Negligência Antiproéxica

A negligência antiproéxica é o ato ou a condição de a conscin, homem ou mulher, descuidar das diretrizes cosmoéticas, inovadoras e libertadoras da programação existencial (proéxis), autodeterminadas no período intermissivo para a atual ressoma, escolhendo assumir posturas trafarísticas alicerçadas no status quo.

Você leitor ou leitora, já identificou algum nível de negligência antiproéxica? Na escala de 1 a 5, qual nota atribui ao autodesempenho no aqui e agora?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              1
                                NEGLIGÊNCIA ANTIPROÉXICA
                                                (PROEXOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A negligência antiproéxica é o ato ou a condição de a conscin, homem ou mulher, descuidar das diretrizes cosmoéticas, inovadoras e libertadoras da programação existencial (proéxis), autodeterminadas no período intermissivo para a atual ressoma, escolhendo assumir posturas trafarísticas alicerçadas no status quo.
             Tematologia. Tema central nosográfico.
             Etimologia. O vocábulo negligência vem do idioma Latim, negligentia, “falta de cuidado; incúria; desleixo; indiferença; inércia”. Surgiu no Século XIV. O prefixo anti deriva do idioma Grego, antí, “de encontro; contra; em oposição a”. Apareceu no Século XVI. O termo programa procede do idioma Latim, programma, “publicação por escrito; edital; cartaz”, e este do idioma Grego, prógramma, “ordem do dia; inscrição”, de prográphó, “escrever anteriormente; escrever na cabeça de”, provavelmente por influência do idioma Francês, programme. Surgiu no Século XVIII. A palavra programação apareceu no Século XX. O vocábulo existencial provém do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial; relativo ao aparecimento”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Surgiu no Século XIX.
             Sinonimologia: 1. Displicência antiproéxis. 2. Acomodação antiproéxica. 3. Desatenção antiproexológica. 4. Desvalorização da programação existencial. 5. Desinteresse proexológico. 6. Descaso quanto à proéxis.
             Neologia. As 4 expressões compostas negligência antiproéxica, negligência antiproéxica egocármica, negligência antiproéxica grupocármica e negligência antiproéxica policármica são neologismos técnicos da Proexologia.
             Antonimologia: 1. Atitude pró-proéxis. 2. Esmero proéxico. 3. Dedicação proéxica. 4. Empreendedorismo proexológico. 5. Cuidado proéxico.
             Estrangeirismologia: o know-how vitmizador; o Zeitgeist proéxico desalinhado; a falta de atualização do modus operandi; o leitmotiv materialista.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às responsabilidades proéxicas.
             Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Soma: durabilidade efêmera. Proéxis: empreendimento oportuno. Tempo: aqui agora. Autorresponsabilidade: atitude inteligente. Vida: oportunidade reciclogênica.
             Citaciologia. Eis 3 citações relacionadas ao tema: – A única coisa permanente no universo é a mudança (Heráclito, 540–480 a.e.c.). Empreendedorismo consciencial: capacidade para renovar, modificar, implementar e conduzir aquilo que programou para cumprir nesta vida humana. A autoliderança confere a cada um a possibilidade para exercitar o livre arbítrio e tomar as decisões do que deve fazer ou qual caminho seguir (Cesar Machado, 1993–). A sedução publicitária cria mundo ectópico de fantasias e ilusões, pregando o consumismo enquanto meta de vida ou objetivo existencial (Mabel Teles, 1966–).
             Ortopensatologia: – “Assistência. Na dimenin, o melhor negócio não envolve o cifrão, mas a assistência interconsciencial. A verdadeira fortuna pessoal é a capacidade de assistir às consciências”. “Se você quer ser mais assistencial, saia do ego e pense na coletividade”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da displicência; o holopensense pessoal desfocado da proéxis; o holopensene sabotador; os ectopensenes; a ectopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os nosopensenes; a nosopensenidade; os xenopenses; a xenopensenidade; o holo2                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a pensene fomentador de mudanças; os benignopensenes; a benignopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a higidez pensênica.
          Fatologia: a negligência antiproéxica; o desconhecimento da proéxis; a autoproéxis intransferível; o descuido e / ou despreparo de líderes em relação às oportunidades assistenciais de servir ao modo de facilitador proéxico grupal; a automimese atravancadora; a deturpação e extravio da oportunidade proexológica grupal ao focar no poder manipulador; as manipulações de informações espúrias e oportunistas proporcionando pseudovantagens; a falta de atenção e valorização de ideias inovadoras; as distorções interpretativas favorecendo interesses egoicos; as ações com predomínio trafarístico; as automimeses dispensáveis; o foco no materialismo; a priorização pelas somas financeiras vultuosas; o desperdício do tempo existencial; o desleixo pelos artefatos do saber; as repetições contraproducentes; a acomodação; a autocorrupção causando ansiedade e depressão; os autenganos através dos videogames; as crenças limitantes; o desinteresse pelos recursos intraconscienciais; o apego às ideias mantenedoras da vitimização; a competição mesológica patológica e desnecessária; a dificuldade de trabalhar em equipe; o olhar trafarístico diante das adversidades; os bagulhos energéticos fixadores do passado; os excessos impedidores da simplicidade; o adiamento de decisões em função do grupo familiar com demandas ad aeternum; o aproveitamento das informações disponíveis para atualizações; a reurbex sinalizando a necessidade de planejamento e gestão da vida; as mudanças (recins) compulsórias resultantes da reurbex planetária; as soluções cosmoéticas; o paradigma consciencial facilitando a autopesquisa para as atualizações necessárias; os trafores alavancadores da proéxis; as empresas catalisadoras de recursos fomentadores do trabalho em equipe; o exemplarismo dos epicentros conscienciais nos grupos; as oportunidades de reconciliações e recomposições; as reciclagens intraconscienciais aprofundando e validando o autoconhecimento através do labcon; a riqueza das autovivências enquanto indicadores de assertividade cosmoética; a autopacificação íntima sinalizando a realização da autoproéxis; a autocorência das ações diárias; a alegria profilática mantenedora da paz.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a deturpação do parapsiquismo; os grupos de consciexes com características de notoriedade antiproéxica; os desgastes energéticos pelo foco pessimista e perfeccionista; a melex; a monopolização contraditória das energias para o bem-estar sem esforços; o parapsiquismo às vezes desconhecido, desvalorizado e utilizado de maneira anticosmoética; a projeção desassediadora em reuniões extrafísicas; o principal público-alvo da tenepes.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo crença limitante–acomodação; o sinergismo autovitmização-inércia; o sinergismo paradever-proéxis; o sinergismo poder distorcido–melin.
          Principiologia: o princípio “ninguém perde ninguém”.
          Codigologia: a elaboração do código pessoal de Cosmoética (CPC) enquanto sinalizador das atualizações prementes.
          Teoriologia: a teoria da inseparabilidade grupocármica; a teoria da seriéxis; a teoria da transmigração interplanetária; a teoria da proéxis.
          Tecnologia: a técnica grafodesassediadora; a técnica do estado vibracional; a técnica da exteriorização de energias para os projetos pessoais; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da projeção consciente assistencial; a técnica da recéxis; a técnica da invéxis; a técnica da tenepes.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo (CI); o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autoprojeciologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Invexologia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                     3
             Efeitologia: o efeito dominó da manutenção do status quo individual refletindo em prejuízo da consecução da proéxis grupal; o efeito gratificante das gescons promovendo expansão da liberdade interassistencial pela tares.
             Neossinapsologia: a aquisição de neossinapses consequentes das reciclagens; as neossinapses gesconológicas.
             Ciclologia: o ciclo do vício da postergação.
             Enumerologia: a perda de tempo; a perda de energias; a perda de oportunidades; a perda das companhias evolutivas; a perda de neoideias; a perda econômico-financeira; a perda da programação existencial.
             Binomiologia: o binômio baixa autestima–prepotência; o binômio depressão-melin; o binômio incompléxis-melex; o binômio tacon-disfarce; o binômio ignorância-paradever; o binômio admiração-discordância; o binômio autopesquisa–parapisquismo interassistencial.
             Interaciologia: a interação ilusão-utopia; a interação teimosia-renitência-resistência; a interação rigidez pensênica–perfeccionismo; a interação vazio existencial–depressão; a interação liberdade interassistencial–proéxis.
             Crescendologia: o crescendo das pseudovantagens autovitimizadoras.
             Trinomiologia: o trinômio egocentrismo–infantilismo–estagnação evolutiva; o trinômio autodesorganização-postergação-autocorrupção; o trinômio vontade-autorganização-intencionalidade.
             Polinomiologia: o polinômio autodesvalorização-autodepreciação-autoperturbação-antievolução.
             Antagonismologia: o antagonismo otimista / pessimista; o antagonismo serenidade / ansiedade; o antagonismo paradigma consciencial / paradigma mecanicista; o antagonismo compléxis / incompléxis; o antagonismo parapsiquismo / psiquismo; o antagonismo crise de crescimento / crise de sofrimento; o antagosnimo abertismo / fechadismo; o antagonismo autorganização / autodesorganização; o antagonismo ganhar / perder; o antagonismo desintegração / integração; o antagonismo desconstrução / construção.
             Paradoxologia: o paradoxo de a notoriedade poder causar insatisfação íntima.
             Politicologia: a meritocracia.
             Legislogia: a lei do retorno; a lei de Gérson; a lei do menor esforço; a lei de causa e efeito.
             Filiologia: a proexofilia; a cognofilia; a definofilia; a priorofilia; a decidofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia.
             Fobiologia: a decidofobia; a criticofobia; a neofobia; a recexofobia; a teaticofobia.
             Sindromologia: a síndrome do infantilismo; a síndrome da hipomnésia; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da mediocrização.
             Maniologia: a mania de deixar tudo para depois; a tabacomania; a alcoolomania.
             Mitologia: o mito do perdão para a vida eterna após dessoma; o mito de o dinheiro trazer felicidade.
             Holotecologia: a organizacioteca; a invexoteca; a recexoteca; a atencioteca; a prioroteca; a evolucioteca; a proexoteca.
             Interdisciplinologia: a Proexologia; a Intrafisicologia; a Errologia; a Tecnologia; a Psicologia; a Conviviologia; a Administraciologia; a Sociologia; a Conscienciometrologia; a Priorologia; a Recexologia; a Evoluciologia; a Extrafisicologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin relapsa; a isca humana inconsciente; a personalidade preguiçosa; a conscin pré-desperta; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin negligente; o principal público alvo da tenepes. 4                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens negligens; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens subcerebralis; o Homo sapiens invexologicus; o Homo sapiens proexista.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: negligência antiproéxica egocármica = aquela resultando na perda de oportunidade autevolutiva; negligência antiproéxica grupocármica = aquela resultando na perda de oportunidades interassistenciais e libertadoras no âmbito do grupo evolutivo; negligência antiproéxica policármica = aquela resultando da perda de oportunidade de expansão e mudança de patamar evolutivo de caráter atacadista, universal.
          Culturologia: a cultura da robéxis; as mimeses culturais.
          Otimização. Considerando a Evoluciologia, eis, em ordem alfabética, 10 variáveis ou condições desejáveis tendo em vista a consecução da proéxis:
          01. Autocientificidade. A adoção do princípio da descrença (PD) na observação das autovivências em neoparadigma, servindo para o exercício da autocientificidade e mudança do status quo.
          02. Autopesquisa. O registro das autovivências, implementando técnicas e experimentos de autopesquisa para as reciclagens prementes.
          03. Cosmoética. A elaboração do código pessoal de Cosmoética, bússola norteadora eficaz para delimitar as etapas trafarísticas a serem superadas.
          04. Docência. O autoposicionamento na docência conscienciológica oportunizando a tarefa do esclarecimento (tares) em alto nível, propiciando reconciliações e recomposições grupais.
          05. Gescons. A promoção da interassistência a consciências do passado, por meio da divulgação em revistas científicas, apresentações em congressos, fóruns e tertúlias por meio de gestações conscienciais.
          06. Grupalidade. A busca pela vivência lúcida da convivialidade sadia e cosmoética entre os compassageiros evolutivos.
          07. Paradigma. O uso do parapsiquismo desdramatizado pelo paradigma consciencial, proporcionando as atualizações necessárias pelas autexperimentações.
          08. Retrocognições. A aplicação das técnicas retrocognitivas para acessar e comprender atitudes do passado junto aos compassageiros promotores de automineses dispensáveis no presente. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              5
             09. Tenepes. A doação diária de energias conscienciais pessoais possibilitando o alcance policármico pela prática da tarefa energética pessoal.
             10. Voluntariado. O aproveitamento da oportunidade ímpar de convivência experimental de interaprendizado no voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
             Resultados. Considerando a Proexologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 condições resultantes do empenho na consecução da programação existencial para reflexão das consciências interessadas:
             01. Amparabilidade. O aprendizado do trabalho ombro a ombro com o amparo.
             02. Autopacificação. O aumento do know-how sobre a interassistência para manutenção da autopacificação íntima.
             03. Compléxis. A ampliação das chances de completude da proéxis.
             04. Evolutividade. O enriquecimento da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
             05. Liberdade. A autoconquista meritocrática da liberdade interassistencial.
             06. Liderança. A autogestão inteligente promovendo a liderança assistencial.
             07. Moréxis. O possível ganho de moratória existencial.
             08. Parapsiquismo. A expansão do parapsiquismo interassistencial.
             09. Poder. A autorganização conferindo poder cosmoético à consciência.
             10. Realização. O contentamento pelas realizações pessoais interassistenciais.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a negligência antiproéxica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01 Alavancagem da proéxis: Proexologia; Homeostático.
             02 Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
             03 Atitude antiproéxis: Proexologia; Nosográfico.
             04 Autocomprometimento: Proexologia; Neutro.
             05 Autodestravamento: Proexologia; Homeostático.
             06 Autoprontidão: Recexologia; Homeostático.
             07 Coerenciologia: Holomaturologia; Homeostático.
             08 Desviacionismo: Proexologia; Nosográfico.
             09 Esmero proéxico: Exitologia; Homeostático.
             10 Mimeticologia: Intrafisicologia; Neutro.
             11 Negligência intrafísica: Intrafisicologia; Nosográfico.
             12 Proexialidade: Proexologia; Homeostático.
             13 Propulsor da vontade: Evoluciologia; Neutro.
             14 Retropostura: Paraetologia; Nosográfico.
             15 Rotina útil: Intrafisicologia; Homeostático.
     A EVIDÊNCIA DA NEGLIGÊNCIA ANTIPROÉXICA PODE
   SER MENSURADA PELO DISTANCIAMENTO DA PROÉXIS CONSTATADO NA DESPRIORIZAÇÃO EVOLUTIVA EFETIVADA NO MODUS VIVENDI AUTOMIMÉTICO DISPENSÁVEL.
             Questionologia. Você leitor ou leitora, já identificou algum nível de negligência antiproéxica? Na escala de 1 a 5, qual nota atribui ao autodesempenho no aqui e agora?
6                                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
            Bibliografia Específica:
            1. Machado, Cesar; Proatividade Evolutiva: Sob a Ótica da Autoconsciencioterapia; pref. Tony Musskopf; revisores Equipe de Revisores da Editares; 440 p.; 7 seções; 53 caps.; 69 abrevs.; 2 diagramas; 21 E-mails; 309 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 14 tabs.; 20 websites; glos. 196 termos; glos. 17 termos (neológico especializado); 6 infografias; 10 filmes; 406 refs.; alf.; geo.; 23 x 16 x 3 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; páginas 34 e 188.
            2. Idem; Antivitimização: Alicerce para a Autevolução; pref; Alexandre Zaslavsky; 330 p.; 3 seções; 19 caps.; 65 abrevs.; 5 cronologias; 120 enus.; 35 questionamentos 3 testes;5 tabs; glos. 256 termos; 215 refs.; webgrafia; alf.; geo; ono; estrangeirismos; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 20 a 28.
            3. Schneider, João Ricardo; História do Parapsiquismo: Das Sociedades Tribais à Conscienciologia; pref. Marcelo da Luz; revisor César Machado; et al.; 866 p.; 3 seções; 28 caps.; 10 cronologias; 175 enus.; 759 estrangeirismos; 404 etnias; 262 fenômenos; 427 publicações; 1.044 refs.; 212 webgrafias; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 4,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 667 a 669.
            4. Teles, Mabel; Profilaxia das Manipulações Conscienciais; colaboradores Eduardo Ferreira; & Ivo Valente; pref. Flavia Guzzi; revisores Ana Flávia Magalhães; et al.; 346 p.; 6 seções; 44 caps.; 1 cronologia; 22 E-mails; 223 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 32 perguntas; 2 tabs.; 10 websites; glos. 182 termos; 10 filmes; 344 refs.; 1 apênd.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página143.
            5. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; 1 Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 985.
            6. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 1 foto; 40 ilus.; 3 infográficos; 1 microbiogra fia; 102 sinopses; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 681, 684 e 718.
            7. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas léxicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 152 e 155.
            8. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisores Alexander Steiner; & Cristiane Ferraro; 172 p.; 40 caps.; 15 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2a Ed. rev.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1998; página 63.
            Webgrafia Específica:
            1. Peripato, Roberta Montefusco; Psicóloga comenta sobre “O Vazio Existencial e a Depressão”; Portoferreirahoje; disponível em <https://www.portoferreirahoje.com.br/noticia/2011/03/28/psicologa-comenta-sobre-o-vazio-exi stencial-e-a-depressao/>; acesso em: 02/03/2021.
                                                                                                                    M. G. S.