Método

O método é o programa, processo, estratégia, lógica ou organização sistemática de técnicas, procedimentos e ações, visando a solução de problema comparativamente complexo, demandando planejamento e pressupondo fundamentação paradigmática.

Você, leitor ou leitora, emprega métodos para organizar as frentes interassistenciais, auto e maxiproexológicas? Consegue identificá-los e descrevê-los?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                                                        MÉTODO
                                                (TEATICOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O método é o programa, processo, estratégia, lógica ou organização sistemática de técnicas, procedimentos e ações, visando a solução de problema comparativamente complexo, demandando planejamento e pressupondo fundamentação paradigmática.
             Tematologia. Tema central neutro.
             Etimologia. O vocábulo método vem do idioma Latim Tardio, methodus, e este do idioma Grego, méthodos, “ordem que se segue na investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar um fim determinado”. Surgiu no Século XVII.
             Sinonimologia: 1. Organização de técnicas. 2. Sistematização de procedimentos. 3. Lógica estratégica.
             Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 17 cognatos derivados do vocábulo método: Autometodologia; metódica; metódico; metodização; metodizada; metodizado; metodizador; metodizadora; metodizar; Metodologia; metodológica; metodológico; metodologista; metodóloga; metodólogo; Neometodologia; Parametodologia.
             Neologia. As 3 expressões compostas método teórico, método prático e método teático são neologismos técnicos da Teaticologia.
             Antonimologia: 1. Técnica isolada. 2. Instrumento. 3. Metodologia.
             Estrangeirismologia: o modus; o modus operandi; o modus faciendi; o know-how; a gestalt; o wholepack; o breakthrough.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à racionalidade prática autovivenciada.
             Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares pertinentes ao tema: – Métodos integram técnicas. Problemas requerem métodos. Método significa organização. Tudo exige método.
             Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Debate. O debate cosmoético é o melhor método para diminuir os enganos, erros e omissões. O Tertuliarium –, a base incubadora de debates –, é o gerador de antierros. Pelo menos, se tenta desde a década de 70 do Século XX”.
             2. “Identidade. Ninguém precisa se mostrar quem é. Os exemplos de nossos atos constituem o melhor método de identificação pessoal”.
             3. “Interassistencialidade. A interassistencialidade exige método e autorganização”.
             4. “Método. Tudo na vida consciencial tem método, até a Baratrosfera tem o método da anarquia”.
             Filosofia: o Pragmatismo; o Utilitarismo.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal do estrategismo cosmoético; os praxipensenes; a praxipensenidade; a retilinearidade pensênica; os nexopensenes; a nexopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o momento de carregar os pensenes no pen; o momento de carregar os pensenes no ene; os metapensenes; a metapensenidade; a autopensenização organizada; o fulcro autopensênico; os invexopensenes; a invexopensenidade; os interpensenes; a interpensenidade; o holopensene pessoal da teática.
             Fatologia: o método; a integração de técnicas; a composição processual de procedimentos; a integração orgânica de partes; o quebra-cabeças; o mosaico; o mecanismo; o sistema; os manuais de pesquisa; os manuais profissionais; a organização sistemática das ações; o ato de cla2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a rear o entendimento; as normas para abordar problemáticas de modo escalonado; o ponteiro consciencial na solucionática; a desconflituação; o diagnóstico assertivo; a obtenção de sínteses; o estrategismo cosmoético; a concepção geral da abordagem; o ato de levar de eito diversas frentes de atividade; a intrarticulação; a interarticulação; o raciocínio; o conceptáculo da ação; a organização do diário parapsíquico pessoal; a análise e interpretação das anotações autopesquisísticas multidimensionais; a produção contínua da Enciclopédia da Conscienciologia; os métodos científicos conscienciológicos.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o plano de desenvolvimento parapsíquico; o funcionamento do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a processualidade complexa e eficaz da reurbanização extrafísica; o parapsiquismo intelectual; as achegas mentaissomáticas metodológicas; a sinalética parapsíquica intelectual; a ativação dos chacras encefálicos; a inspiração oportuna de evoluciólogos; a pangrafia.


                                            III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo entre técnicas; o sinergismo interno das equipes; o sinergismo método-profissional.
         Principiologia: o princípio interassistencial de apenas pôr banca quem tem competência.
         Codigologia: o código de conduta das profissões.
         Teoriologia: a teoria na base do método; a teoria do método científico; o compromisso da teoria visando a prática.
         Tecnologia: as técnicas compostas no método; a técnica da autorganização consciencial.
         Laboratoriologia: o uso metódico dos laboratórios conscienciológicos; a maxiproéxis grupal enquanto laboratório conscienciológico; as autovivências na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) enquanto laboratório conscienciológico; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Colegiologia; os Colégios Invisíveis enquanto organismos promotores de métodos científicos; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia.
         Efeitologia: o efeito esperado da aplicação de métodos; o efeito halo do uso correto do método.
         Neossinapsologia: as neossinapses necessárias à elaboração de métodos; as neossinapses resultantes da aplicação de métodos; as neossinapses organizando outras neossinapses; as neossinapses intrafisicalizando os megacons do Curso Intermissivo (CI).
         Ciclologia: o ciclo processual do método.
         Binomiologia: o binômio método-técnicas; o binômio problema-método; o binômio método-Ciência; o binômio método-política; o binômio método-racionalidade; o binômio método-complexidade; o binômio método autevolutivo–amparo de função.
         Interaciologia: a interação entre os elementos do método; a interação complexa monitorada metodicamente.
         Crescendologia: o crescendo técnica-método; o crescendo método convencional–método conscienciológico; o crescendo método monodimensional–método multidimensional; o crescendo de resultados a partir da aplicação do método.
         Trinomiologia: o trinômio administrativo estratégia-tática-operação; o trinômio objetivos-metas-ações.
         Antagonismologia: o antagonismo método / técnica isolada; o antagonismo composto / simples; o antagonismo mediato / imediato; o antagonismo estratégia / tática.
         Paradoxologia: o paradoxo de o método poder ficar implícito perante as realizações; o paradoxo de o método ser apenas meio, contudo imprescindível para alcançar a finalidade; o paradoxo de o método ser conceitualização teórica e se realizar na prática; o paradoxo de o método ser no lato sensu identificado à técnica e, no stricto sensu, ser diferente. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               3
             Politicologia: as políticas e parapolíticas de implantação do paradigma consciencial na dimensão intrafísica; as políticas municipais acolhendo legalmente as Cognópolis; a democracia representativa; a democracia pura; a conscienciocracia; o fato de toda política requerer método, inclusive o anarquismo.
             Legislogia: a lei enquanto método sociopolítico; a Constituição Federal estabelecendo os elementos do método para o funcionamento do Estado.
             Filiologia: a organizaciofilia; a metodofilia; a epistemofilia.
             Fobiologia: a fobia à organização.
             Sindromologia: a síndrome do autismo.
             Holotecologia: a administroteca; a biblioteca; a democracioteca; a despertoteca; a didaticoteca; a experimentoteca; a filosofoteca; a hermeneuticoteca; a interassistencioteca; a mentalsomatoteca; a metodoteca; a pedagogoteca; a tecnoteca.
             Interdisciplinologia: a Teaticologia; a Organizaciologia; a Eitologia; a Prioriologia; a Voliciologia; a Discernimentologia; a Energossomatologia; a Paratecnologia; a Conscienciocentrologia; a Homeostaticologia; a Despertologia; a Complexiologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a pessoa com organização mental; a conscin pragmática; a conscin lúcida; o ser desperto; a semiconsciex.
             Masculinologia: o sistemata; o metodólogo; o estrategista; o priorizador; o engenheiro; o homem de ação; o tocador de obras; o resolvedor de problemas; o mediador de conflitos; o planejador; o professor; o profissional; o cientista; o gestor; o verbetógrafo; o autor; o tenepessista; o proexista; o projetor consciente; o ofiexista.
             Femininologia: a sistemata; a metodóloga; a estrategista; a priorizadora; a engenheira; a mulher de ação; a tocadora de obras; a resolvedora de problemas; a mediadora de conflitos; a planejadora; a professora; a profissional; a cientista; a gestora; a verbetógrafa; a autora; a tenepessista; a proexista; a projetora consciente; a ofiexista.
             Hominologia: o Homo sapiens methodologus; o Homo sapiens sapiens; o Homo sapiens teaticus; o Homo sapiens cerebralis; o Homo sapiens peritus; o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens recyclans.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: método teórico = o método dedutivo; método prático = o método de alfabetização; método teático = o método da autexperimentação.
             Culturologia: a cultura da racionalidade; a cultura da administração; a cultura da gestão; a cultura científica; a cultura filosófica; a cultura do parapsiquismo intelectual; a cultura dos resultados.
             Tipologia. Segundo a Metodologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 tipos de métodos:
             01. Método assistencial.
             02. Método autevolutivo.
             03. Método científico.
             04. Método clínico.
             05. Método contraceptivo.
             06. Método de ensino.
             07. Método de gestão.
  4                                                      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          08. Método de interpretação.
          09. Método de orçamento.
          10. Método de organização.
          11. Método de tortura.
          12. Método filosófico.
          13. Método ginástico.
          14. Método penal.
          15. Método terrorista.
          Distinção. Técnica e método são conceitos aproximados, com uso frequentemente similar, porém têm significados diferentes.
          Técnica. Tendo ênfase mais prática, a técnica articula atos ou procedimentos visando a obtenção eficaz de resultado.
          Método. Tendo ênfase mais teórica, o método organiza conjunto de técnicas segundo determinada lógica, visando a resolução de problema amplo e complexo.
          Tabelologia. Do ponto de vista da Discernimentologia, eis, em ordem alfabética, quadro comparativo com 15 itens fazendo o cotejo método-técnica, visando evidenciar a diferença entre os conceitos:
                                Tabela – Cotejo Método-Técnica
     Nos                   Método                                         Técnica
     01.   Algoritmo sistêmico                      Algoritmo linear
     02.   Articulação de técnicas                  Integrante de método
     03.   Complexidade                             Simplicidade
     04.   Ênfase nos meios                         Ênfase nos fins
     05.   Fluxo hipotético                         Fluxo categórico
     06.   Modelo                                   Exemplo
     07.   Nível estratégico                        Níveis tático e operacional
     08.   Organização                              Consecução
     09.   Planejamento                             Ação
     10.   Polo teórico da teática                  Polo prático da teática
     11.   Processo                                 Etapa
     12.   Programa                                 Realização
     13.   Raciocínio                               Procedimento
     14.   Sistematização                           Implementação
     15.   Todo                                     Parte


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o método, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abstração: Mentalsomatologia; Neutro. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                        5
             02.   Administração da vida intelectual: Experimentologia; Homeostático.
             03.   Autorganização consciencial: Autorganizaciologia; Neutro.
             04.   Benefício da autorganização: Organizaciologia; Homeostático.
             05.   Binômio Tematologia-Metodologia: Autopesquisologia; Neutro.
             06.   Calculismo cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
             07.   Conscin organizadora: Holomaturologia; Homeostático.
             08.   Enciclopediologia: Cosmovisiologia; Homeostático.
             09.   Hipótese: Experimentologia; Neutro.
             10.   Lei do maior esforço: Holomaturologia; Homeostático.
             11.   Procedimento composto: Procedimentologia; Neutro.
             12.   Técnica: Intrafisicologia; Neutro.
             13.   Técnica da exaustividade: Experimentologia; Neutro.
             14.   Técnica do algoritmo: Algoritmologia; Neutro.
             15.   Técnica dos 100 procedimentos: Autexperimentologia; Homeostático.
   O CONHECIMENTO CONSCIENCIOLÓGICO REPRESENTA
 PROBLEMÁTICA INAUDITA À HUMANIDADE, DEMANDANDO
 NEOMÉTODOS ABRANGENDO A CONSCIÊNCIA INTEGRAL,
 HOLOSSOMÁTICA, MULTIDIMENSIONAL E AUTEVOLUTIVA.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, emprega métodos para organizar as frentes interassistenciais, auto e maxiproexológicas? Consegue identificá-los e descrevê-los?
             Bibliografia Específica:
             1. Alves, Hegrisson Carreira; Parepistemologia da Práxis Parapedagógica; Artigo; Parapedagogia; Revista; Anuário; Ano 1; N. 1; 45 refs.; Associação Internacional de Parapedagogia e Reeducação Consciencial (REAPRENDENTIA); Foz do Iguaçu, PR; Outubro, 2011; página 5.
             2. Idem; Técnicas Parapedagógicas; Artigo; II Jornada de Educação Conscienciológica; Brasília, DF; 01-04.05.03; Revista; 1 E-mail; 3 enus.; 1 microbiografia; 4 refs.; 1 webgrafia; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia; Rio de Janeiro, RJ; 2003; página 200.
             3. Vieira, Waldo; 200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; revisores Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200 caps.; 15 E-mails; 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 30, 54 e 82.
             4. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 393, 490 a 493 e 947.
             5. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 101, 121 a 142, 158, 192, 194, 269, 321, 354, 355, 392, 406, 407, 470, 608, 614, 777, 779, 832, 851, 899 e 1.098.
             6. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 574, 998, 1.079 e 1.293.
             7. Idem; Manual de Redação da Conscienciologia; revisores Alexander Steiner; et al.; 272 p.; 15 seções; 150 caps.; 148 abrevs.; 12 E-mails; 274 estrangeirismos; 30 expressões idiomáticas portuguesas; 1 foto; 60 locuções do idioma espanhol; 85 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 30 pesquisas; 6 técnicas; 30 teorias; 8 testes; 60 tipos de artefatos do saber; 60 vozes de animais subumanos; 2 websites; glos; 282 termos; 605 refs.; 28 x 21 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 129.
             8. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos;
  6                                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. rev. e amp.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 100, 110, 119, 147, 181, 195, 205, 282, 339, 405, 434, 462, 494, 648, 733 e 761.
            9. Zaslavsky, Alexandre; Autoexperimentação Consciencial: O Método Científico Conscienciológico; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 23; N. 3; Seção: Artigos; 6 enus.; 38 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Jul.-Set., 2019; página 149.
                                                                                                                         A. Z.