência; megaerrata consciencial = o checklist de retroerros pessoais, recorrentes e multisseculares, a serem erradicados.
          Culturologia: a cultura da Acertologia; a cultura da Recexologia; a cultura da Harmoniologia; a cultura da retilinearidade pensênica; a cultura da Autorganizaciologia; a cultura da Ortopensenologia; a cultura da Autoimperdoamentologia.
          Caracterologia. Conforme a Pesquisologia, a errata consciencial pode ser apreendida, pelo menos, sob 3 eixos, listados na ordem alfabética:
          1. Extraconsciencialidade: relativa aos erros fora da consciência (Errologia Extraconsciencial).
          2. Interconsciencialidade: relativa aos erros entre consciências, intra e / ou extrafísicas (Errologia Interconsciencial).
          3. Intraconsciencialidade: relativa aos erros interiores à consciência (Errologia Intraconsciencial).
          Autodiscernimento. Segundo a Cosmoeticologia, a conscin lúcida ao apoderar-se das próprias capacidades reciclogênicas pode candidatar-se ao compléxis pleno e aos neodesafios existenciais, a partir do autodiscernimento quanto à Errologia Pessoal, chancelando os posicionamentos cosmoéticos autoimperdoadores.
          Taxologia. Mediante a Errologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 40 tipos de erros a serem considerados para o emprego da errata consciencial:
          01. Erro autassediador: a culpa; o remorso; o remordimento.
          02. Erro autopensênico: os patopensenes; os nosopensenes; os batopensenes ociosos.
          03. Erro autoral: a gafe; a omissão deficitária; a abordagem tacanha.
          04. Erro calculado: a intencionalidade errática; o plano anticosmoético.
          05. Erro científico: a teoria falha; a fraude científica; a pseudodescoberta.
          06. Erro crasso: a obviedade; a grosseria; a erronia tosca.
          07. Erro criminoso: o aberratio delicti; o aberratio ictus.
          08. Erro cronêmico: o anacronismo; o procronismo; o paracronismo.
          09. Erro crônico: a reincidência; a relapsia; a contumácia.
         10.  Erro desprezível: o erro leve; o erro desculpável; a venialidade.
         11.  Erro digno: a imaturidade; a ingenuidade; a intenção de acertar.
         12.  Erro egocármico: o autengano personalizado; a autoomissão pessoal.
         13.  Erro emocional: a exacerbação; o surto; a reação exagerada.
         14.  Erro energossômico: a exteriorização de energias tóxicas; a leniência energética.
         15.  Erro gráfico: a gralha; a anortografia; a cacografia; o paragrama; o solecismo.
         16.  Erro grupocármico: a decisão errática coletiva; a irresponsabilidade grupal.
         17.  Erro ideativo: a tese equivocada; a gafe intelectual; a ignorância declarada.
         18.  Erro ignóbil: a indignidade; a hediondeza; a amoralidade.
         19.  Erro ignorado: o desconhecimento; a inexperiência; a jejunice.
         20.  Erro indefensável: a injustificabilidade; a corruptibilidade.
         21.  Erro indelével: a mácula; a nódoa; a marca.
         22.  Erro industrial: a negligência corporativa; o design equivocado; o recall.
         23.  Erro inescondível: a autexposição pública; a opinião precipitada.
         24.  Erro inesperado: a imprudência; o acidente; o revés.
         25.  Erro inesquecível: a recorrência; a memória; a holomemória.
         26.  Erro irremediável: a fatalidade; a inevitabilidade.
         27.  Erro judiciário: o antidiscernimento; a apriorismose; a impunidade.
         28.  Erro lógico: o ilogismo; o raciocínio falho.
         29.  Erro médico: a desassistência somática; a irreparabilidade somática; a iatrogenia.
         30.  Erro mentalsomático: o fiasco ideativo; a pseudodescoberta.
         31.  Erro negligenciado: a leniência; a negligência; a imprudência.
         32.  Erro parapsíquico: o engano parapsíquico; a incipiência paraperceptiva.
         33.  Erro político: o mau uso do poder; o abuso do poder; a politicalha.
         34.  Erro recalcitrante: a teimosia; o fechadismo; a neofobia.
         35.  Erro social: as ilegalidades preconceituosas; a escravidão humana.
         36.  Erro somático: a gula; o alimento autointoxicante; o sedentarismo.
         37.  Erro sutil: a claudicação; a cinca.
         38.  Erro tecnológico: o bug; o tilte.
         39.  Erro verbal: o tropeção gramatical; a silabada; a barbarolexia; o lapsus linguae.
         40.  Erro volitivo: a acrasia; a vontade débil; a ectopia volitiva.
         Contrapontos. Conforme a Analiticologia, a errata consciencial pode ser qualificada a partir da análise minuciosa de variáveis, condições, efeitos ou impactos envolvendo os erros e acertos pessoais, a exemplo dos 40 contrapontos técnicos, listados na ordem alfabética:
         01. Acidentalidade dos erros / peremptoriedade dos acertos.
         02. Adversidade do erros / conformidade dos acertos.
         03. Amorabilidade dos erros / cosmoeticidade dos acertos.
         04. Animalidade dos erros / civilidade dos acertos.
         05. Animosidade dos erros / tranquilidade dos acertos.
         06. Automaticidade dos erros / acuidade dos acertos.
         07. Belicosidade dos erros / pacificidade dos acertos.
         08. Casualidade dos erros / cerebralidade dos acertos.
         09. Cerceabilidade dos erros / liberalidade dos acertos.
         10. Coercibilidade dos erros / expansibilidade dos acertos.
         11. Colateralidade dos erros / centralidade dos acertos.
         12. Competitividade dos erros / aglutinabilidade dos acertos.
         13. Compulsividade dos erros / impassibilidade dos acertos.
         14. Conflituosidade dos erros / imperturbabilidade dos acertos.
         15. Corrigibilidade dos erros / perfectibilidade dos acertos.
         16. Corrosibilidade dos erros / contagiosidade dos acertos.
         17. Criminalidade dos erros / decorosidade dos acertos.
         18. Denegribilidade dos erros / visibilidade dos acertos.
          19. Descaridade dos erros / megafraternidade dos acertos.
          20. Destrutibilidade dos erros / construtividade dos acertos.
          21. Durabilidade dos erros / perenidade dos acertos.
          22. Emotividade dos erros / racionalidade dos acertos.
          23. Espetaculosidade dos erros / serenidade dos acertos.
          24. Inoficiosidade dos erros / oficialidade dos acertos.
          25. Intencionalidade dos erros / volicionalidade dos acertos.
          26. Mensurabilidade dos erros / incomensurabilidade dos acertos.
          27. Nocividade dos erros / reparabilidade dos acertos.
          28. Numerosidade dos erros / singularidade dos acertos.
          29. Odiosidade dos erros / perdoabilidade dos acertos.
          30. Periculosidade dos erros / inocuidade dos acertos.
          31. Periodicidade dos erros / continuidade dos acertos.
          32. Perversidade dos erros / afabilidade dos acertos.
          33. Prejudicabilidade dos erros / assistencialidade dos acertos.
          34. Previsibilidade dos erros / alcançabilidade dos acertos.
          35. Primariedade dos erros / profissionalidade dos acertos.
          36. Reversibilidade dos erros / transcendentalidade dos acertos.
          37. Temporalidade dos erros / sustentabilidade dos acertos.
          38. Territorialidade dos erros / universalidade dos acertos.
          39. Tragicidade dos erros / magnanimidade dos acertos.
          40. Venenosidade dos erros / benignidade dos acertos.
          Autorganização. Conforme a Autevoluciologia, o errante repetente permanece errático frente à autoproéxis e erradio perante a evolução. Vale à conscin interessada autorganizar-se, criando lucidamente as próprias oportunidades diuturnas para as correções pessoais e grupais, no aqui-agora multidimensional.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a errata consciencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autorrestauração imediata: Autodisciplinologia; Homeostático.
          02. Ciclo reparatório: Autorrecexologia; Homeostático.
          03. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          04. Correção de rota: Autorrecexologia; Homeostático.
          05. Defeito desfeito: Autorrecexologia; Homeostático.
          06. Erro crônico: Errologia; Nosográfico.
          07. Erro digno: Errologia; Nosográfico.
          08. Erro evolutivo crasso: Errologia; Nosográfico.
          09. Erro sutil: Errologia; Nosográfico.
          10. Minifalha: Parapatologia; Nosográfico.
          11. Pesquisa do erro: Autopesquisologia; Homeostático.
          12. Reparo técnico: Autopesquisologia; Neutro.
          13. Retificação: Recexologia; Homeostático.
          14. Taxologia das falhas: Experimentologia; Nosográfico.
          15. Tríade da erronia: Parapatologia; Nosográfico.
  A ERRATA CONSCIENCIAL É A INICIATIVA COSMOÉTICA
  PROPÍCIA AO INTERMISSIVISTA EMPENHADO NA ACELERAÇÃO EVOLUTIVA, PAUTADA NA RETILINEARIDADE AUTOPENSÊNICA DIUTURNA, DISCIPLINADA E INABALÁVEL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, busca identificar e corrigir as omissões, enganos e erros pessoais contumazes, a partir da aplicação da errata consciencial? Em escala de 1 a 5, qual o nível de autoincorruptibilidade alcançado?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 177.
                                                                                                                   D. D.