Metapensenidade Tenepessística

A metapensenidade tenepessística é a ação de pensenizar de modo autocrítico e ponderado a respeito dos próprios pensamentos, sentimentos e energias, habitualmente, com o objetivo de catalisar a interassistência na prática da tenepes.

Você, leitor ou leitora, em qual nível se situa quanto à teática da metapensenidade tenepessística, na escala de 1 a 5? Reconhece os efeitos da autopensenidade sobre a prática da tenepes?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              1
                          METAPENSENIDADE TENEPESSÍSTICA
                                             (TENEPESSOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A metapensenidade tenepessística é a ação de pensenizar de modo autocrítico e ponderado a respeito dos próprios pensamentos, sentimentos e energias, habitualmente, com o objetivo de catalisar a interassistência na prática da tenepes.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O prefixo meta vem do idioma Grego, metá, “no meio de, entre; atrás; em seguida, depois; com; de acordo com; segundo; durante; interposição; intermediação”. O vocábulo pensamento deriva do idioma Latim, pensare, “pensar; cogitar; formar alguma ideia; pesar; examinar; considerar; meditar”. Surgiu no Século XIII. O termo sentimento procede também do idioma Latim, sentimentum, através do idioma Francês, sentiment, “sentimento; faculdade de receber as impressões físicas; sensação; conhecimento; fato de saber qualquer coisa; todo fenômeno da vida afetiva; emoção; opinião; bom senso”. Apareceu no Século XIV. A palavra energia provém do idioma Francês, énergie, derivada do idioma Latim, energia, e esta do idioma Grego, enérgeia, “força em ação”. Surgiu no Século XVI. O vocábulo tarefa vem do idioma Árabe, tarîha, “quantidade de trabalho imposto a alguém”, derivado de tarah, “lançar; arrojar; impor a aquisição de alguma mercadoria a determinado preço”. Apareceu no mesmo Século XVI. O termo energético deriva do idioma Grego, energêtikós, “ativo; eficaz”. Surgiu no Século XX. A palavra pessoal procede do idioma Latim, personalis, “pessoal”. Apareceu no Século XIII.
             Sinonimologia: 1. Autopesquisa da autopensenidade pelo tenepessista. 2. Autanálise da autopensenidade contumaz do tenepessista. 3. Avaliação dos próprios pensenes pelo tenepessista.
             Neologia. As 4 expressões compostas metapensenidade tenepessística, metapensenidade tenepessística inicial, metapensenidade tenepessística intermediária e metapensenidade tenepessística avançada são neologismos técnicos da Tenepessologia.
             Antonimologia: 1. Banalização da autopensenidade na prática da tenepes. 2. Subestimação dos autopensenes do tenepessista. 3. Ausência de juízo crítico da autopensenidade pelo tenepessista.
             Estrangeirismologia: a verbação facultando à conscin não ser fake multidimensionalmente; a desarticulação da entourage extrafísica patológica; a superação do preconceito para o rapport universalista com todas as consciexes; a busca da hiperacuidade mediante o revival das invasões bárbaras na atualidade; a playlist de músicas inspirada por amparadores extrafísicos.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da autopensenidade tenepessística.
             Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao assunto: – Metapensenidade: catálise evolutiva.
             Coloquiologia. Eis duas expressões coloquiais relativas ao tema: muito ajuda quem não atrapalha, emitindo pensenes cosmoéticos em favor do melhor para todos; o ato de não carregar nas tintas sobre o lado pior do outro ou os equívocos alheios.
             Citaciologia: – O homem é feito visivelmente para pensar; é toda a sua dignidade e todo o seu mérito; e todo o seu dever é pensar bem (Blaise Pascal, 1623–1662).
             Ortopensatologia: – “Tenepessista. Quem pratica a tenepes há muitos anos alcança algum percentual de autodesperticidade que muda ou evolui ao alcançar a autofiex. O próximo passo, daí em diante, é vivenciar a semiconsciexialidade. O atributo consciencial indispensável em tais conquistas é a qualificação da autopensenidade retilínea ou cosmoética”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: a metapensenidade tenepessística; o holopensene pessoal da autoqualificação pensênica rumo à ortopensenidade; as anotações de autopensenes; as sugestões dos ampara2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a dores extrafísicos sobre o conteúdo a ser pensenizado; a força ínsita no ato de pensenizar com amor sincero sobre o parceiro da dupla evolutiva (DE); a ampliação autopensênica coadjutora da superação de mágoas; as consciexes evoluídas coadjutoras da sustentação holopensênica do tenepessista; a audibilidade de pensenes alheios; os tenepessopensenes; a tenepessopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: as ocupações mentais construtivas substituindo as queixas; a reciclagem do vocabulário bélico; a resistência à subversão de valores ainda insidiosa na Socin Patológica; a autopacificação íntima quanto ao fato de vivermos na Deficienciolândia; a compaixão às vicissitudes alheias; a intencionalidade cosmoética desarticulando a má intenção alheia; o esmero em detectar omissões deficitárias pessoais; a anticonflitividade para realizar omissões superavitárias; a superação do orgulho para vivenciar reconciliações; a gratidão pelas oportunidades proporcionadas pelos compassageiros evolutivos; a utilização do padrão homeostático de referência.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o encapsulamento desencadeado pelo amparador extrafísico fomentando reflexões sadias; as recepções telepáticas no estilo de única ideia por linha; as retrocognições autodesassediadoras; a ruptura dos solilóquios autesclarecedores pela assedialidade extrafísica.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo paracerebral metapensenidade tenepessística–amparo de função.
          Principiologia: o princípio da omninteratividade cósmica; o antídoto antipoluição consciencial ínsito no princípio de pensar no mal existente na consciência ao invés de pensar mal da mesma; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da economia de males; o princípio pessoal de aproveitamento máximo do tempo evolutivo; o princípio da equanimidade.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado aos autopensenes; o código de conduta do macrossômata e o aumento da responsabilidade sobre a autopensenidade.
          Teoriologia: a teoria da indissociabilidade dos componentes do pensene; a teoria e a prática da tenepes.
          Tecnologia: as técnicas da introspecção; a técnica da Higiene Consciencial; a técnica da autopensenização sistemática; a técnica do detalhismo; a técnica da atenção dividida; a técnica da evitação do subcérebro abdominal; a técnica do encapsulamento parassanitário.
          Voluntariologia: o voluntariado e paravoluntariado a partir da prática da tenepes.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autodespertologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Pararreurbanologia.
          Efeitologia: os efeitos evolutivos da antiirritabilidade; os efeitos homeostáticos da desdramatização da vida intrapsíquica por meio do primado da racionalidade.
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas da metapensenidade tenepessística qualificando o tenepessismo 24 horas.
          Ciclologia: os ciclos de aprendizagens sobre as interações pensênicas; o ciclo recursivo da autopensenidade sadia aprimorando a pensenosfera.
          Enumerologia: a metapensenidade autesclarecedora; a metapensenidade autodiscernidora; a metapensenidade autodesassediadora; a metapensenidade autopacificadora; a metapensenidade hiperpensênica; a metapensenidade cosmovisiológica; a metapensenidade coadjutora da pangrafia.
          Binomiologia: o binômio paciência-benevolência; o binômio autengano-heterengano; o binômio sinalética parapsíquica bioenergética–semancol pessoal.
          Interaciologia: a interação autopensenidade-ectoplasmia; a interação metapensenidade tenepessística–autespecificidade tenepessística. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               3
             Crescendologia: o crescendo da teática do princípio da descrença (PD); o crescendo da recomposição grupocármica; o crescendo da força presencial; o crescendo das autodeslavagens cerebrais facultando descortinar a autorrealidade intraconsciencial.
             Trinomiologia: o trinômio cético-otimista-cosmoético (COC).
             Polinomiologia: o polinômio potencializador da pensenosfera tenepes-parapsiquismo-ectoplasmia-macrossoma-paramicrochip-superdotação-Cosmoética.
             Antagonismologia: o antagonismo atilamento consciencial / demagogias onipresentes; o antagonismo autocrítica lúcida / distimia; o antagonismo anonimato assistencial / heroísmo; o antagonismo acidente de percurso / estar no fluxo do Cosmos; o antagonismo macro-PK destrutiva / sobrepairamento; o antagonismo pensenidade reducionista dos guias amauróticos / pensenidade expansionista dos evoluciólogos; o antagonismo adesão aos sincretismos religiosos / minipeça lúcida do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.
             Paradoxologia: o paradoxo de as implicações de pensenizar mal das consciências serem mais conhecidas frente às de pensenizar bem; o paradoxo de o alto nível de heterassedialidade aquilatar a minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.
             Politicologia: a lucidocracia; a discernimentocracia; a paradireitocracia.
             Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei de causa e efeito; a lei do retorno; a lei da predisposição consciencial; a lei de atração dos afins.
             Filiologia: a conviviofilia; a parassociofilia; a reciclofilia.
             Fobiologia: a fronemofobia; a autofobia; a dementofobia; a neofobia; a fobia ao autenfrentamento.
             Sindromologia: a síndrome da mediocrização da consciência; a síndrome da dispersão consciencial.
             Maniologia: a mania de querer ter sempre razão; a mania de reclamar.
             Mitologia: o mito da solidão; o mito da sabedora ínsita no pessimismo; os mitos eletronóticos.
             Holotecologia: a consciencioteca; a dialeticoteca; a parapsicoteca; a terapeuticoteca.
             Interdisciplinologia: a Tenepessologia; a Metapensenologia; a Despertologia; a Cosmoeticologia; a Errologia; a Holomaturologia; a Intermissiologia; a Interassistenciologia; a Autopesquisologia; a Evoluciologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a pessoa altruísta; a conscin automotivada; a personalidade perspicaz; a conscin autorganizada; a personalidade centrada; a isca humana lúcida; o ser interassistencial; as companhias evolutivas.
             Masculinologia: o tenepessista; o tenepessólogo; o autopesquisador; o autopensenólogo; o conviviólogo; o comunicólogo; o cosmoeticista; o conscienciólogo; o parapsíquico; o parapercepciologista; o projetor consciente; o ectoplasta; o macrossômata; o intermissivista; o superdotado; o autodidata; o inversor existencial; o reciclante existencial; o atacadista consciencial; o amparador intrafísico; o amparador extrafísico; o parapreceptor; o escritor; o verbetógrafo; o reeducador; o sistemata; o assediador; o megassediador; o epicon lúcido; o desperto; o ofiexista.
             Femininologia: a tenepessista; a tenepessóloga; a autopesquisadora; a autopensenóloga; a convivióloga; a comunicóloga; a cosmoeticista; a consciencióloga; a parapsíquica; a parapercepciologista; a projetora consciente; a ectoplasta; a macrossômata; a intermissivista; a superdotada; a autodidata; a inversora existencial; a reciclante existencial; a atacadista consciencial; a amparadora intrafísica; a amparadora extrafísica; a parapreceptora; a escritora; a verbetógrafa; a reeducadora; a sistemata; a assediadora; a megassediadora; a epicon lúcida; a desperta; a ofiexista. 4                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Hominologia: o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens orthopensenor; o Homo sapiens intraconscientiologus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens homeostaticus; o Homo sapiens despertus.


                                       V. Argumentologia

          Exemplologia: metapensenidade tenepessística inicial = a realizada para a consolidação da tenepes nos primeiros 3 anos; metapensenidade tenepessística intermediária = a realizada para a sustentação da tenepes após a consolidação; metapensenidade tenepessística avançada = a realizada pelo tenepessista veterano visando a desperticidade e a instauração da ofiex.
          Culturologia: a cultura do poder assistencial tenepessista; a cultura da sabedoria; a cultura da reurbex.
          Tipologia. Sob a ótica da Pensenologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 11 tipos de pensenes passíveis de autoqualificação pelo praticante da tenepes:
          01. Egopensenidade. O arrefecimento do egocentrismo.
          02. Entropopensenidade. A diminuição do nível de entropia a cada crise existencial.
          03. Grupopensenidade. O aprimoramento no escrutínio dos grupopensenes.
          04. Jocopensenidade. O autocontrole quanto à condição antiassistencial de “perder o amigo, mas não perder a piada”.
          05. Lateropensenidade. O registro dos lateropensenes para estudo.
          06. Logicopensenidade. A depuração da logicidade pelas refutações das inculcações assediadoras.
          07. Ludopensenidade. A manutenção da autolucidez perante o excesso de ludismos proporcionados pela vida moderna.
          08. Mnemopensenidade. O cultivo da memória enquanto recurso interassistencial corroborado pelas sincronicidades nos encontros de destino.
          09. Monopensenidade. A proatividade no rompimento dos monoideísmos.
          10. Nosopensenidade. A diminuição progressiva dos nosopenses.
          11. Orismopensenidade. A Orismologia aperfeiçoando a compreensão dos autopensenes.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a metapensenidade tenepessística, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Agenda de autopensenização: Pensenologia; Homeostático.
          02. Autespecificidade tenepessística: Tenepessologia; Homeostático.
          03. Autopensenização analógica: Autopensenologia; Homeostático.
          04. Autorrealidade intraconsciencial: Intraconscienciologia; Homeostático.
          05. Interação conscin-ofiex: Ofiexologia; Homeostático.
          06. Megafoco autopensênico: Autopensenologia; Neutro.
          07. Metapensenidade autodiscernidora: Autevoluciologia; Homeostático.
          08. Morfopensene impedidor: Autopensenologia; Nosográfico.
          09. Otimismo racional: Mentalsomatologia; Homeostático.
          10. Padrão homeostático de referência: Paraassepsiologia; Homeostático.
          11. Pensene sistemático: Autopensenologia; Homeostático.
          12. Pensenosfera: Pensenologia; Neutro.
          13. Princípio da equanimidade: Cosmoeticologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                         5
             14. Solilóquio: Autopensenologia; Neutro.
             15. Tenepessismo 24 horas: Tenepessologia; Homeostático.
 A CONSTÂNCIA DA METAPENSENIDADE TENEPESSÍSTICA
     PREDISPÕE À MANUTENÇÃO DO OTIMISMO RACIONAL
  PERANTE AS INJUNÇÕES ADVERSAS E A CONSECUÇÃO
  DE INTERASSISTÊNCIAS COM A PENSENOSFERA HÍGIDA.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, em qual nível se situa quanto à teática da metapensenidade tenepessística, na escala de 1 a 5? Reconhece os efeitos da autopensenidade sobre a prática da tenepes?
             Bibliografia Específica:
             01. Almeida, Roberto de; Protocolo Pensênico Tenepessológico: Integração Cérebro-Mente-Paracérebro; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 17; N. 3; 3 enus.; 11 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Consciência (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2013; páginas 439 a 450.
             02. Amado, Flávio; Org.; Teáticas da Tenepes; pref. Hernande Leite; revisor Eucárdio Derosso et al.; 260 p.; 30 caps.; 73 enus.; 1 E-mail; 11 fichários; 15 fotos; 3 grafs.; 8 ilus.; 15 microbiografias; 1 questionário; 2 tabs.; 1 website; glos. 282 termos; 48 refs.; 15 webgrafias; 1 anexo; 1 apênd.; alf.; 22 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 133 a 138.
             03. Arakaki, Cristina & Fernandes, Pedro; Higiene Cosmoética na Tenepes; Artigo; Anais do V Fórum da Tenepes & II Encontro Internacional de Tenepessistas; Foz do Iguaçu, PR; 21-23.12.09; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 13; N. 1; 2 E-mails; 16 enus.; 9 enus.; 9 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março; 2009; páginas 13 a 26.
             04. Arakaki, Kátia; Org.; Autofiex: Teática do Ofiexista Waldo Vieira; pref. Hernande Leite; revisores Erotides Louly, Liliana Sakakima; & Liege Trentin; 209 p.; 5 caps.; glos. 134 termos; 24 refs.; alf.; 21 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 71, 77 a 79, 85, 97, 111, 115 e 125 a 127.
             05. Aver, Sheila; Autoqualificação Pensênica Tenepessística para Assistência Especializada; Artigo; XIII Fórum da Tenepes e X Encontro Internacional de Tenepessistas; Foz do Iguaçu, PR; BR; 15-17.12.17; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 21; N. 4; 7 abrevs.; 7 citações; 1 E-mail; 7 enus.; 1 técnica; 15 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Out-Dez, 2017; páginas 353 a 362.
             06. Fresiansd, Izilda; Posfácio da Tenepes: Formação de Neossinapses Recicladoras do Comportamento; Artigo; XI Fórum da Tenepes e VIII Encontro Internacional de Tenepessistas; Foz do Iguaçu, PR; BR; 18-20.12.15; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 20; N. 1; 1 E-mail; 1 enus; 4 refs; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Jan-Mar, 2016; páginas 67 a 71.
             07. Leite, Hernande; O Papel da Tenepes na Conquista da Desperticidade; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; N. 2; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 12 enus; 3 refs; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abr-Jun 2007; páginas 112 a 120.
             08. Novaes, Rosilene; Autovivências e Neoideias a partir da Tenepes: Fonte de Autoconhecimento e Assistencialidade; Artigo; XII Fórum da Tenepes e IX Encontro Internacional de Tenepessistas; Foz do Iguaçu, PR; BR; 1618.12.16; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 20; N. 4; 1 E-mail; 4 enus; 1 ref; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Out-Dez, 2016; páginas 303 a 312.
             09. Pezzi, Beroni Andrade et al.; Autoqualificação Pensênica a partir do Estudo da Mesologia; Homo Projector, Revista; Anais do III Congresso Internacional de Autopesquisologia; 15-18.11.18; Trimestral; Vol 5; N.2; Parte II; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 173 a 186.
             10. Schmidt, Luimara; Tenepessograma: Instrumento Qualificador da Tenepes; Artigo; VII Fórum da Tenepes & IV Encontro Internacional de Tenepessistas; Foz do Iguaçu, PR; 19-21.12.11; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 15; N. 2; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 3 enus.; 1 tab.; 7 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho; 2011; páginas 261 a 270.
             11. Stédile, Eliane; Tenepes Antelucana: Via Expressa do Pensamento; Relato; X Fórum da Tenepes & VII Encontro Internacional de Tenepessistas; Foz do Iguaçu, PR; 19-21.12.14; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 19; N. 1; 1 citação; 1 E-mail; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Jan-Mar 2015; páginas 50 a 52.
             12. Thomaz, Marina; & Pitaguari, Antonio; Orgs.; Tenepes: Assistência Interdimensional Lúcida; revisores Erotides Louly; Eucárdio de Rosso; & Roseli Oliveira; 664 p.; 5 partes; 35 citações; 2 cronologias; 53 E-mails; 10 emtrevistas; 290 enus.; 3 fotos; 26 gráfs.; 2 microbiografias; 68 perguntas; 68 respostas; 14 tabs.; 21 websites; glos. 210 termos;18 notas; 2 filmes; 150 refs.; alf.; 23 x 16 x 3,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 175 a 194, 281 a 305, 402 a 416 e 551 a 627.
             13. Tornieri, Sandra; Técnica da Qualificação do Tenepessopensene Pessoal; Artigo; V Fórum da Tenepes & II Encontro Internacional de Tenepessistas; Foz do Iguaçu, PR; 21-23.12.09; Conscientia; Revista; Trimestral; Ed. Es6                                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a pecial; Vol. 13; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 15 enus.; 11 refs; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Jan-Mar, 2009; páginas 41 a 52.
             14. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 392 a 395 e 1.400 a 1.402.
             15. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 ter mos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas léxicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1.613 a 1.618.
             16. Idem; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; revisores Erotides Louly; Helena Araújo; & Julieta Mendonça; 154 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; 18 E-mails; 52 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 1 teste; 19 websites; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 19, 27, 28, 49, 57, 75 e 76.
                                                                                                                    S. H. A.