Mudança de Hábitos

  • Tertúlia 4801
  • Data:
  • Especialidade: Recinologia
  • Tema central: Homeostático

A mudança de hábitos é a alteração da maneira usual de a consciência, intra ou extrafísica ser, fazer e / ou sentir, individual ou coletivamente, buscando a adequação dos autocomportamentos às manifestações cotidianas, no intuito de objetivar a evolução consciencial cosmoética, prioritária, fruto das reciclagens intraconscienciais e da teática interassistencial.

Você, leitor ou leitora, já sentiu dificuldades para realizar tarefas essenciais? Percebe maus hábitos dificultando a evolução pessoal? Tem planos para melhorar a situação atual, rumo à autoproéxis?

      Enciclopédia da Conscienciol ogia                                                                 1
                                 MUDANÇA DE HÁBITOS
                                        (RECINOLOGIA)


                                           I. Conformática

         Definologia. A mudança de hábitos é a alteração da maneira usual de a consciência, intra ou extrafísica ser, fazer e / ou sentir, individual ou coletivamente, buscando a adequação dos autocomportamentos às manifestações cotidianas, no intuito de objetivar a evolução consciencial cosmoética, prioritária, fruto das reciclagens intraconscienciais e da teática interassistencial.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo mudança vem do idioma Latim, mutare, “mudar; alterar; transformar; divergir; desfigurar; permutar; deslocar”. Surgiu no Século XIV. O termo hábito deriva também do idioma Latim, habitus, “estado (do corpo); compleição; modo de ser; estado; natureza; postura; exterior; aspecto; modo de vestir; traje; disposição (dos ânimos)”. Apareceu no Século XIII.
         Sinonimologia: 1. Mudança de costumes. 2. Mudança de conduta usual. 3. Reciclagem da rotina útil. 4. Reciclagem de hábitos.
         Antonimologia: 1. Estagnação dos hábitos. 2. Rigidez quanto aos hábitos. 3. Condicionamentos ultrapassados.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da autodeterminação consciencial.
         Citaciologia: – O hábito é vencido pelo hábito (Thomas A. Kempis, 1380–1471). Não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável (Erasmo de Rotterdam, 1466–1536). Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo (Mahatma Gandhi, 1869–1948).
         Proverbiologia. Eis 4 provérbios populares capazes de explicitar o tema: – Não há pior cego do que aquele que não quer ver. A rir se corrigem os costumes. Cada um sabe as linhas com que se cose. Cada cabeça, sua sentença.


                                              II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da reciclagem intraconsciencial; o holopensene do autodiscernimento quanto às realidades e pararrealidades; o holopensene das autorrenovações; a higienização pensênica; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os autocriticopensenes; a autocriticopensenidade; o abertismo autopensênico.
         Fatologia: a mudança de hábitos; a priorização do necessário antes do desejado; a priorização por manter hábitos saudáveis na rotina útil; a superação dos gargalos na fase inicial da mudança de hábitos; a autodisciplina; a autoconfiança; o autodesassédio; as responsabilidades no processo evolutivo; a racionalidade sobrepondo os emocionalismos; a alegria íntima ao se ver superando travões; o aprender constante sem autoconcessões; a necessidade de sair da zona de conforto patológica; o investimento nas recins e recéxis imprescindíveis; as neoatitudes condizentes com as mudanças; o mapeamento das prioridades conscienciais (objetivos); a decisão íntima de ressignificação dos valores pessoais; a libertação consciencial; o autexemplarismo cosmoético; a neopostura de autoliderança; a autovalorização dos trafores; o hábito de informar-se sobre as reais necessidades; a vontade inquebrantável na mudança paulatina e contínua; o fato de nada permanecer estático; a autopesquisa e o autodiagnóstico permanentes priorizando a cientificidade; a necessidade de estar bem para poder assistir a outrem; o autorrespeito; a meta da desperticidade.
         Parafatologia: o estado vibracional (EV) profilático; o autodomínio energético; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a necessidade de conhecer as influências energéticas; a paracaptação de neoideias; o autexemplarismo multidimensional cosmoético; o desassédio mentalsomático constante; o auto e heterodesassédio intra e extrafísico; a mudança de padrão energético; o apoio incondicional dos amparadores extrafísicos nas recins cosmoéticas; as vivências extrafísicas impondo autoquestionamentos e reflexões; a qualificação das energias conscienciais (ECs)
a partir da adoção de rotinas sadias.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo propósito cosmoético de mudança de hábitos–autenticidade consciencial; o sinergismo valores conscienciais–metas evolutivas; o sinergismo metas proexológicas–oportunidades evolutivas; o sinergismo megatrafor–autoproéxis.
          Principiologia: o princípio da autenticidade consciencial; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio dos fatos guiando as autorreflexões sobre a mudança; o princípio de ninguém mudar ninguém; o princípio de ninguém evoluir sozinho.
          Codigologia: o código de valores pessoais; o código pessoal de Cosmoética (CPC)
qualificando as mudanças de hábitos; o código pessoal de priorização evolutiva.
          Teoriologia: a teoria da proéxis; a teoria da conta corrente holocármica; a teoria da reurbex.
          Tecnologia: a técnica de viver evolutivamente; a técnica da autorreflexão de 5 horas nos momentos adequados; a técnica do EV; a técnica da Higiene Consciencial; a técnica da invéxis; a técnica da recéxis; a técnica do planejamento estratégico evolutivo da vida; a técnica do registro dos prós e contras; a técnica de levar tudo de eito; a técnica do atacadismo consciencial.
          Voluntariologia: as recins e as recéxis propiciadas pelo voluntariado conscienciológico; o voluntariado enquanto transgressão mudancista aos princípios do Capitalismo selvagem.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: os efeitos evolutivos da mudança de hábitos; o efeito da autopesquisa conscienciológica nas reciclagens de hábitos pessoais.
          Neossinapsologia: as mudanças de hábitos gerando neossinapses e as neossinapses gerando mudanças de hábitos; as sinapses atuais oferecendo resistência à criação de neossinapses nas mudanças de hábitos; a reciclagem das retrossinapses abrindo espaço para as neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo contínuo mudança de hábitos–efetivação dos novos hábitos; os ciclos de realização da autoproéxis; o neociclo autevolutivo.
          Enumerologia: o ideal de mudança de hábitos; a reflexão sobre a mudança de hábitos; o projeto de mudança de hábitos; a decisão de mudança de hábitos; o plano de mudança de hábitos; a ação da mudança de hábitos; a avaliação da mudança de hábitos.
          Binomiologia: a manutenção do binômio hábitos saudáveis–neorrotinas úteis; o binômio autodesafio–talento evolutivo; o binômio recin-recéxis; o binômio Planeta Hospital–Planeta Escola.
          Interaciologia: a interação ausculta consciencial–atenção aos fatos; a interação automotivação–indícios de autoproéxis; a interação hora-local da autorreflexão sobre as mudanças prioritárias.
          Crescendologia: o crescendo não saber–duvidar–ter certeza relativa; o crescendo varejismo consciencial–atacadismo consciencial; o crescendo proexológico egocarma-grupocarma-policarma.
          Trinomiologia: o trinômio decisão–posicionamento–mudança de hábitos; o trinômio recebimento-retribuição-contribuição.
          Polinomiologia: o polinômio mudança de hábitos–renovação–aprendizagens–evolução; o polinômio propósito de mudança de hábitos–engajamento–intercooperação–melhoria. Enciclopédia da Conscienciol ogia                                                                       3
           Antagonismologia: o antagonismo autoposicionamento / autocorrupção; o antagonismo dúvida / certeza; o antagonismo autassédio / autodesassédio; o antagonismo autenfrentamento / pusilanimidade; o antagonismo meta autevolutiva / ausência de meta; o antagonismo espectador da vida / protagonista da autevolução; o antagonismo autodiscernimento evolutivo / alienação consciencial.
           Paradoxologia: o paradoxo de a mudança ser constante na vida, o tempo todo e, ainda assim, haver tantas consciências resistentes à mudança; o paradoxo de o propósito de mudança exigir, ao mesmo tempo, saber agir e saber esperar.
           Politicologia: a voliciocracia; a educaciocracia; a sociocracia; a tecnocracia; a evoluciocracia; a proexocracia; a cosmoeticocracia; a democracia pura.
           Legislogia: os resultados da lei do maior esforço evolutivo aplicada ao propósito de mudança de hábitos; a lei de ação e reação; a lei da interdependência consciencial; a lei de causa e efeito; as leis da sincronicidade.
           Filiologia: a neofilia; a decidofilia; a autorganizaciofilia; a autocogniciofilia; a evoluciofilia; a autorraciocinofilia; a interassistenciofilia; a proexofilia.
           Fobiologia: a fronemofobia; a cenotofobia; a cainofobia; a neofobia; a decidofobia; a proexofobia; a fobia ao fracasso.
           Sindromologia: a síndrome da ribalta; a síndrome da dispersão consciencial; a superação da síndrome da mediocridade; a síndrome da interiorose; a síndrome da apriorismose; a síndrome do canguru.
           Maniologia: o combate à monomania; o enfrentamento da megalomania.
           Mitologia: o mito de a mudança ser, sempre, positiva.
           Holotecologia: a experimentoteca; a reeducacioteca; a evolucioteca; a intrafisicoteca; a proexoteca; a reurbanoteca; a cronoteca; a teaticoteca.
           Interdisciplinologia: a Recinologia; a Habitologia; a Mutaciologia; a Autoproexologia; a Cosmoeticologia; a Reeducaciologia; a Interassistenciologia; a Grupocarmologia; a Coerenciologia; a Autodiscernimentologia; a Megatraforologia; a Evoluciologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a consciência determinada; a consciência priorizadora; a consciência automotivada; a consciência lúcida; o ser desperto; a consciência autassistencial; a consciência comprometida com a proéxis; a consciência cosmoética.
           Masculinologia: o autodecisor; o intermissivista; o aspirante a conscienciólogo; o conscienciólogo; o amparador de função; o proexista; o proexólogo; o autorreeducador; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o projetor consciente; o voluntário; o teletertuliano; o tertuliano; o homem de atitude sã.
           Femininologia: a autodecisora; a intermissivista; a aspirante a consciencióloga; a consciencióloga; a amparadora de função; a proexista; a proexóloga; a autorreeducadora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a projetora consciente; a voluntária; a teletertuliana; a tertuliana; a mulher de atitude sã.
           Hominologia: o Homo sapiens autodeterminatus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens cosmoethicus.


                                                 V. Argumentologia

            Exemplologia: mudança de hábitos somáticos = a reeducação nutricional pessoal; mudança de hábitos psicossomáticos = a superação das confrontações costumeiras ad hominem; mudança de hábitos mentaissomáticos = a inclusão na rotina diária da escrita tarística.
            Culturologia: a cultura evolutiva.


                                                     VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a mudança de hábitos, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Antidispersividade cotidiana: Rotinologia; Neutro.
            02. Autodesempenho proexológico: Proexologia; Homeostático.
            03. Autopriorologia: Autodiscernimentologia; Neutro.
            04. Autovivência das prioridades: Autopriorologia; Homeostático.
            05. Devir: Evoluciologia; Neutro.
            06. Interesse: Autodiscernimentologia; Neutro.
            07. Inutilogia: Holomaturologia; Homeostático.
            08. Manual Pessoal de Prioridades: Proexologia; Homeostático.
            09. Megafoco permanente: Megafocologia; Neutro.
            10. Microinteresse: Autopriorologia; Nosográfico.
            11. Mudança de ego: Egocarmologia; Neutro.
            12. Mudança holopensênica: Recexologia; Neutro.
            13. Necessidade desnecessária: Antipriorologia; Nosográfico.
            14. Objetivo pessoal: Autevoluciologia; Neutro.
            15. Propósito de mudança: Autoproexologia; Neutro.
   A MUDANÇA DE HÁBITOS VEM DO EMPREGO DA VONTADE INQUEBRANTÁVEL DE OTIMIZAR ROTINAS ÚTEIS,
     FIXADORAS DE CONDUTAS USUAIS HÍGIDAS E PASSÍVEIS DE FACILITAR A REALIZAÇÃO DA AUTOPROÉXIS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já sentiu dificuldades para realizar tarefas essenciais? Percebe maus hábitos dificultando a evolução pessoal? Tem planos para melhorar a situação atual, rumo à autoproéxis?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 592, 646, 751, 752, 812, 813, 831, 835 e 846.
            2. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisores Alexander Steiner; Cristiane Ferraro; & Kátia Arakaki; 174 p.; 40 caps.; 32 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 5 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm;
      a br.; 3 Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 29 e 41.
            3. Idem; Nossa Evolução; revisora Tatiana Lopes; 170 p.; 15 caps.; 149 abrevs.; 17 E-mails; 1 foto; 1 microbiografia; 162 perguntas; 162 respostas; 13 websites; glos. 282 termos; 6 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2010; páginas 95, 99 e 102.
                                                                                                                        G. W.