Olhar Conscienciométrico

O olhar conscienciométrico é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, viver atenta aos detalhes das realidades e pararrealidades circundantes com o objetivo de realizar estudo métrico ou avaliações integrais das consciências, com base no autodiscernimento, na inteligência evolutiva (IE) e na intencionalidade cosmoética.

Você, leitor ou leitora, cultiva o hábito do olhar conscienciométrico?

      OLHAR CONSCIENCIOMÉTRICO
                             (CONSCIENCIOMETROLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O olhar conscienciométrico é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, viver atenta aos detalhes das realidades e pararrealidades circundantes com o objetivo de realizar estudo métrico ou avaliações integrais das consciências, com base no autodiscernimento, na inteligência evolutiva (IE) e na intencionalidade cosmoética.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo olhar vem do idioma Latim Vulgar, adoculare, composto de ad, “direção para algum lugar ou objeto”, e oculare, “dar vista; esclarecer”. Surgiu no Século XIII. O termo consciência deriva também do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu também no Século XIII. O elemento de composição metria procede do mesmo idioma Latim, metrum, “medida de 1 verso”, e este do idioma Grego, métron, “unidade de medida; o que mede; instrumento para medir”.
          Sinonimologia: 1. Olhar conscienciometrológico. 2. Observação conscienciométrica. 3. Habilidade conscienciométrica.
          Neologia. As 3 expressões compostas olhar conscienciométrico, olhar conscienciométrico monovisiológico e olhar conscienciométrico cosmovisiológico são neologismos técnicos da Conscienciometrologia.
          Antonimologia: 1. Olhar superficial. 2. Olhar antifraterno. 3. Olhar distraído. 4. Olhar conscienciográfico. 5. Olhar consciencioterápico.
          Estrangeirismologia: a expertise da consciência; o feeling pesquisístico; a empatia potencializando o rapport interconsciencial; a intencionalidade explicitada na glasnost consciencial.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade pesquisística conscienciométrica.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Pensenizamos pelo olhar. Sejamos olheiros assistenciais. Toda fisionomia fala.
          Citaciologia: – “Perscrutava todos os rostos, na ânsia de melhor conhecer a alma dos homens” (in Houaiss, 1915–1999).
          Coloquiologia. Eis 4 expressões populares relativas ao tema: o jeito peculiar de ver; os olhos de ver; o ato de ver na essência e não simplesmente na aparência; o ato de olhar e não ver.
          Ortopensatologia: – “Olhar. O ato de olhar satisfaz mais a curiosidade do que o ato de pensenizar, por isso a pesquisa coroa a autopensenidade”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal conscienciometrológico; o holopensene pessoal da interassistencialidade; o holopensene pesquisístico; os benignopensenes; a benignopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a pensenização matemática na identificação de traços e / ou atributos a partir do olhar conscienciométrico; a perquirição do holopensene da conscin-cobaia.
            Fatologia: o olhar conscienciométrico; a Analiticologia Prática a partir do conscienciômetra; a análise nua e crua de princípios conscienciais e de pessoas; a análise sem julgamentos e / ou preconceitos; a observação de todos os ângulos da cobaia do momento; o ato de dirigir o olhar para alguém ou algo; o ato de olhar ao derredor com heterocrítica em base cosmoética; o modo fraterno e afetuoso predispondo a intercompreensão e a interassistência; a empatia enquanto elemento favorecedor nas heteranálises; a empatia favorecendo e potencializando as análises a partir do olhar conscienciométrico pesquisístico; a visão de conjunto a partir da agudez na pesquisa; as peculiaridades de cada interação; o bom humor enquanto elemento desdramatizador na identificação de traços conscienciais trafaristas; o bom-tom interconsciencial ao dirigir o olhar conscienciométrico; a heteroleitura conscienciométrica estimulando a autoleitura; o aprendizado intrínseco em cada análise conscienciométrica; o estudo minucioso do alvo a ser analisado; a habilidade na convivência com o diferente; a criação de vínculos a partir da heteroconscienciometria; o olhar atento às singularidades das consciências; o descortino das diferentes facetas do poliedro consciencial; a autoconsciência da interassistência; o respeito ao paradireito de todos.
            Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal favorecendo a auto e hetero conscienciometria; o olhar multidimensional; o olhar multiveicular; o olhar seriexológico; a análise energética; os olhos e paraolhos examinando as realidades e pararrealidades; o descortino dos parafatos interligados aos fatos; a assimilação energética; a desassimilação simpática (desassim) necessária após cada interação; o acoplamento energético; a leitura da psicosfera ampliando a análise conscienciométrica; o amparo de função atuando sinergicamente com a conscin pesquisadora; o olhar atento às parassincronicidades ou interatividades das realidades e pararrealidades; a descoincidência holossomática para melhor assistir; o discernimento parapsíquico preponderando nas análises e na comunicação de informações acessadas.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo visão dos olhos–paravisão dos paraolhos; o sinergismo paraperceptibilidade–olhar conscienciométrico.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da cobaiagem consciencial recíproca; o princípio da interdependência; o princípio da admiração-discordância no aprimoramento do olhar conscienciométrico; o princípio evolutivo da megafraternidade.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) balizador do olhar do conscienciômetra; o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da medida consciencial; a teoria da Conviviologia Cosmoética; a teoria da solidariedade interassistencial multidimensional; a teoria de sempre haver modo mais acertado de proceder ao aplicar técnicas conscienciométricas; a teoria da recuperação das unidades de lucidez; a teoria da evolução consciencial em grupo.
          Tecnologia: as técnicas conscienciométricas; a técnica da clarividência auxiliando na heteroconscienciometria; a técnica da autodescoincidência veicular; a técnica da assimilação simpática; a técnica do acoplamento energético; a técnica da concentração mental; a técnica da atenção dividida; a técnica da desassim; a técnica do sobrepairamento analítico; a técnica da conscin-cobaia voluntária; a técnica da visualização parapsíquica.
          Voluntariologia: o voluntário da Conscienciologia; a consciência pesquisadora voluntária; o voluntário docente-conscienciométrico; a consciência cobaia voluntária.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometria; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico da Parapercepciologia; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia.
          Efeitologia: a autoconscientização quanto aos efeitos nas heteranálises; o efeito da afinidade na otimização de achados na pesquisa; o efeito espelhamento a partir do olhar conscienciométrico; os efeitos da autexposição autêntica e sincera; os efeitos positivos da intencionalidade qualificada; os efeitos tarísticos da comunicação clara, coerente, oportuna e pontual; os efeitos da comunicação mentalsomática em detrimento à comunicação psicossomática.
          Neossinapsologia: a aquisição de neossinapses a partir do contato com amparadores extrafísicos no exercício assistencial a conscins e consciexes; as neossinapses derivadas das neointerações evolutivas.
          Ciclologia: o ciclo experimental sondagem-diagnóstico-encaminhamento; o ciclo conscienciométrico autavaliação-autodiagnóstico-reciclagem-reavaliação; o ciclo recebimento-retribuição.
          Enumerologia: o olhar atento; o olhar focado; o olhar compenetrado; o olhar analítico; o olhar cosmovisiológico; o olhar multidimensional; o olhar cosmoético.
          Binomiologia: o binômio concentração mental–atenção dividida; o binômio concentração cognitiva–visualização integral; o binômio visão focada–visão periférica; o binômio intercompreensão-intercooperação; o binômio (dupla) assistente-assistido; o binômio admiração-discordância; o binômio micro olhar conscienciométrico–macro olhar conscienciométrico; o binômio serenidade-benignidade.
          Interaciologia: a interação conscin-conscin; a interação conscin-consciex; a interação conscin–princípios conscienciais; a interação conscin-objetos; a interação fatos-parafatos; a interação necessidades pessoais–necessidades grupais; a interação empatia-assertividade; a interatividade olhar-metria; a interação monodimensionalidade-multidimensionalidade.
          Crescendologia: o crescendo monovisão-cosmovisão; o crescendo olhar conscienciométrico intrafísico–olhar conscienciométrico multidimensional; o crescendo olhar conscienciométrico superficial–olhar conscienciométrico profundo; o crescendo abertismo consciencial–diálogo consciencial; o crescendo Fraternismo-Universalismo; o crescendo olhar tacanho–olhar cosmovisiológico.
          Trinomiologia: o trinômio lucidez-concentração-atenção; o trinômio interconfiança-interdependência-interassistência; o trinômio amparador-assistente-assistido.
          Polinomiologia: o polinômio olhar-assimilar-registrar-analisar-falar; o polinômio humanos–pré-humanos–princípios conscienciais–objetos; o polinômio consciência-energia-espaço-tempo; o polinômio captar-perscrutar-interpretar-prognosticar; o polinômio evolutivo autolucidez-automotivação-automemória-autodiscernimento.
          Antagonismologia: o antagonismo olhar / enxergar; o antagonismo aproximação / afastamento; o antagonismo olhar conscienciométrico traforista / olhar conscienciométrico trafalista.
          Paradoxologia: o paradoxo de quanto mais autopesquisa maior a possibilidade de heteroconhecimento; o paradoxo de quem assiste ser o primeiro assistido; o paradoxo de olhar para o outro para possibilitar ver a própria intraconsciencialidade; o paradoxo de o olhar autoconscienciométrico ser via de mão dupla.
          Politicologia: a lucidocracia; a politicocracia; a conviviocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço nas investigações; a lei de não se contentar com o primeiro resultado obtido.
          Filiologia: a conscienciometrofilia; a conviviofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia; a reciclofilia; a neofilia; a criticofilia; a pesquisofilia.
          Fobiologia: a superação das neofobias; a extinção da autocriticofobia; a eliminação da sociofobia; a cura da interaciofobia.
          Sindromologia: a síndrome do heterodiagnóstico; a síndrome da apriorismose; a síndrome do ansiosismo; a síndrome da superficialidade.
          Mitologia: o mito de a deficiência autopesquisística do conscienciômetra-docente poder resultar em boa heteroconscienciometria; o mito de a evolução ocorrer sem reciclagens.
          Holotecologia: a conscienciometroteca; a mensuroteca; a pesquisoteca; a parapsicoteca; a parapercepcioteca; a consciencioteca; a convivioteca; a historioteca; a interassistencioteca; a diplomacioteca.
          Interdisciplinologia: a Conscienciometrologia; a Pesquisologia; a Interassistenciologia; a Experimentologia; a Cosmoeticologia; a Descrenciologia; a Conviviologia; a Interaciologia; a Comunicologia; a Cosmovisiologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciência pesquisadora; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o conscienciômetra; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a conscienciômetra; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens cobaya; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens perquisitor.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: olhar conscienciométrico monovisiológico = o do pesquisador-avaliador com autovisão intrafísica sob a perspectiva de análise das realidades de única vida; olhar conscienciométrico cosmovisiológico = o do pesquisador-avaliador com autovisão multidimensional sob a perspectiva de análise das realidades e pararrealidades em diferentes vidas intrafísicas.
          Culturologia: a cultura da conscienciometria aplicada a humanos, pré-humanos e princípios conscienciais; a cultura da heteropesquisa favorecendo a autopesquisa; a cultura da megafraternidade; a cultura do parapsiquismo nas auto e heterobservações; a cultura do olhar conscienciométrico interassistencial.
          Caracterologia. A partir da Priorologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, 3 formas de olhar do conscienciômetra pesquisador, para análises e observações:
          1. Traforista: o ato de ver, em primeiro plano, os traços positivos, as potencialidades do assistido em observação.
          2. Trafarista: o ato de ver, em primeiro plano, os traços negativos, os defeitos do assistido em observação.
          3. Trafalista: o ato de ver, em primeiro plano, os traços faltantes ou os trafores ausentes do assistido em observação.
          Posturas. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 posturas favorecedoras na aplicação do olhar conscienciométrico nas análises interassistenciais:
          01. Abertismo: o ato de estar aberto, sem apriorismos.
          02. Assertividade: o ato de ser pontual nas explicitações.
           03.   Assistencialidade: o ato de ajudar a todos, sem preconceito.
           04.   Cosmoeticidade: o ato de agir com neutralidade.
           05.   Detalhismo: o ato de ver o detalhe e as minúcias a partir do todo.
           06.   Discernimento: o ato de diferenciar as realidades e pararrealidades.
           07.   Empatia: o ato de adentrar na intraconsciencialidade de outrem.
           08.   Intencionalidade: o ato de interassistir com clareza de propósito.
           09.   Ortopensenidade: o ato de manter a retilinearidade pensênica nas interações.
           10.   Pesquisa: o ato de manter-se em postura de auto e heteropesquisador.


                                                   VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o olhar conscienciométrico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
           02. Atenção dividida: Mentalsomatologia; Homeostático.
           03. Binômio empatia-assertividade: Conviviologia; Homeostático.
           04. Conscienciômetra: Conscienciometrologia; Homeostático.
           05. Hiperacuidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
           06. Leitura correta: Cosmovisiologia; Homeostático.
           07. Olhar conscienciográfico: Gesconologia; Neutro.
           08. Olhar de fraternidade: Interassistenciologia; Homeostático.
           09. Olhar seriexológico: Parapercucienciologia; Homeostático.
           10. Olho clínico: Autodiscernimentologia; Neutro.
           11. Paraconscienciometria: Parapercepciologia; Neutro.
           12. Princípio da empatia evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
           13. Técnica da visualização parapsíquica: Parafenomenologia; Neutro.
           14. Visão: Autodiscernimentologia; Neutro.
           15. Visão panorâmica: Parapercepciologia; Neutro. O OLHAR CONSCIENCIOMÉTRICO, A PARTIR DA INTENCIONALIDADE COSMOÉTICA DO PESQUISADOR, É OPORTUNIDADE PARA ASSISTIR, POTENCIALIZANDO TRAÇOS HOMEOSTÁTICOS DOS COMPASSAGEIROS EVOLUTIVOS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, cultiva o hábito do olhar conscienciométrico?
Na escala de 1 a 5 qual o interesse e a intenção pesquisística nesse quesito? Identificou se tende a ser mais traforista, trafarista ou trafalista?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.167.
                                                                                                                 M. D.