O multiculturalismo na infância é o conjunto de conhecimentos de diversas culturas manifesto pela conscin criança, decorrente do acúmulo de vivências e acesso a várias vertentes de saberes e costumes, na atual ou em retroexistências, proporcionando, desde cedo, a curiosidade cosmoética, o desenvolvimento pesquisístico e os sensos de fraternismo e universalismo.
Você, leitor ou leitora, experimentou a vivência do multiculturalismo na infância? Quais atitudes universalistas vem desempenhando na interassistencialidade conviviológica diária?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 MULTICULTURALISM O NA INFÂNCIA (INFANCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. O multiculturalismo na infância é o conjunto de conhecimentos de diversas culturas manifesto pela conscin criança, decorrente do acúmulo de vivências e acesso a várias vertentes de saberes e costumes, na atual ou em retroexistências, proporcionando, desde cedo, a curiosidade cosmoética, o desenvolvimento pesquisístico e os sensos de fraternismo e universalismo. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O elemento de composição multi vem do idioma Latim, multus, “muito; numeroso; em grande quantidade; extenso; espaçoso; importante; considerável”. O vocábulo cultural deriva do idioma Francês, culturel, por influência do idioma Alemão, kulturell, “relativo à cultura no sentido moral e consciencial”, e este do idioma Latim, cultura, “ação de cuidar, tratar, venerar (no sentido físico e moral)”, e por extensão, “civilização”. Surgiu no Século XIX. O sufixo ismo procede do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico; político ou religioso; ato, prática ou resultado; peculiaridade; ação; conduta; hábito ou qualidade característica; quadro mórbido; condição patológica”, e é formador de nome de ação de certos verbos. O termo infância procede do idioma Latim, infantia, “dificuldade ou incapacidade de falar; mudez; infância; meninice; primeira idade dos animais; o que é novo; novidade”, de infans, “que não fala; criança”. Apareceu no Século XVI. Sinonimologia: 1. Abertismo cultural na infância. 2. Diversidade cultural na infância. 3. Interculturalidade na infância. 4. Pluralidade cultural na infância. 5. Transculturalidade na infância. 6. Variedade cultural na infância. Neologia. As duas expressões compostas multiculturalismo na infância inato e multiculturalismo na infância estimulado são neologismos técnicos da Infanciologia. Antonimologia: 1. Fechadismo cultural na infância. 2. Apedeutismo cultural na infância. 3. Imutabilidade cultural na infância. 4. Insipiência cultural na infância. 5. Monoculturalidade na infância. 6. Unicultura do infante. Estrangeirismologia: o rapport da criança com culturas diferentes das de origem; o cyberspace cosmoético sendo ferramenta no aprendizado multicultural do infante; o continuum seriexológico multicultural da criança ressomada; o hygge natural da criança favorecendo no convívio multicultural; as possibilidades de interação social através de gioco da ragazzi. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao desdobramento polímata na infância. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Multiculturalismo: premissa megafraterna. Multiculturalismo: semente cosmoética. Coloquiologia: o lema tudo na vida quer começo; a compreensão de vivendo é que se aprende ao tempo de vida intrafísica. Citaciologia. Eis duas citações pertinentes ao tema: – A cultura é o melhor conforto para a velhice (Aristóteles, 384–322 a.e.c.). A cultura está acima da diferença da condição social (Confúcio, 555–451 a.e.c.). Proverbiologia. Eis 2 provérbios relacionados ao tema: – “Todas as flores do futuro estão contidas nas sementes de hoje”. “O professor abre a porta; você entra sozinho”. Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Infância. Uma questão sempre pertinente: – Você, conscin adulta, já sopesou o resultado evolutivo da sua infância?”. 2. “Universalismo. A verdade e a validade do conhecimento não têm fronteiras, são universalistas ou cósmicas”. 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do multiculturalismo; o bolsão holopensênico do local de nascimento; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os enciclopensenes; a enciclopensenidade; os etnopensenes; a etnopensenidade; os fluxopensenes; a fluxopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os globopensenes; a globopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; os heredopensenes; a heredopensenidade; os interpensenes; a interpensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os pacipensenes; a pacipensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os praxipensenes; a praxipensenidade; os qualipensenes; a qualipensenidade; os sociopensenes; a sociopensenidade; os sumopensenes; a sumopesenidade; os ternopensenes; a ternopensenidade. Fatologia: a flexibilidade cultural na infância; a circunspecção verbal cosmoética na infância; a festa das nações no ambiente escolar; os colegas estrangeiros e de outras etnias; a história da origem dos progenitores; a família nuclear da conscin criança; as viagens internacionais enquanto criança; a programação de cunho educativo para o público infantojuvenil na TV; o acesso a autores de literatura infantil da Língua Portuguesa e de língua estrangeira; as revistas em quadrinhos; a filmografia dirigida ao público infantojuvenil; o contato com professores estrangeiros; a ressoma em cidade histórica e multicultural; a visita a pontos turísticos da cidade de origem; a proposta pedagógica universalista escolar; as oficinas parapedagógicas embasadas em literatura infantil voltada à Conscienciologia; o gosto pelo diferente; a circulação de biblioteca intinerante proporcionando o acesso à literatura em cidades do interior; os passeios escolares; a curiosidade e o aprendizado de línguas estrangeiras; a leitura de atlas; a leitura de enciclopédias; a visita a museus; o gosto pesquisístico desde tenra idade; a visita aos parentes em outras cidades; o contato com a gastronomia de culturas diferentes; as festas temáticas; os filmes de ficção científica; a abertura dos jogos olímpicos; a curiosidade pela configuração e simbologia das bandeiras das nações; os desenhos animados retratando personagens históricos; o acesso cosmoético à Internet; o filtro necessário das informações acessadas; os aplicativos dos telefones móveis; a condição da conscin criança altruísta; os almanaques; os jogos e os brinquedos pedagógicos; o desenho da criança retratando características da própria e de outras culturas; as brincadeiras indicando a aptidão em profissões futuras; os trabalhos feitos em grupo na casa dos colegas de escola; as histórias contadas pelos pais alavancando o gosto pela leitura; o apreço pela leitura alavancando o gosto pela escrita; os gostos etnotemáticos do infante apontando hipóteses de retrovidas; o respeito da criança no trato interpessoal; a fácil adaptabilidade aos novos ambientes; a atitude ternurenta natural da conscin criança; a mudança de país na adultidade; a dupla nacionalidade; a alegria da conscin criança multiculturalista na diversidade conviviológica interpessoal; a infinitude do Cosmos como limite na busca do conhecimento intercultural do infante. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a paracognição no aprendizado multicultural do infante; a paragenética da conscin criança multicultural; o parapsiquismo na infância; os traços universalistas da conscin criança indicando possível participação no Curso Intermissivo (CI); a força presencial da criança universalista sentida pelas próprias energias fraternas; a parapedagogia aplicada no Curso Intermissivo despertando traços universalistas em tenra idade; o contato com a multidimensionalidade através da projeção consciente da conscin criança; a parexcursão interplanetária proporcionada pela consciência evoluída; a multiculturalidade intrafísica proporcionando o rapport com consciexes de planetas irmãos no extrafísico; as exoprojeções; o contato multicultural interdimensional em dinâmicas parapsíquicas; a afinidade das consciexes com a conscin multiculturalista; o entrosamento das consciexes de outras etnias no contato interdimensional com o assistente universalista; o multiculturalismo auxiliando no reconhecimento de consciexes com paravisual étnico; o amparo extrafísico de função da criança multiculturalista interassistencial; a soltura energética assistencial da criança fraterna; a multiculturalidade presente nas interassistências em comunidades extrafísicas; a bagagem cultural cultivada desde a infância auxiliando no reconhecimento de consciexes nos fenômenos de clarividência; os En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 fenômenos parapsíquicos percebidos por crianças em atividades parapedagógicas multiculturais; a naturalidade da criança multiculturalista na abordagem da realidade multidimensional; a importância da bagagem multicultural multiexistencial na realização da Prova da Imagística inspirada pelo Serenão Australino; a tenepes multicultural na adultidade; a brincadeira parapedagógica retrocognitiva; a brincadeira multicultural retrocognitiva inconsciente; o parapsiquismo homeostático qualificando o convívio multicultural da criança; as comunexes multiculturais preparatórias da ressoma. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo multiculturalismo interassistencial no intrafísico–multiculturalismo interassistencial no extrafísico; o sinergismo multicultural da seriéxis. Principiologia: o princípio da fraternidade; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP). Codigologia: o posicionamento universalista como cláusula pétrea do código pessoal de Cosmoética (CPC) e do código grupal de Cosmoética (CGC); o código evolutivo dos intermissivistas. Teoriologia: a teoria da Proexologia; a teoria da Seriexologia. Tecnologia: a técnica da interassistencialidade multidimensional; a técnica da sociabilidade sadia. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico; o voluntariado na Associação Internacional de Conscienciologia para a Infância (EVOLUCIN); o contato com diversas etnias no voluntariado em pediatrias e ambulatórios de hospitais. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Comunicologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Holomnemonicologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Megafraternologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Para-História; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Ressomatologia; o Colégio Invisível da Pacifismologia. Efeitologia: o efeito da curiosidade cosmoética cultivada na infância no abertismo consciencial; o efeito conviviológico diversificado na infância nas relações interpessoais na adultidade; o efeito da pluralidade cultural na infância na originalidade mentalsomática; o efeito do abertismo multicultural na infância no diálogo interpessoal em qualquer ambiente e lugar; o efeito da variedade cultural na infância nas mudanças de país; o efeito do estudo de outras culturas no aprendizado de idiomas diferentes ao de origem; o efeito interassistencial aglutinador da criança multiculturalista. Neossinapsologia: as neossinapses ideativas advindas da vivência do multiculturalismo na infância. Ciclologia: o ciclo ressomático; o ciclo multiexistencial; o ciclo da aprendizagem consciencial. Enumerologia: a conscin criança cibernética; a conscin criança colecionadora; a conscin criança carismática; a conscin criança erudita; a conscin criança observadora; a conscin criança participativa; a conscin criança sociável. Binomiologia: o binômio multiculturalidade-aculturação; o binômio sociabilidade saudável do infante–interassistencialidade; o binômio mentalsomaticidade do infante–projetabilidade lúcida; o binômio nacionalidade-paraprocedência; o binômio brincar-aprender; o binômio imigração-aculturação; o binômio multiculturalidade na infância–emigração; o binômio multiculturalismo-parapsiquismo na infância. Interaciologia: a interação Intermissiologia-Infanciologia; a interação Seriexologia-Multiculturologia; a interação conscin criança terrestre–consciência extraterrestre; a interação criança multiculturalista interassistencial–amparador de função; a interação evoluciólogo–cri4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a ança evoluciente; a interação criança multiculturalista–amigos invisíveis; a paravisão da interação de consciexes crianças com paravisual multicultural em comunidade extrafísica. Crescendologia: o crescendo infância multiculturalista–adultidade universalista; o crescendo curiosidade pesquisística da conscin criança–produtividade verponológica da conscin adulta; o crescendo infante leitor de enciclopédias–verbetógrafo enciclopedista da Conscienciologia; o crescendo pesquisa multicultural–viagem internacional; o crescendo interação social–respeito multicultural; o crescendo monoglotismo-poliglotismo; o crescendo da escala evolutiva consciencial multicultural. Trinomiologia: o trinômio ludicidade-multiculturalidade-aprendizagem. Polinomiologia: o polinômio multiculturalismo-fraternismo-universalismo-serenismo. Antagonismologia: o antagonismo antipatia estagnadora / empatia integradora. Paradoxologia: o paradoxo de a criança pesquisadora poder ser antissocial. Politicologia: a assistenciocracia; a conscienciocracia; a cosmocracia; a discernimentocracia; a evoluciocracia; a lucidocracia; a parademocracia. Legislogia: as leis relativas aos direitos da criança quanto à educação e ao desenvolvimento sociocultural; a lei da seriéxis. Filiologia: a bibliofilia; a cienciofilia; a cogniciofilia; a leiturofilia; a neofilia; a proexofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a antropofobia; a cinofobia; a cienciofobia; a evoluciofobia; a literofobia; a lucidofobia; a misofobia; a neofobia; a reciclofobia; a sociofobia; a xenofobia. Sindromologia: a síndrome do estrangeiro. Mitologia: o mito de a criança interessada na pesquisa não viver plenamente a ludicidade na infância. Holotecologia: a artisticoteca; a atencioteca; a biblioteca; a brinquedoteca; a ciencioteca; a cinemateca; a cognoteca; a convivioteca; a cosmoeticoteca; a culturoteca; a curiosoteca; a encicloteca; a experimentoteca; a infantoteca; a interassistencioteca; a intermissioteca; a pararreurbanoteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Infanciologia; a Multiculturologia; a Autocogniciologia; a Civilizaciologia; a Enciclopediologia; a Erudiciologia; a Etnologia; a Extraterrestriologia; a Historiografologia; a Holomemoriologia; a Interdisciplinologia; a Materpensenologia; a Maxifraternologia; a Paradiplomaciologia; a Seriexologia; a Sociolinguisticologia; a Universalismologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin criança interassistencial; a conscin criança superdotada; a criança autocrítica; a criança heterocrítica; a família; a equipe pedagógica; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o infante multiculturalista; o pai; o irmão; o amigo; o educador; o professor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o conviviólogo; o evoluciente; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o projetor consciente; o evoluciólogo; o pesquisador; o cientista; o erudito. Femininologia: a infante multiculturalista; a mãe; a irmã; a amiga; a educadora; a professora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a convivióloga; a evoluciente; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a projetora consciente; a evolucióloga; a pesquisadora; a cientista; a erudita. Hominologia: o Homo sapiens multiculturalis; o Homo sapiens infans; o Homo sapiens agglutinator; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens retrocognitor; o Homo sapiens polycarmicus; o Homo sapiens reeducator. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 V. Argumentologia Exemplologia: multiculturalismo na infância inato = o adquirido na série de vidas da conscin recém-ressomada passível de ter experiências retrocognitivas conscientes ou inconscientes; multiculturalismo na infância estimulado = o adquirido pela própria vontade da criança, por incentivo da família e / ou pelo meio social. Culturologia: o multiculturalismo na infância. Holomemoriologia. Do ponto de vista da Mentalsomatologia, a preferência da criança por determinadas atividades, épocas, idiomas ou temas pode ser indicadora de retrovivências marcantes em vidas intrafísicas pretéritas ou de Curso Intermissivo, elementar ou superior, determinantes no planejamento da proéxis interassistencial e, consequentemente, no comportamento cosmoético e universalista. Diplomacia. Atinente à Sociologia, a comunidade multicultural é aquela capaz de acolher pessoas ou grupos de origens culturais com costumes diferentes da própria. Na conexão entre essas conscins acolhidas, as interrelações podem ser de aceitação ou gerar algum conflito e rejeição. Nesse contexto, é fundamental o papel cosmoético das políticas públicas locais na fomentação e prática de projetos com o objetivo de integrar todos esses cidadãos de modo pacífico. Estímulo. Segundo a Pedagogiologia, as escolas podem ser o ponto fulcral no papel de estimular nas crianças, lideranças futuras, o senso fraterno e interassistencial nas relações interpessoais pluriculturais. Educaciologia. Sob a ótica da Parapedagogiologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 8 atividades favoráveis ao desenvolvimento da intercomunicação multicultural e de neossinapses para a recuperação de cons do infante: 1. Laboratório cinematográfico: a apreciação de filmes infantojuvenis passíveis de despertar e / ou aguçar o senso de fraternismo, assim como, filmes biográficos passíveis de despertar a curiosidade e pesquisa seriexológica. 2. Laboratório de campo: a visita pedagógica a locais históricos, museus, observatórios e instituições produtoras de tecnologia de ponta passíveis de despertar a cientificidade. 3. Laboratório dramatúrgico: a construção de roteiro teatral e na realização de peças alusivas ao tema da multiculturalidade multidimensional. 4. Laboratório idiomático: o aprendizado de idiomas diferentes ao de origem possibilitando o conhecimento das diversas formas de Linguística e comunicação de vários povos. 5. Laboratório literário: a leitura de livros com base teórica multicultural, multidimensional, e de neoverpons esclarecedoras sobre Megafraternologia e Pacifismologia. 6. Laboratório redacional: a produção da escrita e construção de diálogos diplomáticos e paradiplomáticos através de redação e histórias. 7. Laboratório tecnológico: a produção de robótica e aplicativos digitais fomentadores do conhecimento geral, da interação multicultural e da interassistência multidimensional. 8. Laboratório visual: a composição de desenhos e objetos alusivos a tema específico favorável à paracognição e desenvolvimento da Imagística. Caracterologia. Sob a ótica da Traforolologia, eis, por exemplo, listados em ordem alfabética, 10 condições potencializadoras no desenvolvimento multicultural do infante: 01. Autodesassedialidade. 02. Autolucidez. 03. Comunicabilidade. 04. Cosmoeticidade. 05. Curiosidade. 06. Diplomacia. 6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 07. Fraternidade. 08. Interassistencialidade. 09. Mentalsomaticidade. 10. Pacificidade. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o multiculturalismo na infância, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo multicultural: Universalismologia; Homeostático. 02. Consciência calidoscópica: Autolucidologia; Neutro. 03. Curso Intermissivo: Intermissiologia; Homeostático. 04. Diferenças culturais: Etologia; Neutro. 05. Educação infinita: Reeducaciologia; Homeostático. 06. EVOLUCIN: Infanciologia; Homeostático. 07. Exercício mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático. 08. Exoprojetor: Projeciologia; Neutro. 09. Flexibilidade cognitiva: Multiculturologia; Neutro. 10. Idiossincrasia cultural: Multiculturologia; Neutro. 11. Infância fraterna: Interassistenciologia; Homeostático. 12. Inteligência conviviológica: Conviviologia; Homeostático. 13. Linha de abertura: Autoproexologia; Homeostático. 14. Matriz cultural: Holoculturologia; Homeostático. 15. Mentalês: Intraconscienciologia; Neutro. O MULTICULTURALISMO NA INFÂNCIA REFORÇA BASES UNIVERSALISTAS DO CURSO INTERMISSIVO REALIZADO PELA CONSCIN, FIXANDO NEOSSINAPSES COSMOÉTICAS ESSENCIAIS NA INTERASSISTÊNCIA MULTIDIMENSIONAL. Questionologia. Você, leitor ou leitora, experimentou a vivência do multiculturalismo na infância? Quais atitudes universalistas vem desempenhando na interassistencialidade conviviológica diária? Bibliografia Específica: 1. Klippel, Débora; O Pequeno Pesquisador: Multidimensionalidade; revisores Aline Niemeyer & Liege Trentin; 1 Vol.; 48 p.; 3 seções; 1 website; alf.; 19,7 x 13 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 6 a 47. 2. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 40 ilus.; 5 índices; 3 infografias; 24 seções; 102 sinopses; 25 tabs.; glos. 241 termos; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 838 a 841. 3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisor Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 860 e 1.668. 4. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisores Erotides Louly; & Helena Araújo; 164 p.; 40 caps.; 18 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 16 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 5ª Ed. rev.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 20 a 22 e 52. 5. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 7 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 360 a 364, 647 e 864. 6. Zolet, Lilian & Niemeyer, Aline; Técnicas Bioenergéticas para Crianças: Manual para Preceptores; Ilustrações Débora Klippel; revisores Eliana Manfroi; et al.; 114 p.; 32 seções; 5 caps.; 27 E-mails; 2 fotos; 20 ilus.; 2 microbiografia; 1 sinopse; 4 tabs.; 26 websites; glos. 171 termos; 6 refs.; alf.; geo.; ono.; 19x 1 x 24 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 28 a 31, 50 e 53. D. M. R.