O nomadismo proexogênico é a condição de a conscin intermissivista, homem ou mulher, empreender viagem ou mudança de domicílio, norteada pelas diretrizes e demandas da programação existencial (proéxis), pessoal ou grupal.
NOMADISMO PROEXOGÊNICO (INTERASSISTENCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. O nomadismo proexogênico é a condição de a conscin intermissivista, homem ou mulher, empreender viagem ou mudança de domicílio, norteada pelas diretrizes e demandas da programação existencial (proéxis), pessoal ou grupal. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo nômade vem do idioma Latim, nomas, “pastor”, e este do idioma Grego, nomás, “o que pasta; o que muda de pasto; o que vai de 1 lugar para outro”. Surgiu no Século XVII. O sufixo ismo deriva do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico, político ou religioso; ato, prática ou resultado de quadro mórbido; condição patológica”. O vocábulo programação procede do idioma Latim, programma, “publicação por escrito; edital; cartaz”, e este do idioma Grego, prógramma, “ordem do dia; inscrição”. Apareceu no Século XX. A palavra existencial provém igualmente do idioma Latim, existentialis, “existencial”. Surgiu em 1898. O elemento de composição genia vem do idioma Grego, génos, “raça; tronco; família; origem; descendência”. Sinonimologia: 1. Nomadismo pró-proéxis. 2. Andança proexogênica. 3. Vagância proexogênica. Neologia. As 3 expressões compostas nomadismo proexogênico, nomadismo autoproexogênico e nomadismo maxiproexogênico são neologismos técnicos da Interassistenciologia. Antonimologia: 1. Viagens turísticas. 2. Nomadismo estéril. 3. Dromomania. Estrangeirismologia: o laissez-passer; o passeport; o greencard. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às diretrizes proexológicas. Citaciologia. Eis duas citações referentes ao tema: – As viagens dão uma grande abertura à mente: saímos do círculo de preconceitos do próprio país e não nos sentimos dispostos a assumir aqueles dos estrangeiros (Montesquieu, 1689–1755). O nômade conserva um segredo de felicidade que o cidadão perdeu, e por este segredo sacrifica a comodidade e a segurança. Múltiplos são os êxitos, os álibis e as sensações da viagem, mas um só é o profundo e verdadeiro motivo interior que a determina: perseguir o segredo daquela remota felicidade (Domenico De Masi, 1938–). II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da disponibilidade íntima; o holopensene do desapego; o holopensene híbrido; o holopensene da responsabilidade da tarefa assumida; a atualização de pensenes; os pensenes decorrentes do abertismo consciencial pessoal; o holopensene universalista. Fatologia: o nomadismo proexogênico; o abertismo consciencial; a errância exemplarista; a tenepes itinerante; a preparação na dimensão intrafísica para a próxima intermissão (Preintermissiologia); a adaptabilidade somática; o pião interassistencial; a empatia universalista; a hospedagem em casas alheias; as viagens de carona; a assistência gerada através da assistência recebida; a gratidão sendo motivação para a interassistência; o planejamento do itinerário; o planejamento do cronograma; o planejamento da bagagem; a improvisação dos detalhes esquecidos no planejamento; a diáspora evolutiva; os resgates do passado; o Programa ASSINVÉXIS Presente (PAP); o Programa Volitar da ASSINVÉXIS; o alvo mental; o trabalho do tipo ioiô; o desenvolvimento do mitridatismo até atingir a desperticidade; o fato de mais de 90% da população da Cognópolis-Foz não ser originariamente de Foz do Iguaçu, PR; o despojamento proexológico; o exclusivismo proexológico; o Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático na prática. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o trabalho em equipe multidimensional; a minipeça do maximecanismo interassistencial; a conexão com as Centrais Extrafísicas; o amparo extrafísico de função; o exercício da Paradiplomacia; o encontro de equipes extrafísicas; a contrapartida do amparo extrafísico; o emissário do amparo extrafísico; as viagens extrafísicas; as reubanizações extrafísicas; as projeções conscientes; as retrocognições espontâneas. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo mentalsoma-energossoma; o sinergismo invéxis–docência itinerante; o sinergismo autodiscernimento-autevolução; o sinergismo fazer assistência–ser assistido; o sinergismo dos compassageiros evolutivos na maxiproéxis; o sinergismo da fraternidade vivida; o sinergismo ECs do amparador de função–ECs da conscin assistente; o sinergismo ações proexológicas–amparabilidade extrafísica; o sinergismo geopolítico local ideal (Proxêmica)–momento adequado (Cronêmica). Principiologia: o princípio universalista da vida sem fronteiras; o princípio da Paradiplomacia; o princípio do abertismo consciencial; o princípio de levar a tares até as últimas consequências nas viagens; o princípio da minipeça no maximecanismo interassistencial; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da adaptabilidade; o princípio da admiração-discordância; o princípio da intercooperação; o princípio da empatia evolutiva; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio evoluído de quem aprende dever ensinar. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código duplista de Cosmoética (CDC); o código da megafraternidade; o respeito aos diversos códigos sociais. Teoriologia: o 1% de teoria e os 99% de autexperiência; a teoria da fraternidade universal evolutiva. Tecnologia: as técnicas de ampliação do dicionário cerebral analógico poliglótico pessoal; a Paratecnologia do paramicrochip; a técnica do sobrepairamento analítico; a técnica de aproveitamento máximo do tempo pessoal. Voluntariologia: o voluntariado itinerante; o voluntariado no projeto conscienciocêntrico de Intercâmbio Conscienciológico Internacional. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório radical da heurística Serenarium; o laboratório conscienciológico da Autorganização. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos. Efeitologia: o efeito positivo do amparo de função; o efeito das diferentes culturas no holossoma da consciência; o efeito positivo do exemplarismo pessoal; o efeito sinérgico do trabalho em grupo; o efeito do livre trânsito intergrupal. Neossinapsologia: a criação de neossinapses; as neossinapses referentes à Evoluciologia; as neossinapses referentes à reurbex; as neossinapses do Curso Intermissivo. Ciclologia: o ciclo levantar a poeira–abaixar a poeira nas itinerâncias; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo existencial preparação proexológica–consecução proexológica; o ciclo proexológico recebimento-retribuição; o ciclo planejar-viajar-pesquisar-registrarsintetizar-publicar. Enumerologia: o domínio da tecnologia das viagens por terra; o domínio da tecnologia das viagens por água; o domínio da tecnologia das viagens por ar; o domínio da tecnologia das viagens intrafísicas; o domínio da tecnologia das viagens extrafísicas psicossomáticas; o domínio da tecnologia das viagens extrafísicas mentaissomáticas; o domínio da tecnologia das viagens interdimensionais. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio nomadismo-pioneirismo. Interaciologia: a interação mesologia atual–retromesologia; a interação análise egocármica–análise grupocármica; a interação temperamento-tarefa. Crescendologia: o crescendo das retrocognições carregadas no ene; o crescendo das retrocognições carregadas no sen; o crescendo das retrocognições carregadas no pen. Trinomiologia: o trinômio aqui-agora-já; o trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio terra-água-ar. Paradoxologia: o paradoxo radicação vitalícia cognopolita–nomadismo proexogênico. Politicologia: a lucidocracia proexológica. Legislogia: a lei de inseparabilidade grupocármica; a lei de causa e efeito. Filiologia: a neofilia; a adaptaciofilia; a comunicofilia. Holotecologia: a teaticoteca; a experimentoteca; a convivioteca; a assistencioteca; a proexoteca; a holomnemoteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Evoluciologia; a Despertologia; a Invexologia; a Reurbanologia; a Autopesquisologia; a Autoparacogniciologia; a Sincronismologia; a Viajologia; a Proexologia; a Geografia; a Parageografia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; o nômade consciencial. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o polímata; o poliglota; o erudito; o sábio; o bem-sucedido; o desbravador; o pioneiro. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolitana; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a polímata; a poliglota; a erudita; a sábia; a bem-sucedida; a desbravadora; a pioneira. Hominologia: o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens libertarius; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens autodidacta; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens cognopolita; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens retrocognitor; o Homo sapiens professor; o Homo sapiens reurbanisatus; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens maxiproexologus. V. Argumentologia Exemplologia: nomadismo autoproexogênico = o referente às demandas e diretrizes da proéxis pessoal; nomadismo maxiproexogênico = o referente às demandas e diretrizes da maxiproéxis grupal. Culturologia: o multiculturalismo interassistencial intra e extrafísico. Traforologia. Segundo a Conscienciometria, eis, em ordem alfabética, 10 trafores existentes no exercício lúcido do nomadismo proexogênico: 01. Abertismo consciencial. 02. Adaptabilidade. 03. Amparabilidade. 04. Conscienciofilia. 05. Curiosidade sadia. 06. Empatia. 07. Paradiplomacia. 08. Predisponibilidade interassistencial. 09. Simpatia. 10. Universalismo. Caracterologia. À luz da Interassistenciologia, eis, por exemplo, 8 oportunidades de nomadismo proexogênico, em ordem alfabética: 1. Administração. A itinerância administrativa conscienciocêntrica com a finalidade de expor as melhores práticas na gestão das ICs. 2. Congresso. A viagem para apresentar pesquisas pró-evolutivas em congressos internacionais em diferentes idiomas. 3. Docência. A itinerância docente conscienciológica priorizando a tares. 4. Gescon. A viagem tarística no lançamento de livros de própria autoria em lugares estratégicos. 5. Intercâmbio. O intercâmbio cultural de estudantes promovendo a troca de experiências durante o período preparatório da proéxis. 6. Moradia. A mudança de moradia para diferentes estados ou países visando à consecução da maxiproéxis grupal. 7. Pesquisa. A realização de viagens com a finalidade de pesquisar retrovidas. 8. Profissão. A itinerância profissional interassistencial e cosmoética alinhada à proéxis. Tabelologia. O nomadismo proexogênico supõe a consecução de funções, tarefas ou gestações interassistenciais através do deslocamento intrafísico ou extrafísico da consciência, diferentemente do nomadismo estéril carente de frutos evolutivos ou produções assistenciais. Segundo a Discernimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, tabela com 30 diferenças básicas dos nomadismos propostos: Tabela – Cotejo Nomadismo Proexogênico / Nomadismo Estéril Nos Nomadismo Proexogênico Nomadismo Estéril 01. Afetividade sadia Ectopia afetiva 02. Apátrida por opção Apátrida por instinto 03. Aprofundamento das interrelações Superficialidade das interrelações 04. Aproveitamento de rotinas úteis Aversão a rotinas Assunção de responsabilidades Fuga devido à dificuldade de assumir 05. evolutivas responsabilidades 06. Autocrítica crescente Falta de autocrítica 07. Autolibertação pela interassistência Falso senso de liberdade 08. Candidato ao compléxis Candidato à melex 09. Capacidade de fixar residência Incapacidade de fixar residência 10. Decisão discernida Decisão impulsiva Nos Nomadismo Proexogênico Nomadismo Estéril 11. Engajamento no fluxo cósmico Navegação à deriva Estratégia interassistencial Tendência arraigada pessoal ou 12. policármica grupal 13. Estudo do contexto a ser visitado Escolha aleatória do destino Experiência geradora de sabedoria Experiência geradora de sabedoria 14. evolutiva adaptativa 15. Foco na proéxis Desconhecimento da proéxis Fortalecimento lúcido da dupla Ignorância quanto ao processo 16. amparador-amparando amparador-amparando 17. Minipeça no maximecanismo Maxipeça no minimecanismo Paradiplomacia enquanto princípio 18. Diplomacia enquanto trafal pessoal pessoal Falta de planejamento nos 19. Planejamento dos itinerários itinerários Postura altruísta na análise Postura egoica na análise do 20. assistencial do novo contexto aproveitamento do novo contexto Postura infantil de pedir somente 21. Postura madura de heterodoação para si Preparo prévio da função a ser 22. Improviso nas ações desenvolvidas realizada Reconhecimento das fronteiras intra Reconhecimento das fronteiras 23. e extrafísicas intrafísicas 24. Reeducação consciencial permanente Falta de foco auteducativo evolutivo 25. Renovações evolutivas Automimeses dispensáveis Serendipitia identificada de modo Serendipitia não identificada e não 26. lúcido lúcida Serenidade quanto ao tempo de Ansiedade pela chegada ao próximo 27. permanência nos lugares destino Tendência à homeostasia 28. Tendência à riscomania holossomática Trânsito livre intergrupos construído Trânsito livre intergrupos construído 29. multiexistencialmente atualmente 30. Visa à produtividade evolutiva Responde a necessidades egoicas VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o nomadismo proexogênico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Amizade internacional: Conviviologia; Neutro. 03. Autodisponibilidade itinerante: Autopriorologia; Homeostático. 04. Autodomínio da conquista: Autevoluciologia; Homeostático. 05. Autopesquisa retrocognitiva de campo: Autorretrocogniciologia; Neutro. 06. Bonde extrafísico: Maxiproexologia; Homeostático. 07. Dessoma prematura anunciada: Autodessomatologia; Nosográfico. 08. Fluxo pesquisístico multidimensional: Pesquisologia; Neutro. 09. Inventário proexológico: Autoproexologia; Homeostático. 10. Povo cigano: Parassociologia; Neutro. 11. Radicação vitalícia na Cognópolis: Ressomatologia; Homeostático. 12. Recurso pró-desperticidade: Despertologia; Homeostático. 13. Senso de parafiliação: Amparologia; Neutro. 14. Sinalizador evolutivo: Evoluciologia; Homeostático. 15. Tempo dos Cursos Intermissivos: Parapedagogiologia; Homeostático. A VIVÊNCIA DO NOMADISMO PROEXOGÊNICO PROPORCIONA À CONSCIN, HOMEM OU MULHER, ALCANÇAR NÍVEIS MAIORES DE UNIVERSALISMO, LIBERTANDO-SE, PROGRESSIVAMENTE, DE PRECONCEITOS ARRAIGADOS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivenciou o exemplarismo tarístico em outras culturas? Qual foi o saldo dessas vivências? Bibliografia Específica: 1. Arakaki, Kátia; Viagens Internacionais: O Nomadismo da Conscienciologia; pref. Simone de La Tour; revisores Cathia Caporali; et al.; 308 p.; 7 seções; 33 caps.; 13 abrevs.; 13 E-mails; 123 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 8 websites; miniglos. 106 termos; 1 tab.; glos. 155 termos; 244 refs.; alf.; geo.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; páginas 18 a 237. 2. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed.; Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 989. 3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 171, 231, 265, 609 e 918. 4. Idem; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; revisor Alexander Steiner; 142 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; 1 E-mail; 52 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 1 teste; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1995; página 54. 5. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.248 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5ª Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 942 e 943. N. V. A.