Paciência Incólume

A paciência incólume é a capacidade de a consciência utilizar a Inteligência Evolutiva (IE) para resistir serenamente às adversidades e complexidades das experiências proexológicas, mantendo postura pensênica cosmoética, equilibrada, linear, com profunda intercompreensão diante das relações intra e interconscienciais.

Você, leitor ou leitora, busca sinceramente vencer os conflitos íntimos, racionalmente, desenvolvendo e colocando em prática a paciência, diante de tudo e de todos? Você ainda perde as estribeiras diante da falta de experiência alheia e dos pequenos desconfortos cotidianos?

      PACIÊNCIA INCÓLUME
                               (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A paciência incólume é a capacidade de a consciência utilizar a Inteligência Evolutiva (IE) para resistir serenamente às adversidades e complexidades das experiências proexológicas, mantendo postura pensênica cosmoética, equilibrada, linear, com profunda intercompreensão diante das relações intra e interconscienciais.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo paciência deriva do idioma Latim, patientia, “capacidade de suportar; constância; submissão; servilismo; faculdade de resistir”. Surgiu no Século XIV. O vocábulo incólume procede também do idioma Latim, incolumis, “que não sofreu mal algum; incólume; são e salvo; intato; inteiro”. Apareceu no Século XVIII.
          Sinonimologia: 1. Paciência imperturbável. 2. Resignação funcional. 3. Persistência cosmoética. 4. Perseverança técnica. 5. Tolerância calculada.
          Neologia. As duas expressões compostas paciência incólume inata e paciência incólume adquirida são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
          Antonimologia: 1. Falta de paciência; impaciência. 2. Irritabilidade frente às adversidades. 3. Intolerância às dificuldades. 4. Tolerância disfuncional. 5. Resignação estagnadora. 6. Precipitação ruinosa.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Interassistenciologia.
          Coloquiologia: a paciência de Jó; o saco de paciência; o ato de torrar a paciência; a paciência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
          Proverbiologia. Eis 4 provérbios relacionados ao tema: – Um momento de paciência pode evitar um grande desastre; um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida. Paciência tem limite. Paciência é a sabedoria da espera. A paciência é amarga, mas seu fruto é doce.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal de pacificação íntima; o holopensene pessoal da pensenidade cosmoética; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; a retilinearidade autopensênica; as assinaturas pensênicas interassistenciais; as influências pensênicas recíprocas; a autopensenização reflexiva auto e heterocrítica; a conquista dos pacienciopensenes.
          Fatologia: a paciência incólume; o entendimento prático da horizontalidade entre as consciências; a paciência sendo a fonte inesgotável da megafraternidade; a resignação funcional frente às próprias experiências; a acalmia consciencial perante à evolução; a virtude da intercompreensão; a paciência sendo ferramenta de paz íntima; o ato de perseverar nas tarefas rotineiras; a constância inabalável para as recins ad aeternum; a vontade firme e calculada para superação dos frequentes obstáculos; a disposição favorável e persistente nas rotinas úteis; a atitude benevolente; a pacificação íntima conquistada pelo autoconhecimento; a postura madura de omissuper nas relações interconscienciais; a postura inabalável diante das dificuldades alheias; a serenidade dos ânimos ante às complexidades experimentadas; a prospecção dos acontecimentos pelo planejamento detalhado; a racionalidade autoconsciente exercitada na técnica da exaustividade; a visão sensata da cronêmica perante a evolução; a lida produtiva e pacienciosa no emprego do tempo; a isenção paciente e cosmoética nas particularidades das relações afetivas; o compromisso de perseverar na busca da solução dos conflitos pessoais e grupocármicos; a imparcialidade mediante o conhecimento das decisões alheias; a frieza calculista cosmoética; a eutimia; a serenidade acolhedora quando das vicissitudes experimentadas pelo grupo evolutivo; a acalmia intraconsciencial; a força presencial derivada da paciência; o bom humor predispondo à paciência.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autoconfiança parapsíquica; o ato de saber da compreensão dos amparadores frente às inépcias parapsíquicas; a manutenção da psicosfera aberta e favorável às relações intraconscienciais saudáveis; a autoparaperceptibilidade sadia indicando os rumos autevolutivos; a autossustentabilidade na conexão com a paraprocedência; a sinalética energética e parapsíquica pessoal do mecanismo assistencial; o ato de saber da coexistência multidimensional; a transparência extrafísica compulsória; a rotina parapsíquica interassistencial avançada; a doação de ECs balsâmicas ininterruptamente; o rol das sinaléticas energoparapsíquicas consolidado e em franca expansão; a exteriorização de energias conscienciais harmonizadoras e universalistas; o aumento inédito do percentual de racionalidade no extrapolacionismo parapsíquico; a megaeuforização predispondo à pacificação e à intercompreensão.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo paciência-pacificação; o sinergismo atenção-educação-paciência; o sinergismo autoprodutividade-paciência-resultados; o sinergismo das iniciativas de fraternidade; o sinergismo autevolutivo vontade inquebrantável–intencionalidade cosmoética–autorganização eficaz; o sinergismo prestar assistência–ser assistido; o sinergismo carisma pessoal–voliciolina.
          Principiologia: o princípio básico da maxifraternidade; o princípio da evolução interassistencial; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da prioridade compulsória; o princípio da descrença; o princípio da cultura da paz; o princípio da intercompreensão.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o códego da conscin intermissivista; os códigos sociais da boa convivência; o código de exemplarismo pessoal (CEP); o código duplista de Cosmoética (CDC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código de prioridades pessoais.
          Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva; a teoria da coerência; a teoria da evolução grupal das consciências; a teoria do amparo interconsciencial; a teoria da amizade; a teoria e prática da assistência mútua; a teoria da desperticidade; a teoria do Curso Intermissivo.
          Tecnologia: a técnica do autaperfeiçoamento contínuo; a técnica da tarefa energética pessoal (tenepes); a técnica de levar tudo de eito; a técnica da exaustividade; a técnica da tares; a técnica de contar até dez; a técnica de colocar-se no lugar do outro; a técnica da distração produtiva; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica do EV; a técnica de escrever as próprias reflexões.
          Voluntariologia: o voluntariado dedicado à interassistencialidade; o voluntariado da reeducação voliciolínica; o voluntariado conscienciológico representando oportunidade de desenvolvimento do epicentrismo consciencial; a vinculação inabalável no paravoluntariado cosmoético.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Paradiplomacia; o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: o efeito da interassistencialidade prioritária; os efeitos autolibertadores da transparência pessoal; os efeitos interassistenciais do abertismo consciencial; o efeito das ações cosmoéticas; o efeito das conquistas evolutivas; os efeitos da racionalidade do mentalsoma sobre o psicossoma; os efeitos das energias interconscienciais; os efeitos animadores da vivência das posturas pacíficas; os efeitos evolutivos da pacipensenidade.
          Neossinapsologia: a aquisição pessoal de neossinapses e paraneossinapses; a paravivência teática do Curso Intermissivo, calibrando ortotendências pessoais, a partir das neossinapses adquiridas; a formação de neossinapses benévolas e desassediantes; as neossinapses geradas pelo acolhimento assistencial intra e extrafísico; a retribuição por meio da tares potencializando as neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo da libertação grupocármica; a paciência para aguardar o fechamento do ciclo de realizações; o ciclo autexperimentação-autoconstatação-autocomprovação-autoconvicção; o ciclo verificação-reverificação-afirmação; o ciclo periódico de atualização das autoconvicções.
          Enumerologia: a capacidade de manter o equilíbrio; a capacidade de pacificação íntima; a capacidade de autorganização intraconsciencial; a capacidade de apaziguamento de conflitos; a capacidade de manutenção do megafoco; a capacidade de resistência às adversidades; a capacidade de sustentação energética.
          Binomiologia: o binômio dever-paradever; o binômio racionalidade cosmoética–sentimento interassistencial elevado; o binômio coerência consciencial–autoridade cosmoética; o binômio passividade-assertividade; o binômio autorreflexões periódicas–recins permanentes; o binômio admiração-discordância; o binômio mansidão pacificadora–firmeza decidida.
          Interaciologia: a interação (dupla) assistente-assistido; a interação automotivação cosmoética–rendimento evolutivo maior; a interação êxitos proexológicos–saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
          Crescendologia: o crescendo satisfação íntima–autopacificação; o crescendo autocontrole–equilíbrio mental; o crescendo inteligência emocional–inteligência evolutiva; o crescendo evolutivo sementeira intrafísica–colheita extrafísica.
          Trinomiologia: o trinômio consistência-coerência-racionalidade; o trinômio coerência-sinceridade-transparência; o trinômio autodepuração pensênica–autorregulação comportamental–autocomposição da personalidade; o trinômio universalismo-megafraternidade-Cosmoética; o trinômio paciência-benemerência-evolução; o trinômio gratidão às heterocríticas construtivas–perdão às heterocríticas destrutivas–autocriticidade sadia.
          Polinomiologia: o polinômio inteligência intraconsciencial–inteligência interconsciencial–inteligência interassistencial–inteligência evolutiva; o polinômio volição-intenção-decisão-determinação; o polinômio vontade firme–intenção cosmoética–autorganização eficaz–determinação evolutiva.
          Antagonismologia: o antagonismo amparabilidade / assedialidade; o antagonismo autoridade verbaciológica / prepotência; o antagonismo extremo maximizar o bem / minimizar o mal.
          Paradoxologia: o paradoxo da passividade ativa; o paradoxo amizade-debate.
          Politicologia: a assistenciocracia; a cosmoeticocracia; a democracia; a evoluciocracia; a conscienciocracia; a proexocracia; a paradireitocracia.
          Legislogia: a lei da interassistencialidade consciencial; a lei da empatia; a lei do maior esforço retributivo; a lei da gratidão; as leis parassociais; a lei da responsabilidade evolutiva; a lei suprema.
          Filiologia: a voliciofilia; a interassistenciofilia; a intencionofilia; a conviviofilia; a determinofilia; a cosmoeticofilia; a conscienciofilia.
          Sindromologia: a síndrome do ansiosismo; a síndrome da distorção da realidade; a síndrome da mediocrização; a síndrome da distorção imaginativa intencional; a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB).
          Holotecologia: a pacificoteca; a evolucioteca; a convivioteca; a argumentoteca; a recexoteca; a raciocinoteca; a coerencioteca; a cosmoeticoteca; a energossomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Despertologia; a Conviviologia; a Interaciologia; a Intencionologia; a Cosmoeticologia; a Cosmovisiologia; a Multidimensiologia; a Paradireitologia; a Pacifismologia; a Ortopensenologia; a Voliciologia.


                                          IV. Perfilologia

         Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin esforçada; a conscin exitosa; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin pacifista; a conscin benfazeja; a conscin empática; a conscin afetiva; a conscin pacifista; a personalidade refinada; a conscin autodiscernidora; o ser desperto.
         Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o pacificador; o evoluciólogo.
         Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a pacificadora; a evolucióloga.
         Hominologia: o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens serenissimus.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: paciência incólume inata = a postura cosmoética de intercompreensão, perante as experiências e expressões dos diversos estágios evolutivos conscienciais, manifestada espontaneamente pela consciência lúcida evoluída; paciência incólume adquirida = a postura cosmoética de intercompreensão, perante as experiências e expressões dos diversos estágios evolutivos conscienciais, exercitada deliberadamente pela consciência em busca do autaperfeiçoamento evolutivo.
         Culturologia: a cultura da profilaxia dos conflitos; a cultura da renúncia aos conflitos anticosmoéticos; a cultura da megafraternidade; a cultura da Interassistenciologia; a cultura da pacificação; a cultura do bom humor; a cultura da anticonflitividade; a cultura da pacificação íntima.
         Holomaturologia. Sob a ótica da Autodiscernimentologia, eis, na ordem alfabética, 11 exemplos da vivência da paciência incólume pela consciência interassistente:
         01. Autodiscernimento: a sabedoria e o discernimento levado às últimas consequências cosmoéticas.
         02. Autorado: o emprego da técnica da exaustividade.
         03. Imperturbabilidade: a inabalabilidade frente ao egocentrismo cronicificado alheio.
         04. Infiltração: cosmoética, mantenedora da interassistencialidade maxiproexológica.
         05. Intercompreensão: a compreensão do lado ainda infantil, ou nó górdio, do adulto imaturo.
          06. Intermissão: o planejamento detalhado durante séculos pelo Serenão Reurbanizador para programação existencial de algumas décadas.
          07. Itinerância: a manutenção da ortopensenidade frente aos ataques extrafísicos, durante a docência itinerante.
          08. Magnanimidade: a manutenção da pensenização benigna ao receber duras heterocríticas em acareação.
          09. Megafocagem: a revisão constante das recins pessoais.
          10. Pioneirismo: a espera, do conscienciólogo veterano, pelo amadurecimento de gerações para compartilhar verpons.
          11. Resiliência: o pronto restabelecimento na superação das crises evolutivas.
          Traforologia. Eis, segundo a Autoconscienciometrologia, 17 trafores da consciência, descritos em ordem alfabética, favoráveis à conquista da paciência incólume:
          01. Amparabilidade: honrar o amparador, demonstrando plena interconfiança diante dos trabalhos a serem executados, não o deixando à espera.
          02. Autabnegação: abrir mão dos próprios direitos em benefício de outrem, mentendo o megafoco evolutivo.
          03. Autodomínio: dominar a pensenidade e estar lúcido para as interferências, sabendo priorizar a higiene intraconsciencial.
          04. Autoparapsiquismo: manter o radar das parapercepções alerta às intrusões e abordagens de consciexes.
          05. Autotaquirritmia: dinamizar a execução eficaz das tarefas pessoais em tempo mínimo.
          06. Benignidade: pensenizar positivamente sobre as intenções e as ações alheias, mantendo a criticidade cosmoética.
          07. Descrença: manter a mente aberta e neofílica para experimentar a evolução de maneira realista, em acordo ao princípio da descrença.
          08. Empatia: manter paraclima de docilidade e acolhimento permitindo a aproximação de consciências na psicosfera pessoal.
          09. IE: exercitar a aceitação das realidades evolutivas e a permanência da intercompreensão frente ao grupocarma.
          10. Lisura: manter postura de discrição e refinamento no trato interconsciencial, sem excessos ou intrusões.
          11. Pacificação: conservar-se em estado íntimo de mansidão, brandura e calma para manter a mente lúcida, domesticada, sossegada, sobrepairando os impulsos e precipitações.
          12. Perseverança: manter postura firme, tenaz e constante, aplicando a força presencial na exemplificação de posturas cosmoéticas.
          13. Posicionamento: posicionar-se de modo destemido e decidido.
          14. Prudência: agir com moderação e comedimento evitando conflitos possíveis de serem observados previamente.
          15. Resignação: renunciar espontânea e pacificamente, de caso pensado, à suposta condição agradável em favor da interassistência.
          16. Sustentabilidade: suportar dignamente as experiências independentemente da pressão extrafísica e da crise evolutiva.
          17. Tarismo: esclarecer na medida certa para posteriormente encaminhar o assistido adequadamente.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a paciência incólume, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01.   Acalmia mental: Mentalsomatologia; Homeostático.
           02.   Amor doador: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           03.   Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
           04.   Conscin benévola: Conscienciometrologia; Homeostático.
           05.   Equilibriologia: Homeostaticologia; Homeostático.
           06.   Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático.
           07.   Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático.
           08.   Imperturbabilidade: Homeostaticologia; Homeostático.
           09.   Megaeuforização: Homeostaticologia; Homeostático.
           10.   Megatrafor: Homeostaticologia; Homeostático.
           11.   Olhar de fraternidade: Interassistenciologia; Homeostático.
           12.   Postura antiqueixa: Paraetologia; Homeostático.
           13.   Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático.
           14.   Tranquilidade: Serenologia; Homeostático.
           15.   Trinômio da holomaturidade: Holomaturologia; Homeostático.
  O EXERCÍCIO DA INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA IMPULSIONA
 A CONQUISTA DA PACIÊNCIA INCÓLUME, OPORTUNIZANDO ÀS CONSCIÊNCIAS INTERCOMPREENSÃO COSMOÉTICA ENTRE DISTINTOS NÍVEIS DE EXPRESSÃO EVOLUTIVA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, busca sinceramente vencer os conflitos íntimos, racionalmente, desenvolvendo e colocando em prática a paciência, diante de tudo e de todos? Você ainda perde as estribeiras diante da falta de experiência alheia e dos pequenos desconfortos cotidianos?
           Bibliografia Específica:
           1. Lacerda, Milton Paulo; Paciência Ter ou não Ter?; Psicologia dos Momentos Conturbados; 134 p.; 14 caps.; 5 enus.; 21 x 13,5 cm; br.; Vozes; Petrópolis, RJ; 1995; páginas 9 a 130.
           2. Ryan, M. J.; O Poder da Paciência; 188 p.; 6 caps.; 47 refs.; 20,5 x 14 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2006; páginas 11 a 183.
           3. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 923, 924, 991 a 996 e 1.013.
           4. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 2ª Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 46 a 52.
                                                                                                                        E. E.