Oratória Pró-Evolutiva

A oratória pró-evolutiva é a autexpressão da conscin, homem ou mulher, em público, por meio da fala natural, concisa e objetiva, utilizando recursos contributivos para a comunicação cosmoética, com objetivo de esclarescer determinada plateia sobre variadas temáticas.

      ORATÓRIA PRÓ-EVOLUTIVA
                                     (COMUNICOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A oratória pró-evolutiva é a autexpressão da conscin, homem ou mulher, em público, por meio da fala natural, concisa e objetiva, utilizando recursos contributivos para a comunicação cosmoética, com objetivo de esclarescer determinada plateia sobre variadas temáticas.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. A palavra oratória deriva do idioma Latim, oratória, “Arte oratória”. Surgiu no Século XV. O termo pró procede também do idioma Latim, pro, “em favor de”. O vocábulo evolutivo advém do idioma Francês, évolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Apareceu em 1873.
         Sinonimologia: 1. Doctilóquio assistencial. 2. Fala pública cosmoética. 3. Discurso oral evolutivo. 4. Retórica esclarecedora.
         Neologia. As 4 expressões compostas oratória pró-evolutiva, oratória pró-evolutiva básica, oratória pró-evolutiva intermediária e oratória pró-evolutiva avançada são neologismos técnicos da Comunicologia.
         Antonimologia: 1. Oratória demagógica. 2. Discurso manipulador. 3. Fala pública espúria.
         Estrangeirismologia: o speaker; o insight patrocinado pelo amparador extrafísico modificando o rumo da fala; o link com a equipex; o welcome empático; o rapport com o público.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à comunicabilidade cosmoética e cosmoviosiológica.
         Coloquiologia. Eis 5 expressões populares relativas ao tema: – Isto sim é que é falar!
Quem fala assim ... não é gago. Falar abertamente, sem papas na língua. A primeira impressão é a que fica. Falar é prata, calar é ouro.
         Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas pertinentes ao tema, citadas na ordem alfabética:
         1. “Oradores. Há oradores charlatães profissionais intencionalmente”.
         2. “Ouvintes. Quem tem ouvintes tem megarresponsabilidades grupais”.
         3. “Palanque. Há consciexes de ex-políticos que tentam usar o corpo da conscin parapsíquica, por meio da psicofonia, como se fosse palanque político, para continuar seus antigos comícios”.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da fluência verbal; os ortopensenes; a ortopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os logopensenes; a logopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; o abertismo pessoal às interpensenizações; os grafopensenes verbais.
         Fatologia: a oratória pró-evolutiva; o ato de falar em público; a capacidade humana de explicitar os próprios pensamentos por meio das palavras; o megatrafor da maxicomunicabilidade; a habilidade de reter a atenção alheia; a importância da disponibilização da informação; o confor adequado da verpon verbalizada; a expressão de ideias ordenadas em sequência lógica; a sinceridade de não responder o não conhecido; a vaidade e o orgulho como redutores de autodiscernimento da conscin durante a exposição pública; o egoísmo exposto de quem não se expõe; os mecanismos de defesa do ego (MDE); a ansiedade paranoide afetando a comunicação oral; a emissão das palavras de modo correto, claro, facilitando a compreensão do público; a credibilidade percebida no discurso autêntico; a autoconfiança do orador bem-intencionado; a tautologia inflando os discursos; o barbarismo; o solecismo; as gírias, clichês, neologismos, jargões técnicos, abreviações e siglas nos discursos; os significados diferentes para a mesma palavra; a repetição de palavras e frases para fixação da informação; o paralelismo sintático; a criatividade na composição das orações; o tom de voz adequado à mensagem; a empatia receptiva; o sorriso sincero rompendo barreiras; o bom humor; a polidez fraterna; a atenção dividida; o contato visual com o público; o olhar intimidador da plateia; a comunicação não verbal; a postura corporal ereta; a autoimagem e a imagem; a escolha de roupas elegantes, clássicas e limpas; a maquilagem suave, os acessórios discretos e a saia lápis da oradora; a barba alinhada e o colarinho abotoado do orador; a diferença do sentar masculino e feminino; as normas de etiqueta; a força presencial da finesse holossomática; o autoritarismo ocasionando autorrepressões; o púlpito; a tribuna; a fala representando determinado grupo; a construção de pontes entre pessoas e sociedades; o pseudoglamour do orador; a possibilidade de libertação das interprisões grupocármicas e policármicas pessoais; o poliglotismo interassistencial; a faceta prática do Universalismo; o script da apresentação; a força da argumentação com evidência nos debates; o microfone ampliando o alcance da fala; os cuidados com a voz e com o sistema gastrointestinal; os sotaques atratores e refratores do público; a influência cultural na manifestação vocal; a consciência corporal; o soma enquanto elemento de reconhecimento pelo grupocarma; o debate, a palestra, o comício; os speaker´s corners; o dicionário cerebral analógico, poliglótico, especializado.
         Parafatologia: o ato de exteriorizar energias na fala; o acoplamento energético do orador com o público; a paradiplomacia; as paranegociações; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a erradicação dos autassédios castradores da manifestação verbal desimpedida; a insubmissão à mordaça comunicacional imposta pelos assediadores extrafísicos; o laringochacra alcoolizado da conscin; a superação das coleiras do ego bloqueadoras do laringochacra; o heterodesassédio interlocutório; os discursos dos Serenões e evoluciólogos na comunex Pandeiro; a desassim; o transe parapsíquico; a psicofonia; a xenoglossia; o monopólio do laringochacra; as achegas extrafísicas assimiladas pelo orador parapsíquico (Lateropensenologia); a teática da laringochacralidade sadia impulsionando a mentalsomaticidade; o conscienciês enquanto idioma da Consciex Livre (CL).


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo disponibilidade assistencial–autodiscernimento; o sinergismo animismo-parapsiquismo; o sinergismo linguagem erudita–linguagem popular; o sinergismo dicionarização cerebral–taquipsiquismo–fluência comunicativa; o sinergismo voz-corpo; o sinergismo holossomático.
         Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio coloquial; o princípio da empatia evolutiva; o princípio da prioridade compulsória; o princípio da verpon; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da restauração evolutiva; o princípio de falar somente o necessário quando for preciso.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC) vivenciado nos contatos multidimensionais.
         Teoriologia: a teoria da evolução consciencial.
         Tecnologia: a técnica da tenepes; a técnica da diminuição dos estímulos emocionais; a técnica na análise dos discursos; a técnica da comunicação não violenta; a técnica do aproveitamento de oportunidades; a técnica dos trava-línguas; a técnica do selfbrainstorming para falas de improviso; a técnica da leitura em frente ao espelho; a técnica da escrita diária de 1 hora; a técnica da veste única.
         Voluntariologia: o voluntariado na secretaria geral de Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o voluntariado na recepção de visitantes no CEAEC; o voluntariado na UNICIN; o voluntariado na monitoria das dinâmicas parapsíquicas; o voluntariado na docência conscienciológica; o voluntariado na exposição e debates de neoverbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; o voluntariado conscienciológico expondo o paradigma consciencial em mídia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Proexologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Parapoliticologia; o Colégio Invisível da Paraconviviologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Liderologia; o Colégio Invisível da Policarmologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Parapedagogia.
          Neossinapsologia: as neossinapses resultantes do exercício da síntese na fala; as neossinapses advindas do acoplamento com amparador ampliando a visão sobre determinado assunto a ser abordado ao público.
          Ciclologia: o ciclo exposição-anonimato; o ciclo alternante falante-ouvinte; o ciclo leitura do orador–leitura do público; o ciclo reparatório.
          Enumerologia: a oratória parapolítica; a oratória paradiplomática; a oratória parapedagógica; a oratória parajurídica; a oratória paraprofilática; a oratória impactoterápica; a oratória desassediadora. O discurso epidítico; o discurso sintético; o discurso analítico; o discurso na língua culta; o discurso bilíngue; o discurso empresarial; o discurso coloquial.
          Binomiologia: o binômio emissor-receptor; o binômio representante-representados; o binômio mensagem-canal.
          Interaciologia: as interações interassistenciais; a interação conscin-amparador; a interação orador-parapúblico.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo cosmovisiológico Ética Humana–Cosmoética; o crescendo Politicologia-Parapoliticologia; o crescendo fala humana–conscienciês, o crescendo tacon-tares; o crescendo exemplo a menor–exemplo a maior.
          Trinomiologia: o trinômio coronochacra-frontochacra-laringochacra; o trinômio cosmoética-coragem-desinibição; o trinômio abertura-desenvolvimento-fechamento; o trinômio da tridotação consciencial intelectualidade-comunicabilidade-parapsiquismo.
          Polinomiologia: o polinômio naturalidade-entusiasmo-conhecimento-sinceridade-coragem; o polinômio emissor-receptor-mensagem-canal-código; o polinômio ler-escrever-ouvir-falar; o polinômio postura-olhar-voz-gesto.
          Paradoxologia: o paradoxo de a conscin expansiva no pequeno grupo poder ser a mais tímida no grande grupo.
          Politicologia: a democracia pura; a cosmoeticocracia; a assistenciocracia; a argumentocracia; a discernimentocracia; a meritocracia; a exemplocracia; as bases democráticas do Estado Mundial.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço; a lei suprema; as leis da proéxis.
          Filiologia: a assistenciofilia; a comunicofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia; a pesquisofilia; a neofilia; a sociofilia.
          Fobiologia: a agorafobia; a cacorrafiofobia; a glossofobia; a sociofobia; a xenofobia; a antropofobia; a astenofobia; a catagelofobia; a hereiofobia; a laliofobia; a oclofobia; a microfonefobia.
          Sindromologia: a superação da síndrome do pequeno poder; a superação da síndrome da ribalta; a superação da síndrome das pernas inquietas; a superação da síndrome de Tourette; a superação da síndrome de Asperger; a superação da síndrome do Ostracismo.
          Mitologia: o mito do dom da palavra; o mito de a aparência não importar.
          Holotecologia: a cosmoeticoteca; a eloquencioteca; a evolucioteca; a pacificoteca; a socioteca; a epicentroteca; a psicossomatoteca; a linguisticoteca.
          Interdisciplinologia: a Comunicologia; a Fonoaudiologia; a Histrionologia; a Evoluciologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Cosmoeticologia; a Parassociologia; a Pensenologia; a Paraconviviologia; a Holobiografologia; a Parapoliticologia; a Paradireitologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser interassistencial; o ser desperto; a conscin enciclopedista; a conscin interprisioneira; a conscin auto e heterolibertadora; a conscin primoponente; a conscin autônoma; a conscin autocrítica; a conscin desrepressora; a conscin esclarecedora; a conscin incorrupta; a conscin refutadora.
          Masculinologia: o paracomunicólogo; o parapolítico; o paradocente; o advogado interassistencial; o paradiplomata; o porta-voz; o líder; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a paracomunicóloga; a parapolítica; a paradocente; a advogada interassistencial; a paradiplomata; a porta-voz; a líder; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens parapoliticus; o Homo sapiens evolutiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: oratória pró-evolutiva básica = a autexpressão esclarecedora e cosmoética, em contexto profissional local, capaz de promover reflexões e conscientizações; oratória pró-evolutiva intermediária = a autexpressão esclarecedora e cosmoética em evento de abrangência transnacional, capaz de promover renovações e inovações; oratória pró-evolutiva avançada
= a autexpressão verponogênica em evento mundial de Conscienciologia, capaz de promover impactos reciclogênicos na maxiproéxis grupal.
          Culturologia: a cultura da autonomia; a cultura de paz.
          Discursos. A partir da Biografologia, eis, na ordem cronológica, 3 exemplos de personalidades promotoras de oratória pró-evolutiva, documentadas em áudio e vídeo (Ano-base: 2015):
          1. Helen Keller (1880–1968): discurso pronunciado na Convenção Internacional de 1925, em prol da Fundação Americana para Cegos, Cedar Point (Ohio), Estados Unidos, em 30.06.1925.
          2. Martin Luther King (1929–1968): discurso “I Have a Dream” proferido nos degraus do Lincoln Memorial, Washington, Estados Unidos, em 28.08.1963. O discurso fez parte da Marcha de Washington pelos Direitos Civis dos negros nos Estados Unidos.
         3. Malala Yousafzai (1997–): discurso em prol dos direitos das mulheres árabes à educação, proferido na Assembleia da Juventude na Organização das Nações Unidas, Nova York, Estados Unidos, em 12.07.2013.
         Tabelologia. Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 25 confrontos entre características ou posturas típicas da oratória pró-evolutiva e da oratória manipuladora:
          Tabela – Confronto Oratória Pró-Evolutiva / Oratória Manipuladora
     Nos          Oratória Pró-Evolutiva                     Oratória Manipuladora
           Assertividade diante da
     01.                                              Compulsão pelo palanque
           oportunidade
     02.   Autavaliação constante da fala             Verborragia acrítica
                                                      Movimentos premeditados para
     03.   Autoconsciência dos movimentos
                                                      manutenção da autoimagem
     04.   Autorremissão                              Autorregressismo
     05.   Cosmoética                                 Princípio de talião
     06.   Defesa dos direitos universais             Defesa de feudo oligárquico
     07.   Discurso ampliador da lucidez              Discurso erístico hipnótico
     08.   Erudição multidimensional                  Analfabetismo parapsíquico
     09.   Exposição de ideias                        Imposição de ideias
     10.   Fala horizontal                            Fala vertical
     11.   Fala mentalsomática                        Fala psicossomática
     12.   Feedback cara-a-cara                       Calúnia e difamação pública
     13.   Flexibilidade autopensênica                Rigidez verbal
     14.   Foco na assistência                        Foco no poder
     15.   Força da verbação                          Vazio da inexperiência
     16.   Homeostase holossomática                   Sedução holochacral
     17.   Informação alicerçada                      Mentira dissimulada
           Orador sendo minipeça                      Orador sendo maxipeça de
     18.
           interassistencial                          minimecanismo assistencialista
     19.   Palavra como instrumento evolutivo         Fala cultivando a autolatria
     20.   Palavras sintetizantes                     Orações sem fim
     21.   Paracérebro receptivo                      Paracérebro egocêntrico
     22.   Paradiplomacia                             Tiroteio verbal
     23.   Preponderância do diálogo                  Dominação do monólogo
     24.   Princípio da descrença                     Dogmatismo
     25.   Princípio do melhor para todos             Privilégio exclusivo para grupos


                                                   VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a oratória pró-evolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Argumentação fatuística: Pesquisologia; Homeostático.
           02. Autexposição recicladora: Autorrecexologia; Homeostático.
           03. Autoconsciência verbal: Comunicologia; Neutro.
           04. Comunicação lacunada: Comunicologia; Nosográfico.
           05. Comunicação não verbal: Comunicologia; Neutro.
           06. Conformática: Comunicologia; Neutro.
           07. Desinibição laringochacral: Comunicologia; Neutro.
           08. Epicentrismo tarístico neoverpônico: Verponologia; Homeostático.
           09. Inibição comunicativa: Psicossomatologia; Nosográfico.
           10. Linguagem mentalsomática: Comunicologia; Homeostático.
           11. Polidez fraterna: Comunicologia; Homeostático.
           12. Saberes comunicativos: Comunicologia; Neutro.
           13. Sede de poder: Intrafisicologia; Nosográfico.
           14. Taquilalia: Taquirritmologia; Neutro.
           15. Verbaciologia: Conscienciometrologia; Homeostático.
       A ORATÓRIA PRÓ-EVOLUTIVA CONSTITUI RECURSO INTERASSISTENCIAL AVANÇADO PARA AS CONSCIÊNCIAS
  ATILADAS QUANTO À IMPORTÂNCIA DA TARES EXPOSITIVA E DA CÁPSULA DO TEMPO AUTORREVEZAMENTAL.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite a importância da oratória pró-evolutiva para os acertos holocármicos? Com qual frequência faz uso dessa ferramenta interassistencial?
           Videografia Específica:
           1. Discurso Completo de Martin Luther King - Eu tenho um Sonho (I Have a Dream). Duração: 16min43. Publicação: 29.08.2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-QT1IogxcZo>. Acesso em: 24.01.15.
           2. Discurso de Helen Keller - Speech Reenactment at a Lions International Convention. Duração: 9min03. Publicação: 14.02.2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rfr6YO-zLZc>; acesso em: 24.01.15.
           3. Discurso de Malala Yousafzai na ONU. Duração: 17min27. Publicação: 21.10.2013. Disponível em:
<http://goo.gl/ga9Q5W>. Acesso em: 24.01.15.
           Bibliografia Específica:
           01. Bloch, Pedro; O Problema da Gagueira; Coleção Fala; 126 p.; 10 caps.; 1 ilus.; 91 refs.; 16 x 12 cm; br.; Rio de Janeiro, RJ; 1958; páginas 45 e 64.
           02. Breton, Philippe; Argumentar em Situações Difíceis: O que Fazer diante de um Público Hostil, de Comentários Racistas, de Assédio, de Manipulação, de Agressão Física e de Violência sob qualquer de suas Formas? (Argumenter en Situation Difficile); trad. Sonia Augusto; 94 p.; 7 caps.; 8 refs.; 22,5 x 15,5 cm; br.; Manole; Barueri, SP; 2005; páginas 41 a 46 e 89.
           03. Carvalho, Zenaide; Os Segredos da Oratória Política em 10 Lições: Vença as Eleições falando melhor; revisora Arora Ayres; 188 p.; 10 caps.; 1 microbiografia; 10 websites; 13 refs.; 21 x 14 cm; br.; Minelli; Sorocaba, SP; 2008; páginas 37 a 43.
           04. Haymann, Maximiliano; Síndrome do Ostracismo: Mecanismo e Autossuperação; pref. Waldo Vieira; revisoras Erotides Louly, Helena Araujo; & Julieta Mendonça; 218 p.; 5 seções; 24 caps.; 17 E-mails; 134 enus.; 2 fluxogramas; 1 foto; 1 microbiografia; 2 tabs.; 16 websites; glos. 152 termos; 5 filmes; 202 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; página 222.
           05. Leeds, Doroty; PowerSpeak, o Poder da Fala: O Guia Completo para Oratória e Apresentações Persuasivas (PowerSpeak: The Complete Guide to Persuasive Public Speaking and Presenting); trad. Eduardo Francisco Alves; & Elisabete Soares; 256 p.; 24 caps.; 21 x 14 cm; br.; Record; Rio de Janeiro; RJ; 1994; páginas 41 a 45.
            06. Lopes, Cíntia; Fala para que eu te veja: Como Vencer através do Poder da Comunicação; 208 p.; 5 caps.; 23 x 16 cm; br.; Asselvi; Blumenau; SC; 2004; páginas 71, 72, 86 a 88, 166 e 167.
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            10. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1.177, 1.190 e 1.199.
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                                                                                                                        C. T.